Tipos de tecidos

Tudo sobre lacoste

Tudo sobre lacoste
Contente
  1. Que material é esse?
  2. Propriedades
  3. Visualizações
  4. O que é costurado em tecido?
  5. Como escolher?
  6. Como cuidar?

O tecido Lacoste é amplamente utilizado na fabricação de roupas esportivas. A estrutura solta do tecido permite que a pele respire, o que é considerado uma das principais vantagens do material.

Que material é esse?

De acordo com a descrição do material, o lacoste é um tecido com uma trama especial de fibras. O algodão é o mais usado para criá-lo, embora sejam possíveis opções baseadas em lã, bambu, fios sintéticos (viscose e elastano) e até mesmo milho cozido. Este último é obtido levando a dextrose ao estado de ácido lático, como resultado do qual os fios são formados. A principal semelhança entre essas opções reside na escolha de um tecido combinado particularmente forte e bastante complexo, usando dois fios de urdidura e trama. Pequenos laços se sobrepõem, formando uma espécie de favo de mel, o que garante a porosidade e a soltura do tecido.

A malha resultante adquire também uma superfície em relevo recoberta de padrões geométricos bem visíveis: losangos, nervuras ou quadrados. Os padrões são perceptíveis apenas no lado frontal, e o lado avesso costuma ficar coberto de pelos quando são privados deles. Na verdade, lacoste é o mesmo que tecido de piqué, cujo nome do francês até se traduz como "acolchoado". Na fabricação do material, as matérias-primas naturais ou mistas são minuciosamente limpas, após o que são carregadas em uma máquina de tricô. O dispositivo fornece mecanicamente uma tecelagem complexa sobrepondo os fios em um determinado ângulo. No final da etapa, o tecido é tingido na tonalidade desejada e seco.

Propriedades

Por falar nas características do tecido, vale a pena mencionar os prós e os contras. Vamos começar com os pontos positivos.

  • As principais vantagens do tecido lacoste são chamadas de leveza e alta higiene. É confortável usar malhas acolchoadas mesmo em tempo quente ou sob cargas intensas, por isso não é surpreendente que o material seja frequentemente escolhido para costurar roupas esportivas. Usando essas roupas no verão, a pessoa não sentirá o efeito de uma sauna a vapor. Macio e agradável ao toque, o lacoste não é apenas respirável, mas também bastante durável. Segue os contornos do corpo sem restringir os movimentos. O material é altamente respirável e absorve umidade.
  • A tela não enruga e, mesmo com o uso constante, não perde sua forma original. Após várias lavagens, mesmo no modo usual, não há formação de grânulos nas roupas.
  • Deve ser feita menção à hipoalergenicidade das malhas. A composição do tecido é muito boa, pois qualquer variedade contém pelo menos 50% de algodão natural, e as impurezas sintéticas são adicionadas em uma quantidade não superior a 2%.

A ampla paleta de cores da Lacoste permite que ela seja usada para diferentes fins. No entanto, as telas quase sempre são pintadas na mesma cor e muitas vezes não é comum aplicar imagens ou estampas nelas.

Existem alguns contras, mas também devem ser levados em consideração.

  • A desvantagem do material é que não estica bem, principalmente quando se trata da versão clássica. Além disso, quanto mais denso é o produto, menos elástico se mostra. As variedades que contêm fibras sintéticas têm um melhor alongamento.
  • A superfície do tecido de malha é suscetível à radiação ultravioleta, e os produtos feitos a partir dele estão sujeitos a encolher.

Visualizações

As malhas Lacoste podem variar consoante a composição: se contém apenas matérias-primas vegetais ou também fios de origem animal e sintética. O padrão de entrelaçamento dos fios também é diferente: na forma de hexágonos, quadrados e figuras com oito faces.

Além disso, é comum distinguir vários tipos de telas.

  • Malhas infantis é um tecido de algodão macio de alta densidade com pequenas vilosidades no lado franzido.
  • Camisa lisa é o mais comum. Também é feito de puro algodão para roupas esportivas.
  • A terceira variedade, chamada bumazey, é uma malha infantil modificada. Possui um polar mais denso no lado sinuoso e é adequado para a criação de jaquetas, jaquetas e roupas semi-temporada.
  • O piquê de malha grossa também pode ser distinguido separadamente., que é a base para toalhas de waffle. O material pode ser mais rígido ou mais macio e exibir células grandes ou pequenos favos de mel.

O que é costurado em tecido?

O material chamado lacoste é fácil de trabalhar e bastante prático e, portanto, em teoria, é adequado para costurar quase tudo. Inicialmente, esta camisa foi usada exclusivamente para a criação de fatos de treino. Hoje, o escopo de sua aplicação se tornou muito mais amplo. Portanto, o pique é adequado para a criação de roupas casuais, como vestidos e vestidos de verão de verão, gola alta, blusas e camisas, camisetas, saias e shorts. O tecido faz roupas infantis excelentes - confortáveis, hipoalergênicas e caracterizadas por uma longa vida útil.

O material também é adequado para a fabricação de chapéus, peças decorativas de roupas, trajes de banho esportivos e têxteis-lar. Deve ser esclarecido que os panos de cozinha e a roupa de cama são produzidos a partir de um piquê mais denso, e as variedades com o máximo de ingredientes naturais são selecionadas para roupas infantis. Lacoste expansível é mais adequado para maiôs e shorts.

Como escolher?

Para comprar um lacoste de qualidade, você precisa estudar cuidadosamente as informações fornecidas na embalagem. A composição deve conter pelo menos 50% de algodão natural e não mais que 2% de impurezas sintéticas. Uma grande quantidade de produtos sintéticos pode fazer com que o item se estique com o tempo.A quantidade de algodão acima de 50% é uma garantia de que o produto ficará mais macio, mais respirável e absorvente, mas será pior para manter sua forma. A adição de náilon aumentará a resistência do produto e aumentará a durabilidade, mas as roupas ficarão mais grossas. Entremeado com fibras de lã torna o tecido mais quente.

Atenção também deve ser dada à aparência da própria tela: ela não deve apresentar distorções ou assimetria dos ornamentos. Além disso, o corte não deve esticar bem. Em geral, ao fazer compras, é importante entender a diferença entre as malhas Lacoste e os itens de piqué vendidos sob a marca Lacoste. O preço de um produto de marca será muito mais alto, porém, a qualidade do produto será muito melhor.

Os produtos Lacoste costumam ser falsificados e, portanto, mesmo comprando roupas com o famoso emblema na forma de um crocodilo, você pode se tornar o proprietário de um produto de baixa qualidade.

Como cuidar?

Você precisa cuidar dos produtos de tecido Lacoste de uma certa maneira.

  • O piqué não pode ser lavado com outros materiais, a mesma proibição vale para a lavagem de roupas de tons diferentes.
  • A temperatura ótima para tratamento da água do produto não ultrapassa 30-40 graus, e o tempo de lavagem deve ser de uma hora e meia. Esta regra se aplica ao processamento manual e por máquina.
  • Ao escolher um programa em um dispositivo automático, você deve dar preferência ao modo mais suave. Não é permitido branquear lacoste. Além disso, apenas detergentes suaves são adequados para telas, que não contêm cloro e outros componentes agressivos.
  • Recomenda-se torcer as roupas não mais do que 10 minutos na velocidade mínima. O ideal é que as coisas não sejam espremidas de todo: a água pode escoar e depois secar na horizontal ou diretamente em cabides. É importante que neste momento a luz solar direta não incida sobre o tecido.
  • A passagem a ferro de produtos de piquê é realizada apenas do lado com manchas, embora isso não seja necessário. As coisas não devem ser cozidas no vapor, além disso, durante o tratamento térmico, a temperatura não deve ser elevada acima de 110 graus. É mais correto focar nos parâmetros de processamento a quente indicados na etiqueta, ou no modo "sintético".
  • A Lacoste deve ser armazenada em cabides ou prateleiras em um espaço com boa ventilação, sem luz solar e com baixa umidade. Se o item for removido para armazenamento de longo prazo, você também deve usar uma capa. Em caso de contaminação grave, é melhor levar o produto para lavagem a seco.
  • Não é proibido engomar, mesmo levemente, o tecido, o que lhe dará uma aparência mais arrumada.

Também deve ser acrescentado que os cortes adquiridos na loja devem ser embebidos em água morna antes de cortar e costurar.

sem comentários

Moda

a beleza

casa