Tipos de tecidos

Tudo sobre tecido ondulado

Tudo sobre tecido ondulado
Contente
  1. O que é isso?
  2. Aplicativo
  3. Cuidado
  4. Como fazer tecido ondulado em casa?

No final da era soviética, ter uma saia plissada significava estar em um tema da moda. Porém, várias décadas se passaram, e tal coisa seria apropriada no guarda-roupa de uma mulher moderna da moda. Mas nem todo mundo decide comprar um papelão ondulado, visto que é muito pouco prático. Vale a pena descobrir que tipo de tecido é e se é verdade que tais problemas surgirão com ele.

O que é isso?

Ripple é um tecido com uma pequena dobra vertical, que é colocada "na borda". Isso ajuda o material a parecer não apenas volumoso, mas também fluido. Aliás, você pode ondular diferentes telas, e até com as próprias mãos. A textura dos próprios tecidos é lisa e granulada, felpuda e translúcida. Eles são usados ​​para costurar roupas e fazer têxteis para o lar - cortinas, por exemplo.

A propósito, eles costumam confundir pregas com pregas. Sim, são diferentes tipos de tecidos. E eles diferem na forma como formam dobras. Se for uma ondulação, a dobra é colocada "na borda" e localizada em um ângulo. É possível que na parte inferior da coisa as dobras se tornem mais largas, lembrando um pouco um leque. As costuras plissadas são sempre claras, dobras regulares. No plissado, a dobra e a dobra têm a mesma largura e, no plissado, a dobra é sempre mais larga que a dobra.

O tecido ondulado é feito em máquinas especiais do tipo prensa. As dobras são colocadas em paralelo ou em leque. Tipos leves se prestam melhor a franzir. Os materiais sintéticos e naturais criam bem. De seda, linho e tecidos mistos a poliéster e viscose, quase todos os tecidos populares podem ser franzidos.

Quais são as principais vantagens do tecido ondulado:

  • se você escolher o estilo certo, a dobra na estrutura do tecido ficará mais estreita;

  • você pode colocar dobras de maneiras diferentes, o que significa que a solução de design tem um lugar para vagar;

  • os tecidos ondulados naturais têm propriedades higiênicas virtualmente impecáveis;

  • e se for sintético, não enrugará.

Pode-se dizer que existe uma desvantagem. Para o tecido, de fato, não é fácil de cuidar.

Aplicativo

Basicamente, as roupas são feitas de papelão ondulado, mas até a roupa de cama pode ser feita com esse tecido. Neste último caso, o tecido terá um efeito de micromassagem. E há opções aqui.

Qual é a ondulação do tecido.

  • Veludo - trata-se de um tecido felpudo de média densidade com boa retenção de dobras, utilizado na confecção de peças de guarda-roupa de senhora.

  • Chiffon - um tecido fluido e translúcido de seda, viscose ou algodão. Saias, blusas, vestidos, certamente leves - é isso que vale o chiffon.

  • Internet - um material muito texturizado, que geralmente é feito de poliéster. Ela faz fantasias de palco brilhantes e muito mais. Pode ser usado para cortar roupas e acessórios.

  • Atlas - esse é o nome do tecido com glitter. O cetim é tecido de poliéster, também viscose e, novamente, seda. Adequado para uso diário e noite.

  • Cetim crepe - uma tela granulada com um certo brilho. É feito de seda crua e normalmente só vai para roupas femininas.

E até as cortinas podem ser feitas de ondulação. Isso geralmente é feito com materiais sintéticos, em alguns casos misturados. As roupas das crianças também costumam ser feitas de papelão ondulado, especialmente roupas para meninas em idade escolar.

Cuidado

Já foi notado que o tecido é caprichoso. E se for seda ou chiffon, não precisa sofrer, é melhor lavar imediatamente a seco o tecido. Se for um item misturado ou sintético, também pode ser enviado para a lavagem da casa.

Mas existem algumas regras bastante rígidas aqui:

  • não aqueça a água acima de 30 graus;

  • antes de lavar, é melhor bainhar as dobras com fios brancos (sim, atrapalha, mas confiável), e prender no centro e na parte de baixo da coisa, só os pontos não precisam ser apertados;

  • se você lavar, então apenas com o uso de pós macios, você pode adicionar um condicionador de lavagem delicado;

  • a lavagem à máquina de escrever assume a opção "lavagem à mão" ou "delicada", "seda", deve-se excluir a centrifugação;

  • roupas secas ou outros produtos corrugados em um cabide;

  • não deixe o produto secar.

Não há absolutamente nenhuma necessidade de passar o tecido a ferro se estiver bem seco. Mas se as dobras ficarem desarrumadas após a lavagem, algo deu errado. Se for um tecido plissado de chiffon, ele sai muito bem. Por exemplo, uma banheira cheia de água quente está sendo puxada e o item está pendurado em um cabide diretamente acima da banheira. Feche a porta por 15 minutos. Se você tem um vaporizador, não precisa desse problema: o item fica pendurado em um cabide e o dispositivo é passado por cima dele. Mas há tecidos que não podem ser passados ​​nem vaporizados, e isso estará sempre indicado na etiqueta.

Digamos que o produto corrugado esteja tanto amassado que passar a ferro é indispensável. Em seguida, você precisa usar uma gaze úmida de três camadas. Bem, aqueça o ferro de acordo com as instruções no rótulo do produto. E mesmo que as dobras não tenham uma bainha antes da lavagem (e, portanto, possam enrugar), isso terá que ser feito antes de passar. A passagem a ferro deve ser feita exclusivamente pelo avesso, e o forro é passado a ferro separadamente da camada de papelão ondulado.

Como fazer tecido ondulado em casa?

Em casa, enrolar o material corrugado não é uma tarefa fácil. É muito mais fácil comprar. Mas se você realmente quiser, pode tentar. Você precisa pegar formas de papelão, colocar uma tela entre elas, que deve ser embebida em água com vinagre antes disso. E depois de estar nesta solução, o tecido deve ser vaporizado e seco.

Várias recomendações importantes:

  • encontrar formulários - alargados e poluklesh, os cacheados estão especialmente em demanda agora;

  • é melhor enviar a peça para o banho de vinagre, e assim você pode capturar vários produtos de uma vez para um procedimento;

  • é conveniente fazer folhas moldadas de papel Whatman denso, de uma forma - para se divertir - o suficiente para várias dezenas de saias;

  • tecido ondulado, e não um produto, isto é, primeiro faziam dobras e depois cosiam;

  • proporções de argamassa - 1 parte de vinagre para 3 partes de água, é bom se for água decantada;

  • melhor abrir janelasporque o cheiro da casa será pungente;

  • tecido para papelão ondulado e comum tem um consumo diferente, para fazer uma ondulação, você precisa de 3 vezes mais tecido.

A beleza nem sempre exige sacrifício, mas muitas vezes dá problemas. E as dobras desse tecido são um exemplo vívido disso. Mas bonito!

sem comentários

Moda

a beleza

casa