Tipos de tecidos

Tintas de tecido indeléveis

Tintas de tecido indeléveis
Contente
  1. Visualizações
  2. Principais fabricantes
  3. Como usar corretamente?

Mesmo os itens mais duráveis ​​perdem sua aparência apresentável com o tempo. As cores tornam-se menos vivas e o item parece desbotado e descuidado. Mas não corra para a loja para comprar um novo, porque o antigo pode voltar ao seu visual original. Isso pode ser feito com tinta para tecido, que não pode ser lavada com água.

Visualizações

A gama de tintas para pintar e desenhar em tecido é enorme hoje em dia. Os corantes podem ser muito diferentes na forma de liberação. São aerossóis, formulações em pó, contornos para marcação, misturas líquidas e até pastosas. Vale a pena aprender mais sobre os principais tipos de composições coloridas.

Acrílico

As tintas acrílicas, cujo principal componente é a resina artificial, estão quebrando todos os recordes de popularidade atualmente.... Eles são usados ​​não apenas para tingir tecidos, mas também para pintar madeira, vidro e outros materiais. Essas tintas estão sempre incluídas nas pinturas para desenho por números.

A principal vantagem dessa tinta é a capacidade de secagem rápida. Isso leva literalmente algumas horas. Uma coisa pintada com acrílico adquire um brilho leve e uma aparência espetacular. Existem muitos tons de corante: branco, preto, vermelho, azul e muitas outras opções. Existem soluções para ouro e prata, existem opções com brilho metálico ou fosco.

As tintas acrílicas são ecológicas e quase não cheiram. O aroma é sutil, quase imperceptível, nada desagradável. As tinturas caem facilmente nas roupas, simplesmente distribuem-se sobre elas. Podem ser misturados entre si, criando novas opções de tonalidades, e também diluídos em água ou um agente especial. Depois de seca, a tinta será indelével.Com roupas tingidas, você pode caminhar com segurança na chuva. Mas é melhor lavá-lo à mão.

Os seguintes tipos de roupas podem ser tingidos com acrílico:

  • algodão;

  • de lã;

  • seda.

Não use a tinta para roupas infantis, roupas íntimas, roupas de cama.

Anilina

A versão anterior da tinta é aplicada com pincel ao longo do contorno, ou seja, não haverá uma coloração uniforme em uma determinada cor, apenas um determinado padrão pode ser feito. A tintura de anilina é outra questão. Você definitivamente precisará dele se quiser redesenhar e atualizar completamente uma peça de roupa. Essas soluções estão disponíveis na forma de líquidos ou formulações a granel.

Recomenda-se usá-los em roupas feitas de tecidos naturais, mas roupas de cama e roupas íntimas também são proibidas aqui.

Os compostos de anilina são diluídos em água na proporção de 1: 30, e então o líquido é levado ao estado de ebulição. Em seguida, a coisa é mergulhada na água pintada e fervida. Quanto mais tempo durar o processo, mais escura e rica será a cor. Em média, alguns minutos são suficientes.

Depois que a digestão chega ao fim, o resultado precisa ser corrigido. Para fazer isso, coloque algumas colheres de sopa de sal na água colorida. A lã é reforçada adicionalmente com uma colher de sopa de vinagre e tecidos de algodão com a mesma quantidade de bicarbonato de sódio. Aí só falta enxaguar a coisa. Mas você não pode torcer, pois isso fará com que a tinta manche e manche.

Carimbo

Esses corantes raramente são usados ​​em casa. São principalmente utilizados na hotelaria e na indústria ferroviária. Provavelmente todos já viram algum tipo de marca na roupa de cama dos hotéis, bem como na que é emitida para viagens noturnas nos trens. Essas marcas são obtidas a partir da tinta do carimbo.

As opções de carimbo para tintas podem ter uma base diferente. Por exemplo, as soluções à base de álcool são as mais eficazes. Essas coisas não perdem a cor durante a lavagem, podem ser branqueadas, amiláceas.

As opções de água-glicerina são apresentadas em uma paleta escura. Eles são lavados em altas temperaturas. Os modelos à base de óleo têm secagem lenta, mas não têm medo de água ou derramamento. O último tipo de corante é incolor. Eles só podem ser vistos se o tecido for exposto à luz ultravioleta.

As tintas para carimbos não são usadas para roupas em casa. Eles podem ser usados ​​para criar padrões em roupas de cama, toalhas e outros tecidos.

Plastisol

Essas tintas criam padrões e designs em tecidos, mas não são adequadas para tingimento total. Essas opções de corantes são luminosas. Eles são adequados para roupas usadas no escuro... Por exemplo, atletas e ciclistas que se exercitam à noite podem usá-los para colorir suas roupas. E também o corante plastisol será uma excelente opção para quem gosta de chamar a atenção em boates e discotecas. A tinta pode ser aplicada não só em roupas, mas também em sapatos. Durante o dia, a sombra é quase sempre invisível, mas com o início da escuridão adquire um brilho espetacular e uma variedade de cores.

Natural

Essas opções também existem e foram inventadas muito antes da invenção dos corantes industriais. A maioria das tintas de origem natural são adequadas para pessoas com alergias, mas é importante levar em consideração suas próprias reações. Além disso, os espécimes naturais são muito menos duráveis. E eles devem ser usados ​​somente após testes preliminares.

Você pode encontrar muitas cores naturais. Por exemplo, açafrão, celidônia e casca de laranja são usados ​​para tingir roupas de amarelo. A cor marrom é obtida do chá, casca de carvalho, casca de cebola. Para o vermelho, você pode levar beterraba. Para amoras azuis, verde - solução verde brilhante.

O processo de tingimento não causará dificuldades nem mesmo para o adolescente. Basta colocar o corante selecionado na água, abaixar ali, aquecer (60 graus). ZEm seguida, deixe descansar por cerca de meia hora, enxágue.Para preservar a tonalidade resultante, o resultado é fixado com solução de dicromato de potássio ou sulfato de cobre a 1%. O tempo de espera na composição fixadora é de 5 minutos. Em seguida, é realizado outro enxágue.

Aerossol

As tintas em spray são muito fáceis de usar. Eles podem ter composições muito diferentes. O seu uso é muito simples: basta desatarraxar a tampa e borrifar a tinta no local desejado. Para evitar que o aerossol atinja a área que não precisa ser pintada, a coisa deve ser preparada com antecedência. Todas as áreas não tratadas devem ser cobertas com papelão ou tecido grosso.

As tintas em spray são menos confortáveis. Se a tinta do aerossol vier em um jato denso sob pressão, o spray será aplicado mais gota a gota, pontualmente. Você terá que praticar aqui.

Aliás, você pode pintar qualquer tipo de tecido com sprays e aerossóis: soluções naturais, sintéticas e mistas.

Brilhante

Além das já mencionadas tintas plastisol, também existem ideias luminescentes. Na maioria das vezes são aplicados com pincel ou por pulverização, tudo depende da forma de liberação. As tintas luminescentes brilham lindamente no escuro, são quase invisíveis durante o dia. Os principais componentes da composição são componentes sintéticos, não fósforo, o que significa que o produto não prejudica a saúde humana.

Principais fabricantes

Hoje, diferentes marcas se dedicam à produção de tinturas para roupas. Alguns deles já conquistaram o amor dos compradores e os primeiros lugares nas classificações.

  • Simplicol. Excelentes tintas leave-in projetadas para o tingimento completo de roupas. O fabricante cuidou não só do pó de coloração, mas também de uma ferramenta especial que permite fixar a cor com segurança. Cada tinta possui uma escala de tons, por isso é muito fácil calcular a cor desejada.

Se você quiser cores vivas, em média a embalagem é suficiente para 300 gramas de tecido. Quanto mais pálida a cor, mais material você pode pintar.

  • Decola. Estas são algumas das tintas acrílicas mais populares. A paleta de cores é enorme aqui, então você definitivamente encontrará tudo que precisa para recriar o padrão desejado. É necessário aplicar tinta com pincel ao longo de um contorno pré-criado, alguns também usam estênceis. O tempo médio de secagem do corante é de 2 a 4 horas.
  • Procion H. O fabricante produz essa tinta na forma líquida. A composição é muito fácil de trabalhar, indicada até para quem tinge tecidos pela primeira vez. Pode ser aplicado em qualquer material, inclusive denim. O principal é diluir adequadamente o concentrado. Após o tingimento, o tecido deve ser passado a ferro com ferro e vapor.
  • Corantes "Gamma". Bom corante de anilina para tecidos naturais. A escolha dos compradores é uma rica paleta de várias cores. Após a coloração, o material também precisará ser vaporizado.
  • Elbesoie. Esta tinta é utilizada não só em casa, mas também à escala industrial. Ela é considerada uma das melhores. Adapta-se muito bem a matéria têxtil, uniforme, fácil de usar. Tons suaves são obtidos diluindo-se em água.

Como usar corretamente?

Se você quer que a coisa depois de tingida adquira realmente um visual bonito, e não se torne uma candidata a ser descartada, então é muito importante levar em conta algumas regras.

O primeiro passo é preparar a própria coisa. Deve ser bem lavado, enxaguado, seco e passado a ferro. Se houver manchas no produto, você deve tentar removê-las. É claro que alguma sujeira não pode ser removida, às vezes para isso a coisa é pintada. Então a tinta deve ser mais escura do que a mancha.

Se as coisas tiverem botões de metal, zíperes ou fechos, então é melhor removê-los (ao fazer um desenho, e não pintar completamente, esta regra pode ser desconsiderada).

Outras técnicas dependerão do método de aplicação. Então, se for tinta acrílica ou qualquer outra tinta aplicada com pincel, tudo é relativamente simples aqui.Você precisa escolher um padrão adequado, imprimi-lo e aplicá-lo ao tecido usando uma cópia carbono. É melhor pegar uma agulha grossa para fazer isso e desenhar com um olho. Então você não vai rasgar o papel... Em seguida, os contornos resultantes são simplesmente delineados com um pincel mergulhado em tinta. Para fazer tudo funcionar bem, você pode praticar com antecedência em papel comum ou imprimir uma versão já colorida do esboço.

Dicas adicionais:

  • será muito mais conveniente pintar o desenho se colocar algo sólido ou uma base de papelão sob o tecido;

  • é melhor começar a colorir com cores claras, porque se errar com as escuras será muito mais difícil encobrir o erro;

  • após o uso, o frasco de tinta deve ser bem fechado, pois seca rapidamente ao ar;

  • os pincéis depois de cada tinta são enxaguados em água e enxugados com um guardanapo seco;

  • aguardar a secagem completa por várias horas, momento em que o item deve ser colocado sobre uma mesa, sofá ou qualquer outra superfície horizontal;

  • fase de acabamento - passar de dentro para fora.

Se você decidir pintar algo na água, as seguintes recomendações serão úteis.

  • O recipiente deve ser lavado... Recipientes de esmalte são mais adequados, grandes o suficiente para que o item não amasse nele.

  • Recomenda-se deixar a água em repouso ou diluir em refrigerante (tomar uma colher de sopa para 12 litros de água). Para mexer nas roupas na pintura, utilizam-se ferramentas de madeira, de preferência palitos.

  • A tinta é primeiro diluída em um pequeno recipiente e, em seguida, despejada no recipiente principal. As recomendações de dosagem e quantidade de água estão na embalagem, são diferentes para todos os fabricantes.

  • O tecido começa a tingir após o aquecimento... Você não pode deixá-la sozinha: terá que ficar o tempo todo junto ao fogão e mexer a coisa em um recipiente em círculo.

  • Preste atenção na cor... Por exemplo, se você quiser azul, deverá aguardar o azul escuro. Quando a roupa estiver seca, ela vai iluminar e adquirir a tonalidade desejada.

sem comentários

Moda

a beleza

casa