Tipos de tecidos

Nylon: características, escopo e tipos

Nylon: características, escopo e tipos
Contente
  1. Descrição
  2. Um pouco de historia
  3. Âmbito de aplicação
  4. Propriedades
  5. Variedades
  6. Conselhos sobre cuidados
  7. Conclusão

No mundo moderno, para onde quer que você olhe, em qualquer lugar, de uma forma ou de outra, existem materiais sintéticos. Depois de décadas de mania, o termo "sintético" hoje soa quase como uma maldição, e completamente em vão.

Móveis estofados, cordas, cordas, equipamentos de camping, camuflagem militar, barracas, bolsas, mochilas, guarda-chuvas, embalagens de alimentos são todos feitos de náilon.

Descrição

Na verdade, o náilon é uma família inteira de polímeros (poliamidas sintéticas). Essas variedades estão ocultas sob o nome usual.

  • Nylon. Na Rússia é chamado de anid, nos EUA - náilon 66.
  • Poli-ε-caproamida. Na Rússia - náilon, nos EUA - náilon 6.
  • Poli-ω-enantoamida. Na Rússia - enant, nos EUA - nylon 7.
  • Poli-ω-undecanamida. Na Rússia - undecano, na França e na Itália - Rilsan, nos EUA - náilon 11.

Existem também variedades desse polímero, que se diferenciam em aditivos à substância base - a poliamida - para obter as propriedades desejadas. Por exemplo, ao introduzir grafite na composição, um polímero com condutividade elétrica é obtido.

O nylon é sintetizado à base de amida e ácidos acéticos, durante a polimerização da qual se forma uma nova substância que, no estado fundido, é capaz de se esticar até a fibra mais fina sem perder suas propriedades de resistência. Para obter essa fibra, o polímero fundido é passado por tampas especiais com muitos orifícios minúsculos. Após o resfriamento (o polímero pode resfriar tanto por sopro quanto em banhos especiais), a fibra sintética - fio de náilon - é enrolada em uma bobina. Tudo, o “fio” está pronto.Em seguida, o tecido sintético é tecido a partir dele em um tear convencional - aqui o processo não é diferente da produção de tecidos de fibras naturais.

Esse material de sutura 100% tem características diferentes, mas o principal é que não se molha e é durável. Pode ser facilmente pintado e alisado em casa se todas as nossas recomendações forem levadas em consideração. A tinta deve ser de alta qualidade para ser mantida com segurança. Quando derretido, o náilon pode ser facilmente tingido de qualquer cor.

Um pouco de historia

O nylon foi sintetizado na América em 1935 por Wallace Carothers na DuPont. Este engenhoso químico orgânico também descobriu o neoprene e o poliéster. Já o náilon (então chamado de poliamida 6.6), passou a ser disponibilizado ao grande público em 1938, fazendo sucesso de imediato como excelente material para a confecção de meias femininas. A estreia aconteceu na Feira Mundial de Nova York. Depois dela, a empolgação era terrível, basta pensar nisso: meias de seda eram vendidas como falsas, disfarçadas de náilon.

Desde 1939, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o monopólio do náilon sintetizado passou para a indústria militar - todas as instalações de produção eram utilizadas para a produção de bens para o exército: pára-quedas, tendas, toldos, coletes e capas para equipamentos ainda são feitos de nylon. Após a guerra, o náilon voltou triunfantemente à vida civil e continuou sua marcha pelo planeta.

Âmbito de aplicação

Além dos tecidos que conhecemos, os nylons são usados ​​ativamente na indústria:

  • o náilon rígido - ekolon - é utilizado na fabricação de produtos plásticos;
  • um revestimento de náilon é aplicado às superfícies de contato para reduzir o coeficiente de fricção em buchas de metal, caixas e casquilhos para operação confiável e durável dos mecanismos;
  • filmes finos de náilon são usados ​​para embalagens de alimentos;
  • na indústria automobilística, os airbags são feitos de náilon, algumas partes sob o capô de um carro: tampas do motor, componentes do sistema de refrigeração e aquecimento etc .;
  • cordas sintéticas são feitas de náilon para instrumentos como violão, dombra e alguns outros;
  • na odontologia, são feitas próteses a partir dele, como alternativa para pacientes com alergia ao acrílico e ao metal.

Especialmente o náilon floresceu na década de 50 na indústria têxtil, tornando-se, talvez, o material mais moderno. Sem ele, a produção dos seguintes produtos é impensável ainda hoje.

  • Meias. São elásticos, mantêm bem a sua forma, principalmente na zona do calcanhar, graças ao método de produção: fixação térmica no gabarito. Não se esticam nas canelas, cabem no tornozelo, não escorregam quando usadas - não é de se estranhar que, assim que apareceu esse milagre, as meias de náilon foram agarradas mais rápido do que bolos quentes.
  • Roupa de banho e roupa interior. A propriedade do náilon de se ajustar ao corpo, puxando levemente as formas curvas, é apreciada pelos fabricantes de roupas íntimas corretivas. Trajes de banho claros e de secagem rápida são indispensáveis ​​para relaxar no mar.
  • Casual, outerwear, militar e sportswear. Roupas de náilon leves, duráveis, bem esticadas, repelentes de sujeira e água, brilhantes e sem rugas ainda são relevantes hoje.
  • Tendas e mochilas turísticas e militares. Barracas à prova d'água e à prova de vento e mochilas duráveis ​​capazes de suportar um peso considerável, resistentes a danos - tais produtos são facilmente comprados por participantes em caminhadas, expedições, entusiastas de atividades ao ar livre e, claro, os departamentos militares.
  • Sacos de desporto e de viagem. Essencial em qualquer viagem, mesmo só para ir à academia, as bolsas de náilon, leves e duráveis, não encontrarão substituto por muito tempo.
  • Toldos e linhas de pára-quedas. Aqui, o náilon mantém a palma da mão com firmeza até hoje.
  • Velas para pequenas embarcações fluviais e marítimas. Embora o tempo de velejar esteja no passado, eles navegam de forma bastante ativa, por exemplo, participando de uma regata.
  • Cortinas, colchas, toalhas de mesa. Não absorve a sujeira, repele a água, lava com facilidade e eficiência, é brilhante e durável - os têxteis domésticos de náilon são muito populares.
  • Armadura corporal de Kevlar. Surgido na década de 1950, durante a Guerra da Coréia, o colete à prova de balas feito de várias camadas de náilon salvou muitas vidas.
  • Coletes salva-vidas. Aparelhos salva-vidas infláveis ​​brilhantes garantem a segurança na água.
  • Bandeiras. A bandeira de náilon também voaria na lua, onde foi instalada por Neil Armstrong, se a lua tivesse atmosfera e, consequentemente, vento.
  • Tampas e toldos. Sob eles, estão escondidos equipamentos militares e mesas em um café. Ambos os telefones celulares e rifles de caça estão escondidos nas caixas.

Propriedades

Roupas e produtos de nylon irão encantá-lo:

  • aparência estética - o brilho e a suavidade do náilon são muito semelhantes aos da seda;
  • brilho e durabilidade de cores e tons;
  • leveza - o corpo praticamente não sente o peso do tecido;
  • resistência e durabilidade, sem perder a forma, a aparência e a cor de uma coisa nova;
  • incapacidade de apodrecer;
  • despretensão no cuidado, pois essas roupas podem ser usadas após a lavagem, sem perda de tempo passando: o tecido praticamente não amassa, é fácil lavá-lo até em água fria com as mãos, seque um pouco;
  • à prova de vento, sem dúvida muito valioso para agasalhos de outono-inverno;
  • preço democrático.

Qualquer moeda tem duas faces - junto com as excelentes qualidades do náilon, que o tornou por algum tempo mais caro do que a seda natural, também existem desvantagens.

  • Potencial alergenicidade da composição do tecido sintético, que pode se manifestar totalmente ao usar coisas em climas quentes: transpiração, pele sensível irá reagir com coceira, vermelhidão e descamação. Você pode se livrar dessa falta de roupas de náilon usando coisas feitas de materiais naturais por baixo.
  • Estanque à água e ao ar. Porém, o que é uma desvantagem, por exemplo, para uma blusa de verão, se tornará uma clara vantagem para uma jaqueta de outono.
  • O nylon não deve ser exposto a altas temperaturas - o tecido se deforma.
  • Acumula eletricidade estática (“eletrificada”).
  • Não ecológico - não se decompõe naturalmente, contribuindo para a poluição ambiental.

Variedades

Para melhorar certas propriedades do náilon, o tecido é reforçado, impregnações são usadas, filmes de polímero são aplicados e outras fibras são adicionadas aos fios.

Nylon elástico

Para aumentar sua elasticidade, elastômeros (fibras poliméricas com alto alongamento) são adicionados aos fios de náilon - elastano, também conhecido como lycra, ou spandex. Esses tecidos são usados ​​com mais frequência para costurar roupas esportivas. Ele se ajusta perfeitamente ao corpo, sem restringir os movimentos. A suavidade da superfície é apreciada por atletas de esportes em que é necessário minimizar a resistência aerodinâmica, por exemplo, no ciclismo.

As etiquetas para tais roupas esportivas serão rotuladas “Poliamida 80%, Lycra 20%” ou “Nylon 80%, Lycra 20%”.

Ripstop

É possível escrever o nome como "ripstop" e "rip-stop". O reforço é usado para aumentar a resistência à tração do tecido de náilon. Fios de reforço costuram esse tecido ao longo e transversalmente, uniformemente, com um recuo de 5-8 milímetros, formando "células". Se um objeto pontiagudo atravessa o tecido, é provável que o dano seja limitado a uma dessas células. Ripstop encontrou sua aplicação como um tecido durável para costurar macacões para caça, pesca, caminhadas, expedições. Além disso, caixas para armas e telefones celulares, bandeiras, velas e paraquedas, toldos e toldos são costurados a partir dele.

Cordura

É um tecido feito de fibras cortadas e torcidas, recoberto com um filme de silicone ou poliuretano para aumentar a repelência à água do náilon. É utilizado principalmente para a fabricação de equipamentos militares ou turísticos: roupas, mochilas, tendas e toldos.O conceito é coletivo, como muitos tecidos de náilon fortes são chamados, embora o nome "Cordura" seja o nome da marca.

Kevlar

Devido à diferença de náilon por apenas um grupo de átomos, o Kevlar tem uma resistência única que várias camadas de tecido são capazes de parar as balas. No entanto, ao mesmo tempo, é visivelmente mais pesado do que o náilon. O Kevlar é usado para fazer coletes à prova de balas e, para fins pacíficos, é utilizado na fabricação de botas para trekking e equipamentos para motocicletas.

Tecidos feitos de fibras naturais com adição de náilon (misturado)

Muitos tecidos naturais sem impurezas sintéticas esticam muito ou "encolhem", as roupas feitas com eles perdem rapidamente sua aparência original quando usadas e lavadas novamente. A adição de fios de náilon prolonga a vida útil de tecidos como algodão ou lã, mantendo uma aparência e forma atraentes.

Fio ban-lon

A singularidade desse fio reside no fato de que o próprio ban-lon, assim como os produtos feitos a partir dele, é capaz de absorver uma quantidade de água 13 vezes maior que o peso do próprio fio. Pareceria uma propriedade estranha para náilon hidrofóbico (isto é, repelente de umidade). Isso não é explicado pela absorção de água diretamente no material do filamento, mas pela retenção de moléculas de H2O entre as fibras do fio ondulado.

O fio Ban-lon é utilizado para tricotar suéteres, chapéus, cachecóis e luvas: o ar fica retido no interior desses produtos, proporcionando um isolamento térmico.

Conselhos sobre cuidados

A facilidade de cuidar de roupas de náilon a tornou uma das preferidas dos residentes metropolitanos em constante movimento. Esta propriedade é muito apreciada no campo - além de os produtos praticamente não absorverem sujidade, são fáceis de lavar mesmo com água fria. Para não estragar tudo, siga algumas orientações bastante simples.

  • Não exponha a altas temperaturas, não lave em temperaturas acima de 30-40 graus. Lavagem e centrifugação à mão e à máquina são possíveis. Se você lava na máquina de lavar automática, é melhor escolher um programa especial "Sintéticos" ou "Delicados", caso contrário, retire um caroço amassado e deformado incompreensível da máquina de lavar. Obviamente, os produtos de náilon não podem ser fervidos.
  • Se por algum motivo você ainda decidir passar a ferro uma coisa de náilon, faça-o com muito cuidado, colocando o relé do ferro na temperatura mais baixa possível, pois é muito fácil queimar esse tecido.

Antes de passar, tente passar a roupa com a ponta do ferro em uma área imperceptível, como a parte interna do punho.

  • Não seque com baterias e aquecedores, não exponha à luz solar direta: você corre o risco de queimar um delicado tecido de náilon ou remover um item empenado do aquecedor.
  • Não use alvejante. Você pode irremediavelmente estragar a cor de um produto brilhante ou, em vez de branquear, pode amarelar uma coisa branca. Escolha alvejantes de oxigênio ativos. Sim, são mais caros, mas muito mais eficazes e com garantia de não estragar o tecido.
  • Separe a roupa antes de lavar: roupas brancas ou toalhas de mesa de náilon ficarão cinza instantaneamente quando lavadas com vizinhas mais escuras. Além disso, algodão, sintéticos e lã não podem ser lavados juntos - eles têm diferentes temperaturas ótimas de lavagem.
  • Antes de colocar essas roupas, use um spray antiestático para evitar que o tecido grude ou use um condicionador antiestático ao lavar, adicionando-o ao compartimento especial da máquina de lavar.

Conclusão

Agora é uma fashionista que torce o nariz ao ouvir a palavra "sintéticos" e se recusa a usar vestido de náilon. E nas décadas de 40-50 do século passado, essas coisas estavam na moda. Em nossa época, a produção de roupas de polímero ficou em segundo plano, mas propriedades inestimáveis ​​como força, elasticidade, resistência ao desgaste, resistência ao ar e à água do náilon irão mantê-lo do esquecimento completo por muito tempo. Militares e turistas, pescadores e caçadores, paraquedistas e adeptos das regatas à vela são, sem dúvida, admiradores deste material barato e "indestrutível".

O náilon misturado com fibras naturais é muito bom para os têxteis-lar - toalhas de mesa e cortinas - é amado e apreciado pelas donas de casa.

No próximo documentário da série "Sobre" você conhecerá todos os segredos do náilon.

sem comentários

Moda

a beleza

casa