O que é crepe e onde é utilizado o tecido?
Atualmente, em diferentes países, a produção de um número infinito de todos os tipos de tecidos foi estabelecida. Os materiais modernos de crepe são populares e de alta qualidade. Eles têm muitas qualidades e características de desempenho positivas. Na reportagem de hoje vamos descobrir o que é crepe e onde é usado esse tecido.
O que é isso?
O crepe não é um material específico, mas todo um conjunto de materiais que se diferenciam tanto na forma de tecelagem como na composição. Os tecidos de crepe se diferenciam por apresentarem uma estrutura irregular com aspereza. Esses tecidos são usados para produzir itens duráveis e de alta qualidade que não estão sujeitos a um desgaste rápido.
Os tecidos de crepe podem ter composições muito diferentes. Os mais populares hoje são as opções baseadas em seda, lã ou algodão. Existem também esses tipos de telas em que estão presentes fibras de origem sintética.
Na produção de crepe, são utilizados fios trançados, que se alternam à esquerda e à direita.
Devido a isso, o nível necessário de elasticidade têxtil é alcançado. Graças à tecnologia de produção, assim como à composição, o material estica muito bem, mas ao mesmo tempo não sofre esticamento.
Se considerarmos com mais detalhes a descrição e as propriedades dos tecidos crepe, os seguintes parâmetros principais podem ser distinguidos.
- O tecido em questão é caracterizado por um alto nível de resistência. Normalmente, os têxteis são compostos por fios fortemente torcidos. Após a fervura, podem se desenrolar parcialmente, conseguindo assim o relevo característico da matéria.O caótico efeito de textura convexa também forma uma trama de padrão fino. Com esta tecelagem, os fios não são torcidos, mas simplesmente tecidos de acordo com uma determinada ordem. Tanto a primeira quanto a segunda tecnologia de produção conferem ao produto excelente resistência e durabilidade.
- Os materiais de crepe têm uma aparência brilhante e esteticamente agradável durante toda a sua vida útil. Com o tempo, as cores ricas em tais tecidos não param de permanecer assim. Se os têxteis forem feitos de fibras e fios de alta qualidade, eles manterão seu apelo original com o tempo.
- Apesar de o material ser bastante denso, é fino e leve. Os têxteis pertencem à categoria das variedades mais delicadas, macias e agradáveis ao tato. O tecido crepe é ideal para fazer vestidos voadores ou blusas de verão de qualidade.
Vantagens e desvantagens
Não é à toa que os tecidos de crepe são muito populares e muito procurados, pois têm muitas qualidades positivas. Vamos delinear as vantagens mais importantes dos têxteis modernos de alta qualidade.
- Como mencionado acima, os tecidos crepe têm um alto nível de resistência. Esta é uma das vantagens mais importantes de tais materiais. Além disso, o crepe é caracterizado pelo aumento da densidade. É muito difícil rasgar ou danificar os tecidos deste grupo.
- Os tecidos de crepe não estão sujeitos ao desgaste. Itens de qualidade feitos com esses materiais podem durar muito tempo sem perder sua estética original.
- Muitos usuários são atraídos pela tela pelo fato de ela não sofrer vincos fortes. O material não precisa ser constantemente passado e manter incansavelmente sua aparência limpa.
- Com base em produtos de crepe, é possível criar uma grande variedade de cortinas.
- Como afirmado anteriormente, os tecidos de crepe podem esticar, mas não esticar. Em alguns casos, este indicador pode ser diferente - tudo depende da composição dos têxteis.
- Os tecidos de crepe são respiráveis. O material "respira", por isso é muito conveniente usar roupas feitas dele.
- Este tipo de material não acumula poeira em suas superfícies.
- Os tecidos de crepe são capazes de repelir o excesso de umidade de sua estrutura.
- Os materiais são muito macios, táteis e leves.
- Roupas de alta qualidade feitas de tecido crepe não estão sujeitas a deformações, não perdem sua forma original correta mesmo após muitas lavagens.
A tela tem muitas vantagens, mas ao mesmo tempo não está isenta de desvantagens. Vamos descobrir quais são as principais desvantagens dessas variações têxteis.
- Ao costurar coisas com o tecido em questão, pode ocorrer encolhimento. Por isso, o tecido deve ser adquirido sempre com uma margem, devendo ser passado a ferro antes do corte.
- Os têxteis nem sempre esticam bem. Por outro lado, os materiais com algumas composições são completamente inelásticos. Essa característica é influenciada pelos componentes dos quais a matéria é feita.
- Os materiais de crepe são caprichosos em relação às condições meteorológicas.
- Os têxteis em questão são suscetíveis à absorção de odores estranhos em sua estrutura.
- O custo de produção desse tecido é relativamente alto.
Não os preços mais atrativos se devem ao fato de que a composição do material é predominantemente natural.
Visualizações
Os fabricantes modernos produzem muitas variações de tecidos de crepe de qualidade. Vamos nos familiarizar com os recursos e características de algumas cópias.
- Aparência de lã. Este tipo de material inclui crepe georgette, damasco e crepom. O tecido é muito quente e denso. É importante lembrar que a versão de lã do tecido não estica. Em sua produção, são utilizados fios de lã ou semilã.Na maioria das vezes, os fatos e vários modelos de vestuário exterior são produzidos a partir dos têxteis em questão.
- Crepe de Chine. Material de elevada qualidade e exigente, muito utilizado na costura de roupas e têxteis-lar. O Crepe de Chine é feito à base de algodão natural. A superfície do material é rugosa e sem brilho. Crepe de Chine praticamente não dura. Hoje, muitas subespécies deste têxtil artificial são produzidas.
- Crepe georgette. Este material é elástico, resiliente e brilhante. Georgette é um tipo de tecido arejado, mas ao mesmo tempo maciço. As roupas de crepe georgette fazem muito barulho quando usadas. A elasticidade do tecido denso em questão é garantida pela combinação de seda e fibras sintéticas na tecelagem.
- Trecho de crepe. A variação especificada de tecido crepe é a mais orçamentária, tem um nível de elasticidade muito alto. Normalmente, os tecidos elásticos são feitos principalmente de fibras sintéticas com alto teor de poliéster. O tecido é fino.
- Chiffon crepe. Esse material é translúcido, tem uma superfície tipo fosca, um pouco áspera. O tecido é arejado, escorregadio ao toque. Via de regra, o chiffon crepe é utilizado na confecção de saias, blusas e vestidos de verão. Freqüentemente, a matéria pode ser vista no papel da decoração em bolsas, chapéus e assim por diante.
O chiffon crepe é feito com fibras de seda, sintéticas e de algodão.
- Jacquard de crepe. Esta tela é densa e pesada. Complementado com uma imagem do tipo impresso. O jacquard é frequentemente usado no papel de tecidos para cortinas.
- Musgo. Uma variedade translúcida de material crepe. É arejado, tem fios adicionados com glitter. O musgo é perfeito para fazer roupas leves de verão ou lindos tule.
- Malha de crepe. A matéria de origem sintética é sutil. A tela pode esticar bem, se encaixa bem no corpo humano.
- Rosa. A principal característica deste tecido é o relevo em forma de pinceladas. O tecido é respirável e respirável. Rose é caracterizada por alta densidade. Modelos excelentes de jumpers e camisetas são costurados com esse tecido. A matéria se estende muito mal.
- Atlas de crepe. Feito de seda de alta qualidade ou fibras sintéticas. Os últimos são tecidos com base na técnica do cetim. O lado com costura do crepe de cetim é gofrado e o "rosto" é liso. O tecido em questão é ideal para a formação de looks de noite encantadores, assim como conjuntos originais de palco.
- Opção plissada. Ao criar este material, cera é aplicada a certas partes dele. A tela é mergulhada em uma solução especial. Sob sua influência, as áreas não tratadas são comprimidas. Em seguida, a cera é removida - obtém-se uma bela prega.
- Reaper. Um material feito de componentes de origem natural. O cabeçalho não é elástico. Muitas vezes, é complementado por estampas e padrões elegantes. Os têxteis em questão são excelentes para a cama.
- Viscose crepe. Tem muito em comum com o algodão, mas pode se adequar muito melhor a lindas cortinas. A viscose é muito confortável e agradável de usar.
- Morochen. Este tecido é caracterizado por um relevo expressivo. A fibra natural torcida é utilizada na produção do material. Moroken é capaz de um alongamento mínimo.
- Bolha. O tecido é de origem sintética, tem um interessante relevo de bolha.
- Mergulhando. Têxtil de estrutura densa, muito bom alongamento. Este material foi desenvolvido há relativamente pouco tempo, mas já ganhou uma popularidade insana.
- Crepe kashibo. O tecido é translúcido, respirável. A parte superior desta tela apresenta um relevo característico. O material em questão é feito de tecidos de poliéster.
Formulários
No passado, os materiais de crepe eram usados com mais frequência para costurar vestidos e ternos. Hoje, esses tipos de tecidos são usados não apenas como simples tecidos para vestidos. Muitas coisas diferentes de alta qualidade são feitas deles.
Considere que tipo de produtos são feitos de tecidos de crepe.
- Não apenas um grande número de diferentes itens de roupas são produzidos a partir de crepe, mas também roupas de cama de alta qualidade. Há também estofamento de móveis. Como regra, jacquard de crepe de alta qualidade é usado para estofar estruturas de móveis.
- Os têxteis são adequados para a confecção de vários brinquedos, bem como muitos artigos decorativos como cortinas, por exemplo.
- Do assunto em consideração, obtêm-se belas coisas de verão, caracterizadas pela leveza e respirabilidade. Além disso, os têxteis são ideais para fazer vestidos de noiva, acessórios, vestidos de noite. Na maioria das vezes, crepe de Chine é usado para a produção dos itens listados.
- Modelos finos de vários trajes saem de tecidos. Assim, obtêm-se opções muito atrativas a partir de uma tela dupla.
- É difícil não prestar atenção às cortinas de alta qualidade feitas de tela densa, principalmente se for de cetim crepe.
- A partir de materiais como georgette, são produzidas roupas leves e todos os tipos de acessórios elegantes.
Hoje, os tecidos de crepe estão muito difundidos. Eles são vendidos em muitas lojas, apresentados em uma rica variedade. Cada comprador pode escolher um produto adequado para si.
Regras de cuidado
Apesar de os tecidos de crepe terem uma longa lista de benefícios e serem bastante práticos, ainda assim precisam de cuidados adequados. É a chave para a durabilidade, resistência ao desgaste e estética das coisas da tela em questão.
Lavando e secando
Os procedimentos de lavagem e secagem dos crepes apresentam algumas nuances que devem ser levadas em consideração.
- A água para lavar tecidos de crepe não deve exceder 40 graus Celsius. Nas condições de limpeza na máquina, é necessário definir apenas o modo "delicado" ou definir a opção "seda". Neste caso, a centrifugação deve ser desligada - os crepes não devem ser torcidos.
- É melhor lavar os produtos dos tecidos em questão à mão. Ao mesmo tempo, você não deve esfregar os tecidos com muita força e força, caso contrário, eles podem ser seriamente danificados.
- Para o cuidado dos produtos crepe, é necessário selecionar apenas formulações não agressivas que tenham um efeito suave no tecido. Em hipótese alguma é permitido o uso de removedores de manchas com compostos clareadores, mesmo que se trate de produtos de cores claras.
- Não é permitido espremer produtos de crepe. Em vez disso, sacuda as roupas após a lavagem. Isso deve ser feito de forma intensiva.
- A secagem das coisas com os materiais em consideração deve ser realizada apenas na posição horizontal. É aconselhável fazê-lo sobre uma toalha de banho previamente estendida. Não é recomendável fixar os crepes com prendedores de roupa, pois podem deixar vincos feios.
- Se você quiser secar tecidos crepe sem problemas, eles não devem ser colocados sob a luz direta do sol. Isso pode fazer com que a cor dos materiais desbotem.
- Se a tonalidade do tecido ficar opaca, o produto deve ser enxaguado em água com a adição de 1 colher de sopa de vinagre. É muito importante controlar o volume do último componente. Se adicionar mais vinagre, a roupa, ao contrário, ficará ainda mais pálida, coberta de manchas.
Recomenda-se enviar agasalhos de tecido crepe para a lavagem a seco, e não tentar lavá-los você mesmo.
Passar roupa
Os produtos feitos com os materiais em questão devem ser não apenas lavados corretamente, mas também passados a ferro corretamente. Deve-se ter em mente que, com uma secagem adequada, os crepe não precisam ser passados - não há necessidade disso.
Se o material ainda precisar ser passado, isso deve ser feito apenas do lado avesso. Neste caso, uma seção de tecido fino deve ser colocada entre a sola do ferro e o tecido. O ferro deve ser definido para o modo seda. Passar crepe de ferro só é permitido a uma temperatura não superior a 130 graus Celsius.
Não é proibido usar vapores. Mergulhar o pano também é permitido.