Qual é a aparência do lavsan e onde é usado o tecido?
Nas indústrias elétrica, química, têxtil, automotiva, médica e agrícola, eles sabem muito bem como é o lavsan e onde é utilizado esse tecido, feito de fibras com propriedades únicas. Inúmeras propriedades e características positivas proporcionaram ao material sintético um amplo espectro de aplicações antes mesmo do advento de tecnologias inovadoras que possibilitaram a melhoria do processo produtivo. Tecido sintético é feito pelo refino de produtos petrolíferos.
O que é isso?
Lavsan é uma fibra sintética obtida em empresas químicas a partir de produtos de petróleo e seus resíduos de processamento. Este nome significa um polímero de cadeia rígida, que é obtido devido ao aumento da ação intermolecular. A alta temperatura a que os grânulos de poliéster são submetidos leva à sua desintegração em suas partes constituintes, então os fios (fibras) usados para fazer a teia são retirados do fundido.
O tecido acabado é obtido por diferentes métodos, por exemplo, fibras naturais (tecido misto) podem ser adicionadas a ele. Os fios de tereftalato de polietileno são usados na forma pura. A composição resultante determina as propriedades gerais: força, resistência à ruptura, deformação, efeitos adversos, resistência ao desgaste, operação a longo prazo e sem problemas, inércia fisiológica e baixo vinco.
A adição de fibras naturais significa preservar todas as propriedades úteis e transmitir outras características igualmente valiosas: preservação da forma, aparência estética e resistência. Mas, ao mesmo tempo, as propriedades de um fio natural e qualidades de consumo aprimoradas são adquiridas.Exemplos típicos são tecido de malha, piquê, georgette e tafetá, e uma série de outros tecidos usados na indústria de confecções para costurar roupas.
As recomendações para tecidos lavsan ou mistos são indicadas pelo fabricante no rótulo ou nas instruções. Mas há dicas gerais: evite a exposição a alvejantes, álcalis, altas temperaturas ao passar.
Os materiais feitos com uma combinação de fibras de diferentes tecidos requerem cuidados adicionais devido às suas características distintivas.
Terileno é o nome oficial de um material sintético adotado na Inglaterra, nos Estados Unidos. Também é chamado de dacron, na França - tergalem, na União Soviética era lavsan.
História da criação
O tereftalato de polietileno (mylar, PET, lavsan) é o representante mais famoso dos poliésteres. É um composto de alto peso molecular, um termoplástico. Ele pode mudar para outro estado mediante a aplicação da ação térmica. Os primeiros estudos de propriedades começaram na década de 30 do século passado na Grã-Bretanha, foram realizados pelos cientistas D.R. Winfried e D.T.Dixon, os estudos foram patenteados e publicados na década de 40.
Na União Soviética, o material foi obtido em 1949 no laboratório da Academy of Macromolecular Compounds da Academy of Sciences. O nome do tecido é uma abreviatura das iniciais do nome completo da instituição. Há uma ligeira diferença nos métodos e métodos de produção usados pelos desenvolvedores em diferentes países, por isso todos eles emitiram patentes para a produção de poliéster de acordo com os requisitos, cada grupo - para seu próprio processo tecnológico com suas características inerentes.
As etapas de transformação, pelas quais as substâncias obtidas do óleo são transportadas, foram de duração, sequência, grau de efeito térmico diferentes.
Os pontos comuns eram a granulação e posterior fusão, o uso de extrusoras para puxar as fibras.
Na URSS, o lavsan foi obtido graças a E. Aisenstein, que desenvolveu de forma independente a tecnologia original para a síntese de termoplásticos, sem estudar as pesquisas realizadas por cientistas britânicos um pouco antes. Posteriormente, em diversos países, o termoplástico recebeu outros nomes industriais: trevira, tetoron, melinex, tekadur e assim por diante, até que cheguei ao poliéster internacional.
Algumas variedades são separadas em categorias distintas e seus nomes também são quase unificados. Por exemplo, a abreviatura PET (PET) é usada - tereftalato de polietileno.
Propriedades básicas
Eles são determinados pela composição do material. Os tecidos mistos adquirem as características das fibras naturais sem perder os bônus benéficos do polímero. É um tecido totalmente sintético, assim como as fibras do blend. Tem seus méritos e deméritos. São sempre mencionados na caracterização das características do material, pois determinam o âmbito de aplicação.
Lavsan oferece muitos bônus para um consumidor em potencial:
- excelente resistência ao desgaste, resistência, operação a longo prazo e sem problemas;
- propriedades antibacterianas e inércia para os tecidos humanos (isso levou ao desenvolvimento de endopróteses na medicina);
- solidez da cor, resistência à água, preservação a longo prazo de uma aparência apresentável, mesmo quando exposto a condições climáticas adversas;
- baixo vinco e absorção de água, sem efeitos colaterais da lavagem (não estica e não encolhe).
A fibra sintética tem baixa higroscopicidade (quase não absorve água, não se presta a colorir com substâncias orgânicas ativas). É bastante estrito, embora algumas desvantagens sejam determinadas por uma visão voltada para uma área de aplicação específica, onde atuam como vantagens. A Lavsan é insubstituível na fabricação de gabardinas, guarda-chuvas, toalhas de mesa e cortinas para banheiros. Tecidos mistos são usados para costurar roupas, que têm suas próprias vantagens, equilibrando as desvantagens dos sintéticos.As fibras naturais também apresentam momentos desagradáveis, que são neutralizados pela adição de sintéticos.
Formulários
A área de aplicação depende da categoria a que pertence o material polimérico: filme ou fundido, feito por passagem em extrusoras, em forma de fibra. O uso de lavsan em sua forma pura está em demanda:
- na fabricação de produtos domésticos para proteção da chuva (guarda-chuvas e gabardinas, toldos);
- no âmbito doméstico: cortinas de banheiro, toalhas de mesa e guardanapos, gabardinas, cintos;
- na medicina: fios cirúrgicos e endopróteses pela antibacterialidade e compatibilidade fisiológica com os tecidos humanos;
- na agricultura: telas de filtro para leite, redes e embalagens para produtos recebidos;
- na indústria automotiva: estofamento, correias de transmissão;
- em fábricas e fábricas: correias transportadoras, cordas, correias, quaisquer peças que requeiram resistência, leveza e alta resistência a repetidas influências permanentes;
- na pesca (para o fabrico de redes);
- na indústria alimentícia e no comércio na fabricação de embalagens para armazenamento e transporte com propriedades antibacterianas e resistência mecânica.
A utilização de fibras como parte integrante do material de costura permite obter linhas e tecidos para costura com qualidade otimizada. São materiais decorativos e práticos, sem rugas, resistentes ao desgaste e às manchas de longa duração. Tafetá, cetim, georgette são procurados para coisas elegantes. Algodão, linho e lã com poliéster são necessários para fazer uso diário prático com excelentes propriedades de consumo. Eles combinam com sucesso as características úteis das fibras sintéticas e naturais.
Regras de cuidado
É difícil dar uma recomendação universal porque os cuidados indicados são variáveis. Eles podem ser diferentes quando se trata de tecidos poliméricos ou mistos. O termoplástico tem a capacidade de derreter sob a influência da alta temperatura, portanto, mesmo que o lavsan seja adicionado, não se passa com um ferro com temperatura acima de + 150 ° C sem cuidados adicionais (através de um pano de algodão). Ao mesmo tempo, o lavsan puro pode ser fervido e lavado na máquina de lavar, de preferência no modo manual e a uma temperatura de + 50-60 graus.
Existem outras sutilezas:
- não use detergentes com ingredientes agressivos (sais alcalinos, cloro, carbonato de sódio);
- seque melhor naturalmente;
- é necessário torcer o produto em uma máquina de escrever, sem usar as rotações máximas do tambor;
- as propriedades do lavsan facilitam a remoção da sujeira lavando à mão, mas a necessidade de abandonar os compostos agressivos permanece para a imersão;
- alisando o produto enquanto seca, você pode fazer sem passar a ferro devido à sua resistência a vincos.
Se não falamos de tecido, há precauções em relação ao PET, folhas de polímero utilizadas na construção e na agricultura. Os requisitos do fabricante são geralmente indicados nas instruções de uso ou nas etiquetas do rolo.
Produtos feitos de tecidos mistos são menos caprichosos do que os naturais, mas ainda podem ter desvantagens na forma de vulnerabilidade, acúmulo de eletricidade estática e instabilidade de tingimento. Tudo isso os fabricantes de roupas devem indicar em uma etiqueta costurada na costura, ou em uma etiqueta. Ao compilá-los, são indicadas designações geralmente aceitas, para que o consumidor possa evitar momentos desagradáveis simplesmente estudando as informações postadas pelo fabricante.