Tudo sobre higroscopicidade de tecidos
A higroscopicidade é uma das propriedades do material da qual depende o conforto da roupa. Com o material deste artigo, você aprenderá o que significa esse conceito, quais são os métodos de sua definição e significados para vários tipos de têxteis.
O que é isso?
Traduzido literalmente do grego antigo, a palavra "higroscopicidade" significa "observação da umidade". Higroscopicidade - a capacidade dos têxteis de absorver e reter umidade nas fibras. O cálculo leva em consideração a umidade do ar absorvida pelo tecido. É absorvido pelas fibras, o que leva a uma alteração em suas propriedades. Várias impregnações protetoras também são critérios definidores. Quanto mais fina e solta a estrutura do tecido, mais eficiente é o processo de evaporação. Tecidos diferentes têm significados diferentes. Em alguns casos, isso é um ponto positivo, em outros, é um sinal negativo. A higroscopicidade é uma característica física fundamental para os tecidos com os quais são feitas roupas de cama e roupas íntimas, roupas esportivas e infantis.
Seus valores estão associados à densidade do tecido, ao método de tecelagem do fio, ao método de tricô. Além disso, eles dependem do tipo de fibras usadas com as quais os materiais são tecidos. Seus parâmetros diferem dependendo dos parâmetros de condutividade do vapor e permeabilidade do ar. Junto com esses indicadores, determina um microclima saudável para o ser humano. Sem aeração adequada, o risco de superaquecimento do corpo aumenta. Isso leva ao desenvolvimento de resfriados, doenças de pele e problemas com o sistema cardiovascular. Com baixa permeabilidade ao ar e trabalho intensivo das glândulas sudoríparas, as roupas ficarão molhadas e com um cheiro desagradável. Se a higroscopicidade for suficiente, o material permanecerá seco.Além disso, o tecido deve condensar o excesso de umidade à medida que o calor é gerado.
Assim, o corpo não começará a esfriar demais e a pessoa sempre se sentirá bem. As qualidades higroscópicas das telas afetam o equilíbrio térmico entre o corpo humano e o meio ambiente.
Indicadores para diferentes tecidos
A higroscopicidade é um valor variável. Sua eficácia está relacionada às características físicas e higiênicas dos materiais naturais e sintéticos. Pode ser alterado com base no número de lavagens e no tempo de uso. Os requisitos para certos tecidos são diferentes. Por exemplo, para roupas íntimas, a higroscopicidade deve ser alta. Para roupas de inverno, eles são baixos, uma vez que a conservação de calor suficiente é mais significativa.
Algodão
Os materiais de algodão são produtos do processamento de fibras de origem vegetal. Eles são ecologicamente corretos e seguros de usar, mais frequentemente usados na produção de roupas infantis. Dependendo da densidade e espessura dos fios usados, os materiais são diferentes. No entanto, uma característica comum é o tipo de fibra oca. Devido a isso, sua capacidade higroscópica é muito alta. Roupas de algodão não grudam no corpo com o calor. A pele fica com um clima ideal, as coisas não irritam o corpo. Certos tipos de têxteis são totalmente mercerizados. Devido à imersão de curto prazo em soda cáustica, eles melhoram a absorção de umidade e se tornam mais fortes.
Em média, o tecido de algodão pode absorver até 30% do seu próprio peso, permanecendo completamente seco. No caso em que o valor chega a 50% ou mais, a matéria emite uma umidade em forma de gota.
No entanto, os valores de higroscopicidade nos mesmos tecidos não são constantes. Eles podem mudar junto com as mudanças na temperatura ambiente e na umidade. Eles geralmente são maiores na rua do que dentro do apartamento.
Linho
Na indústria leve moderna, o linho é considerado um dos melhores materiais para costurar roupas elegantes do dia a dia. Isso se deve ao alto grau de higroscopicidade. Seus valores são superiores ao do algodão, em comparação com seu indicador de 8%, são 12%. Na umidade ambiente máxima possível, esses valores sobem para 21-30%.
O material de linho deixa a pele com uma sensação fresca e fresca. Possui excelente permeabilidade ao ar, juntamente com dissipação de calor. A temperatura corporal em roupas de linho é sempre alguns graus mais baixa do que em roupas semelhantes feitas de tecidos sintéticos. O tecido possui propriedades anti-sépticas. Esse recurso permite a utilização de linho para a confecção de curativos estéreis e outros itens para intervenções cirúrgicas.
Lã
A lã tem as propriedades higroscópicas mais elevadas, o que é explicado pela estrutura oca das fibras para a tecelagem. Graças a isso, as roupas de lã são quentes no inverno, frescas no verão e fora da estação. Em condições ideais, os valores de higroscopicidade são 17-20%. Se a umidade for alta, sobem para 40%. Esses significados são característicos de ovelhas, cabras, coelhos, lã de camelo e também lã de alpaca. O material absorve rapidamente a umidade e a evapora para o meio ambiente. No entanto, quando molhado, pode encolher. Para neutralizar isso, os fabricantes de tecidos adicionam fibras artificiais à composição.
Seda
O tecido de seda é criado com fios extraídos dos casulos do bicho-da-seda. Eles são muito fortes e resilientes e têm uma alta porcentagem de higroscopicidade. Em um ambiente ideal, é 11-12%. O tecido higroscópico absorve facilmente as secreções da pele até 1/2 de seu peso. Além disso, ficará ligeiramente úmido ao toque.
Seca rapidamente, tem capacidade de termorregulação. Alguns minutos depois de vestida, a vestimenta de seda aquece até a temperatura corporal, criando um ambiente confortável de uso. Porém, durante a liberação da umidade, podem permanecer estrias, que prejudicam a aparência da vestimenta.
Viscose
O rayon viscose é produzido a partir de matérias-primas naturais por meio de tratamento químico que melhora suas características físicas e de desempenho. O produto de beneficiamento da madeira além de higiênico, refresca perfeitamente a pele sem provocar reações alérgicas. Os indicadores de higroscopicidade do material são comparados a contrapartes naturais. Em condições ideais, eles são de 10-11%. Mas quanto mais alta a umidade, pior para o tecido. Se ficar molhado, sua resistência diminui e sua capacidade de deformar aumenta.
Bambu
As fibras de bambu são ocas por dentro, esse tecido absorve o excesso de umidade e rapidamente se desfaz, normalizando o microclima para o corpo. Portanto, usando essas roupas, você pode esquecer as manchas de suor molhadas. Esses tecidos antibacterianos são mais leves do que o algodão e a seda, mas têm uma sensação tátil semelhante à da cashmere. É considerado o melhor tecido absorvente. As taxas de absorção de umidade são 3-4 vezes maiores do que as do algodão.
O tecido possui uma estrutura microporosa, o que explica a absorção acelerada da umidade e sua evaporação sem vestígios da superfície do material. Isso não prejudica a estrutura do tecido, após a secagem, não há odor de suor.
De outros
Muitos materiais sintéticos são feitos de gás natural reciclado, petróleo, carvão. A maioria deles é caracterizada por baixos valores de aeração e higroscopicidade. Por isso, o entupimento dos poros não pode ser evitado, o que causa desconforto. O excesso de sal associado à sudorese pode causar irritação na pele e coceira. Quem sofre de alergia não deve usar essas roupas.
Os valores de higroscopicidade do acetato e triacetato são baixos. Os materiais sintéticos são praticamente incapazes de absorver umidade. Quando molhados, eles se tornam menos fortes e vulneráveis a danos mecânicos. Portanto, muitos tecidos artificiais não precisam de alta higroscopicidade. Danifica a estrutura do material. Capron, anid, náilon têm indicadores de higroscopicidade iguais a 3-6%. Junto com isso, eles são resistentes à tração e à tração, duráveis. Lavsan tem a higroscopicidade mais baixa: é de apenas 0,4%. Ao mesmo tempo, os têxteis são resistentes ao desbotamento e ao calor. Mas a pele não consegue respirar nele. As fibras contendo cloro também apresentam valores baixos.
Praticamente não há absorvência nos fios de poliuretano, dos quais é produzido o spandex (cerca de 1,5%). É indesejável usar essas roupas durante a estação quente. A microfibra, ao contrário, por ser um material sintético, tem boas propriedades higroscópicas, que rondam os 10%. Em condições críticas, é capaz de absorver umidade além de seu próprio peso.
Como a higroscopicidade é determinada?
A higroscopicidade dos tecidos é determinada de acordo com GOST 3816. Na determinação deste valor, são realizados 3 tipos de avaliação: real, condicional e máxima. As diferenças entre eles residem nos termos da definição. O primeiro valor é denominado normal. Determinado pela porcentagem de umidade em relação ao tecido seco em condições específicas. O segundo é determinado levando-se em consideração uma umidade de 65% e uma temperatura ambiente de +20 graus. O máximo assume condições nas quais a umidade seja de 100% e a temperatura do ar seja de +20 graus.
Para saber alguns valores, é cortada uma peça de 20x5 cm do tecido. Em seguida, é colocado em um recipiente preparado e pesado. Para determinar a porcentagem de absorção de umidade, a aba é colocada em um recipiente de paredes grossas, onde são criadas as condições de umidade do ar necessárias. Normalmente em torno de 97-99%. Após 3,5-4 horas, o retalho é removido e pesado. Depois disso, a secagem é realizada a uma temperatura de pouco mais de 100 graus. Quando o material está completamente seco, é pesado novamente. Os valores obtidos são indicativos de higroscopicidade.
Todas as manipulações são realizadas em condições de laboratório em equipamentos especializados. As propriedades higroscópicas de um material são determinadas pelo cálculo do teor de umidade, rendimento de umidade, absorção de água e umidade.