Tipos de tecidos

O que são adesivos de tecido e como usá-los?

O que são adesivos de tecido e como usá-los?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Principais fabricantes
  4. Dicas de Seleção
  5. As nuances de trabalhar com cola

Ao trabalhar com tecidos, muitas artesãs usam não apenas agulhas, mas também cola. Os adesivos hoje estão disponíveis em uma variedade bastante grande e, em muitos casos, são muito mais eficazes do que a costura convencional.

As opções de cola de alta qualidade permitem manter o tecido unido para que as roupas sejam usadas por muitos anos depois, mesmo em condições de uso ativo.

Peculiaridades

O adesivo para tecido permite que você substitua a agulha e a linha. Esse método de trabalhar o tecido tem duas vantagens inegáveis: é mais fácil de costurar e muito mais rápido. Além disso, o uso de cola permite evitar erros como o aparecimento de buracos, baforadas. A substância pode ser usada tanto para colar dois elementos de tecido quanto para prender um elemento à roupa.

O uso de cola é aconselhável nos seguintes casos.

  • Restauração de roupas. Às vezes acontece que uma mancha feia ou um buraco se forma na roupa. Em vez de costurar a decoração nesta área, você pode simplesmente colar.
  • Acabamento de orlas e costuras. Aqui, a cola pode substituir a varredura do tecido. Os materiais colados manterão bem sua forma original. Roupas especializadas, por exemplo, roupas de mergulho, também são tratadas com cola. Em alguns casos, as artesãs se recusam a costurar totalmente em favor da cola.
  • Criação de decoração. Se você quiser decorar algo com miçangas ou strass, o jeito mais fácil será colocá-los na cola, principalmente porque alguns elementos decorativos não têm orifícios para o fio. Também é mais conveniente fixar aplicações com a ajuda de cola.
  • Fazendo acessórios. Se você gosta de criar pulseiras, laços de cabelo, colares de tecido, então será muito difícil fazer sem cola.

Visualizações

O principal requisito para o adesivo é a resistência à umidade, porque qualquer produto de tecido, mais cedo ou mais tarde, terá que ser lavado. Os seguintes tipos de formulações atendem a esses requisitos.

À base de borracha

A borracha é uma resina obtida de plantas especiais. É totalmente natural e tem sido usado para colar objetos por muitas décadas consecutivas. Essa cola para têxteis é totalmente à prova d'água, então a coisa pode ser lavada um número ilimitado de vezes. A cola é líquida, não congela imediatamente, o que é muito bom se você errar de repente e precisar consertar.

A cola de borracha endurece por algumas horas, período durante o qual o tecido não deve ser tocado. Para uma melhor aderência dos elementos têxteis, pode colocar uma carga em cima, por exemplo, vários livros.

Basicamente, os adesivos do grupo borracha são utilizados para tecidos de alta densidade. Pode ser jacquard, denim, cetim denso.

Cola quente

Essa composição é muito conveniente para o processamento. Pode ser colorido ou transparente, portanto, ao trabalhar com tecido, você precisará escolher a tonalidade certa. O tecido colado com tal composição mantém-se muito seguro, a área tratada não racha ou desintegra. Com a escolha certa de tonalidade, o trabalho com os têxteis é realizado sem vestígios, por isso não se preocupe com uma queda acidental. Existem duas opções de cola quente. O primeiro é apresentado na forma de pó seco. Antes do trabalho, ele precisará ser dissolvido em água aquecida. A segunda subespécie são hastes de silicone sólido que são inseridas em uma pistola de calor. Quando a estrutura esquenta, a haste começa a derreter, liberando uma massa espessa e viscosa.

Esta massa endurece rapidamente, então o trabalho deve ser feito com cuidado e precisão. Uma pistola de cola também pode ser usada para prender tecidos, mas com muito mais frequência é usada para plantar contas e strass em tecidos.

É importante notar que essas altas temperaturas podem danificar o material sintético, por isso é melhor testar em uma área imperceptível antes de usar.

Sintético

As composições à base de borracha podem parecer caras para alguns e, em alguns casos, é impraticável comprar uma pistola térmica, especialmente quando se trata de processamento único. Em tal situação, você pode recorrer a formulações sintéticas que são fáceis de usar e geralmente baratas.

  • Acrílico. Este tipo de cola como um todo não se destina a tecidos, seu campo de aplicação é a construção civil. E ainda, entre as costureiras, ganhou imensa popularidade devido ao fato de que cola qualquer tecido e é absolutamente seguro. Os acrílicos podem ser em pó ou já diluídos. Eles se encaixam exatamente em qualquer superfície. Mas as desvantagens desta cola são decentes. O primeiro sinal de menos são os traços amarelos, por isso é melhor não usar acrílico em materiais muito leves. A segunda desvantagem é a necessidade de aquisição de uma lâmpada especial que permitirá o endurecimento da composição.
  • Poliuretano. Uma composição semelhante é freqüentemente usada ao consertar roupas. É tão confiável que permite anexar não apenas uma conta de ar às coisas, mas também uma concha bastante pesada. Demora um pouco mais de um quarto de hora para a mistura de poliuretano endurecer. A cola é impermeável, não reage às mudanças de temperatura. No entanto, tem um odor muito desagradável.
  • Silicone. Essa cola também é chamada de polímero. É totalmente transparente, após a secagem torna-se impermeável. Seca rapidamente, apresenta um leve odor que desaparece após o endurecimento da composição.

A cola de silicone pode ser usada em todos os tipos de tecidos.

  • PVA. Adultos e crianças conhecem essa cola. É usado principalmente para trabalhar artesanato em papel, mas às vezes também é usado para tecidos. É importante considerar que o PVA não é um composto à prova d'água. Portanto, é recomendável levá-lo exclusivamente para artesanato têxtil, que raramente será apagado.

De outros

Existem vários outros adesivos de tecido.

  • Perclorovinil. Essa cola cola os têxteis muito bem; é frequentemente utilizada para reparar sapatos de tecido, bem como em oficinas de automóveis para reparar acabamentos interiores. A principal desvantagem desta composição é sua baixa elasticidade. Se o tecido colado for esticado, podem ocorrer rachaduras.
  • Fio líquido. Uma cola semelhante é usada para fixar qualquer decoração ao material. É muito simples de aplicar fio líquido, não deixa marcas, seca mesmo sem usar carga. Adequado para tecidos leves e difíceis.
  • Fita adesiva. Em casa, essa é uma opção comum. Utilizado principalmente para colar costuras, selando-as. A fita adesiva parece um rolo. A parte necessária é cortada com uma tesoura, colocada entre as camadas do tecido, coberta com gaze e algumas vezes realizada em cima com um ferro. Quando a mistura esfriar, ela irá colar a matéria com segurança.
  • Lata de spray. A cola na lata de spray é muito fácil de usar. O spray é fácil de borrifar, é aplicado em uma camada fina, não borrifa ao redor. A composição de aerossol é destinada à fixação temporária; é frequentemente usada por artesãs ao costurar, segurando partes dos padrões no lugar.
  • Cola em bastão. Esta opção é uma das variedades de PVA. Use-o em coisas que não se destinam a lavagens subsequentes.

Principais fabricantes

Existem muitos fabricantes de adesivos para tecidos hoje. Vamos conhecer aqueles cujos produtos têm as críticas mais positivas.

  • Javana. As composições desta marca possuem tonalidades diferenciadas e um leve brilho metálico. A cola é líquida, de aplicação fácil e uniforme, adequada até para os tecidos mais difíceis e delicados de trabalhar. O resultado é para ser fixado com um ferro.
  • Decola. A cola desse fabricante é grossa, seu consumo não é econômico, mas o resultado vai superar todas as expectativas. Basicamente, a empresa produz opções de cola branca.
  • Tecido Mod Podge. Uma boa cola com uma consistência espessa, que não só cola o tecido, mas também lhe confere densidade adicional. Porém, ela endurece por muito tempo, então o item processado só pode ser lavado após 72 horas.
  • Gutermann. As composições da empresa são destinadas à colagem de diversos tipos de tecidos, inclusive os densos. Trabalhar com cola é muito fácil: se uma gota aleatória cair em algum lugar, você pode simplesmente limpar com um pano úmido.
  • 3M. Uma das melhores opções de cola em latas de spray. À prova d'água, capaz de suportar bem o calor e o gelo, não deixa resíduos.

Dicas de Seleção

O adesivo para têxteis deve ser escolhido com cuidado, pois algumas formulações podem não ser adequadas para certos tipos de tecidos. Você deve prestar atenção imediatamente aos seguintes pontos.

  • Versatilidade. Se você não sabe que tipo de cola é a certa para o seu trabalho, vale a pena escolher uma opção de tamanho único que cole tudo.
  • Resistência à água. Em todo caso, a maioria das coisas são lavadas e passadas. Se você planeja trabalhar com roupas, a cola deve ser resistente à umidade e também ao calor.
  • Definir hora. Este também é um parâmetro muito importante. Ao trabalhar com uma composição pela primeira vez, é melhor pegar uma que congele por muito tempo. Desta forma, você pode corrigir rapidamente possíveis erros.
  • Elasticidade. Compostos que formam um filme inelástico após a secagem devem ser descartados imediatamente, no caso das roupas. O menor impacto mecânico - e a roupa se dispersará nas costuras.

Agora vale a pena dar uma olhada em quais tipos de cola comprar para certos materiais.

  • Se a coisa não for para lavar (por exemplo, você está fazendo um vestido de boneca), então você pode pegar o PVA mais simples em forma líquida ou de lápis. Além disso, será conveniente usar fio líquido para a fabricação de tais produtos. O PVA também é muito usado para decupagem, porque é muito fácil limpá-lo em caso de erro.
  • Para colar materiais densos, recomenda-se o uso de um composto de borracha. Fio líquido, silicone e tipos de cola acrílicos também são adequados.
  • Se você precisar colar rapidamente um pouco de decoração no tecido, e esta não é a primeira vez que está fazendo isso, você pode facilmente escolher opções como "Momento" ou "Segundo". Eles fixarão imediatamente o produto no tecido.
  • Para conectar os tecidos uns aos outros, os especialistas recomendam tomar misturas de pó seco. Eles rapidamente aquecem e derretem com o ferro, mantendo as peças juntas com segurança.
  • Uma boa opção para tecidos densos e naturais, bem como para fixação de decoração, é uma pistola de calor de silicone líquido. Mas para materiais sintéticos, apenas a exposição ao frio é permitida.
  • Para tipos de tecidos de membrana, vale a pena escolher amostras de cola de silicone ou poliuretano. O mesmo se aplica às opções de banner, embora os pós também sejam aceitáveis ​​aqui.

As nuances de trabalhar com cola

Cada cola tem suas próprias nuances de uso. Normalmente, informações completas sobre o uso estão na embalagem do produto. Vamos dar uma olhada em algumas instruções gerais.

  • O tecido deve ser limpo antes do uso. A roupa é lavada, as manchas removidas, completamente secas e passadas a ferro. Se o tecido não for para lavagem, passe um algodão embebido em álcool e espere até secar completamente.
  • A maioria dos tipos de adesivos é aplicada diretamente no local de processamento. Você precisa agir com cuidado, tentando evitar que as gotas saiam da área de trabalho. Para fazer isso, você pode selecionar uma área usando tecidos ou papelão desnecessários.
  • Após aplicar a cola, é necessário pressionar o tecido com os dedos. Ou, se for um produto, pressione-o contra os tecidos por vários minutos. Tente não colocar os dedos junto com a decoração.
  • Se você deixar cair uma gota de cola e ela já secar, não se preocupe. A maioria dos compostos pode ser removida com vinagre, gasolina, acetona, álcool.

Só é importante pré-testar o produto para que não estrague o tecido.

Agora, vamos dar uma olhada rápida em como trabalhar com as variações mais comuns de produtos.

  • Os compostos de borracha são aplicados no local de processamento de ambos os lados, pressionados com firmeza e depois deixados para secar. O uso da imprensa será útil.
  • A pistola térmica libera uma massa, que agarra com bastante rapidez. Você precisa trabalhar com cuidado. Após aquecer o aparelho da rede elétrica, seu nariz é direcionado para a área a ser tratada. Não coloque os dedos aí, pois a massa é muito quente.
  • Os produtos de ácido perclórico de vinil, poliuretano e silicone são semelhantes em uso à borracha. No entanto, não é necessário espalhar os dois lados ao mesmo tempo, mas sim um. Quando a primeira seca, a cola é aplicada na segunda parte e só então é fixada.
  • Compostos impermeáveis ​​para materiais densos são aplicados somente em superfícies desengraxadas. O desengorduramento é geralmente feito com acetona.
  • Se você precisar colar uma pérola, strass ou qualquer outra joia pequena nas roupas, primeiro uma pequena gota de cola é aplicada no material e, em seguida, a decoração é colocada diretamente sobre ele. É melhor tomá-lo com um bastão ou pinça especial.
sem comentários

Moda

a beleza

casa