Tecido modal: o que é, vantagens e desvantagens, regras de atendimento
O modal é um material ecologicamente correto e muito utilizado na confecção de roupas. Ele deve sua popularidade crescente às suas características de alto desempenho e à combinação ideal de propriedades de fibras naturais e artificiais.
O que é e em que consiste?
O Modal pertence à categoria dos tecidos semi-sintéticos de viscose e é conhecido desde a década de 30 do século passado. Porém, naquela época o material era usado exclusivamente para fins industriais e não era usado para costurar roupas. Mas, por volta dos anos 50, o pragmático Japão se interessou pela produção modal e, no final dos anos 60, a Áustria ingressou na produção do modal. Hoje, muitas empresas ao redor do mundo se dedicam à fabricação de tecidos, abastecendo o mercado com materiais de alta qualidade e muito práticos.
Por sua composição, o modal é uma das variedades de viscose, em cuja produção se utiliza exclusivamente cloro celulose não tratada de faia, eucalipto ou pinho. O processo modal de produção consiste no beneficiamento do cavaco de madeira com a extração das fibras celulósicas, seguido do tratamento químico da substância resultante.
A essência desse processamento consiste em passar a celulose por matrizes - formas perfuradas de alta resistência, seguida de imersão em uma solução especial. Como resultado dessa tecnologia, é possível obter fibras fortes, extraordinariamente leves e finas.Devido a essas características de produção, o modal pode ser atribuído a materiais artificiais à base de fibras naturais.
Variedades
Na próxima etapa da produção, os fios finos vão para as máquinas de tecelagem, onde, de fato, é feito o tecido. A tecelagem das fibras na fabricação do modal pode ser feita de duas maneiras, dando origem a dois tipos de tecido completamente diferentes.
- Primeira vista o tecido é feito com tecelagem unilateral e é um material fino e macio que lembra vagamente a seda.
- Segunda vistapelo contrário, tem uma superfície felpuda semelhante a veludo e exteriormente assemelha-se a malhas macias. Esses tecidos são feitos por meio de tecelagem de dupla face e têm um escopo mais amplo do que os tecidos com tecelagem de uma face.
Além da técnica de tecelagem, o modal pode ser classificado em mais duas características: a composição e a estrutura das fibras. De acordo com esses critérios, os tecidos micromodais e mistos são diferenciados.
Micromodal
Micromodal é uma versão sofisticada do modal tradicional e é caracterizado por uma maior resistência e uma vida útil ainda mais longa do que seu protótipo. A espessura de um fio de micromodal é quase 40 vezes mais fina do que um fio de cabelo humano, o que torna o tecido extremamente elástico e leve. Portanto, um fio de 10.000 metros de comprimento pesa apenas 1 grama.
Essa modificação do modal é amplamente utilizada para costurar roupas íntimas., vestuário para desporto, bem como para o fabrico de collants e leggings femininos.
As vantagens dos produtos micromodais são a resistência ao desbotamento, o brilho das cores, o excelente ajuste da figura e a ausência de encolhimento e deformação após a lavagem.
Além disso, esses produtos são fáceis de lavar e não precisam ser engomados.
Misturado
Tecidos mistos são feitos adicionando spandex, lã e algodão às fibras de celulose. Isso reduz significativamente o custo do material e confere-lhe qualidades adicionais de suas fibras constituintes. A combinação mais popular é o modal-algodão, onde a proporção do componente natural pode chegar a 50%. Essa relação melhora significativamente o desempenho do modal, torna-o agradável ao toque e melhora a troca de ar.
Outra mistura popular é uma mistura de modal, viscose e lã. O resultado é um material quente e macio ao toque, perfeito para moletons e collants de inverno. Para costurar roupas caseiras, costuma-se usar o modal com adição de spandex: tais coisas são bem lavadas, não enrugam absolutamente e mantêm sua aparência original por muito tempo.
Dignidade
Grande demanda do consumidor por roupas feitas de modal, devido a uma série de vantagens importantes deste material.
- Uma propriedade operacional importante do material é a ausência de deformação e encolhimento durante o desgaste e após a lavagem. Devido a essa qualidade, modal e micromodal são frequentemente usados para costurar calças e collants esportivos e não permitem que os joelhos sejam puxados para trás.
- O material é altamente resistente ao desgaste, não rola nem esfrega.
- O tecido tem uma pronunciada propriedade repelente de sujeira, além de ser fácil de lavar e não precisa ser encharcado.
- O carácter hipoalergénico do material, devido à ausência de substâncias tóxicas e impurezas nocivas na sua composição, permite que seja utilizado por pessoas com peles especialmente sensíveis e problemáticas.
- Graças à estrutura especial dos fios de celulose e às tecnologias de tingimento modernas, o corante penetra profundamente nas fibras do tecido e não é lavado após várias lavagens.
- O Modal tem uma higroscopicidade pronunciada: as fibras absorvem rapidamente o suor e evaporam-no com a mesma rapidez. Além disso, o modal é muito bem ventilado e promove plena troca de ar entre o corpo humano e o meio ambiente.
- O tecido possui elevadas características decorativas, o que permite utilizá-lo não só para a casa e roupa desportiva, mas também para o dia a dia. As roupas modais são macias e leves.
Ao contrário de outras telas feitas pelo homem, o modal não é sujeito ao aumento de eletricidade estática.
desvantagens
Junto com muitas vantagens óbvias, o modal ainda tem pontos fracos:
- as desvantagens incluem a probabilidade de irritação da pele, que pode se manifestar por coceira e vermelhidão;
- além disso, o custo dos produtos modais é ligeiramente superior ao custo de outros materiais sintéticos com propriedades semelhantes;
- as desvantagens incluem a alta inflamabilidade do tecido, razão pela qual é estritamente proibido usar essas roupas perto de um fogo aberto.
Em quais produtos é usado?
Por si só, um modal 100% não é usado com muita frequência e é bastante caro. Basicamente, são utilizados tecidos mistos, que incluem, além do modal, outros materiais. Esses tecidos são usados para costurar conjuntos de cama, roupas para casa, têxteis para o lar, incluindo lenços para limpeza a seco e úmida e roupas íntimas.
O Modal é utilizado para confeccionar meias e collants, além de costurar saias, blusas, robes, camisetas, camisetas, agasalhos, camisolas e pijamas. Essa ampla distribuição do modal se deve às suas altas propriedades higiênicas e capacidade de termorregulação.
Na estação fria, não faz frio com essas roupas, e nos meses de verão não faz calor.
Como cuidar do tecido?
O modal não se aplica a tecidos caprichosos e não requer cuidados especializados.
- Você pode lavar o material nas mãos e no carro em uma temperatura de água não superior a 40 graus. Se uma lavagem automática for usada, o modo mais ideal será uma lavagem delicada ou qualquer outro modo com o mesmo número de revoluções. Como detergente, pode-se usar qualquer tipo de pó, exceto o pó descolorante. As roupas devem ser torcidas em velocidade média e, para a lavagem das mãos, as roupas devem ser ligeiramente espremidas, enxugadas com uma toalha e penduradas em um cabide ou corda.
- Em nenhum caso, uma coisa molhada deve ser deixada amassada. O material seca rápido o suficiente e, se a roupa secar dessa forma, será problemático alisar os vincos e dobras. Para corrigir a situação e deixar a coisa com uma aparência bacana, você terá que molhar novamente e secar novamente. Porém, se o produto for seco de acordo com todas as regras, não precisa ser passado a ferro. As fibras são capazes de se auto-endireitar e não requerem medidas adicionais para alisá-las.
- Se, no entanto, for preciso passar a roupa, isso deve ser feito em fogo médio, vaporizando o tecido com gaze. Pode ser passado sem gaze. Para isso, o produto é virado do avesso, a temperatura é baixada para o modo "seda", que corresponde a um ponto do regulador do ferro, e suavemente alisada. Se outras fibras estiverem presentes no modal, então suas propriedades devem ser levadas em consideração ao passar. As recomendações para passar a ferro estão sempre indicadas no rótulo do produto, portanto, leia-as com atenção antes de usar o ferro.
- Diversos fabricantes, em geral, não recomendam a lavagem de produtos modais e permitem a lavagem a seco. Este requisito também deve ser levado em consideração e em nenhum caso deve ser negligenciado.
Comparação com outros tecidos
Se compararmos o modal com outros tecidos, nota-se o seguinte: o material é muito superior ao algodão na capacidade de reter a cor e, ao contrário do linho natural, praticamente não enruga. Além disso, ele afasta o suor muito melhor e seca mais rápido. Além disso, em comparação com o tecido de algodão, o modal é mais agradável ao toque e pode durar muito mais do que o algodão. Em termos de efeito na pele, é visivelmente inferior aos produtos de algodão e, ao contrário deles, pode causar reações alérgicas locais.
Se compararmos modal e viscose, então, em termos de resistência à tração, o modal vence.
No entanto, seus indicadores de elasticidade são ligeiramente inferiores aos do tecido de viscose, então a viscose vence aqui. Além disso, em termos de resistência e sedosidade, o modal é muito superior ao bambu semelhante e, em termos de suavidade e superfície brilhante, pode competir em pé de igualdade apenas com a seda.
Avaliações
Em geral, os consumidores apreciam as qualidades de funcionamento do modal. Entre as vantagens destacam-se a boa absorção de umidade, o que torna as toalhas e lençóis deste material muito convenientes para o uso. Chama a atenção também o fato de o modal ser muito utilizado na costura de roupas para gestantes, o que fala de sua inocuidade e segurança ambiental. O fato de o tecido praticamente não precisar ser passado e as coisas feitas com ele podem ser vestidas imediatamente após a secagem, o que, aliás, também acontece muito rapidamente, não foi ignorado.
No entanto, várias pessoas que deixaram comentários sobre o modal estão confusas com sua inflamabilidade. Mas por uma questão de justiça, é importante notar que esta talvez seja a única desvantagem que os consumidores atribuem ao modal. Em geral, o modal é avaliado como um material confortável, usável e prático, que pode ser lavado de forma rápida e fácil, não estica nem rola, e ainda mantém sua aparência original durante todo o período de uso e agrada aos proprietários com o brilho das cores .
Uma visão geral de vários tipos de modal é apresentada no vídeo a seguir.