Tipos de tecidos

Como e com que branquear o tecido?

Como e com que branquear o tecido?
Contente
  1. Regras fundamentais
  2. O uso de ferramentas especiais
  3. Revisão de métodos folclóricos

Quase todo mundo enfrentou o problema da necessidade de branquear as coisas. O branqueamento frequentemente requer camisas, que são parte integrante do guarda-roupa da maioria dos trabalhadores e não só. Se agora você pode encontrar ferramentas que ajudem neste assunto, então apenas algumas décadas atrás elas eram inacessíveis e nossas avós usavam métodos populares. Tudo sobre eles, bem como como branquear coisas de maneira adequada e segura hoje em dia, leia o artigo abaixo.

Regras fundamentais

O branqueamento de tecidos não é tão difícil. Certifique-se de seguir as seguintes regras. Caso contrário, você terá que se livrar da coisa.

  1. Não molhe as roupas com peças de metal por muito tempo. A água para molhar essas coisas não deve estar mais quente do que 40 graus. Manchas de ferrugem podem aparecer nas roupas se essas recomendações não forem seguidas. Se manchas de ferrugem aparecerem, você deve tentar removê-las. Observe que as roupas manchadas de ferrugem encharcadas darão a todos os tecidos uma tonalidade avermelhada. O mesmo vale para todas as outras manchas.
  2. Você não pode branquear tecidos diferentes juntos. Por exemplo, sintético e denim. Além disso, você não pode branquear o linho com lã. Eles assumirão não o branco, mas uma tonalidade cinza.
  3. As roupas devem ser alvejadas imediatamente conforme necessário. Não há necessidade de esperar o momento em que ficará parecido com um pano que fica amarelo de vez em quando e tentar em vão reanimá-lo.
  4. Após a conclusão, certifique-se de enxaguar bem as roupas por muito tempo. O agente pode permanecer nos tecidos e danificá-los.
  5. Você não precisa descolorir suas roupas com frequência - isso as desgastará e perderá sua aparência atraente.
  6. Roupas de cores diferentes não podem ser branqueadas. Por exemplo, uma jaqueta branca e rosa juntos.Após o clareamento, também não se deve lavar roupas brancas e coloridas, mesmo na máquina de lavar e em água fria.

Após o clareamento e as lavagens subsequentes, as roupas devem estar completamente secas. Recomenda-se secar a roupa após o clareamento ao sol.

O uso de ferramentas especiais

Convencionalmente, todos os fundos nesta categoria podem ser divididos em três grupos.

  • Produtos de cloro. O clareamento é feito da maneira mais suave. No entanto, eles têm um preço alto e exigem muitos gastos até mesmo para remover pequenas manchas. Acredita-se que tais produtos sejam o alvejante universal para todos os tipos de tecidos.

Mas eles só podem branquear aquelas coisas que têm um sinal de triângulo no rótulo (significa que o branqueamento é permitido) com as letras CL.

Esses produtos alvejam bem mesmo em água fria, mas a coisa, mesmo após a lavagem, pode reter o cheiro de alvejante. Deve ser lembrado que os produtos que contêm cloro não são armazenados por muito tempo após a abertura.

  • Meios ópticos. Os produtos não removem manchas, mas pintam de branco. Essas partículas de cor não são removidas e qualquer tecido parece mais branco do que era originalmente. Raramente usado. Essas partículas são substâncias orgânicas que refletem a luz ultravioleta. Freqüentemente, a ótica é um complemento da maioria dos pós de pano branco.
  • Em uma categoria separada, pode-se destacar uma ferramenta que tem sido chamada por muitos anos "Brancura".

Remove o amarelecimento de forma rápida e eficaz, mas é totalmente inadequado para tecidos delicados. Pode arruinar até tecidos relativamente densos.

Revisão de métodos folclóricos

Agora a variedade de produtos de clareamento é grande e os preços acessíveis. Mesmo assim, grande parte dos compradores prefere não usar a "química da loja", optando por métodos simples, caseiros e antigos. Em casa, é realmente possível branquear as coisas de forma eficaz e relativamente segura. Além disso, esses métodos devem ser considerados para aqueles que não podem pagar o branqueamento com água sanitária ou outros produtos com odor forte.

Uma das maneiras mais famosas de se livrar do amarelo é o branqueamento com água oxigenada. Este método é adequado para tecidos de algodão, linho e sintéticos. Em 2 litros de água e 1 colher de chá. peróxido, as roupas são embebidas por meia hora. A temperatura da água não deve ser fria e os tecidos devem ser revirados de vez em quando. Para potencializar o efeito, você pode adicionar 15 ml de amônia.

O branqueamento com soda é adequado para todos os tipos de tecidos, exceto lã e seda. A receita é a mais indicada para coisas infantis. As coisas são embebidas em uma solução de refrigerante (1 colher de sopa de refrigerante para 1 litro de água) por 3-4 horas. Após a imersão, as coisas são lavadas com pó. A pasta de bicarbonato de sódio (bicarbonato de sódio e água misturados em proporções iguais) pode ser usada para lubrificar coleiras ou outras áreas que requeiram branqueamento. Em casos extremos, os tecidos que ficam amarelados de vez em quando podem ser fervidos em água com gás (1 colher de sopa de refrigerante e a mesma quantidade de pó são tomadas para 1 litro de água). Você precisa ferver por no máximo 30 minutos.

Para um efeito clareador, recomenda-se adicionar 1 colher de sopa de água a cada 3 ou 4 lavagens junto com o pó. eu. sal ou refrigerante.

A aspirina pode ajudar a eliminar as manchas amarelas nas axilas causadas pelo desodorante. Para fazer isso, 4 comprimidos devem ser esmagados em pó e diluídos em 100 ml de água. O mingau resultante deve ser untado com áreas "problemáticas" e deixado nesta forma por uma hora. Em seguida, eles precisam ser lavados com pó.

sem comentários

Moda

a beleza

casa