Tipos de tecidos

Qual é a aparência do tecido de lona e o que é costurado a partir dele?

Qual é a aparência do tecido de lona e o que é costurado a partir dele?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História
  3. Propriedades básicas do material
  4. Áreas de uso
  5. Regras de cuidado

Muitos amantes de produtos têxteis estão interessados ​​em saber como é a tela e o que é costurada a partir dela, exceto sacos e sacolas. O que interessa é o que é, como o material é usado, quais são suas propriedades principais. Por fim, vale a pena entender a composição da tela.

O que é isso?

Há uma crença generalizada de que o tecido da lona é serapilheira, algo áspero e pouco hábil, adequado apenas para uso auxiliar. E, de fato, essa matéria se distingue por uma tecelagem de fibras perpendicular e grosseira. Este recurso não pode ser confundido com nada e permite que você determine imediatamente a aparência exata desse tecido. Contém linho na versão clássica, pelo que podemos dizer que é a versão tradicional do tecido. Esse assunto é perfeitamente seguro. Existem também opções sintéticas para tela. Eles, como a tela, apenas reproduzem a textura externa do material, mas não são.

Uma imitação de tecido de lona também pode ser obtida à base de algodão, juta. A chita grossa e a chita também pertencem à tela. Porém, a versão mais tradicional é aquela que não sofre branqueamento. Na descrição, deve-se ressaltar que a cor original da tela é prateada, amarelada ou marrom, e é determinada pela matéria-prima inicialmente utilizada. Dependendo das necessidades pessoais, o tecido pode ser branqueado ou deixado na cor original.

Venda tecidos de lona com cores vivas e periodicamente. Pode até ter estampas decorativas.

História

A tela é usada desde a antiga era egípcia. Eles tentaram costurar roupas para trabalhos pesados ​​e têxteis para o lar com isso. O material forte e respirável imediatamente atraiu a atenção por sua capacidade de sobreviver a muitas lavagens e limpezas. Mesmo com a influência desfavorável do ambiente externo, esse tecido dura muito tempo. Mas depois, entre as áreas de aplicação das lonas, outras áreas também foram chamadas - por exemplo, a fabricação de velas.

A espessura do próprio tecido pode variar. Portanto, eles começaram a aplicá-lo gradualmente em objetos mais elegantes. No século 16, os pintores começaram a usar uma versão modificada da tela - e ainda a usam hoje. No entanto, a diferença entre eles se manifesta na aspereza da tecelagem dos fios. Na Rússia e em outros países, durante séculos, um forro de lona foi usado para manter a troca de ar e um microclima normal.

Essa circunstância era muito atraente para aqueles que estavam constantemente envolvidos em trabalhos físicos pesados ​​ao ar livre. Ou seja, para o campesinato, que mesmo nos séculos XVII-XVIII representava até 90% da população em todo o mundo. No entanto, tudo isso mudou com o surgimento da grande indústria têxtil, que criou belos tecidos a preços acessíveis. Por muito tempo, a tela se tornou um atributo de extrema pobreza, mau gosto ou ascetismo radical. Hoje em dia, a situação mudou um pouco e este tecido já é visto como uma alternativa razoável e ecológica aos sintéticos.

A trama simples pode ser encontrada entre uma grande variedade de tecidos. No passado, a variedade de telas de linho era muito apreciada. Era usado para fazer roupas para o sumo sacerdócio e a alta aristocracia. Eles aprenderam a fazer essa matéria, embora em pequenas quantidades, antes mesmo de nossa era.

Na Rússia, a tela podia ser tecida não apenas com linho, mas também com cânhamo - e o resultado não foi pior.

Propriedades básicas do material

A durabilidade do tecido da lona é indiscutível. Ela concorre com confiança até mesmo com as melhores contrapartes modernas. Essa propriedade garante a resistência ao desgaste e durabilidade dos tecidos. O desbotamento com o tempo, se é que ocorre, é extremamente lento. Você pode lavar esse tecido com confiança repetidamente, sem medo de danificá-lo. A tela é higroscópica. Suas fibras absorvem ativamente a umidade do exterior. Portanto, mesmo aqueles que suam profusamente se sentem confortáveis.

O superaquecimento durante o esforço físico pesado é completamente excluído. Esse momento tornou esse assunto ainda mais atraente para quem trabalhava na área na Idade Média. As fibras fortes de linho e juta têm outra propriedade importante. Eles não são suscetíveis ao colapso. E o tecido sem rugas continua atraente em qualquer época, porque é bastante prático. Na presença de fibras de linho, o aparecimento de mofo e a decomposição da matéria são excluídos. Este tecido é adequado para crianças pequenas e pessoas com pele particularmente sensível.

A poluição da tela quase não é terrível. Não vai rolar e formar grumos. A incapacidade da tela de eletrificar nos séculos XX e XXI provou ser uma vantagem inesperada que não poderia, é claro, ter sido prevista pelos antigos criadores. Esse tecido é barato, o que só aumenta sua atratividade. As desvantagens da matéria são a rigidez e a falta de estética da cor natural.

Vale ressaltar que as propriedades específicas do tecido canvas podem ser consideradas tanto pontos positivos quanto negativos, dependendo da situação, do escopo. Por exemplo, para uniformes de trabalho ou para educação física, a absorção de umidade é muito boa. Para um produto de embalagem, isso já será uma desvantagem clara.

As contrapartes da tela sintética são tão fortes quanto a amostra natural antiga, no entanto, essa resistência é perdida em temperaturas elevadas e o tecido pode até começar a derreter.

Áreas de uso

No século 21, ainda é possível conhecer uma bolsa de lona. E também com base nisso, eles podem fazer:

  • cortinas e cortinas;
  • toalhas;
  • toalhas de mesa;
  • calçados têxteis;
  • bolsas;
  • itens de exposição e várias composições;
  • produtos de artesanato.

No passado recente, a tela era usada principalmente para sacos. Seu valor decorativo foi aumentado graças ao design em estilos étnicos. Com base nisso, os designers de moda já estão criando coleções criativas inteiras. Encontra aplicação em macacões, ternos e até vestidos. Os acessórios de tela também não podem ser ignorados. Sacos pequenos e mochilas deste tipo tornaram-se uma solução muito popular. Freqüentemente, eles até os fazem com suas próprias mãos. Cortinas de tela também podem ser feitas no estilo artesanal. Este acessório complementará perfeitamente uma sala decorada em estilo ecológico.

Até o século 19, no entanto, o linho era usado muito mais do que agora. Análogos simples de contêineres para transporte de carga foram feitos a partir dele. Os toucados foram criados com base nesse tecido. No início do período feudal, os deveres dos camponeses podiam ser calculados na tela. Hoje, a lona é utilizada como material de limpeza, utilizada em acessórios de lavagem e limpeza. Têxteis de mesa são costurados de tecido de lona. Também é usado para roupas decorativas bordadas. A versão artística da tela é caracterizada por uma trama de fibras particularmente densa. Portanto, é bem adequado para a aplicação de tinta a óleo. A tela também pode ser usada como material de embalagem.

Muitas vezes é embalado em:

  • carga a granel;
  • notas (na prática de cobrança de dinheiro);
  • encomendas enviadas por correio e serviços de correio expresso;
  • sal de mesa;
  • vários cereais;
  • farinha;
  • outros mantimentos;
  • pratos;
  • recordações.

Se falamos não do principal, mas sim do significado auxiliar da tela, vale a pena citar o forro para agasalhos. Ela também pode ser de lona - e de jaquetas, calças e ternos. No passado, essa tela era lançada para a produção de uniformes militares, mas aos poucos foi mudando para opções mais práticas. Hoje, pelo menos 40-50% de toda a roupa de cama pertence a esta categoria. O material de limpeza e os panos de limpeza são adquiridos em grandes quantidades:

  • a indústria de mineração;
  • indústria química;
  • empresas metalúrgicas e metalúrgicas.

Regras de cuidado

O método de atendimento é determinado pela composição de um determinado assunto. Somente com esta circunstância em mente, uma longa vida útil dos produtos pode ser alcançada. O tecido de linho fino pode resistir a lavagens e passadas intensas em altas temperaturas. No entanto, está sujeito a encolher. O uso de amido ajuda a evitar a perda de forma.

A serapilheira grossa (aquela que, na verdade, é liberada para sacolas, para produtos semelhantes) não está sujeita a nenhuma lavagem. É simplesmente seco e sacudido para tirar o pó. Você também pode usar pincéis de cerdas grossas. Os análogos sintéticos e mistos de tecido de lona podem ser lavados a uma temperatura não superior a 30 graus.

Água sanitária pode ser usada com calma; a tela vai amolecer após cada lavagem, o que é normal.

sem comentários

Moda

a beleza

casa