Tipos de tecidos

Guipura: características, variedades e aplicações do tecido

Guipura: características, variedades e usos do tecido
Contente
  1. O que é isso?
  2. Composição
  3. Tipos de material
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Quais são as diferenças da renda?
  6. Aplicativo
  7. Cuidado com o tecido

A tecelagem de renda é famosa desde os tempos antigos como uma arte aplicada. Ainda no século XVI, o mundo viu rendas venezianas, crochetadas à mão, com padrões volumétricos, desenhos de ornamentos florais, animais, temas religiosos e de fantasia. Isso marcou o início da tecelagem de guipura. Somente pessoas capazes e ricas podiam pagar, já que o trabalho era muito caro e demorado.

O que é isso?

Guipure é um tecido perfurado que inclui uma base de malha e fragmentos de um padrão. Dependendo da técnica de execução, é possível bordar em tecido leve e transparente. O material é fino, bastante durável, resistente ao desgaste e respirável. Sua elasticidade depende do número de episódios e decorações aplicadas ao material de base. A gama de cores e tonalidades dos tecidos é muito variada: do tingido simples ao colorido. Para vestidos elegantes, blusas, saias, confeccionadas em material fino e transparente, substituem-se capas de seda, cetim, cambraia, chiffon e outras bases para facilidade de uso.

Composição

As versões mais caras e de alta qualidade de tecido de guipura são feitas dos melhores fios de algodão, viscose e seda. Para dar brilho, o lurex é introduzido na composição, para maior elasticidade e praticidade - um fio extensível de lycra. Na produção moderna, muitas vezes você pode ver telas feitas de acrílico, elastano, poliéster, juntamente com telas naturais clássicas.

Tipos de material

A guipura é dividida em tipos: malha, malha, elástica, clássica, guipura elástica, metálica, casamento, macramê.

O ancestral do tecido requintado foi a guipura veneziana. É caracterizada por padrões intrincados feitos com fios de alta qualidade, ouro e prata.

No período do método de produção industrial, fios sintéticos foram adicionados ao tecido rendado, o que tornou os produtos práticos e duráveis. A guipura elástica permite costurar imagens fora do padrão, pois tem a capacidade de esticar bem, cabendo perfeitamente na figura.

Guipura com lurex (fio com revestimento metálico) dá um ar festivo aos vestidos de noite. Manchas brilhantes podem enrijecer a tela.

As novas tecnologias nos oferecem uma combinação de malha e renda.

Isto é muito cómodo, uma vez que um produto feito com este tecido não necessita de ser adicionado sob a forma de capa ou forro, permite criar estilos com vários elementos da moda. A combinação de guipura branca em uma base de malha preta parece ótima.

O atlas de guipura é um novo tipo de tecido elástico de duas camadas, que consiste em cetim elástico e guipura. Mais destinada a costurar vestidos de noiva e de noite, não enruga, não brilha e mantém sua forma. Na frente, um padrão é aplicado ao cetim com fios muito finos. Muitas vezes é complementado com strass, lantejoulas ou contas.

A guipura impressa tem o nome da tecnologia de padronização. Normalmente, é uma combinação de várias cores.

Uma espécie de tela é usada tanto para trajes do dia-a-dia quanto para cerimoniais.

A guipura macramê é uma delicada tecelagem de fios de alta qualidade. As roupas feitas com esse tecido parecem caras e elegantes. O tipo de guipura é popular nos detalhes, adições, acabamentos e até na decoração de interiores.

É difícil imaginar um vestido de noiva sem tecido de malha com bordados tridimensionais, miçangas e miçangas. O vestido de noiva com este parece elegante, caro, e as bordas e bainha de renda enfatizam sua feminilidade e beleza.

Os tecidos de guipura são abundantes em uma variedade de padrões, tons, tipos e técnicas de produção. Em conjuntos, estão em perfeita harmonia com outras texturas.

Vantagens e desvantagens

É difícil discordar da ternura e da beleza da guipura. Na maioria das vezes, a tela pode ser vista em produtos para a noite e ocasiões especiais, sua transparência, sofisticação, brilho lurex adicionam sofisticação e charme à imagem. O estilo empresarial com pequenas inclusões de tecido perfurado torna-se mais suave e mais leve.

O material é simples de cuidar e vestir, mas devido à estrutura da malha, é necessário prestar atenção aos pegamentos e à aparência dos puffs.

Uma das desvantagens é o alto custo do tecido feito à mão., uma vez que este é um processo complexo e demorado de realizar. Tipos com inclusão de fios sintéticos e produzidos em equipamentos industriais são mais baratos e acessíveis.

Quais são as diferenças da renda?

Renda e guipura são freqüentemente comparadas entre si. O laço é obtido por tricô com fios especiais. É usado principalmente como elemento de decoração. Hoje em dia, openwork também é feito por máquina, pois é mais rápido. A renda requer uma manutenção cuidadosa.

O guipure é um tecido pronto a usar, tem uma malha, quase sempre elástica, base sobre a qual são recheados ou bordados vários fragmentos do padrão, e é fácil de usar. Ambas as técnicas são elegantes e sofisticadas.

Aplicativo

Guipure é um tecido popular e procurado, usado sozinho ou em combinação com outros materiais.

Os vestidos de noite têm um look delicado, sofisticado, feminino. A tela é perfeita para um vestido de noiva e agradáveis ​​complementos para a noiva na forma de um véu, véu, luvas, emoldurando um buquê ou um chapéu.

Tecido de guipura funciona bem com outros tecidos. Um laço de negócios contido e austero pode ser atualizado com inserções decorativas, e o uso em sapatos ou acessórios enfatiza sua beleza.

Frequentemente, os tecidos vazados são usados ​​no interior na forma de cortinas, tule, cortinas, fronhas em almofadas decorativas, em têxteis de mesa.Toalhas de mesa e colchas manterão um ambiente aconchegante na casa, e lustres, luminárias de chão e arandelas com a iluminação acesa lançarão padrões mágicos nas paredes.

Cuidado com o tecido

A fim de preservar por mais tempo a aparência dos produtos guipura, é necessário usar a lavagem à mão em uma temperatura de água de até quarenta graus ou na máquina no modo "delicado" sem centrifugação com detergentes neutros. Recomenda-se passar os tecidos naturais com um hidratante e de dentro para fora, sobre uma base macia para manter o volume do molde, e a temperatura depende do percentual de fibras sintéticas.

Mas você também pode usar os serviços de lavagem a seco. Tecido fino e delicado vai durar muito tempo se seguirmos certas regras de cuidado.

Você aprenderá mais sobre guipura assistindo ao vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa