O que é melhor - náilon ou poliéster?
Nylon e poliéster são dois tecidos completamente diferentes que contêm fios artificiais. Esses materiais surgiram em diversos anos do século passado e quase que imediatamente começaram a ser utilizados na costura de diversos produtos. Eles têm suas próprias vantagens e desvantagens, semelhanças e diferenças. Uma ideia da composição e propriedades de cada material ajudará a abordar com competência a escolha de coisas feitas de sintéticos.
Propriedades do material
O náilon produzido artificialmente substituiu os tecidos de seda. No início, paraquedas e diversos produtos para necessidades militares eram costurados a partir desse material. Com o tempo, o tecido passou a ser utilizado na costura de roupas masculinas e femininas, bem como para estofamento de diversas peças de interior.
O ácido adípico e a hexametilenodiamina são usados como matérias-primas para a produção de náilon. Como resultado da mistura, esses componentes formam um sal, que é então combinado com um solvente e aquecido. O resultado desse processo é a formação da poliamida, que é um tipo de plástico. A partir dele é feito o material, que é usado para costurar coisas. Embora o náilon seja um material totalmente feito pelo homem, é ecologicamente correto.
Outros benefícios do náilon:
- Os tecidos feitos com ele são resistentes a rasgos e esticamentos.
- Após a deformação, o material retorna à sua forma original;
- Esses tecidos são fáceis de cuidar;
- Não é influenciado por bactérias que causam mofo e bolor;
- Os produtos feitos com ele são leves.
O tecido de náilon é um tecido fino e leve que lembra a seda na aparência, mas a um custo muito menor.
Entre as propriedades negativas do náilon, as seguintes características podem ser observadas.
- As roupas feitas com esse material são herméticas e têm baixa absorção, o que contribui para o aumento da transpiração. Na estação quente, essas roupas são desconfortáveis.
- Sob a influência da radiação ultravioleta, a composição da matéria se deteriora e o tecido se espalha.
- Durante o uso, as roupas feitas com esse tecido brilham e eletrificam.
- Roupas de nylon podem causar uma reação alérgica.
A matéria-prima para a fabricação do poliéster é o poliéster. O principal material para fazer poliéster é o óleo. Um produto intermediário de seu processamento é o poliestireno, com base no qual o poliéster é feito, e depois o poliéster. Este material é um dos mais difundidos, é utilizado para costurar roupas, bolsas, acessórios esportivos, roupas íntimas, etc. As fibras poliméricas são utilizadas como enchimento de travesseiros e cobertores, peluches.
Este tecido tem uma série de qualidades positivas:
- a cor não desbota com o tempo e sob a influência da luz solar;
- não enruga;
- durável e resistente ao desgaste;
- apenas cuide dela;
- resistente a mofo e bolor.
Propriedades negativas incluem as seguintes características:
- o material é duro;
- hermético;
- causa uma reação na pele propensa a alergias;
- se não for devidamente cuidado, perde rapidamente o seu aspecto.
Como o náilon, o poliéster faisca e eletrifica. Mas isso pode ser facilmente eliminado com um agente antiestático.
Semelhanças e diferenças
As características desses dois tecidos são muito semelhantes. Ambos os materiais são confiáveis, resistentes ao desgaste e a vários alvejantes, bactérias e larvas de mariposas. Se você cuidar adequadamente das roupas feitas com esses materiais, o tecido manterá sua aparência por muito tempo. As roupas feitas com esses materiais não precisam ser usadas o tempo todo, pois são pouco absorvíveis e promovem a sudorese intensa e, em alguns casos, causam alergias.
O nylon difere do poliéster em sua leveza e resistência. Se você pegar o mesmo corte desses tecidos, verá que o náilon é muito mais leve. Existem também mais algumas diferenças entre os materiais.
- Os tecidos diferem na composição das matérias-primas. Se os derivados do ácido adípico são usados para a produção de náilon, os produtos de petróleo são usados para a produção de poliéster.
- À prova d'água. O nylon é totalmente à prova d'água. O poliéster é ligeiramente permeável aos líquidos.
- A diferença também está na textura dos materiais. O poliéster tem uma superfície áspera e o náilon tem uma superfície mais lisa.
- Sob a influência da radiação solar, o náilon muda sua aparência, enquanto o poliéster mantém sua composição e não muda de cor.
O poliéster é muito mais quente do que o náilon; vários materiais de isolamento são feitos dele, o mais famoso deles é o inverno sintético.
É fácil confundir tecidos de náilon e poliéster uns com os outros, porque os fabricantes de tecidos usam vários tipos de fios no processo de produção. A utilização de fibras diversas possibilita a obtenção de um produto durável e com as melhores qualidades físicas e operacionais. Viscose, acrílico e algodão são frequentemente misturados com náilon e poliéster.
O que escolher?
Nylon e poliéster são tecidos muito duráveis, não se deformam e duram vários anos. Eles se distinguem pela baixa permeabilidade à água e ao ar, razão pela qual não são adequados para costurar roupas de verão. Ao mesmo tempo, estes são os melhores materiais para costurar casacos.
Como o poliéster ainda é ligeiramente permeável à umidade, é melhor escolher casacos de náilon. É melhor comprar jaquetas bomber do verão e roupas de banho de poliéster. O material não muda sob a influência da radiação ultravioleta e respira um pouco. Na hora de comprar acessórios, por exemplo, uma bolsa, é preciso lembrar que ela ficará bem mais leve com o náilon. Mas, ao mesmo tempo, as sacolas de poliéster serão mais duráveis e alguns fabricantes as cobrem com impregnação repelente de água e sujeira.
A qualidade do material nem sempre é considerada um fator decisivo na hora de escolher uma coisa. Os produtos feitos com esses tecidos podem durar muito tempo (até 15 anos), mas com o tempo eles saem de moda e depois de 2 a 3 anos você quer comprar outra coisa.
Os prós e contras são detalhados no vídeo abaixo.
Você pode aprender mais sobre as propriedades do poliéster no segundo vídeo.