Tudo sobre o "óleo" do tecido
Malhas "óleo" é um dos tecidos mais populares. É um conjunto ideal de roupas orçamentárias, mas ao mesmo tempo confortáveis, confortáveis e bonitas. As mulheres adoram este material porque enfatiza favoravelmente todas as vantagens da figura e mascara habilmente suas falhas. Vamos dar uma olhada mais de perto na descrição desse assunto incomum.
O que é isso?
A composição da malha "óleo" inclui três tipos de fibras - viscose, poliéster, mais conhecido como poliéster, e lycra. A qualidade e a espessura dos diferentes tipos de fios podem variar dependendo do tipo de tecido, em média, a estrutura inclui até 75% de viscose e até 30% de poliéster.
A lycra é apresentada como um componente especial. É um fio ultrafino que pode esticar até 800%. Ele é incluído na tela apenas para aumentar a elasticidade, portanto, sua participação é insignificante. além do mais Lycra geralmente não é usada isoladamente, mas como parte de um fio espesso no qual o fio é trançado com fibras de poliéster.
A vantagem desta estrutura é que os fios parecem texturizados e isso melhora a textura geral da teia.
Pela primeira vez, o "óleo" de malha foi inventado nos Emirados Árabes Unidos. De lá, ele veio para os países do Velho Mundo e logo se tornou popular em todo o mundo.
Não é segredo que os habitantes do Oriente sempre foram famosos pelo fato de apreciarem especialmente telas caras e roupas chiques. O tecido “óleo” tornou-se uma verdadeira dádiva para eles, já que deste tecido saem coisas espetaculares e muito estilosas.
Propriedades básicas
O "óleo" de malha tem as seguintes características:
- densidade aumentada de tecelagem com uma espessura relativamente baixa do tecido;
- alto alongamento combinado com suavidade;
- As fibras de lycra fornecem boa elasticidade e a capacidade de restaurar rapidamente sua forma original;
- as fibras de viscose conferem ao óleo um brilho sedoso e, além disso, aumentam sua transferência de calor e características higiênicas;
- as inclusões de poliéster fornecem resistência ao vinco, durabilidade e resistência ao desgaste do material;
- a matéria é produzida em uma ampla variedade de tons saturados - monocromáticos e multicoloridos;
- a estrutura das fibras permite criar elementos decorativos na superfície do tecido, incluindo a impressão de ornamentos;
- a tela tem uma longa vida útil, é resistente ao desgaste e serve aos seus proprietários por muitos anos;
- jersey não requer condições especiais de armazenamento, enquanto seca em apenas alguns minutos;
- roupas feitas de malha “óleo” retêm o brilho das cores e não desbotam mesmo com a exposição prolongada aos raios ultravioleta;
- no processo de uso, o tecido não estica, deforma ou fica coberto de pellets.
No entanto, o "petróleo" tem suas desvantagens:
- baixo isolamento térmico;
- baixa higroscopicidade;
- o risco de reações alérgicas, incluindo irritação da pele;
- a tela acumula eletricidade estática.
E, por fim, o "óleo" de malha está sujeito à formação de puffs - isso prejudica significativamente a aparência do produto.
Visão geral da espécie
Existem vários tipos de malhas com a invulgar denominação "óleo".
- "Óleo" de inverno (frio) - este tecido se estende em todas as direções. Parece veludo ao toque e seu brilho é semelhante ao da seda. O material é opaco, resiste à lavagem e é neutro aos efeitos da luz solar.
- Viscose "óleo" - tecido aveludado muito macio. Devido à presença de fios de poliéster, pode criar dobras espetaculares que fluem pelo corpo. O tecido se distingue por uma superfície fosca neutra.
- "Cristal" - o linho inclui viscose, bem como poliéster com uma mistura de lycra. Ele tem o nome de um rico brilho cintilante com transbordamentos espetaculares. Via de regra, é realizado em cores vivas.
- Camisa escovada - material delicado e muito macio, utilizado na fabricação de produtos quentes. No verso há um velo de penugem de viscose.
- "Óleo" recheado - matéria multicolorida. Distingue-se pela pulverização, decorado com padrões impressos, desenhos ou estampas elegantes.
- "Óleo" clássico - uma tela padrão com um brilho fosco quase imperceptível e uma estrutura densa e densa. Procura o fabrico de combinações e camisolas.
- "Mikromoil" - tela arejada, muito leve, quase sem peso. Distingue-se pelo aumento da elasticidade, sua estrutura incomum é formada devido ao entrelaçamento de fios de várias texturas.
Dicas de Seleção
Ao escolher o "óleo" de malha, os seguintes fatores devem ser levados em consideração.
- Apesar de toda a sua força, esse assunto está sujeito ao aparecimento de pistas. Se você acertar sua roupa com um objeto pontiagudo, uma marca visível aparecerá nele.
- Não vale a pena comprar malhas "óleo" para crianças e pessoas com tendência a doenças alérgicas e asmáticas. É tecido 100% artificial. Apesar de a viscose ser de origem natural, durante o processo de produção ela é tratada com poderosos reagentes químicos. Nesse aspecto, em termos de suas características, é totalmente equiparado aos sintéticos.
- Mesmo variedades de tela com permeabilidade máxima ao ar exibem termorregulação fraca. Portanto, eles não vão esfriar no calor e esquentar no frio.
Para fins de justiça, deve-se observar que, na maioria das vezes, essas deficiências são típicas de malhas baratas feitas na China e na Coréia. Telas caras feitas na Turquia e nos Emirados Árabes Unidos têm características de desempenho muito superiores, portanto, mantêm sua aparência estética por muito tempo. As telas da Itália e da Rússia também têm boa qualidade.
Formulários
O objetivo principal desse tecido é fazer saias justas, bem como tops, vestidos e blusas. No entanto, graças ao belo brilho fosco, as coisas feitas com este material não parecem desafiadoras, portanto, podem ser usadas para compor guarda-roupas solenes e cotidianos.
O óleo de malha é procurado para costurar roupas caseiras, esportivas e festivas.
Com ele, você pode costurar modelos para mulheres magras e com sobrepeso. Alguns tipos de matéria são relevantes para a criação de trajes de palco e concertos.
São utilizadas na confecção de collant para a atuação de ginastas, além de fantasias para participantes de competições de patinação artística e dança. O "óleo" adere à pele, não atrapalha os movimentos e, além disso, brilha, o que aumenta o efeito estético da performance.
Características de trabalhar com material
Segundo as críticas das costureiras, não é difícil trabalhar com malhas “butter”. No entanto, cortar e costurar essa tela tem suas próprias características.
Portanto, ao costurar, você precisa seguir as seguintes regras.
- Para costurar, é melhor desenhar uma costura de malha ou um zigue-zague solto.
- É aconselhável usar agulhas marcadas com superstretch ou jersey. Eles têm a capacidade de empurrar delicadamente as fibras do tecido, sem perfurá-las. Isso minimiza o risco de flechas e buracos.
- Os locais dos cortes não se esfarelam, portanto não há necessidade de processá-los com overloque.
- Para evitar que a parte superior do produto estique durante a costura, a linha de corte da costura deve ser lacrada com uma fita especial de silicone. Ele vai segurar a parte inferior do vestido, não permitindo que o corpete se deforme.
- A bainha fica melhor com ponto de rolo ou costurada com agulha dupla.
- A orla do decote é do mesmo tecido. Para isso, uma prancha dupla ou orla é costurada.
Também existem recomendações sobre corte de material.
- Para que as roupas em tecido “óleo” caibam perfeitamente na figura e ao mesmo tempo não causem desconforto, o tecido deve ser cortado sem folga nas costuras - isso permitirá que você obtenha a silhueta mais justa.
- Antes de cortar, certifique-se de testar as flechas. Se eles aparecerem, você deve se recusar a fazer cortes e cortes adicionais.
- A matéria tende a se esticar notavelmente, portanto, ao costurar, é necessário fazer dois ou três encaixes. Isso reduzirá a probabilidade de erros.
Regras de cuidado
O "óleo" é prático e fácil de usar. O cuidado do tecido não é particularmente difícil. no entanto algumas regras devem ser seguidas - somente neste caso a coisa manterá sua aparência original por muito tempo.
Lavando
Malha "óleo" é bastante durável. No entanto, é de natureza sintética, portanto, é considerado vulnerável à ação de certos produtos químicos e às altas temperaturas que a matéria encontra durante o processo de lavagem.
É por isso que é necessário lavar as roupas feitas com esses tecidos exclusivamente de forma delicada, usando detergentes em pó suaves e sem componentes agressivos.
Secar e passar
É aconselhável secar o pano de óleo em condições naturais. Não é necessário fazer isso ao sol, especialmente porque você não precisa pendurar produtos molhados na bateria. Se for necessário engomar, não aqueça o ferro a uma temperatura superior a 110 graus - o modo de engomar deve ser o mesmo utilizado para processar a seda. Durante o alisamento, o próprio produto deve ser umedecido de vez em quando com água de um borrifador. É melhor passar a ferro imediatamente após a lavagem, sem secar.