Tipos de tecidos

Algodão: vantagens, desvantagens e variedades

Algodão: vantagens, desvantagens e variedades
Contente
  1. O que é isso?
  2. Composição
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Tipos e suas propriedades
  5. Comparação com outros materiais
  6. Onde é usado?
  7. Cuidado

No mundo moderno, algodão é o nome mais comum e comum para tecido. É familiar a todas as pessoas, sem exceção. Mas assim que a frase "tecido de algodão" ou sua abreviatura - "algodão" aparece em uma conversa, muitas pessoas começam a fazer perguntas diferentes. Não está claro para muitos se existe uma diferença entre esses tipos de tecido e qual é a peculiaridade de cada material individual.

Na verdade, a opinião da maioria parece completamente ridícula. O algodão e o tecido de algodão são o mesmo tipo de produto têxtil com nomes diferentes. É feito de algodão, ou melhor, de seus frutos. A qualidade do material é determinada pelo comprimento da fibra - quanto mais comprida, mais forte e durável se torna o tecido. Mesmo em termos de custo, os produtos de algodão são, em muitos aspectos, inferiores aos seus homólogos.

Devido a essas características, o tecido de algodão é considerado o tipo de tecido mais comum até os dias de hoje.

O que é isso?

O algodão é considerado um dos mais antigos tipos de tecido utilizado pela humanidade para costurar roupas. O trabalho com esse material começou a ser dominado no início do surgimento do mundo civilizado. Mas, apesar disso, a produção de algodão ficou muito tempo sem escala industrial. A primeira grande safra de algodão foi colhida na Índia. No território da Europa, ele apareceu um pouco mais tarde, para ser mais preciso, durante o reinado de Alexandre o Grande. Depois de algum tempo, os artesãos europeus conseguiram entender e dominar o princípio da fabricação e costura dos produtos em tecido de algodão, a partir do qual conseguiram estabelecer a produção interna.

Na Rússia, o material de algodão apareceu no século 15, mas sua produção era bastante escassa. Por isso o material foi considerado o mais caro.

Inicialmente, os tecidos de algodão eram processados ​​manualmente. Esse foi o mais importante e fundamental dos motivos que dificultaram a divulgação do tecido no mercado mundial. Então a situação mudou radicalmente devido ao início do aparecimento de equipamentos industriais para os métodos de processamento correspondentes.

O processo de produção otimizado do tecido de algodão possibilitou ações passo a passo.

  • Colheita. Isso se refere à pesagem do material de aquisição e seu armazenamento.
  • Limpeza. Vários detritos foram removidos nas máquinas correspondentes, após o que foi feita a triagem.
  • Fazendo fios contínuos. Este processo fala da tecelagem das fibras do tecido.
  • Tecelagem de fios. Criação de tecido diretamente.

Hoje, o processo de produção do algodão ocorre exclusivamente em escala industrial. Após cada etapa individual, os técnicos realizam certas verificações, com base nas quais fazem anotações e elaboram uma descrição do produto preparado. O material acabado não só parece impressionante, mas também tem uma série de outras vantagens, que podem ser sentidas com o contato tátil.

Composição

No mundo moderno é muito difícil encontrar roupas ou qualquer outro item têxtil 100% algodão. Muitas vezes, durante o processo de fabricação, alguns componentes são acrescentados ao tecido, fazendo com que o material acabado seja de melhor qualidade, apresenta maior resistência e aparência adequada.

Em maior medida, o algodão é complementado com tecidos como viscose, poliéster, acetato. Conhecendo suas características, pode-se entender porque os produtos de algodão apresentam tantas vantagens. Em primeiro lugar, o material se enruga menos, o que é muito importante no ritmo de vida moderno. E em segundo lugar, torna-se possível aumentar a paleta de cores.

É por isso que roupas e tecidos de algodão podem ser apresentados nas cores mais brilhantes e vibrantes.

Em qualquer loja de roupas masculinas, femininas e especialmente infantis, os vendedores costumam oferecer aos clientes produtos comuns feitos de material sintético 100% algodão natural. Você pode acreditar na palavra deles e, após a primeira lavagem, dar uma avaliação adequada do item comprado e do vendedor também. Por outro lado, durante o processo de seleção, alguns testes podem ser realizados para determinar se alta qualidade e 100% algodão se apresenta na vitrine ou sintético.

Primeiro você precisa dar uma olhada no material. O algodão em si nem mesmo tem um brilho mínimo. Se houver pelotas desagradáveis ​​no tecido, significa que não há algodão no material. Outra forma de verificar a qualidade da composição é amassar uma pequena peça de roupa na mão. Se o tecido estiver enrugado, foi usado cem por cento de algodão na produção. A última forma de verificar a qualidade do material é lavando-o. Este experimento pode ser realizado somente após a compra.

As roupas de algodão natural secam muito lentamente, enquanto os tecidos sintéticos secam instantaneamente.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer material, os tecidos de algodão têm certas vantagens e algumas desvantagens. Sem dúvida, as vantagens importantes são um alto nível de resistência e qualidade, além de um preço acessível.

Junto com isso, ele tem algumas características negativas. A exposição prolongada à luz solar no tecido de algodão afeta negativamente a densidade e a qualidade do material. Todos os produtos de algodão devem ser tratados com diferentes compostos que não permitam que o tecido enrugue. O mais desagradável é a destruição do tecido de algodão devido ao aparecimento de microorganismos nocivos nele. Esse processo leva muito tempo, primeiro arranhões aparecem no tecido, depois pequenos orifícios. Com os devidos cuidados, você pode esquecer para sempre a destruição de roupas e quaisquer outras consequências desagradáveis.

Tipos e suas propriedades

Hoje já existem parâmetros suficientes, graças aos quais é possível obter vários tipos de tecidos à base de puro algodão. A produção de matérias-primas têxteis devido à adição de componentes naturais, químicos e sintéticos aumentou várias vezes.

  • Cambraia. Um tipo de matéria muito fina, mas bastante durável. Possui baixo índice de densidade. Fabricado com fios penteados pré-torcidos. O tipo de tecelagem utilizado é a tecelagem simples, devido à qual se obtém uma baixa densidade. De acordo com o critério de preço, o tecido é muito caro, mas muito resistente ao desgaste. Basicamente, a cambraia é usada para acessórios de dormir - camisas para mulheres, pijamas para homens, bem como toalhas de mesa.

O material marquise é usado principalmente para costurar roupas de verão, bem como cortinas e roupas de cama.

  • Marquês. Este tipo de material é muito parecido com a cambraia. Ele usa o mesmo fio penteado de trama lisa em sua produção. A única diferença é o maior nível de ondulação dos fios.

O material marquise é usado principalmente para costurar roupas de verão, bem como cortinas e roupas de cama.

  • Volta. É um material sedoso e muito delicado com elevado grau de densidade. É feito com fio penteado, que é pré-torcido fortemente. As características principais são muito semelhantes às cambraias. A roupa interior é feita de volts.
  • Percal. Um tipo de matéria muito refinada e muito refinada com um alto nível de densidade. O entrelaçamento das fibras é feito de acordo com um algoritmo. Apesar de sua durabilidade, parece ser bastante macio e sedoso. Os produtos Percal vão servir o seu dono por muito tempo. Apesar de sua sofisticação, o tecido é fácil de lavar e possui diversos métodos de limpeza.
  • Popeline. Este material é feito com base em tecelagem simples de fio penteado. A roupa de cama é feita de popeline.
  • Kiseya. O material é muito leve e transparente. A tecelagem ocorre com uma tecnologia especial. Os fios são entrelaçados aos pares com o entrecruzamento das fibras da urdidura. O tecido é usado para decorar trajes femininos, além de cortinas de janelas.
  • Tule. Material estampado transparente, leve e delicado. Sua produção é realizada em máquinas especializadas. Este tecido é usado principalmente para decorar roupas femininas, cortinas de janela e colchas e capas.
  • Guipure. Um tecido muito famoso. É um tecido elegante feito de fios finos. Vários métodos são usados ​​para sua produção. A primeira é a retirada, ou seja, o arrancamento da fibra, a segunda é a dissolução dos fios em forma de padrão.
  • Cetim penteado. O próprio nome traduz a essência da produção de tecidos. O material é feito de fios penteados em cetim. É usado principalmente para fazer roupas de cama e quaisquer outros produtos têxteis-lar.

Uma variedade bastante ampla de produtos têxteis é feita de algodão de fibra média.

  • Chintz. O conhecido tecido feito de fios de torção média. Chintz é usado na costura de roupas de verão.
  • Tecido de chita. Este é um grupo completo de tecidos para tecelagem, semelhante ao material de chita. Os têxteis para uso doméstico são feitos de tecidos de chita.
  • Chita. O material russo é feito de puro algodão. A chita importada contém uma certa quantidade de fibras sintéticas.
  • Cetim cardado. Tecido denso feito de fios espessos.
  • Cretone. Tipo de tecido bastante denso e pré-tingido, cuja tecelagem é realizada de acordo com o tipo de linho. Como resultado, os produtos são obtidos com a presença de enfeites e padrões diversos. É utilizado para estofamento de móveis.

Uma atenção especial deve ser dada ao tecido stretch americano. Na produção desse tecido, são utilizadas as tecnologias mais avançadas, enquanto a composição contém algodão em combinação com elastano.

Recentemente, o polycotton de material polonês está ganhando grande popularidade. Sua peculiaridade está na combinação de algodão e poliéster em quantidades iguais.

Comparação com outros materiais

Cada tecido de algodão possui certas qualidades distintas inerentes apenas a ele.

Primeiro você precisa considerar o processo de combustão. Em princípio, qualquer material natural tem a propriedade de combustão completa. Produtos constituídos por uma composição mista se queimam com a formação de gotículas de resina. Mas os recheios sintéticos não queimam, apenas derretem. Durante o processo de queima, o cheiro de papel queimado é exalado do algodão natural. Depois que a maior parte do tecido é queimada, o material estragado começa a arder. Para efeito de comparação, você pode verificar o linho - ele queima tão bem, mas os restos ardem muito pior. Para outro exemplo comparativo, lã é sugerida. Este material queima quase imediatamente e completamente. Ao mesmo tempo, exala um cheiro estranho de cabelo queimado.

Outra característica distintiva do algodão é sua sensação tátil. O toque do algodão provoca as sensações mais inusitadas, macias, quentes e delicadas. Para comparação com outros tipos de tecido, sugere-se considerar também o linho. Com a interação tátil, o linho parece ser bastante áspero, resistente e ligeiramente frio. Mas nenhum desses tipos de tecido se compara à seda natural.

O material do algodão é higiênico, prático e muito bonito em suas propriedades. Graças à vasta gama de produtos fabricados, poderá sempre escolher as coisas mais cómodas que vão ao encontro de todas as exigências do seu proprietário.

Qualquer pessoa pode comprar roupas de algodão ou outros produtos têxteis feitos com eles pelo preço mais razoável.

Onde é usado?

Chegando a uma loja que vende algum produto de tecido, várias questões surgem imediatamente, e a principal delas é a disponibilidade de tecido de algodão ou de quaisquer elementos de tecidos de algodão natural. Na verdade, o algodão está presente em quase todos os produtos que uma pessoa usa. Por exemplo, roupa de cama. Para a sua produção, utilizam-se principalmente tecidos macios, por exemplo, cetim, chita grossa. Para uma cama de bebé - exclusivamente de flanela. O algodão é bastante leve, por isso é utilizado na confecção de vestidos de verão, camisas masculinas. No calor do verão, com roupas de algodão, todos se sentem aconchegados e confortáveis.

Os tecidos de algodão são freqüentemente usados ​​para costurar casacos. Muitas empresas usam exclusivamente algodão ao solicitar uniformes para seus funcionários.

No uso doméstico, quase todos os elementos têxteis são de algodão, por exemplo, toalhas de mesa, cortinas, toalhas, cortinas e muito mais.

Cuidado

Como qualquer outro material, o algodão requer cuidados especiais. Por exemplo, para que o material não encolha, as peças de algodão branco precisam ser lavadas a uma temperatura não superior a 95 graus, as coloridas - a 60. Mas as peças finas - a no máximo 40 graus.

É melhor lavar os tecidos de algodão na máquina de lavar. Além disso, o sistema automático permite definir o modo de lavagem necessário para cada tipo de roupa em separado.

Para qualquer tipo de algodão, pode-se usar agentes de limpeza adicionais que podem amaciar a água da máquina, conferindo maciez extra às roupas lavadas.

Tecidos de algodão colorido nunca devem ser lavados com alvejante ou detergentes delicados. O modo de secagem é permitido apenas para alguns tipos de tecido de algodão. Informações a esse respeito podem ser encontradas na etiqueta do produto têxtil.

Uma atitude desdenhosa em relação ao tecido leva ao fato de que o material encolhe após a lavagem, respectivamente, o tamanho da coisa muda e a simetria do produto é perturbada.

Veja o próximo vídeo para uma aula magistral sobre costura para camas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa