Tipos de tecidos

O que é moleskin e como cuidar do tecido?

O que é moleskin e como cuidar do tecido?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Características e propriedades
  4. Aplicativo
  5. Cuidado

Tecidos de algodão, como o moleskin, são usados ​​há muito tempo na indústria do vestuário, mas nem todos sabem da existência desse material, embora seja muito procurado pelos compradores. Neste artigo, descreveremos em detalhes o que é esse tecido, como ele apareceu, onde é usado e como cuidar dele adequadamente.

O que é isso?

O Moleskine, também conhecido como "damn skin", é um tipo de tecido de algodão que se distingue pela sua densidade, maciez, resistência e espessura. O tecido é utilizado na indústria do vestuário há bastante tempo.

Inicialmente esse tipo de tecido era feito exclusivamente de algodão, mas agora você pode ver os fios sintéticos em sua composição, o que permite tornar o material um pouco mais grosso... Pelo fato de ser utilizado algodão na produção do tecido, que é hipoalergênico, é absolutamente seguro, mas possui uma fluidez especial, podendo encolher após a lavagem.

Deve ser armazenado em local seco, caso contrário o molde começará a se multiplicar.

Ao criar esse material, um método de tecelagem especial é usado, o que torna o tecido muito forte - como resultado, ele se torna resistente à abrasão, desbaste e qualquer outra deformação. Em alguns casos, o tecido resultante é sujeito a uma penugem para obter um pano de moleskin.

O material resultante, via de regra, é tingido em tons escuros ou submetido ao branqueamento, mas atualmente sua gama de cores se tornou um pouco mais ampla. Em seguida, o moleskin é tratado com soluções especiais que conferem ao tecido uma série de propriedades, por exemplo, resistência ao fogo ou ácidos.

História de origem

Inicialmente, o tecido moleskin era produzido exclusivamente na Inglaterra, na Rússia ele começou a aparecer apenas no século XIX. Naquela época, o material, em particular suas variantes especialmente densas, era denominado nada mais do que "pele maldita". Ele estava ativamente envolvido na produção de uniformes especiais, bem como uniformes para os militares e como base para imitações de couro. Muitas vezes, o moleskin também era usado para fazer encadernações e topos de sapatos.

No início, esse tecido tinha apenas uma cor, e isso continuou até meados do século 20, mas depois tudo mudou: o material passou a ser coberto com tonalidades brilhantes. Ele ganhou popularidade especial na produção de roupas de esqui, o que era facilmente explicado: o assunto se distinguia por sua capacidade de reter calor e não permitir a passagem de umidade. No entanto, com o tempo, a popularidade do moleskin tornou-se um pouco menor devido ao fato de ter sido substituído por tecidos de membrana sintética. Essa substituição foi explicada de forma simples: devido à higroscopicidade, o moleskin funcionava como um obstáculo e não permitia que a umidade fosse removida do corpo. Por esse motivo, este material não é utilizado na produção de roupas esportivas.

No entanto, o moleskine ainda é bastante popular em todo o planeta. Agora, esse tecido é feito de uma maneira um pouco diferente, por isso é muito diferente de sua versão original. Na atualidade, ao criá-lo, utilizam fios refinados e mais duráveis, combinando-os com fibras sintéticas. A impregnação com soluções especiais torna o material quase totalmente seguro.

Além disso, ao criá-lo, é levado em consideração o fato de que as coisas feitas a partir dele podem ser utilizadas em condições industriais de maior complexidade.

Características e propriedades

O Moleskine difere de outros tecidos em várias características e propriedades. Então, este tecido não requer cuidados especiais, é difícil de rasgar, pode suportar cerca de 2.000 ciclos de fricção no seu estado normal e várias vezes mais após impregnação com uma solução especial.

No entanto, o aumento da resistência mecânica e da rigidez desse tecido também tem um pequeno inconveniente: em alguns casos, ele pode esfregar, especialmente quando se trata de pele sensível, em particular na área dos cotovelos e dobras dos joelhos. Além disso, pelo mesmo motivo, o tecido é inelástico.

Esse tecido é absolutamente seguro e ecologicamente correto, pois utiliza algodão, que é hipoalergênico, mas difere na fluidez no corte, como todos os demais tecidos confeccionados com fios de algodão.

Moleskine também é à prova de poeira para proteger a pele humana da sujeira., e em alguns casos, se o material passou por um processamento especial e de poeira radioativa.

Graças a esse recurso, o moleskin é fácil de limpar, já que partículas de poeira não penetram em suas fibras.

Este tecido também se caracteriza pela respirabilidade, o que permite que a pele humana respire, e a própria pessoa - se sinta confortável. É higroscópico e possui boa absorção de umidade, o que é especialmente importante para aquelas pessoas que passam por intenso estresse, resistente ao calor, que permite proteger a pele humana dos choques térmicos e do fogo, além de possibilitar a lavagem de uma coisa em água quente .

Além disso, este material parece muito agradável esteticamente, embora não envolva muito dinheiro em sua produção - em média, um metro corrido, cuja densidade é de 250 g / m2, custa cerca de 300 rublos.

Aplicativo

A utilização deste tecido é bastante ampla, o que se explica pelas suas características únicas de desempenho. Usualmente, é usado ativamente para criar roupas especiais destinadas àquelas pessoas cujo trabalho está relacionado a indústrias perigosas. Esta é precisamente a principal área de aplicação do tecido moleskin.Roupas para militares, trabalhadores em usinas nucleares, moinhos de cimento e farinha, serviços municipais, instituições médicas, empresas metalúrgicas e químicas são costuradas a partir dele.

Apesar de este tecido ser usado principalmente para criar objetos projetados para trabalhar em condições difíceis, ele também é adequado para costurar peças espetaculares que muitas vezes podem ser vistas em desfiles de moda. Na maioria das vezes, as agasalhos do dia a dia são costuradas com esse tecido - capas de chuva, casacos, jaquetas, camisas, gabardinas e calças. Essas coisas parecem muito atraentes e esteticamente agradáveis, enquanto encantam seus proprietários com maior resistência ao desgaste. Ele também é usado para fazer coisas para o turismo, que são principalmente pintadas com camuflagem.

O material é utilizado ativamente na criação de bases para encadernação de couro artificial, encadernação de livros e cadernos, bem como na produção de estojos, que se diferenciam pela impermeabilidade ao pó.

Atualmente, estão representadas no mercado russo várias empresas, chinesas e nacionais, que se dedicam à criação de roupas especiais em tecido moleskin. Entre eles, destacam-se fabricantes como "Segurança do Trabalho", Ursus e "Macacões Leon".

Cuidado

Um tecido como o moleskin não requer muita manutenção. Porém, ao ler este material pela primeira vez, alguns ficam confusos, por não saberem prestar-lhe um atendimento de qualidade. Na verdade, cuidar dos produtos moleskin é bastante fácil e geralmente não causa dificuldades.

Portanto, se o produto estiver sujo, pode-se usar a lavagem a seco com o auxílio de um aspirador de pó ou simplesmente sacudindo a coisa.

Se você decidir lavar um produto feito com este material, a temperatura da água não deve exceder 40-60 graus. Em água quente, este tecido encolhe fortemente, o que é improvável que lhe agrade. Além do mais, é melhor lavar algo manualmente ou em velocidade média em uma máquina automática.

Se a sua peça for revestida com uma composição especial, durante a lavagem é melhor recorrer a detergentes líquidos próprios para tecidos delicados ou ir a uma lavandaria a seco se o produto estiver muito sujo. Mas para outros tipos deste tecido, você pode usar um detergente comum. No entanto, é proibido o uso de alvejante em ambos os casos, assim como a lavagem do produto com coisas feitas de outros tipos de tecidos. O processo de lavagem em si geralmente dura cerca de uma hora e meia.

É necessário secar o produto em local bem ventilado, enquanto se o tecido ainda não secou, ​​recomenda-se mantê-lo afastado de aparelhos de aquecimento e não exposto à luz solar direta. Além do mais, você pode secar o produto tanto na posição vertical quanto na horizontal, mas não se deve esquecer de endireitá-lo. O próprio processo de secagem geralmente leva menos tempo.

Também é permitido cozinhar essas coisas no vapor, mas para passá-las, o ferro deve ser aquecido a não mais do que 130 graus. Além disso, é proibido engomar materiais impregnados com soluções especiais.

Vale ressaltar o armazenamento de roupas de moleskin. Portanto, tais produtos devem ser colocados em local seco e frequentemente ventilado, longe de aparelhos de aquecimento. Caso contrário, o molde pode começar a se desenvolver, razão pela qual a coisa provavelmente terá de ser jogada fora.

sem comentários

Moda

a beleza

casa