Tipos de tecidos

Veludo natural: características e diferenças de outros materiais

Veludo natural: características e diferenças de outros materiais
Contente
  1. Tipos de tecido e suas propriedades
  2. Como é diferente de veludo?
  3. Como é diferente de veludo cotelê?
  4. Como é diferente da camurça?
  5. Dignidade
  6. Cuidado

O veludo é um tecido que possui uma superfície com fibras. Pode ser feito com diferentes matérias-primas, as tecnologias de produção também são diferentes. Este tecido é usado para costurar roupas, estofados, interiores de automóveis e outras áreas da vida. O material ganhou grande popularidade entre os consumidores, devido à sua alta qualidade e aparência atraente.

Tipos de tecido e suas propriedades

As vilosidades no veludo são bastante longas e grossas. O tecido pode ser feito de materiais naturais como algodão, lã e materiais artificiais como lycra e poliéster. A composição da tela afeta diretamente onde exatamente ela será usada. A separação visual é assim.

  • O veludo liso tem uma superfície plana. As vilosidades correm verticalmente em relação à base.
  • A superfície do veludo moldado não é uniforme. Em algumas partes da tela, pode ser mais lisa, com uma espécie de pilha amassada.
  • Em algumas áreas do veludo em relevo, as vilosidades são empilhadas de forma diferente das demais. Na saída, cria belos desenhos e elementos decorativos.
  • O veludo de cor lisa é mais frequentemente usado em roupas e na vida cotidiana. Se esse tecido for drapeado, ele brilhará, o que adicionará charme à aparência geral.
  • O veludo estampado recebe o nome do padrão que cobre toda a superfície. Isso adiciona sofisticação à tela, parece mais caro.

    Separação de acordo com a composição das matérias-primas e finalidade.

    • Veludo de algodão. É muito macio, mas, apesar disso, é bastante denso e se desgasta fortemente.É feito, como o nome indica, de fios de algodão, portanto, é capaz de "respirar", o que o torna possível até mesmo para costurar roupas de criança. Às vezes, sintéticos podem ser adicionados ao algodão, tais tecidos são chamados de veludo de malha.
    • Veludo de lã... Muito quente, pelo que é utilizado para o fabrico de agasalhos e chapéus. Esse material é feito com base em fio de tecido e tem uma pilha pequena, mas muito espessa.
    • Veludo sujo. Este tecido também é feito de fibras de lã, e um certo tipo de lã é usado - de ovelha merino. Material bastante durável e de alta qualidade. A trama é feita em estilo acetinado. Esses tecidos são considerados de nível "luxo".
    • Móveis em veludo. Estes tecidos são combinados de acordo com a área de uso e são utilizados exclusivamente para estofamento. A composição neste caso não é fundamental. Por exemplo, veludo de seda ou lã pode ser usado.
    • Veludo Jacquard. Difere em grandes padrões em toda a superfície e tem uma pequena pilha. É frequentemente usado para estofar móveis, pois parece muito caro e elegante nele.
    • Veludo automotivo. Este material é feito especificamente para cobrir interiores de automóveis. É feito de matérias-primas sintéticas. Difere em aparência apresentável, praticamente não se desgasta e tem boa durabilidade.

    Como é diferente de veludo?

    O veludo é feito com a tecnologia de cinco fios e é um processo bastante complicado. As fibras de lã, seda e algodão são tomadas como base. Isso teve um impacto no preço, pois desde os tempos antigos o veludo era considerado um material muito caro. Cuidar do veludo também é bastante difícil, requer limpeza constante, caso contrário o tecido perderá seu aspecto apresentável. Porém, como a compra do veludo não é acessível a todos, surgiu um análogo no mercado, que difere significativamente em custo. Tornou-se veludo.

    A diferença visual do veludo é que a tela tem um pelo mais alto e mais grosso. A base acaba sendo mais macia, pois contém não só 100% algodão e lã, mas também produtos sintéticos.

    Como é diferente de veludo cotelê?

    O veludo cotelê, assim como o veludo, refere-se a materiais com pêlo. O tecido é muito agradável ao toque, é extremamente durável e ao mesmo tempo tem um visual estiloso. Algodão e sintéticos participam da produção. O material é caracterizado por nervuras longitudinais ao longo de toda a superfície. O veludo cotelê é amplamente utilizado em várias áreas da vida. Pode ser utilizado na fabricação de roupas, para decorar vãos de janelas, como estofamento de móveis.

    No entanto, não se pode deixar de dizer sobre o menos deste material - se for incorretamente lavado, esfregado e torcido, ele encolherá, o que significa que a coisa ficará irremediavelmente arruinada. Nesse caso, o veludo certamente vence, já que não há restrições tão fortes quanto aos cuidados com ele.

    Como é diferente da camurça?

    A gama de aplicação do veludo é bastante ampla. É usado para costurar roupas. Além disso, a camurça dá ótimas bolsas e sapatos muito estilosos. Externamente, o veludo é muito semelhante à camurça. Ambos os materiais têm superfície aveludada, cores vibrantes e também naturais. No entanto, apesar das características semelhantes, diferenças podem ser percebidas. A diferença está na qualidade do couro, na forma como é processado e no comprimento das vilosidades. São esses indicadores que determinam por quanto tempo o material pode ser usado e, consequentemente, as alterações de preço.

    Para a produção de camurça, usa-se um couro mais caro, mas, para o veludo, os possíveis defeitos não assustam. O veludo é capaz de se molhar em menos tempo, além disso, pode se deformar quando molhado. Conseqüentemente, se as botas feitas desse material molharem rapidamente e perderem a forma, as avaliações dos consumidores não serão muito otimistas.

    Para não se enganar na escolha, é necessário examinar cuidadosamente o produto proposto.O pêlo que vem de cima é mais espesso e comprido apenas no veludo, ao passo que a partir do contato com algo pode mudar sua direção. Além disso, a diferença é perceptível na alfaiataria. Se, no caso do veludo, o rebordo for definitivamente dobrado, então na camurça será simplesmente cortado.

    Dignidade

    Apesar da rica diversidade de espécies, todos os materiais de veludo têm muitas vantagens. Este material é muito durável, portanto, o processo de desgaste não ocorre tão rapidamente. Não estica nem encolhe mesmo após uso prolongado. Consumidores notam que o tecido é muito agradável ao toque, consegue se manter bem aquecido e ao mesmo tempo "respira".

    Esse material não é capaz de provocar reação alérgica, pois contém ingredientes principalmente naturais, portanto até roupas infantis são feitas a partir dele. A cor é uniforme e dura muito tempo. Além disso, devido à capacidade de refletir a luz, o tecido fica muito bem em vários tons. E, por último, o que é importante, o veludo é fácil de limpar.

    Cuidado

    Como acontece com qualquer material, é necessário cuidar adequadamente do veludo para que ele mantenha por muito tempo uma aparência apresentável e características de qualidade. Deve-se destacar que os procedimentos são bastante simples, porém, apresentam algumas sutilezas. É necessário lavar o veludo a uma temperatura não superior a 30 graus. Se isso for feito em uma máquina de lavar, será necessário definir o modo delicado. Não use alvejantes. Também é melhor usar detergentes suaves.

    Não é necessário espremer o material, a água escoará perfeitamente por conta própria. Além disso, o tecido não enruga, por isso não é necessário passar. Use uma esponja macia ou escova especial para remover manchas.

    Como cuidar dos sapatos de camurça e veludo, veja a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa