Chiffon crepe: descrição e composição do material
No frio do inverno, todos se agasalham em agasalhos, aguardando o início do calor. Com a chegada da primavera, quero colocar rapidamente vestidos leves e esvoaçantes, usar blusas finas, vestidos leves de verão. O tecido crepe-chiffon é perfeito para costurar roupas leves.
Lindos vestidos com babados e drapeados elegantes, costurados com este tecido, vão ajudar a tornar qualquer fashionista simplesmente irresistível. O que é crepe-chiffon, quais são suas características, o quão confortável é o tecido para vestir? Este tecido é fácil de cuidar?
Descrição do material
Quando você visita uma loja de tecidos, seus olhos saltam, quão grande é a escolha. Entre esta variedade, é difícil não falar do crepe-chiffon. Este material é opaco, pelo que difere do chiffon habitual, tem uma estrutura granular. A diferença entre o chiffon crepe e o chiffon está na superfície texturizada e na densidade. Traduzido do francês, a palavra "crepe" significa "torcer". Uma tela é criada torcendo-se a trama e os fios da urdidura em diferentes direções. Com comprimento de fio de 1 metro, são feitas cerca de 3 mil voltas. Depois que o tecido é criado, ele é exposto a uma alta temperatura, resultando em granulação do tecido.
É um dos materiais de costura mais procurados atualmente. Roupas femininas são costuradas a partir dele, usadas para decoração. Laços, babados, punhos e babados de chiffon crepe ficarão ótimos. Normalmente é um material sólido de cores diferentes. Para criar uma imagem espetacular, um padrão é colocado na tela, o que torna o produto mais elegante. Sua superfície é fosca, mas se o material for borrifado, terá um brilho agradável. O material branqueado é difícil de encontrar.
O material drapeado muito bem, por isso é escolhido para a decoração de pequenos detalhes, cortinas.
Ao escolher este material, lembre-se que ele pode encolher um pouco após a lavagem. Para dar à fibra um aspecto brilhante, é realizada a mercerização. Com isso, o desbotamento do tecido é reduzido, a cor original é aprimorada e a higroscopicidade e resistência do tecido são aumentadas. Depois de realizar o processo de mercerização, o tecido torna-se exteriormente mais atraente e distingue-se pela extraordinária maciez. Ao mesmo tempo, o material se torna mais fácil de manter e operar. Deve-se notar que esta tecnologia é bastante cara, por isso é mais usada para tecidos de elite e caros.
O crepe-chiffon não estica bem, enquanto a mercerização só afeta a densidade do tecido e sua cor, a peculiaridade desse material é que ele tem dupla face. Ou seja, ambos os lados parecem exatamente iguais. Esse recurso é utilizado por designers na costura de produtos, pois pode ser usado tanto na frente quanto no lado com costura. O tecido é áspero ao toque, mas agradável ao corpo.
De acordo com as normas, o material deve conter seda natural, mas pode haver crepe-chiffon de seda artificial e outras adições. A seda pode estar presente em proporções variadas, assim como o algodão mercerizado, o rayon, o poliéster ou a poliamida. O preço depende da composição do tecido. Ao substituir a seda por sintética, o preço do produto será bem menor. Este material é muito popular, pois pode ser usado para costurar coisas que se usam o ano todo. Essas roupas são usadas em forma de traje festivo, como roupas do dia a dia.
Existem vários tipos deste material:
- com pulverização;
- com a adição de lurex;
- branqueada.
O crepe-chiffon pode ser combinado com tecidos de estrutura semelhante, bem como de aparência oposta. Por exemplo, o material ficará ótimo em combinação com pele, couro e malhas. Como opção para a noite, uma combinação de material com cetim fica ótima, e uma combinação de linho, algodão e denim é adequada para o uso diário. O crepe-chiffon não estica, já que seus fios são muito torcidos, por isso a matéria sai densa e inelástica.
Onde é usado
Esse material leve é geralmente escolhido para costurar roupas arejadas. Muitas vezes blusas, vestidos leves de verão e vestidos, saias são costuradas a partir dele. O material é muito adequado para o acabamento desses produtos. Folhos, babados e punhos em produtos ficarão ótimos. Escolher crepe-chiffon para costurar fantasias de concertos. Serão excelentes opções de trajes para danças orientais, fantasias de máscaras, trajes para artistas circenses.
O tecido é muito agradável ao toque, leve e arejado, deslizando entre os dedos. No processo de trabalhar com esse material, eles pegam as agulhas e fios mais finos, fazem muitos pontos. Cortar esse tecido não é muito cômodo, pois o material desliza, porém o resultado vale a pena. Basicamente, o material é utilizado para costurar e decorar roupas. O crepe chiffon não deforma e não permite a passagem de umidade, por isso é utilizado em cosmetologia, construção naval e outras áreas industriais.
Benefícios do tecido
Este material parece muito impressionante. O chiffon crepe é extremamente popular entre os compradores por um bom motivo.
- Muito agradável ao toque, sem irritação na pele quando usado.
- A tela é bastante densa, embora arejada. O tecido não transparece.
- O material é forte, resistente a qualquer dano. Não rasga na costura ou durante o estresse mecânico.
- Tem uma estrutura granular, dupla face, não desbota, não desbota quando lavada.
- Tem várias cores, várias estampas são possíveis.
desvantagens
Se falarmos sobre as deficiências do material, então haverá muito poucos deles.
- No processamento, o crepe-chiffon escorrega, o que dificulta o trabalho. Ao trabalhar com este material, você precisará de grampos especiais para segurar o tecido no lugar.
- O encolhimento é possível ao lavar o produto.
- Para as coisas, é necessário cuidado adicional se o material contiver fibras de seda.
- O material não tolera muito bem a exposição ao sol, por exemplo, durante a secagem prolongada ao sol.
Cuidado com o tecido
Para que uma coisa sirva por muito tempo, é importante saber cuidar bem dela. É melhor lavar a seco ou lavar à mão coisas feitas de crepe-chiffon. Ao lavar, é necessário respeitar as regras para a lavagem delicada de produtos: lave as coisas em temperaturas de até 30 graus;
- não lave produtos coloridos e brancos juntos;
- depois da lavagem, é melhor não torcer as coisas, mas simplesmente sacudi-las e estendê-las cuidadosamente;
- não é recomendável esfregar os produtos, caso contrário as fibras podem ser danificadas;
- nenhum alvejante é adicionado à água.
Para evitar que os produtos percam a sua forma e deformação, são secos após a lavagem sobre uma superfície horizontal. Para fazer isso, coloque uma toalha terry sobre uma mesa ou outra superfície e coloque um produto úmido sobre ela. Graças à almofada de toalha felpuda, o tecido seca mais rápido, pois a toalha absorve o excesso de umidade. Se após a lavagem o tecido ficar desbotado e descolorido, você pode restaurá-lo. Para isso, ao enxaguar o produto, adicione uma colher de vinagre à água.
Evite adicionar muito vinagre, pois o resultado pode ser completamente oposto e o tecido ficará menos resistente ao desgaste.
Como o material quase não está enrugado, não é necessário passá-lo a ferro. Se for necessário passar a ferro, por exemplo, com vincos, deve ser feito com cautela. Para isso, o ferro é colocado no modo click. É necessário verificar o quão quente está o ferro, caso contrário podem aparecer manchas castanhas. Para que o tecido sirva o máximo possível, recomenda-se passá-lo com gaze, sem molhar. Na estação quente, é melhor escolher produtos de crepe-chiffon que contenham seda, e não fibras sintéticas. Embora esse tecido custe mais, mas em um dia quente será frio e não grudará no corpo.
O material é difícil de cuidar e não é inteiramente fácil costurar produtos dele, no entanto, as vantagens se sobrepõem a essas pequenas desvantagens. Toda fashionista se esforça para ter coisas feitas de crepe-chiffon em seu guarda-roupa.
Com essas roupas arejadas com lindas cortinas e babados, você pode ser irresistível a qualquer momento. Tecido esvoaçante com babados ajudará a esconder as falhas da figura, torná-lo mais gracioso e enfatizar seus méritos.
Adendo
Ao escolher os produtos de crepe chiffon, é necessário conhecer as características do material. Como o tecido pode encolher após a lavagem, é melhor dar preferência ao tamanho maior. Além disso, não é um tecido elástico, não estica. O tecido encolhe mesmo depois de lavar a roupa em água fria. Depende da composição do material se é necessário aguardar um efeito semelhante. Quanto mais na composição da seda natural, maior será o encolhimento do produto. O estilo do vestido é muito importante. Você deve escolher um estilo que deixe alguns centímetros no peito. Se o produto for maior do que o tamanho necessário nos quadris, ele pode ser suturado. Mas você não pode fazer isso, pois o tecido está fluindo e o espaço extra não será perceptível.
Este material é muito delicado, transparente e arejado. Na hora de costurar saias, é melhor cuidar de uma dupla camada do produto ou usar uma combinação. Lindos e leves produtos em crepe-chiffon vão deixar a imagem romântica e enfatizar a feminilidade da figura. Os vestidos feitos com este tecido vão caber bem em qualquer figura. Este tecido é adequado para mulheres magras e curvas.
Para informações sobre como trabalhar com chiffon, veja o próximo vídeo.