Como lavar bem o poliéster?
O poliéster é um tecido sintético criado a partir de fibras de poliéster que parecem algodão ao toque. É usado para fazer agasalhos, roupas íntimas, cobertores. Uma variedade deste tecido não enruga, é usado por muito tempo, não desbota. Você precisa lidar com esse tecido com cuidado, é mimado. O principal é saber lavar bem.
Descrição
A fibra de poliéster possui os seguintes recursos.
- Ele protege bem em condições climáticas adversas (vento, geada, calor, neve, etc.). As roupas feitas dessa fibra quase sempre são quentes.
- Alta resistência, resiste a fricção, alongamento e outras influências.
- Exigente na partida: fácil de lavar, seca rapidamente, quase não enruga.
- É fácil trabalhar: costurar, cortar.
- Se bem monitorado, cuidado, retém a cor por muito tempo, não desbota.
- Leve.
- Uma opção de orçamento, o preço é inferior ao de outros tecidos naturais.
- Revestimento hidrorrepelente, sem manchas.
- Protegido de insetos: mariposas, larvas. Tecido sintético não agrada a eles.
- Não estica, a forma não muda devido à baixa elasticidade.
Não absorve odores.
Também existem qualidades negativas.
Alta densidade, que causa desconforto quando usado em climas quentes.
- Não use alvejantes quimicamente fortes. Eles destroem a fibra.
- Ele fica eletrificado pelo acúmulo de energia elétrica. Adere à pele, atrai partículas de poeira. Mas isso pode ser facilmente eliminado usando um spray especial anti-eletrificação.
- Existe rigidez no material. Para deixar mais macio, misture com algodão, elastano.
- Na hora de comprar poliéster, lembre-se que o baixo custo do material pode ser prejudicial à saúde e às vezes causar alergias.
- A matéria mancha mal.
Combinação com outros tecidos
O poliéster se combina com diferentes tipos de fios para criar novos tipos de tecidos. Podem ser tipos de fios naturais e sintéticos. Novos tecidos podem ser usados para absolutamente qualquer corte, costura qualquer roupa, acessórios, roupa de cama. Considere o que você pode obter ao misturar fibra com outros fios.
- Poliester + poliamida forma um tecido que se parece muito com a seda. É elástico, não perde a forma com o uso prolongado, não deixa passar a umidade. Mais frequentemente usado na costura de lingerie.
- Com elastano. Eles produzem meias, ternos esportivos. Essa combinação se estende bem, permite a passagem do ar e pode ter qualquer densidade.
- Poliéster + fios de algodão. Tecido durável que não desbota nem deforma. Essa mistura pode ser facilmente pintada em qualquer cor, o que torna possível criar lindas roupas de cama coloridas.
- Fibras de viscose. Quando criado, ele não desaparece, assim como outras espécies. Não perde a forma. É usado por muito tempo. Costura-se principalmente roupas casuais.
Regras gerais
O poliéster é um tecido 100% sintético, muito procurado no mercado, e a partir dele a maioria das roupas é costurada. O material é bom para a sua resistência, não encolhe, não estica. Mas nem todo mundo sabe como cuidar, com que temperatura lavar coisas feitas de fibras de poliéster. Vamos dar uma olhada em algumas regras.
- A temperatura de lavagem é de 20-45 graus. Não ferva em nenhuma circunstância!
- Não mergulhe o produto em água fervente para evitar a diminuição do tamanho. E se a coisa for branca, pode ficar amarela.
- Não utilizar alvejante. Sintéticos não podem ser branqueados.
- Não use pós com ingredientes agressivos, pois eles prejudicarão o tecido.
- Ao secar, evite a luz solar direta. As propriedades do material podem se deteriorar.
- Ao remover manchas com tira-manchas, tenha cuidado ao usá-los. Primeiro teste o líquido na costura interna para ver o momento certo. Escolha produtos que não contenham alvura, cloro, elementos químicos fortes.
- Para evitar eletrificação, tente enxaguar com condicionador após a lavagem.
- Sempre estude os rótulos.
Como escolher um detergente?
Para manter o brilho das cores dos tecidos, deve-se ficar atento aos conselhos dos fabricantes na escolha dos detergentes. É importante poder selecionar, de forma independente e correta, os detergentes em pó e os condicionadores. As instruções de seleção são as seguintes.
- Se o tecido for de cores claras (amarelo, bege, tons delicados, rosa, pêssego, branco), use cápsulas especiais com conteúdo líquido.
- Na lavagem de tecidos coloridos, use pós, líquidos e condicionadores com a marca especial “Para roupas coloridas”.
- Ao limpar tons escuros (marrom, azul escuro, verde escuro), preto, use um gel para tecidos escuros. A cor permanecerá saturada.
Como lavar corretamente?
Todos sabem muito bem que qualquer coisa, um produto feito de tecido, pode ser lavado de duas maneiras: à mão, na máquina de lavar. Mas, ao mesmo tempo, você precisa saber como fazê-lo corretamente. Se você quer que o material mantenha a cor, seja agradável ao toque, bonito de se ver, siga as recomendações do fabricante. Considere métodos de lavagem.
Na maquina de lavar
Se a sua máquina possuir o modo "Delicado", escolha-o na hora de lavar. Em máquinas de controle manual, selecione uma temperatura máxima de 40 graus. A rotação não deve ser superior a 800 rpm. Separe os itens por cor. Aperte zíperes, zíperes, botões. Se aparecerem manchas persistentes, você pode usar as opções "Molhe", "Pré-lavagem". Se a tosquiadeira estiver totalmente carregada, enxágue extra as roupas. Embale itens muito delicados em redes especiais.Tente remover manchas obsoletas manualmente antes de colocar na máquina de venda automática.
Manualmente
Lave também a 40 graus. Dissolva o pó em água previamente. Melhor usar um detergente líquido, o pó granulado se dissolve por muito tempo na água quando lavado à mão. Ao lavar, não esfregue muito o tecido com as mãos. Enxágue bem para que não fiquem resíduos de pó. Após o enxágue, deixe a água escorrer bem.
Conhecendo as regras básicas dos diferentes métodos de lavagem, você pode preservar a qualidade, a cor e estender a duração do uso. Mas não se esqueça de olhar os rótulos de informações dos fabricantes de sintéticos de qualquer maneira.
Cada peça de roupa contém outros tipos de tecidos, por isso alguns podem ser lavados a uma temperatura mais elevada.
Limpando o cobertor
É melhor limpar a seco o cobertor se ele ficar sujo. Na lavagem em casa pode deteriorar-se, por exemplo, o enchimento vai quebrar, a cor vai piorar. Para evitar perder sua beleza, siga algumas dicas.
- A capacidade da máquina de lavar deve ser de pelo menos 5 kg para que o cobertor caiba facilmente. Coloque a manta no tambor sem pressionar com muita força.
- Use somente detergente líquido, condicionador, poliéster de lavagem. Se você não quer que ele se sente.
- Selecione o modo "Delicado" na máquina + velocidade mínima de centrifugação.
- Enxágue adicionalmente.
- Após o término do programa, retire o cobertor, coloque-o sobre uma toalha felpuda, pano de algodão. Isso irá absorver o excesso de umidade.
- Vire de um lado para o outro enquanto seca.
- As almofadas podem ser limpas da mesma forma.
Bolsas e outros acessórios
A composição com sintéticos inclui náilon, esses materiais têm durabilidade especial, podendo ser lavados por qualquer método, sem medo de que a bolsa se deteriore. Se o produto contiver inserções de couro, botões grandes, ao escolher um modo, ligue "Lavagem à mão". Não gire. Secagem com varal.
agasalhos
A limpeza não é diferente de outras jaquetas. Mais importante ainda, leia o rótulo de recomendação. Deixe a máquina funcionar na opção Delicate Wash. Temperatura 40 graus. Não gire. Se puder ser lavado em temperatura superior, estará indicado no rótulo. Aperte todas as travas. Se a alta temperatura de lavagem for proibida, o enchimento pode encolher. Estenda a jaqueta molhada sobre os ombros e deixe a água escorrer.
Se o enchimento contiver cotão natural, lave a pena com bolas de tênis (3-5 peças).
Cortinas, cortinas
Para tirar o pó, basta lavá-lo na máquina sem pó, mantendo uma temperatura não superior a 35 graus. Ao lavar à mão, use um mínimo de pó. Você não precisa de muito para remover a poeira. Para evitar que as cortinas enrugem, não as torça. Depois que a água escoar, pendure-os novamente. Muitos tipos não requerem engomadoria.
Se, no entanto, não puder evitar engomar, faça-o utilizando a temperatura de aquecimento mais baixa do ferro.
Roupa íntima térmica
A temperatura da água deve ser de 40 graus. Vire a roupa do avesso ao limpar. Não use removedores de manchas, alvejantes, solventes. Não use lavagem a seco. Após a limpeza, você pode apertar, mas não torcer. Seque longe de lugares quentes. Deixe secar em temperatura ambiente.
Ajuda na remoção de manchas
Quando aparecer uma mancha, enxágue o material em água morna com adição de pó. As manchas antigas podem ser eliminadas mergulhando-as com um tira-nódoas sem cloro, deixando-as nesta forma durante uma hora e enxaguando-as abundantemente com água fria. Manchas teimosas podem ser cobertas com sal por 30 minutos, depois enxaguadas com água, se necessário, use ácido cítrico e detergente de louça.
Se a coisa tiver padrão, não esfregue com força com as mãos para não estragá-la, em nenhum caso use água oxigenada e vinagre - isso vai tirar o padrão junto com a mancha. Para tecidos brancos, aplique vinagre, peróxido de hidrogênio em sua forma pura, segure por 1,5 horas para obter o efeito.Não esfregue o material após aplicar os fundos. Você não precisa lavar suas peças de poliéster com freqüência. Faça esses procedimentos conforme necessário.
Se você só quer se refrescar, enxaguar as coisas, basta ficar de molho no condicionador por 5 minutos, enxaguar em água corrente.
Regras de secagem
O poliéster seca muito rapidamente, e se você pendurar em um rascunho, então ainda mais rápido. Não seque ao sol, perto de estruturas de aquecimento fortes, caso contrário, o tecido encolherá. Não é recomendável torcer, pois ao comprimir podem surgir vincos difíceis de passar no tecido. É aconselhável secar naturalmente: deixe escorrer a água sem torcer o produto, pendure a roupa nos ombros enquanto seca ou enxugue com uma toalha.
Regras de engomadoria
Os sintéticos são bons porque depois de lavados, secos, não precisam de ser passados a ferro. Mas se houver essa necessidade e você não puder ficar sem passar, siga algumas dicas.
- Para evitar que o tecido encolha após passar, use um pano úmido durante o processo.
- Se o seu ferro tiver uma função Silk, use-a. Caso contrário, aqueça o ferro em temperatura média.
- Use sempre vapor para engomar.
- Não se esqueça de cobrir o produto com um pano úmido, gaze.
Conclusão
Depois de examinar todas as informações sobre o poliéster, podemos concluir que é fácil de lavar. O principal é conhecer regras simples, estar atento aos rótulos. Siga os conselhos do fabricante para lavar, secar e centrifugar. Tente comprar detergentes, amaciantes e amaciantes especiais de alta qualidade para cuidar da roupa. Não exponha o tecido a água excessivamente quente e a temperaturas do ar.
Se desejar, você pode limpar os produtos a seco.
Para mais algumas dicas de lavagem de tecido de poliéster, veja o próximo vídeo.