Microfibra: características, tipos e aplicações
Com o desenvolvimento de tecnologias modernas, novos tipos de diversos materiais estão aparecendo constantemente. Muitas invenções simplificam muito a vida humana. Uma dessas inovações úteis foi a microfibra, desenvolvida no final dos anos 70. Século XX, no Japão. Microfibra ou microfibra é uma fibra sintética feita de fios finamente tecidos. Uma fibra deste material é 100 vezes menor que o cabelo humano.
O que é isso?
A microfibra tem muitas propriedades exclusivas. É reconhecido como um dos tecidos mais leves e densos e com longa vida útil. O tecido não desbota durante a lavagem, é resistente a diversos danos e pode ser usado por mais de 5 anos.
O tecido é altamente absorvente. Mesmo quando molhada, a microfibra absorve todo o excesso de líquido de qualquer superfície e não forma listras. A fibra parece muito interessante e praticamente não tem fiapos. Devido a essa característica, os guardanapos de microfibra removem bem toda a poeira de qualquer tipo de superfície. Para áreas muito sujas, escolha lenços estruturados. Eles removem toda a sujeira que é absorvida entre as fibras.
O material é muito agradável ao toque, não deixa marcas ou danos mesmo em superfícies frágeis como vidros e espelhos. Após a lavagem, o material recupera instantaneamente sua aparência original. A microfibra pode ser vendida em qualquer cor e padrão.
100% microfibra pode conter fibras de náilon com uma mistura de poliéster e uma variedade de compostos moleculares. O tecido pode ser misturado ou feito com fios naturais. Se houver uma marca 100 no tecido, significa que ele é composto por fios sintéticos.
A produção em massa de fibra começou na década de 80. Século XX. Para a fabricação de tal material, são utilizadas fibras muito finas, cuja espessura não é superior a 0,6 mícrons. O processo de fabricação envolve a dissolução de fios sintéticos sob a influência de álcali quente. Após essa exposição, os fios perdem mais da metade de seu peso.
A produção moderna de microfibra envolve dois métodos de produção de tecido. A primeira opção envolve a criação de fios retos, mas não muito grandes em diâmetro. Fios finos não podem ser obtidos com este método de produção.
No processo do segundo método, 2 substâncias são passadas através dos orifícios, devido aos quais um fio de dois elementos é produzido. Para isso, o método de dissolução e divisão é usado. Para criar tal fibra, uma forma especial na forma de um asterisco é usada. Uma substância passa por um bastão desse formato e se mistura com outra. Como resultado, a composição passa por tratamento térmico e o material acabado em seção transversal é muito semelhante a uma estrela. Este método é usado para fazer fibras muito finas de 2 substâncias. A composição não se mistura. Devido a uma tecnologia especial, as melhores microfibras são obtidas.
Composição
A fibra de microfibra real é composta dos seguintes componentes:
- algodão natural;
- fios artificiais;
- sintéticos;
- viscose;
- vários polímeros na forma de poliéster e poliamida.
- não enruga durante a operação;
- capaz de absorver 3 vezes mais líquido do que seu próprio peso;
- devido à estrutura única, a água não penetra nas fibras;
- não sujeito à formação de pellets;
- devido à sua resistência após o uso intensivo, nenhuma fibra ou fiapo permanece em qualquer lugar;
- Roupas e acessórios de microfibra mantêm você aquecido.
Além de suas vantagens inegáveis, o tecido tem desvantagens significativas.
- Itens de microfibra não resistem bem a altas temperaturas. Roupas feitas com esse material não devem ser secas perto de baterias e outros dispositivos de aquecimento, nem devem ser passadas a ferro.
- Quanto mais gordura se acumula na estrutura da fibra, menos umidade o material pode absorver.
- A microfibra pode causar uma reação alérgica.
- Algumas microfibras, devido à sua composição, podem ter tendência a pilling.
- É necessário secar produtos feitos com este material em condições naturais.
Propriedades
A microfibra tem uma série de vantagens inegáveis. Embora as falhas materiais possam ser bastante significativas para alguém.
As principais vantagens do material:
- tem uma alta densidade;
- seca muito rapidamente;
- no processo de uso a longo prazo não perde a saturação da cor;
Variedades
A microfibra é feita de uma variedade de fibras e processada de diferentes maneiras. O resultado é um material com características de qualidade diferenciadas.
Existem os seguintes tipos de microfibras.
- Modal. É à base de celulose de bambu. O tecido sai muito macio, resistente ao desgaste e forte. Muito macio ao toque e semelhante aos materiais da seda. A microfibra tem uma longa vida útil e mantém suas características de qualidade por muito tempo.
- Tactel é um material fabricado nos EUA. Este tecido é conhecido por sua textura delicada e delicada.
- Meryl é o tipo de microfibra mais caro. Este tipo de material possui características anti-sépticas devido ao fato de ser tratado com íons especiais com prata durante o processo de produção. Produz roupas íntimas de alta qualidade.
Area de aplicação
Devido às suas qualidades únicas, a microfibra é muito popular em muitas áreas da vida humana. O material possui grande resistência e permeabilidade ao ar, além de ser higroscópico. A área de aplicação mais popular para este material é o uso de pequenas tiras para limpeza. Roupas, lingerie e acessórios para casa e para o dia a dia são muito procurados. A microfibra tem uma boa vida útil, o que é muito importante para a maioria dos produtos.
Principais usos da microfibra
Os seguintes são distintos.
- Pano de limpeza. Lenços umedecidos para limpeza de instalações residenciais e não residenciais, bem como de veículos, são muito procurados. Os acessórios para limpeza úmida que acompanham as esfregonas são muito populares. A microfibra é usada para fazer panos especiais para a limpeza de todos os tipos de equipamentos e gadgets. As fibras são utilizadas na confecção de tecidos com maior absorção para lavagem úmida de automóveis. Idealmente, esse material absorve várias sujeira e água, sem deixar marcas na superfície. Graças à textura do tecido, mesmo as superfícies muito frágeis não são danificadas ou feridas. A estática gerada durante o processo de limpeza dá um polimento perfeito aos móveis e atrai o pó.
- Roupa em microfibra. Devido à alta densidade do material, é possível costurar roupas com ele, o que protege perfeitamente das condições ambientais adversas. O tecido evita a penetração de umidade e cria uma excelente transferência de calor. O material é feito de fios artificiais, mas funciona bem para fazer roupas e linhos. Devido à tecnologia especial de produção de tecidos, praticamente não há possibilidade de uma reação alérgica.
- Sapatos de microfibra. As tecnologias modernas ajudaram a criar um material que se caracteriza pela grande facilidade e facilidade de tratamento. Exteriormente, esses sapatos parecem ser feitos de couro. Ele vem sem uma camada superior e se assemelha visualmente ao nobuk. No processo de calçar esses sapatos, as pernas ficam o mais confortáveis possível e não ficam molhadas. Especialistas garantem que esses calçados podem ser lavados e não se preocupam com a segurança de sua qualidade.
- Collants de microfibra. Com o uso desse material, o item de banheiro feminino adquiriu resistência e qualidade sem precedentes. Esta é a principal vantagem deste produto em relação às meias clássicas. Essas meias são muito agradáveis ao toque, macias e aveludadas. Nas estações mais frias, eles fornecem uma proteção muito melhor contra o frio.
- Têxteis de microfibra. Quase todos os tecidos podem ser feitos de microfibra. Este material é utilizado para costurar roupas de cama, roupas, uniformes esportivos, etc. Os produtos de microfibra são muito simples de manter e praticamente não amassam. Os acessórios de dormir são muito respiráveis e é muito confortável dormir embaixo deles. Ao fazer acessórios têxteis de microfibra de alta qualidade, eles duram muito tempo e não perdem suas características de qualidade.
É importante cuidar adequadamente do material, levando em consideração suas características.
- Estofos em microfibra. Esse revestimento vai durar muito tempo e será despretensioso em termos de cuidado. Para que o estofo esteja em bom estado, deve ser ocasionalmente limpo com uma esponja ou uma escova especial. Em caso de sujeira, as manchas são removidas com uma solução de sabão. Este material retém por muito tempo sua cor e forma originais, praticamente não é suscetível à formação de diversas abrasões. A camurça de microfibra falsa é muito popular. Este material parece muito apresentável e nobre. À primeira vista, até mesmo os especialistas acham difícil responder se foi usado material natural ou sintético para estofamento.
Comparação com outros materiais
No mundo moderno, existe uma grande seleção de materiais diferentes.Eles podem ser de origem natural ou artificial.
As principais diferenças entre microfibra e outros materiais.
- O poliéster é um material feito de derivados de petróleo. Durante o processo de fabricação, fica exposto a altas temperaturas. Em seguida, as fibras são forçadas através de agregados especiais e torcidas em fios finos. O poliéster também não enruga e tem uma longa vida útil. Porém, as fibras do material são muito mais espessas. O fio é muito mais grosso ao toque e não deixa passar bem a água e o ar. A diferença nas roupas é que as de poliéster protegem do vento e da chuva.
Mas para um uniforme esportivo, vale a pena escolher roupas feitas de microfibra, embora tenham um custo bem superior.
- O velo é feito de poliéster e outras fibras sintéticas. Em termos de características de qualidade, assemelha-se mais à lã. Ao contrário da microfibra, o velo absorve toda a poeira e não é adequado para limpar e remover a sujeira. Mas ambos os materiais são respiráveis e ótimos para roupas de ginástica e roupas de bebê. Em termos de cuidado, os produtos de lã também devem ser lavados a baixas temperaturas e não torcidos após a lavagem.
- A chita grossa é muito popular na fabricação de roupas de cama e é um material totalmente natural. Ao contrário da chita grossa, a microfibra cria um efeito legal no corpo e pequenas baforadas podem aparecer nessa roupa íntima. A roupa de cama de microfibra pode acumular eletricidade estática.
- Ao cuidar de um carro, a camurça absorve muito mais umidade. Mas isso se aplica a superfícies de espelho e vidro. É melhor limpar todos os tipos de nichos e móveis com microfibra. Na aparência, alguns tipos de microfibra são muito semelhantes à camurça natural. Ao contrário da microfibra, a camurça tem uma textura mais porosa e natural. A camurça natural tem uma espessura de pelo diferente em áreas diferentes e cheira a couro. O material artificial exala um cheiro sintético. A microfibra tem uma série de vantagens em termos de estofamento. No verão, esfria a pele, e no inverno, ao contrário, aquece. O estofamento em microfibra é muito mais fácil de manter.
Cada tipo de material tem seus próprios pontos fortes e fracos inegáveis. O consumidor escolhe por si mesmo de que material vale a pena comprar o produto.
Conselhos sobre cuidados
Para que os produtos de microfibra durem o máximo possível, eles precisam ser cuidados adequadamente.
Recomendações básicas para o cuidado da microfibra.
- Você pode lavar na máquina de lavar, mas nos modos mais delicados.
- A temperatura da água não deve exceder 40 graus.
- Não passe este tipo de tecido a ferro. Em caso de emergência, é melhor usar as condições de temperatura mínima do ferro.
- Não é recomendável torcer as coisas à mão, é melhor enxugá-las com uma toalha.
- Nunca seque produtos de microfibra com baterias ou outras fontes de forte calor.
- Os especialistas desaconselham o uso de produtos fortes para remover manchas e outros contaminantes.
- O amaciante de roupas pode se deteriorar. Portanto, seu uso é altamente desencorajado.
Se você seguir todas as regras e cuidar bem dos produtos de microfibra, eles vão durar muito, mantendo sua aparência original. É importante levar em consideração que os sintéticos, embora sejam materiais artificiais, praticamente não são prejudiciais à saúde humana. Isso é conseguido por meio da utilização de tecnologias modernas no processo de produção do material.
Para uma revisão de uma toalha de microfibra, veja o vídeo a seguir.