Tipos de tecidos

O que é chita e onde é usado o tecido?

O que é chita e onde é usado o tecido?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Descrição e propriedades
  3. História de origem
  4. Visualizações
  5. Visão geral dos fabricantes
  6. Aplicativo
  7. Dicas de cuidados

A chita é uma matéria simples, utilizada há mais de um milênio como espécie independente ou base para a obtenção de outros materiais. O tecido é indispensável no uso diário, muito procurado em diversos tipos de produtos.

O que é isso?

Calico é um tecido de algodão fino criado usando um método de tecelagem simples. É bastante difícil ao toque. Vários fios em tons de bege acinzentado estão entrelaçados nele. Para uso posterior, o tecido é branqueado. Uma descrição mais detalhada do aplicativo é fornecida no artigo abaixo.

Descrição e propriedades

As principais vantagens de um material natural são sua disponibilidade, composição ecológica e durabilidade. Essas propriedades permitem que seja utilizado não só na área técnica, mas também no ramo de costura.

Freqüentemente, há um tecido áspero com impurezas de lixo natural. Mas isso não é motivo para considerar a chita um produto de baixa qualidade. Durante a produção, a tela não é submetida à limpeza química, por isso fica mais natural e inofensiva.

O material absorve bem a umidade e permite a passagem do ar, aquecendo com o frio e evitando que o corpo superaqueça com o calor.

História de origem

A história da origem do nome da matéria é digna de nota. A tela já foi tão valiosa que foi usada como uma unidade de troca em vez de dinheiro. O nome que lhe foi dado não é menos significativo, em homenagem a uma moeda de ouro de peso estritamente definido. O nome vem da palavra persa, que na tradução significa "moeda" ou "medida de valor". Aliás, até hoje a medida das pedras preciosas é chamada de "chita".O material comprovou seu valor ao longo de mil anos de experiência.

Índia e Paquistão são considerados sua pátria. Por muito tempo, esse tecido foi importado do Oriente para a Europa. Então esse material ficou muito popular, foi negociado. Às vezes, uma mercadoria valiosa substituía o dinheiro. Existe outra versão sobre como o nome "chita" apareceu. Está associado ao nome da área geográfica onde foi iniciada a produção do material.

Na Europa, a chita foi produzida pela primeira vez na Inglaterra, e na Rússia a produção foi estabelecida apenas no século XVIII. O algodão era cultivado ali, e logo esse material se tornou a commodity mais vendida. Apareceram variações de matéria originalmente russas: kumach - matéria vermelha e kindyak - azul.

Visualizações

As telas diferem umas das outras no método de coloração e são dos seguintes tipos:

  • cru;
  • branqueado;
  • cor lisa;
  • com um padrão de diferentes tipos de aplicação.

A versão não branqueada não difere em atratividade externa e apresentabilidade. Este material é adequado para trabalhos de limpeza, para embalagem de produtos e também como base para couro sintético e chita. Os padrões são feitos a partir dele ao cortar padrões de roupas, o que simplifica muito a costura. A chita branqueada é comumente usada na produção de uniformes, camisas, roupas íntimas e outros itens de guarda-roupa.

Para uma tela de cor lisa, uma aparência magnífica é característica, e seu nome depende da cor.

O padrão e a cor são formados de duas maneiras:

  • impresso;
  • cretone.

Chita estampada é a maneira mais popular e exigida de desenhar um padrão. Normalmente, um padrão impresso na forma de um ornamento é aplicado ao material. O tipo mais comum desse material é chita. O cretone difere porque consiste em fios multicoloridos. Esse tipo de tela tem um custo maior. É caracterizada por alta qualidade, resistência e durabilidade. Ressalta-se que o tecido é submetido ao branqueamento antes de qualquer tingimento.

Assim, um tecido único para a produção de materiais complexos é habilmente obtido a partir de chita cinza.

Os tipos de chita diferem na forma como são processados:

  • musselina;
  • chita;
  • madapolam.

Na produção da chita, um processamento especial é usado, devido ao qual uma resistência especial e confiabilidade são alcançadas. Esse material é usado ativamente nas áreas técnicas e econômicas. Adequa-se bem ao processamento e é resistente a solicitações físicas e mecânicas, tolera perfeitamente cargas intensas e é simplesmente insubstituível no ambiente doméstico e na realização de trabalhos de acabamento.

Visão geral dos fabricantes

A qualidade e as características do consumidor da tela também se refletem no fabricante exato do tecido de algodão. Vários fabricantes são especialmente populares no mercado têxtil nacional.

  • "Shuisky Calico". O material deste fornecedor tem uma demanda bem merecida dos compradores e é prático e durável. Em termos de densidade, o material produzido nas máquinas desta fábrica cumpre as normas GOST: 142 g por 1 m2.
  • Fábrica de têxteis "Ivanovo". Um conhecido fabricante de chita 100% algodão grosso de todos os tipos existentes. Os produtos têxteis Ivanovo são de excelente qualidade, cores atraentes e preços razoáveis. O último fator o torna muito popular. "Ivanovo" oferece aos clientes uma vasta gama de tecidos.
  • A Turquia é líder mundial na produção de tecidos de algodão. A chita grossa turca é um material leve de alta qualidade, na maioria dos casos 100% algodão ou com adição de 15% de produtos sintéticos. O tecido se distingue pelo brilho, cores saturadas. Enruga-se um pouco, não desbota ao lavar e ao vestir, não rola.

Aplicativo

Na sua forma original, a chita raramente é usada, exceto para necessidades técnicas. A chita crua não tem uma aparência muito apresentável, sendo frequentemente usada na limpeza para limpar e embalar coisas. É conveniente fazer padrões com este tipo de chita no processo de criação de modelos de roupas, o que geralmente é feito por cortadores profissionais.

Soluções derivadas derivadas da base são mais comumente usadas. Lençóis de algodão branqueado são usados ​​para costurar roupas de cama com excelentes características. Se a chita for processada de uma certa maneira, então chita e vários tecidos de linho, como musselina e madapolam, podem ser obtidos a partir dela.

Em alguns casos, uma serpyanka baseada em chita é usada na construção, mas mais frequentemente as telas de artistas são feitas desse tecido. O chintz é um dos preferidos na fabricação de peças de vestuário, incluindo guarda-roupa infantil, roupas de cama e algumas peças têxteis de interior. Cortinas de chita, pegadores de panelas, aventais e capas de cadeiras estão enraizadas em muitas cozinhas.

Madapolam é um tipo de chita que sofreu um procedimento de acabamento bastante persistente. Na maioria das vezes, roupas, camisetas, roupas íntimas e roupas de cama infantis são costuradas em madapolame não rígido. A musselina é uma tela que passou por processamento na forma de mercerização e curativo. O material perfeito para fazer roupas de verão, cortinas e jogos de cama.

A chita é usada como elemento de capa e lombada de um livro, bem como de forro na costura de roupas.

Freqüentemente, a chita é usada para fazer a parte desagradável do revestimento oleado. Isso permite que você dê maior resistência ao produto acabado.

Dicas de cuidados

Como todos os tecidos naturais, a chita deve ser armazenada e transportada sob certas condições, protegendo o tecido da alta umidade e proporcionando-lhe uma boa ventilação. Também vale a pena protegê-lo da exposição à luz solar ativa, pois sob a influência dos raios ultravioleta fica amarelo e colapsa.

Para lavagem na máquina, a temperatura permitida é de 30 a 60 graus. Além disso, as coisas são fáceis de lavar à mão. Os pós adequados são aqueles que não contêm componentes agressivos. Mas é ainda melhor tirar fundos de consistência líquida, mas não deve usar o condicionador.

É necessário torcer a chita no máximo 10 minutos em velocidade média. Chita lisa não deve ser lavada com outros tecidos, pois a textura pode mudar ou desbotar a cor. O material branco pode passar por um delicado branqueamento. Não é recomendável dar roupas de chita para lavagem a seco, pois a estrutura das fibras pode ser perturbada. A configuração de algodão é adequada para passar. As roupas devem primeiro ser viradas do avesso.

sem comentários

Moda

a beleza

casa