Tipos de tecidos

Qual é o lado direito do tecido e como ele é determinado?

Qual é o lado direito do tecido e como ele é determinado?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Como distinguir pela borda?
  3. Determinação pelas peculiaridades da tecelagem dos fios
  4. De que outra forma distinguir os lados?

Na hora de comprar tecido, é importante entender qual lado é a frente e qual é o avesso. A aparência do futuro produto dependerá disso, e você não deve negligenciar as regras para determinar a "cara", porque nem todo assunto é tão fácil de entender imediatamente.

A variedade de telas modernas oferecida é tão diversa que até costureiras experientes têm dificuldade em determinar o lado certo e o lado errado. Na publicação, contaremos como os lados dos diferentes tipos de tecido diferem e como destacar a superfície externa.

O que é isso?

A maioria dos tecidos tem a frente e o verso - eles são chamados de um lado. Seu lado para costura é mais claro, fica melhor do que o avesso, não há inscrições e defeitos nesta superfície da tela.

Com o tecido de dupla face, tudo é simples: os dois lados são absolutamente iguais. Normalmente as cortinas são costuradas com esses materiais: pode ser cetim crepe, spandex, outros tipos - geralmente, são tecidos tingidos de forma simples. Na maioria dos casos, ao comprar tecido, você deve determinar o lado a ser costurado.

Existem maneiras suficientes de identificar a "face" das superfícies do tecido: isso pode ser feito pela borda, determinada pelo entrelaçamento dos fios, pela textura, padrão e assim por diante. Detenhamo-nos em detalhes nas características mais características e entenderemos como identificar a superfície desejada em casos difíceis.

Como distinguir pela borda?

A parte frontal pode ser identificada pela borda. Essa parte do tecido geralmente é compactada - essa tecnologia permite que o tecido não se esfarele. O selo é a borda, é visível apenas "na face". Mas do lado ruim, você pode ver os buracos. Ou seja, para entender onde fica o lado avesso e onde fica a “frente” no tecido, pode-se usar os furos, que são feitos com um tear ao longo da borda do lado avesso. Eles não são visíveis na superfície frontal, mas quando sentidos com os dedos, são sentidos como protuberâncias.

Os tecidos a seguir têm essa borda:

  • organza;

  • sedas;

  • linho;

  • cambraia;

  • chiffon;

  • gaze;

  • musselina e outros.

Se for difícil entender onde está o lado errado e onde está a “cara”, você pode pedir ao vendedor para marcar qualquer um dos lados com giz ao comprar o tecido na loja. Só neste caso, comece a trabalhar mais rápido, enquanto a marca de giz fica visível. E o mais importante, não se esqueça se foi feita uma marca na parte frontal ou na superfície com manchas.

Determinação pelas peculiaridades da tecelagem dos fios

Você pode descobrir os lados pelo método de tecer as fibras do material. Pode ser longitudinal (urdidura) e transversal (a fibra principal se sobrepõe ao fio da trama). Mas quais são os tipos de tecelagem:

  • linho;

  • sarja (diagonal);

  • ponto de cetim (ou cetim).

A trama mais comum é a trama simples, onde o fio da trama se sobrepõe ao fio da urdidura. Esse tecido tem a mesma superfície em ambos os lados - são eles:

  • tecido de chita;

  • tecido grosso de chita e a maioria dos tecidos para costurar linho;

  • seda natural e artificial;

  • lã e outros materiais pagos.

Com esse tipo de trama para tecidos tingidos de forma lisa, a frente ficará melhor e mais brilhante, além de ficar sem penugem.

Com a tecelagem de sarja (quando um fio de trama se sobrepõe a 2-3 fibras de urdidura ao mesmo tempo, ou vice-versa), forma-se uma cicatriz. Assim são produzidos o forro de sarja, boston e vários outros tecidos. O lado principal desses tecidos é a superfície onde as cicatrizes vão da parte inferior esquerda para a parte superior na inclinação direita.

Pois bem, a técnica do cetim ou da trama do cetim consiste no facto do tecido ter uma base lisa e com brilho (isto é, quando um fio de trama se sobrepõe de 4 a 8 fios de urdidura de uma vez, ou vice-versa). O lado que brilha é a frente, e o lado avesso vai em uma superfície fosca.

De que outra forma distinguir os lados?

É difícil encontrar o exterior sobre uma base sólida. Assim, em uma tela tecida com trama rep, é praticamente impossível distinguir o interior da superfície principal da matéria. Muitas costureiras usam este material como dupla face. Por exemplo, é assim que os tecidos de crepe são costurados.

Se os lados parecem ser os mesmos visualmente, costureiras experientes começam a sentir a tela - muitas vezes as sensações táteis levam à conclusão correta.

É difícil determinar o lado direito dos tecidos sintéticos.

Via de regra, um sintético monocromático em rolo vem sem defeitos, o que permite sua utilização como tecido dupla-face. À primeira vista, o pano é o mesmo, mas esse material ainda tem uma pelagem menos densa no lado avesso.

Se você ainda não conseguiu descobrir onde está o “rosto” e onde está o avesso de um tecido liso ou de cor lisa, não se preocupe: escolha a parte do corpo que é mais agradável ao toque. Mesmo que você tenha cometido um erro na escolha, isso não será perceptível para os outros: só você saberá disso.

É muito mais fácil determinar o lado frontal e o avesso de tecidos com um padrão ou com pelo. No entanto, aqui também existem algumas nuances que devem ser levadas em consideração. Vamos examinar mais de perto essas categorias de telas.

Por textura e padrão

Se o desenho for aplicado por impressão, no esquema de cores a superfície frontal ficará mais saturada do que o lado errado. Este último parecerá desbotado e não tão impressionante. O padrão tecido também será distinguido pela clareza das linhas e pela protuberância na parte principal, a superfície com costura, neste caso, será quase lisa.

A parte da frente de um tecido com um padrão é bastante fácil de distinguir: uma estampa brilhante se destaca claramente. Em caso de dificuldade, toque o tecido ao toque - a superfície principal vem com um pelo uniforme e um leve brilho, mas o reverso é mais opaco e não tão felpudo.

Para materiais com pilha

Cobertores e capas de automóveis são geralmente feitos de tecido felpudo - os produtos feitos com essa composição são muito quentes e confortáveis. Determinar o lado certo para costurar em um tecido de pelo é bastante simples: a superfície frontal desse tecido geralmente vem com fibras macias e grossas, e no lado avesso pode não haver nenhum fiapo ou fibras curtas e finas podem ser vistas.

Determine os lados do tecido apenas com boa luz. A iluminação por lâmpada pode distorcer as cores dos tecidos, portanto, não tente verificar as superfícies à noite com a luz do ambiente acesa. Portanto, os tons opacos podem parecer brilhantes e vice-versa.

Em muitos casos, você pode entender onde está a frente, ainda na loja - basta observar como o tecido é enrolado. Tecidos de lã e sedas sempre rolam com o avesso para cima e com a "cara" para dentro - esse tipo de cuidado permite que você guarde o material sem danificar a superfície principal.

Mas o tecido de algodão é enrolado ao contrário - dentro do lado avesso. É fácil determinar o lado externo de tecidos mistos - esta é uma superfície perfeitamente plana, todos os defeitos e asperezas são visíveis apenas por dentro.

sem comentários

Moda

a beleza

casa