Tipos de tecidos

Características do tecido niagara

Características do tecido niagara
Contente
  1. Descrição
  2. Origem
  3. Características de produção
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Formulários
  6. Regras de cuidado
  7. Visão geral da revisão

O tecido com o nome incomum Niagara se espalhou. Em nossa revisão, contaremos com detalhes sobre todas as características desse canvas, consideraremos o escopo de sua aplicação e faremos recomendações sobre o cuidado com o material.

Descrição

O nome do tecido corresponde ao nome da mais famosa cachoeira americana, Niagara. E isso não é por acaso, já que em sua aparência esta tela se assemelha fortemente a uma poderosa corrente de água. Este material é facilmente drapeado, flui e brilha. A sua textura suave e delicada é confortável para o corpo e por fora tem um aspecto invariavelmente requintado e elegante. Niágara é um tecido fino e leve, totalmente opaco. Ao mesmo tempo, pistas sobre ele são improváveis ​​e, além disso, o assunto não desmorona.

Em termos de características visuais, Niagara se assemelha à seda, as roupas feitas dela parecem caras e elegantes. As coisas feitas com esse tecido permitem que a pele respire, não restringem os movimentos e não causam reações alérgicas. Niágara pertence à categoria de tecidos para vestidos e blusas. Na maioria das vezes, sua composição é 100% sintética, incluindo 97% poliéster e 3% spandex. Com menos frequência, fibras de viscose artificiais são adicionadas à tela, sua participação pode chegar a 35%.

A tecelagem é simples - os fios da urdidura e da trama são fortemente entrelaçados no tipo simples com uma densidade que varia de 110 a 130 g / m2.

Entre as principais características desse tecido estão as seguintes:

  • superfície fosca lisa;
  • deslizar durante a costura;
  • encolhimento do comprimento durante a lavagem;
  • devido à tecelagem apertada, os fios não se dispersam nas costuras;
  • o corte do tecido não se desfaz, portanto, não requer processamento especial;
  • sob a influência do ar quente passível de moldagem.

Origem

O principal país fabricante do tecido de Niágara é a China, outros países - Tailândia e Coréia do Sul - também se dedicam à produção desse tecido em volumes menores. É fornecido ao nosso país como importação.

O tecido Niágara é relativamente jovem, surgiu no final do século 20 e foi o resultado da introdução generalizada do poliéster na tecnologia de produção. A saída é material, a parte da frente é felpuda e a parte de trás perfeitamente lisa. O tecido Niágara é destinado à fabricação de ternos finos, vestidos e roupas de dormir, feitos de acordo com a atual GOST 21790-2005. Esta norma regula o uso de tecido na costura de modelos de roupas e paletós variados.

Características de produção

Niágara é um tecido fino e muito leve. As matérias-primas para a produção são fibras sintéticas da mais alta qualidade, portanto, os produtos confeccionados a partir desse tecido se diferenciam pela excepcional durabilidade, segurança ambiental, hipoalergenicidade e conforto de uso. Para a fabricação de tecidos, são utilizadas fibras de poliéster e spandex, a tecelagem simples dos fios garante sua elasticidade e resistência à tração. O tecido resultante é tingido com tintas seguras persistentes e, em seguida, seco.

O Niágara é considerado um tipo de tecido inovador. Este tecido sintético adquiriu as melhores características da seda natural. Mas, em comparação com o último, aumentou a resistência ao desgaste. E o preço acessível do analógico sintético torna-se um bônus agradável.

Vantagens e desvantagens

A lista de benefícios do tecido niagara é extensa.

  • Alta resistência à tração e cisalhamento. Isso se deve à estrutura do tecido. O Niágara é constituído principalmente por fibras sintéticas fortes, devido ao seu tecido simples, o material na saída adquire características de resistência aumentada. Se viscose for adicionada à composição, a resistência diminui.
  • Elasticidade. As fibras de spandex em Niágara são encontradas tanto na urdidura quanto na trama. Graças a isso, o tecido torna-se elástico e adquire um leve efeito elástico.
  • Resistência ao vinco. Devido à estrutura da fibra sintética, o material não enruga. No entanto, se a viscose for introduzida na composição, as rugas aumentam.
  • Draping. O tecido fino e leve pode formar até as dobras mais finas e elegantes.
  • Resistente ao desgaste. Devido às fibras de poliéster dominantes no tecido, sua resistência ao desgaste é extremamente alta. Mesmo com a adição de viscose, este parâmetro muda ligeiramente.
  • Higroscopicidade reduzida. As fibras sintéticas impedem a absorção do vapor de água do ambiente externo. Isso não se aplica a niagara com viscose, tal matéria, pelo contrário, tem higroscopicidade aumentada.
  • Baixa permeabilidade à poeira. Devido à superfície lisa e à estrutura densa das fibras, o tecido não permite a passagem de partículas de poeira, mantendo assim uma higiene ideal.

Também existem desvantagens.

  • Permeabilidade à água. Niagara tem uma densa trama de fibras. Mas, ao mesmo tempo, o tecido é liso e fino, então as gotas de água em sua superfície não demoram muito e começam a ser absorvidas.
  • Respirabilidade média. Devido à espessura, o ar e o vapor podem penetrar facilmente na tela. No entanto, a taxa de troca de ar ainda é menor do que ao usar roupas de cama naturais.
  • Capacidade de calor reduzida. As características de proteção térmica do Niágara são baixas, pois é um tecido muito fino.
  • Eletrificação. Niágara tem a propriedade de acumular eletricidade estática, portanto, ao usar roupas feitas com esse tecido, deve-se usar um agente antiestático.

Formulários

Em termos de suas características físicas e mecânicas, a Niagara atende a todos os requisitos para tecidos para a confecção de roupas femininas.Ele enfatiza favoravelmente a figura, flui e facilmente drapeados - graças a essas propriedades, o material do vestido é muito valorizado pelo belo sexo. Nesse sentido, os escopos básicos dos tecidos são:

  • vestidos - vestidos casuais de escritório e vestidos de noite elegantes:
  • saias - mini e maxi;
  • túnicas;
  • blusas;
  • tops;
  • macacão;
  • vestidos de verão;
  • roupões de banho;
  • pijamas;
  • camisas de noite.

Algumas variedades de niagara são usadas para costurar toalhas de mesa, capas de sofás e fronhas decorativas. Além disso, o tecido se difundiu como tela para a fabricação de cortinas, cortinas e persianas verticais.

As cortinas deste tecido ficarão harmoniosas em qualquer divisão, independentemente da sua funcionalidade, seja uma creche, um quarto ou uma sala de estar.

Regras de cuidado

O tecido de Niágara gosta muito de costureiras. Isso não é surpreendente, porque ele não se desintegra e a linha se estende de maneira uniforme e precisa. No entanto, dadas algumas características do tecido, artesãs experientes procuram seguir as regras básicas ao trabalhar com ele.

  • Niágara desliza e se estica ligeiramente, então o padrão deve ser firmemente fixado em sua superfície.
  • Para o trabalho, é preciso levar malhas e agulhas elásticas.
  • Costurar as partes é melhor feito com um fio elástico.
  • Antes de começar o trabalho, não será supérfluo testar a costura em um pequeno pedaço de tecido - isso o ajudará a entender como o tecido se comportará em um determinado modo de tensão da linha.
  • Niagara com viscose após a primeira lavagem encolhe em 5-7%, portanto, antes de cortar, é imperativo lavar a seção usada em água com sabão em pó.

Também há recomendações quanto aos cuidados com a tela.

Lavando

Ao lavar niagara de todos os tipos, é necessário seguir os seguintes requisitos:

  • regime de temperatura ideal - 30 graus;
  • quaisquer detergentes universais são adequados;
  • a secagem é efectuada de forma alisada de forma natural, longe de pilhas, lareiras e outros aparelhos de aquecimento;
  • é aconselhável lavar a niagara com as mãos, sem apertar e torcer; quando usar a máquina automática, defina um modo delicado sem girar.

Passar roupa

O pano de Niágara não precisa ser passado - ele se endireita no corpo. Se o tecido contiver viscose e estiver fortemente enrugado, defina o modo “seda” ao passar. As coisas são passadas do lado avesso a uma temperatura não superior a 130 graus; se necessário, é permitido cozer no vapor.

Atenção especial deve ser dada ao armazenamento. Os produtos Niagara podem ser armazenados em um cabide ou dobrados em uma prateleira. É melhor cobrir vestidos e saias com uma capa para roupas para que as coisas não fiquem empoeiradas. Neste caso, o guarda-roupa deve estar seco, protegido dos raios ultravioleta diretos e ventilado regularmente.

Visão geral da revisão

Niagara é um tecido popular e apreciado por muitos. Os alfaiates apreciam-no pela facilidade de costura; os proprietários de artigos feitos com este tecido são atraídos pela facilidade de tratamento e pela ausência da necessidade de engomadoria complexa. As fashionistas destacam uma variedade de cores e texturas, as crianças gostam pela facilidade e conforto de vestir. O custo dos produtos que pertencem à faixa de preço médio também é percebido positivamente.

A disponibilidade da tela é explicada pelo custo reduzido das matérias-primas utilizadas e pela falta de posicionamento da marca. Não é segredo que, pela marca das marcas, muitas vezes é necessário pagar somas bastante expressivas. Os produtos Niagara servirão seus proprietários por muito tempo. O principal é cuidar bem das coisas e seguir as recomendações indicadas no rótulo.

No entanto, para ser justo, deve-se observar que eles não exigem muitos problemas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa