Tipos de tecidos

Fleece: descrição da composição, prós e contras

Fleece: descrição da composição, prós e contras
Contente
  1. O que é esse tecido?
  2. Propriedades
  3. Variedades
  4. Uso
  5. Recursos de cuidados

A escolha moderna de diferentes tecidos permite-lhe escolher o material que se adapta perfeitamente a cada ocasião. A mesma lã hoje parece ser um atributo integral da civilização humana, portanto, muitos ficariam surpresos ao saber que este material não tem nem meio século de idade. No entanto, mesmo agora, ele se tornou tão firmemente estabelecido no uso diário que merece muito mais atenção.

O que é esse tecido?

O próprio nome de lã indica especificamente o efeito que seus criadores estavam tentando alcançar - do inglês lã é traduzido como pelo ou lã. No entanto, o tecido original era um produto natural, mas o velo é feito de poliéster e alguns outros fios sintéticos. O início da produção desta matéria foi lançado em 1979.

A breve descrição geralmente diz que O velo é tão quente como a lã, sem interferir na "respiração" do corpo, o que é um complemento muito útil.

Isso não é o fim das vantagens dos sintéticos complexos sobre os naturais, porque o velo pesa ainda menos, é capaz de repelir a água e também é relativamente simples no cuidado diário.

O velo parece um pouco incomum, sua superfície é pontilhada com pequenos caroços, que também ajudam a mantê-lo aquecido. As propriedades de alta economia de calor determinam o escopo deste material, mas sua aparência incomum muitas vezes força os fabricantes a usá-lo como um forro.No entanto, as mesmas camisolas são muitas vezes feitas de lã, e é com o exemplo dessas roupas que é mais fácil imaginar como fica.

Propriedades

Apesar da presença abundante de cavidades e lacunas entre as fibras sintéticas na estrutura do tecido, o velo nunca encolhe e não permite que as roupas mudem de forma original, o que simplifica muito a costura de várias coisas a partir dela. Além disso, o tecido de lã pode ser bem tingido em qualquer cor e não desbota, mesmo sob a influência de uma grande quantidade de umidade. Na sua forma pura, este material estica bem, o que também evita o aparecimento de rasgos.

Se falamos das características positivas que se tornaram a razão da rápida disseminação do velo pelo mundo em questão de décadas, não podemos deixar de destacar alguns pontos.

  • Baixo peso. Esse material envolve costurar roupas quentes, mas ao mesmo tempo bastante leves, o que é especialmente importante no caso de crianças ou pessoas que se encontram em condições difíceis.
  • Elasticidade. As roupas de lã se adaptam bem a qualquer tipo de atividade, por isso muitas vezes são escolhidas por atletas e por quem não é estranho aos exercícios diários. Se uma peça de roupa pressupõe uma aderência estrita à forma original, então apenas um forro isolante é feito de tecido de lã e, por sua leveza e elasticidade, não interfere no uso regular de tal traje.
  • Facilidade de manutenção. O velo é lavável à máquina, por isso todas as vantagens da tecnologia moderna podem ser utilizadas para torná-lo mais fácil de cuidar.
  • Alta velocidade de secagem. Devido à abundância de cavidades, o velo não é capaz de absorver muita água, portanto, os produtos feitos a partir dele secam muito rapidamente após a lavagem. Isso permite que você não sobrecarregue seu guarda-roupa usando um pequeno número de coisas.
  • Força e resistência ao desgaste. Para esses dois indicadores que determinam a durabilidade das roupas, o velo não pertence aos líderes inequívocos - pelo contrário, seus indicadores são bastante médios. Outra coisa é que a maioria dos análogos com qualidades positivas comparáveis, contra o pano de fundo da matéria de lã, acaba sendo frágil e se rasga facilmente, portanto, mesmo a resistência média pode ser considerada uma vantagem.
  • A capacidade de reter calor. O que é interessante é que este parâmetro, pelo qual o velo costuma ser elogiado, também é estimado pelos especialistas como uma avaliação média, já que existem tipos de tecidos muito mais quentes. Outra coisa é que para as condições de uma zona climática temperada, as habilidades de economia de calor do velo são suficientes - na estação fria ele é capaz de proteger eficazmente do frio, sem levar ao superaquecimento do corpo. Materiais mais quentes também são necessários em certas condições, mas não há tantas pessoas no mundo que se deparam constantemente com temperaturas tão baixas, mas o velo é uma espécie de meio-termo.
  • Estabilidade biológica. O grande problema de quase todos os tecidos de origem natural é que eles podem ser um ambiente confortável para a habitação e reprodução de diversos microrganismos. Na melhor das hipóteses, isso causa danos rápidos às roupas; na pior, pode se tornar um problema para o proprietário se pessoas indesejadas provocarem doenças. O velo é feito de fibras que não podem ser do interesse das bactérias, portanto, não permanecem em sua superfície.
  • A capacidade de se manter aquecido mesmo quando molhado. Molhar roupas quentes sempre se torna um grande problema - via de regra, depois de ingerir água de alta condutividade térmica, ela perde toda sua capacidade de aquecimento. O tecido polar, mesmo quando molhado, responde melhor a esta tarefa do que os concorrentes, além disso, seca muito rapidamente.
  • Hipoalergênico. Muitos materiais naturais são capazes de causar rejeição em um determinado grupo de pessoas, pelo que qualquer contato com uma substância provocadora pode acarretar uma manifestação aguda da doença.Como parte das fibras de lã, apenas materiais hipoalergênicos comprovados são coletados, portanto, roupas e cobertores para crianças muitas vezes são feitos a partir dele - a categoria das pessoas mais suscetíveis a alergias.

Com todas as vantagens, entre as características do velo, havia lugar para as desvantagens. São relativamente poucos, mas é necessário conhecê-los - talvez sejam eles que o forçarão a abandonar o uso deste material.

  • Inflamabilidade. O velo original, lançado em 1979, ainda apresentava esse tipo de perigo de incêndio. Por si só, continua assim até hoje, mas os fabricantes há muito inventaram um método de processamento que elimina essa desvantagem. Outra coisa é que o comprador não pode saber com antecedência se foi o seu item que passou por esse processamento e, portanto, o risco sempre permanece.
  • Eletrificação. As coisas de lã acumulam corrente em si mesmas com bastante facilidade e rapidez, o que no mundo moderno é cada vez mais considerado um sinal de roupa de baixa qualidade.
  • A capacidade de coletar poeira. A carga estática que se acumula no tecido de lã ajuda a atrair a poeira, e um grande número de cavidades na estrutura do tecido apenas contribui para o seu acúmulo. Se uma pessoa não for particularmente suscetível a ela, isso não será um grande problema, mas em algumas pessoas pode causar fortes crises de alergia.

Variedades

O velo nem mesmo é um material específico, mas um grupo de diferentes tipos de tecidos, cada um com suas próprias características e podendo ser mais ou menos adequado para tarefas específicas. Os critérios de classificação podem ser textura (unilateral ou bilateral) e muitos outros parâmetros, mas consideraremos apenas dois principais.

Por densidade

Fleece não implica nenhum indicador padrão, cada fabricante pode alterar a mesma densidade a seu próprio critério. Como resultado de tais manipulações, na verdade tecidos diferentes aparecem com um grau diferente de preservação de calor, portanto, a partir da mesma matéria (a julgar pelo nome), coisas podem ser feitas para necessidades fundamentalmente diferentes. Isso é melhor visto no exemplo de uma classificação específica.

  • Lã fina pesa apenas 100-200 gramas por metro quadrado. Costurar roupas com ele não se justifica inteiramente, pois o material não retém o calor tão bem que possa ser usado sozinho, sem outras roupas. A principal área de aplicação desse tecido é costurar roupas íntimas térmicas, e também pode ser usado para fazer um forro para jaquetas leves de primavera e outono.
  • Velo de densidade média já é mais pesado - 200-300 g / m2... É este tipo de tecido que se costuma usar para costurar roupas infantis, pois com um peso relativamente baixo, proporcionam uma proteção decente do frio em combinação com outras roupas. O mesmo material é mais frequentemente usado para costurar luvas e chapéus.
  • Velo pesado de até 400 gramas por metro quadrado destina-se a resolver problemas graves com baixas temperaturas, uma vez que se distingue pela sua espessura considerável e capacidade de economia de calor. Casacos de inverno costumam ser costurados com esse tipo de tecido, mas é mais adequado para costurar cobertores quentes - por baixo deles, mesmo em um apartamento relativamente frio, você pode dormir sem roupa.
  • O velo é chamado de muito denso, cuja densidade excedeu 400 gramas por metro quadrado. (O indicador máximo é considerado 600 gramas). Em nossa região, esse tecido não é encontrado em todos os lugares - ele é projetado para condições bastante adversas, portanto, as roupas dele são costuradas para um clima muito rigoroso ou para uma longa permanência no frio. Na faixa do meio, os principais consumidores desses produtos costumam ser os turistas que vão às montanhas ou nas saídas de inverno com pernoite em barracas.

Por composição e tecnologia de fabricação

Pelas mesmas diferenças significativas de densidade, podemos concluir que a tecnologia para a produção de velo é descrita apenas em termos gerais - cada fabricante pode introduzir suas próprias características no procedimento para obter um resultado ideal. Muitas empresas fizeram isso nas últimas quatro décadas e, como resultado, começaram a identificar vários tipos específicos de tecidos de lã, cujos nomes costumam ser muito mais conhecidos do que o próprio termo "lã". É difícil listar todos, pois o problema é até mesmo contá-los, portanto, destacaremos apenas os mais famosos e enfatizaremos suas características fundamentais.

  • Microfibra ou velsoft - um tipo de velo com maior resistência e maciez, a densidade fica geralmente na faixa de 250-310 g / m2. A principal característica da microfibra é o seu pêlo alongado, graças ao qual é capaz de absorver grandes quantidades de água e secar muito rapidamente. Tais características tornam possível o seu uso para a produção de várias toalhas de viagem e panos para limpar vidros.
  • MahraTambém conhecido como frotte, é composto principalmente de algodão ou linho e, embora as porcentagens possam variar, esse material é considerado natural, e não sintético. A pilha é dupla face aqui, ela é formada graças a pequenos laços de fios individuais. O Terry pesa 160-180 g / m2 e, embora não tenha excelentes propriedades de isolamento térmico, é frequentemente usado para costurar mantas leves devido ao seu toque agradável.
  • Rodapé é produzido com uma certa quantidade de algodão, o que dá aos fabricantes um material mais durável e com maior capacidade de absorção de água. O velo do rodapé é observado apenas de um lado, o que diminui sua espessura, praticamente sem afetar a capacidade de retenção do calor.
  • Velours entre todos os tecidos descritos acima, é o mais denso e, portanto, quente. A densidade desse material varia muito - de 220 a 420 g / m2, o que afeta a largura da camada de vilosidades (3-7 mm). O veludo é valorizado por ser resistente a vincos e enrugamentos, ao mesmo tempo que é altamente resistente ao desgaste.

Uso

As propriedades positivas do velo em geral, bem como a abundância de variedades, em um grau ou outro adequado para diversas tarefas, determinam o uso generalizado deste tecido na indústria de vestuário moderna. Praticamente não existe uma categoria de consumidores que não tenha absolutamente nenhuma relação com os produtos de lã, e em todos os países do mundo que se distinguem pela presença de uma estação fria, o tecido de lã é muito procurado.

A capacidade de armazenar calor, combinada com sua maciez e relutância em formar rugas, fez com que o velo fosse amplamente utilizado na produção de roupas esportivas e para atividades ao ar livre.

Caçadores e pescadores valorizam muito este material, que pode proteger contra geadas severas de inverno. Graças a este último, é procurado no sector da roupa desportiva e de um tipo completamente diferente - desde roupa interior e meias térmicas, passando por robes, passando por camisolas e coletes de "fim-de-semana".

O tecido de lã também é muito popular na área de roupas infantis, embora aqui seja apreciado principalmente por outros motivos. O principal fator é a maciez impressionante das coisas de lã, de que as crianças gostam muito, assim como a completa hipoalergenicidade desse material, que priva completamente os pais da necessidade de procurar a causa do "resfriado" repentino de uma criança. Se a criança estiver bem vestida com várias camadas de roupa, um macacão de lã em combinação com um chapéu e luvas do mesmo material irão completar o isolamento do bebê. Apesar de todo o descuido das crianças, a roupa de lã também é um critério de segurança para elas, pois as bactérias não gostam de se instalar nela, o que evita o risco de várias doenças.

Tratando-se de produtos infantis, é importante destacar que os peluches também são produzidos em lã. As vantagens de usá-lo dessa forma são as mesmas - maciez, hipoalergenicidade e ambiente antibacteriano, mas essas vantagens também se somam à capacidade de pintar tecidos de lã em quaisquer cores brilhantes e o produto será resistente ao derramamento.

O tecido polar tem relação direta com a cama e o sono, devido às suas diversas variedades, são costurados cobertores e mantas, além de colchas coloridas.

Ao mesmo tempo, a despretensão do tecido polar e sua capacidade de passar umidade sem absorver levam ao uso ativo do mesmo tecido como estofamento de móveis estofados - sofás e poltronas. Neste caso, também é possível fabricar estofados para colchões e travesseiros com o mesmo velo.

Recursos de cuidados

O lado positivo de usar peças de lã é que podem ser lavadas na máquina de lavar, mas nem tudo é tão simples. Em primeiro lugar, as fibras sintéticas não gostam de altas temperaturas, portanto, não é recomendado lavá-las em temperaturas acima de 40 graus, muito menos passá-las - depois disso você não deve se surpreender se o tecido sentou-se ou começou a aparecer. outros sinais negativos que originalmente não eram característicos dela ... Freqüentemente, o tecido encolhe após a lavagem, e porque a temperatura foi mantida durante a lavagem, mas então o proprietário "adivinhou" que penduraria o produto para secar em um aquecedor quente.

O velo é um assunto complexo, consiste em vários componentes, cada um dos quais pode ter propriedades especiais.

Todas as características úteis de um tecido polar são relevantes apenas enquanto todos os componentes individualmente permanecerem intactos, portanto, é muito importante não usar nada que possa prejudicar os tecidos delicados durante a lavagem. Por esta razão, o velo é geralmente lavado em uma lavagem suave; o uso de vários amaciantes químicos e alvejantes é estritamente proibido.

Não é recomendado torcer os produtos de lã após a lavagem - eles secam rapidamente, mesmo sem isso. Geralmente, recomenda-se secar e guardar em cabides comuns, mas se não houver nenhum ou onde pendurá-los, as roupas podem até ser dobradas com cuidado.

Brinquedos com forro de lã não devem ser lavados, mas se forem pequenos, podem ser lavados a seco de maneira eficaz. Para fazer isso, o brinquedo é colocado em um saco plástico inteiro e bastante grosso, após o qual cerca de um quarto de um copo de bicarbonato de sódio comum é adicionado. Em seguida, o saco é amarrado com força e começa a tremer vigorosamente - isso leva pelo menos um minuto, presume-se que o refrigerante deve entrar em contato com a superfície do produto em todos os lugares, e em alguns lugares até penetrar no interior. Em contato com a sujeira, o refrigerante deve prender esta e puxá-la para a superfície, portanto, o produto retirado da bolsa ao final do procedimento é cuidadosamente enxugado com uma escova seca.

Para informações sobre como cuidar de suas roupas de lã, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa