Tudo sobre tecido acolchoado
Tecido acolchoado é um material multicamadas em que haverá pelo menos três dessas camadas. Esse tecido tem suas vantagens e desvantagens, variedades e áreas de uso. E, claro, requer cuidados especiais.
O que é isso?
Normalmente, 3 camadas são combinadas em tecido acolchoado: 2 camadas externas mais um enchimento intermediário. Mas todas as camadas estão firmemente conectadas umas às outras. Graças a essa estrutura, o tecido adquire um padrão convexo, e o ponto ajuda a criar esse padrão. Daí o nome. A composição do material depende da funcionalidade. Na maioria das vezes, esse tecido é usado para o desenvolvimento de roupas e têxteis de interior.
Pela primeira vez, o tecido acolchoado começou a ser usado na China antiga. Então a tela acabou na Europa e na América. O padrão acolchoado, mesmo então, começou a tomar forma em formas geométricas, padrões florais e vegetais, ou algum tipo de tema de fantasia. O tecido que servirá de base pode ter uma camada de membrana ou ser repelente de água.
Vamos ver o que determina a composição do material:
- se for usado tecido acolchoado para costurar roupas de cama, será microfibra, algodão, lã, tecido misto com poliéster;
- colchas e cobertores também são costurados mais freqüentemente de poliéster e também de um tecido misto com viscose e algodão;
- se for feita roupa exterior, usa-se poliéster, náilon e, claro, mortadela, mas o avesso pode ser lã ou microfibra.
Os enchimentos costumam ser sintéticos para inverno, rebatidas, tecido de poliéster, bambu, shervisin, hollowfiber e thinsulate. E os sintéticos costumam ter mais vantagens, porque o filler sintético praticamente não absorve umidade e pesa pouco. Também é hipoalergênico.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem do tecido é seu apelo visual.É o padrão acolchoado que cria o charme que as pessoas gostam em jaquetas e casacos, em colchas e cobertores. Além disso, o padrão de pontos pode ser diferente, às vezes até altamente artístico.
O que mais pode ser atribuído às vantagens do tecido acolchoado:
- conforto: os materiais utilizados são macios, muito confortáveis de usar;
- leveza: os produtos são muito leves;
- boa proteção contra o calor: pouco vento sopra nas roupas acolchoadas;
- respirabilidade: o corpo respira sob o tecido acolchoado;
- durabilidade: as coisas não perdem suas qualidades a cada lavagem, servem por muito tempo;
- resistência à luz solar: as roupas não desbotam ao sol;
- baixo percentual de alongamento: o tecido não encolhe nem perde a forma.
Aliás, essa tela não ficará volumosa, ou seja, não aumentará a figura visualmente. Para quem quer ficar elegante e com um casaco acolchoado também, isso é importante. Por fim, trabalhar com tecidos acolchoados é fácil: são fáceis de cortar e fáceis de costurar.
Os contras, no entanto, estão mais frequentemente associados a um defeito de fabricação. Por exemplo, acontece que um fabricante usa couro artificial de baixa qualidade e o material pode estourar nos pontos. Além disso, as costuras podem abrir se os fios não forem de alta qualidade. E também os fios de puro algodão estão rasgados. Portanto, os fios com poliéster na composição são mais preferidos. Quanto mais espessa for a camada de isolamento, mais grosso deve ser o fio para quilting. Se os tecidos forem presos com termostato ou ultrastep (métodos modernos de fixação), mesmo o descolamento local do tecido pode se tornar um defeito.
Visualizações
O primeiro tipo é um ponto clássico, ou seja, os tecidos são amarrados com fios... Em seguida, as camadas são literalmente costuradas e os fios formam um padrão na parte superior. E esse método é bom porque é adequado para absolutamente todos os tecidos. Ponto térmico É um método de colagem de tecidos sintéticos. As camadas são coladas, não costuradas, e isso é feito com uma prensa com cabeçotes aquecidos. Ultrastep - este é realmente um método quando a colagem é realizada com ultra-som, que aquece zonas individuais no tecido. Novamente, este método é adequado apenas para aqueles tecidos em que a porcentagem de sintéticos é de pelo menos 30.
Vamos ver que tipo de tecido acolchoado é adequado para o uso pretendido.
- Resina... Eles podem ser feitos de polycotton, cetim ou chita grossa, e a camada interna é inverno sintético ou enchimento (possivelmente outro isolamento). Casacos para crianças e adultos costumam ser feitos com esses tecidos. O material retém bem o calor, enquanto a pele respira.
- Couro acolchoado. Normalmente são acolchoados em couro sintético (ou couro ecológico). Tanto o ponto térmico quanto o ponto de linha podem ser usados. Casacos e acessórios são costurados com este material.
- Capas de chuva acolchoadas. A camada superior do tecido é de poliéster ou mortadela, enquanto a camada interna é geralmente de lã ou lã polar. O enchimento é um inverno sintético. Se esta for uma série primavera-verão, pode não haver uma camada intermediária. Impermeáveis e blusões são o que são feitos desse tecido.
- Jaquetas acolchoadas... Sintéticos são usados na frente, lã, microfibra e algodão são usados no avesso. Os enchimentos são hollowfiber e sintético para o inverno, possivelmente pele artificial. Roupas para crianças e adultos são costuradas com este material.
- Malha... Eles são feitos de algodão, que é combinado com spandex ou poliéster, e a camada interna será um inverno sintético. Um material tão fino e macio é o plástico, se encaixa bem na pele humana, é agradável para ele. São feitos saias e vestidos, jaquetas, camisolas e bombardeiros, blusões.
Os materiais de três camadas podem ser tingidos ou impressos. Se forem têxteis para o lar, que às vezes são funcionais nos dois lados, a camada superior costuma ser jacquard ou mesmo bordado, patchwork e sua imitação habilidosa.
Formulários
Parece que a maior área onde as mantas são necessárias é em agasalhos. Na verdade, esta é uma opção muito boa e exigida para jaquetas.Mas também fazem coisas bacanas com couro ecológico acolchoado, por exemplo: de cintos a bolsas, chapéus lindos.
As malhas com ponto serão uma excelente base não só para roupas esportivas, mas também para itens domésticos aconchegantes.
Têxteis acolchoados domésticos já são apenas um luxo para estilos de interiores democráticos modernos.... Ele costuma repetir bordados ou patchwork, ou seja, trabalhos manuais caros. E imita, devo dizer, muito realista. Para colchas, cobertores, colchões, o tecido acolchoado é cada vez mais usado. No interior do país, provence, shabby chic, boho, esses produtos parecerão muito convincentes.
Regras de cuidado
Claro, ao comprar algo, você sempre precisa olhar para as designações na etiqueta. Essas informações geralmente são suficientes para entender em que modo de lavar o produto, em que temperatura passar a ferro, etc.
As recomendações gerais são as seguintes.
- A temperatura da água durante a lavagem não deve ser superior a 40 graus para tecidos sintéticos e 30 graus para tecidos naturais. Se for, por exemplo, um cobertor de lã, deve ser lavado de maneira especial.
- Fiar na máquina de lavar é sempre um risco, e para tecidos acolchoados também. Portanto, você precisa definir o modo com baixa velocidade. Se for lavar à mão, você precisa torcer as coisas sem muito esforço.
- A secagem deve ser feita longe de baterias e aparelhos de aquecimento... Ao secar colchas ou roupas, deve haver boa ventilação no ambiente.
- Se for uma casaca, guarde-a pendurando-a em um cabide.... Se forem colchas e cobertores, precisam de capas especiais para armazenamento. E se for um tecido de lã acolchoada, deve ser tratado com repelente de traça.
Não só as roupas são feitas desse tecido. Por exemplo, as mochilas macias estão na moda recentemente, e o padrão acolchoado é o principal "destaque" da coisa. Também podem ser lavados no ciclo delicado e depois virados do avesso e secos naturalmente.
Se a colcha for lavada em alta potência, os pontos podem se separar. E este é o principal problema que acontece com essas coisas durante a operação. Portanto, ao escolher um produto, você precisa perguntar quais fios são usados, você pode pedir para ver o certificado de qualidade.
O mesmo algodão natural não é um elogio, mas um indicador da vulnerabilidade dos pontos.