Tipos de tecidos

Como engomar corretamente o tecido?

Como engomar corretamente o tecido?
Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Os caminhos
  3. Como você pode engomar sem amido?
  4. Engomagem de diferentes tipos de tecidos

Apesar do grande número de vários produtos de tratamento de tecidos no mercado hoje, o amido clássico não desiste de suas posições. O procedimento, facilmente realizado em casa, torna as coisas mais duráveis ​​e, em geral, torna sua aparência mais estética.

A necessidade de um procedimento

Engomar roupas e têxteis-lar não é um procedimento obrigatório hoje, mas muitas mulheres ainda dedicam tempo suficiente a esta fase. Durante o processamento, a solução preenche as menores lacunas entre as fibras do tecido e forma uma película protetora. Como resultado, as características do tecido mudam para melhor. A tela fica mais densa e resistente, o que aumenta sua vida útil. As roupas são menos enrugadas e não esticam, além de manterem melhor sua forma.

Uma vantagem indiscutível é o fato de que se você engoma o tecido, ele começa a sujar menos, pois o filme em pasta protege as fibras da sujeira. No futuro, resta apenas dissolver a camada protetora na água e obter uma coisa limpa.

Podemos dizer que o amido atua, até certo ponto, como alvejante e purificador.

No entanto, deve ser lembrado que em alguns casos, usar amido pode até doer. Após a exposição à pasta, a permeabilidade ao ar dos materiais diminui para quase zero, por isso o procedimento não deve ser realizado para cuecas e roupas que entram em contato com a pele humana e, às vezes, para lençóis com fronha e capa de edredom.O corpo, interagindo com esse tecido obstruído, rapidamente começa a inchar e ficar coberto por uma erupção cutânea, às vezes até ocorre uma alergia. Além disso, peças resistentes de roupas engomadas podem irritar a pele.

Não faz sentido amido produtos sintéticos, uma vez que a substância não é fixada em fibras artificiais. O processamento não só não dará um resultado valioso, mas pode até mesmo estragar tudo. Não exponha os tecidos escuros à pasta, pois podem permanecer riscos neles. Também não é recomendado engomar roupas abertas de verão: elas ficarão muito densas para a estação quente. Você não deve submeter o procedimento a bordados feitos de fio dental, cujos fios ficarão grudados devido aos polissacarídeos e ficarão desleixados.

Os caminhos

Os principais métodos de engomar roupas diferem na concentração do medicamento utilizado para o procedimento. Além do mais, a escolha é oferecida entre fécula de batata, milho e arroz.

Suave

Se você diluir uma solução fraca de amido, com a ajuda dela resultará um leve branqueamento do produto. Além disso, ele se tornará mais elástico e menos enrugado. O método macio é geralmente usado para camisas masculinas e blusas femininas, ternos infantis para sair, têxteis decorativos e aventais médicos. Às vezes, essa mistura permite preservar a cor de produtos coloridos, mas apenas se eles não desaparecerem. Para preparar a solução, combine 1 colher de chá de amido e 1 litro de água. Em geral, cerca de 5 litros de mistura devem ser preparados para processar várias camisas.

O cozimento começa com o fato de que um copo de água é aquecido a cerca de 30 graus. Seu conteúdo é derramado em amido e tudo é bem misturado para que não fiquem grumos. O volume necessário de água é levado à fervura, após o que a substância amilácea é despejada nele. Tudo é mexido novamente, retirado do fogo e deixado esfriar naturalmente. Quando o líquido atingir uma temperatura confortável, você precisará abaixar as coisas nele por cerca de 2 a 5 minutos. Os produtos processados ​​são endireitados e pendurados em um cabide.

Dureza média

Para obter uma solução de dureza média, é necessário combinar 1 colher de sopa de amido e 1 litro de água. A mistura resultante é adequada para arrumar aventais, toalhas de mesa, batas de cozinha e de médico, bem como cortinas e capas de móveis. Para preparar a mistura, todo o amido é primeiro diluído em 0,5 litros de líquido. A água restante é levada à fervura e a mistura de amido já foi colocada nela. As coisas são imersas na solução resfriada por cerca de 20 minutos.

Se a roupa precisar dar brilho extra, recomenda-se adicionar 1 colher de chá de sal de cozinha à composição.

Duro

Costuma-se engomar os punhos e golas das camisas, bem como anáguas de tule, chapéus de chef e flores artificiais de tecido. Nesse caso, a solução é preparada a partir de 2 colheres de sopa de amido e 1 litro de água. Opcionalmente, a composição é suplementada com 1 colher de chá de bórax. A mistura concentrada é preparada de acordo com um sistema bem definido. Primeiro, 500 mililitros de água são aquecidos a + 20-25 graus e usados ​​para diluir o amido.

Em seguida, 250 mililitros de líquido são aquecidos até +40 graus e são usados ​​para diluir o bórax. Os 250 mililitros restantes são levados à fervura e combinados com os componentes anteriores. Tudo está bem misturado e deixado por 2 horas. Após o tempo acima, as coisas são embebidas na solução por 30-40 minutos. Os produtos processados ​​são suavemente espremidos, endireitados e secos. Deve ser esclarecido que tal solução altamente concentrada pode ser aplicada com uma escova larga ou derramada no compartimento da máquina para o condicionador.

Como você pode engomar sem amido?

Em casa é possível realizar rapidamente o procedimento de engomadoria com o auxílio de meios improvisados.

Meios especiais

A maneira mais fácil de engomar roupas e tecidos com produtos prontos, já que geralmente são vendidos em um formato spray conveniente. Para usar, basta agitar o frasco e borrifar o conteúdo a uma distância de cerca de 20 centímetros. Imediatamente após o processamento, pode-se passar a ferro a coisa, já que esse spray não só eliminará os vincos, mas também simplificará significativamente o processo de passar. Por exemplo, adequado para o trabalho é Luxus, pensado para coisas muito secas, Citico universal, adequado para todos os tecidos, Reinex, que pode ser usado para roupa de cama, e Domal, simplesmente adicionado à máquina de lavar.

Métodos tradicionais

Você pode adicionar densidade às coisas usando açúcar. Areia na quantidade de 3 colheres de sopa é combinada com 100 mililitros de água, após o que é aquecida ao fogo até obter um xarope de açúcar. A substância acabada é resfriada naturalmente e os itens processados ​​são colocados diretamente nela por 10 minutos. Após a remoção, os produtos adquirem a forma exigida, sendo obrigatoriamente protegidos da umidade.

Vale ressaltar que uma receita alternativa envolve a dissolução de 6 colheres de açúcar em um litro de água, além de uma imersão de 20 minutos. O produto engomado desta forma é seco após leve compressão sobre uma superfície plana e também é passado a ferro com um pano de algodão.

A cola PVA pode ser usada tanto em roupas de malha como em peças decoradas com bordados. Uma substância pegajosa na quantidade de algumas colheres de sopa é diluída em 4 colheres de sopa de água. Se você precisa alcançar uma maior rigidez das coisas, então é permitido combinar os componentes na proporção de 1: 1. Tudo é misturado suavemente e aplicado com pincel nas peças processadas ou para embeber os produtos. Para engomar roupas de seda, a cola de silicato é mais adequada, uma colher de chá deve ser diluída em 5 litros de água.

O uso de gelatina aumenta significativamente a elasticidade dos produtos de tecido. Este método é adequado para peças de malha, tecidos coloridos, flores artificiais e decorações diversas. Para preparar a solução, use de 1 colher de chá a 1 colher de sopa de pó e 50 mililitros de líquido frio. Depois de esperar que a mistura inche, o que levará de 20 minutos a uma hora, é necessário adicionar mais 0,2 litro de água pura e depois colocar no fogo e aquecer, mexendo, até que os grãos estejam completamente dissolvidos. Na solução resultante, será correto embeber os objetos por não mais do que alguns segundos.

Engomagem de diferentes tipos de tecidos

É habitual engomar diferentes materiais de acordo com o mesmo esquema, mas com algumas nuances. Por exemplo, a gaze é mergulhada em pasta não completamente resfriada, mas ainda quente. Depois de saturar completamente o tecido, é necessário endireitá-lo suavemente. Se você deixar a menor dobra na tela, não será possível alisá-la no futuro, mesmo com um ferro. Tecidos de tule, chiffon e outros semelhantes só podem ser processados ​​de maneira suave. A coisa fica de molho na solução por 15 minutos, e todo esse tempo é mexida periodicamente para uma impregnação mais uniforme.

Alguns especialistas, entretanto, se limitam a um processamento de dois ou três segundos. O produto é torcido sem torcer, depois endireitado e seco. Antes de passar, o tecido tratado é processado a partir de um borrifador de forma que fique saturado de umidade.

Para produtos de renda, o amido médio é mais adequado. Eles também respondem bem a soluções adesivas de concentração média ou uma mistura de amido de arroz e leite. Não é necessário aumentar a concentração para aumentar a firmeza do guardanapo ou da toalha de mesa. Basta espremer menos a coisa, deixando mais pasta sobre ela. O processamento da renda é feito com algodão. É ele quem fica impregnado com um adesivo e depois é usado para processar o avesso do produto.Engomar uma coisa engomada deve ser feito com um tecido de proteção.

Basta processar produtos de algodão de forma suave. Eles são baixados na composição por vários minutos, mesmo depois de encharcados, são espremidos e, sendo endireitados, são pendurados na barra transversal. Antes de passar a roupa, ela precisará ser processada a partir de um borrifador. Organza é tratada com uma solução supermacia de 0,5 colher de chá de amido e 1 litro de água, sendo também necessariamente exposta à gelatina.

sem comentários

Moda

a beleza

casa