Tipos de tecidos

O que é elastano e onde é usado?

O que é elastano e onde é usado?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História
  3. Visualizações
  4. Áreas de uso
  5. Regras de cuidado

O elastano - ou tecido elástico - é um material popular, usado ativamente para costurar qualquer tipo de roupa: de serviço a malha de roupas íntimas. Entre as características desse tipo de panos estão o efeito de elasticidade, resistência ao desgaste e longa vida útil. Vale a pena considerar com mais detalhes as características do material, as possibilidades de seu uso.

O que é isso?

O elastano é um tecido durável e ao mesmo tempo bastante elástico, feito de fibras de origem natural e artificial. Uma forma especial de tecer os elementos e uma combinação única de suas características permitem obter propriedades elásticas e uma superfície lisa do tecido. Roupas feitas de elastano se ajustam perfeitamente ao corpo e se esticam bem, pelo que são apreciadas pelos consumidores.

O alongamento é uma propriedade que ajudou o elastano a ganhar popularidade. A tela tem a capacidade de aumentar de tamanho literalmente 8 vezes enquanto mantém suas propriedades originais, se necessário, restaura rapidamente sua forma. Os fios de lycra costumam ser feitos de fibras sintéticas, cuja quantidade determina a densidade do produto acabado.

Não é difícil determinar a presença de elastano na composição das roupas. Vale a pena agarrar a tela e puxá-la com cuidado e, em seguida, soltá-la. Se houver fibras sintéticas, o tecido recuperará sua forma original.

Benefícios adicionais do elastano.

  1. Resistência a influências externas. Isso inclui radiação solar, água salgada, ambientes agressivos e até mesmo estresse mecânico.
  2. Recuperação rápida da forma. Isso é obtido devido às propriedades elásticas e elásticas do tecido. Freqüentemente, essa descrição cintila em anúncios de telas elásticas.
  3. Baixa absorção de umidade. O material praticamente não absorve umidade, o que faz com que seja menos suscetível à sujeira.
  4. Suavidade. O tecido pode ser dobrado facilmente. Agradável ao toque, desperta avaliações positivas do consumidor. É especialmente importante ao misturar elastano com outras fibras.
  5. Alta respirabilidade. Couro em roupas de elastano vai respirar.
  6. Facilidade. Esse resultado foi alcançado com a redução da gravidade específica da tela.
  7. Fácil de lavar. As manchas são facilmente removidas, o que não causa problemas caso seja necessário lavar o material.
  8. Fácil de usar. Coisas feitas de elastano não enrugam e mantêm sua forma e aparência atraente por muito tempo. Você realmente não precisa cuidar do tecido, basta seguir as recomendações.
  9. Força e resistência ao desgaste. O material dura muito tempo e não se deforma.

E também a facilidade de uso se distingue entre as vantagens.

Claro, tem suas desvantagens. Uma das principais desvantagens são as reações alérgicas causadas pelos componentes do material. Desvantagens adicionais incluem afinamento e desbotamento da tela. Isso acontece com a exposição regular ao sol ou lavagens constantes do produto em altas temperaturas.

Como você pode ver, o tecido de elastano tem significativamente menos vantagens, portanto, o material é bastante procurado no mercado.

Para evitar inconvenientes, na hora de escolher um tecido, deve-se dar preferência às telas naturais com uma pequena adição de elastano.

História

Pela primeira vez, eles começaram a falar sobre elastano nos Estados Unidos em meados do século passado. O tecido exclusivo foi obtido pelo cientista Joseph Shivers, que conduzia experimentos regulares em um dos laboratórios da empresa DuPont. Quando o material foi testado, ele foi colocado em produção para espartilhos.

Somente na década de 60 do século passado, o elastano passou a ser utilizado na costura de roupas esportivas. E literalmente 10 anos depois, as telas inovadoras da época ganharam popularidade nas fábricas para a produção de roupas para o dia a dia e até para noite. Hoje, os fabricantes populares de itens de elastano são:

  • Invista;
  • Asahi Kasei;
  • Spa Fillatice.

Os maiores fornecedores estão localizados na China, EUA, Japão e Itália. Claro, a marca americana é líder mundial.

Hoje, a composição do elastano inclui segmentos flexíveis mantidos juntos por ligamentos rígidos. Portanto, com a ajuda dessa tecnologia de tecelagem de fibras, os fabricantes conseguem obter um material elástico que se assemelha à borracha em suas propriedades.

As técnicas de fabricação de tecido de elastano variam.

  • Caminho molhado. Ao usar essa tecnologia, os fios sintéticos são lavados em água aquecida a 95 graus Celsius. O resultado é o alongamento das fibras, seguido por um alongamento de 1,5 vezes. Em seguida, os fios são enrolados em um rolo e secos em uma câmara especial, dentro da qual a temperatura é fixada em 120 graus. O procedimento de secagem das fibras leva até 30 horas.
  • Seco. A técnica envolve a aplicação de uma composição especial - um lubrificante - às fibras que saem direto do eixo de fiação. Em seguida, os fios são enrolados em bobinas e enviados para uma câmara de aquecimento, cuja temperatura do ar no interior é de 80 graus. Tempo de secagem - 3 horas.
  • Químico. Os fios são imersos em uma solução de macrodisocianato, com o qual passam a interagir ativamente. O resultado é a aquisição das propriedades necessárias pelas fibras.
  • Extrusão. Neste caso, primeiro é preparada uma solução do material, que depois passa pelos orifícios de formação. Com o auxílio desta tecnologia, é possível obter uma grande quantidade de fios de polímero de alta qualidade.

O método a seco de formação das fibras do futuro elastano é considerado o mais popular devido à sua disponibilidade e baixo preço. Além disso, a técnica foi considerada eficaz. O tecido resultante possui as características exigidas.

Visualizações

O mercado de tecidos é representado por uma ampla variedade de tecidos de elastano. Eles podem ser divididos em três categorias principais.

  • Lycra. Demonstra as características padrão de uma teia elástica. É um material criado à base de fios de poliuretano, que se caracterizam por um alto grau de alongamento e ao mesmo tempo pela capacidade de reter suas propriedades mesmo com deformações significativas. A Lycra está disponível em três cores: transparente, translúcida e branca. Cada espécie se distingue por uma textura compactada e outros indicadores.
  • Tapioca. Tem uma densidade aumentada, devido à qual as características de resistência da tela são aumentadas. O crepe é um material liso e brilhante, com verso fosco e textura grossa.
  • Meryl. As teias são formadas por fibras de poliamida. Na saída, obtém-se um tecido liso e elástico, que permeia perfeitamente o ar, mas não absorve umidade.

Independentemente do método de formação dos fios, o tecido acabado é elástico e durável. Avaliações de clientes confirmam que as roupas de elastano se ajustam perfeitamente à figura e enfatizam a forma.

Existem outras classificações de material. De acordo com as características do alongamento, as telas são divididas em dois tipos.

  1. Bidimensional. Esses tecidos esticam apenas em comprimento ou largura.
  2. Quadridimensional. O alongamento é possível em todas as direções.

E você também pode dividir as telas pela cor do fio de spandex que é usado para sua produção. Na saída, o material é branco, translúcido ou totalmente transparente. Finalmente, as fibras de elastano são diferenciadas por sua densidade.

Em média, o indicador varia de 1,1 a 1,3 g / cm3 para um material convencional com efeito stretch.

Áreas de uso

O elastano é considerado um dos materiais mais demandados. Muitos itens diferentes são feitos a partir dele.

  • Itens do dia a dia como saias, camisas, jeans, camisetas e até vestidos. Mas muitos, é claro, estão familiarizados com leggings que se estendem bem.
  • Roupas festivas. Ternos de noite, vestidos, blusas e saias são costurados de elastano.
  • Trajes de palco e fantasias de carnaval. Nem um único feriado é completo sem o alongamento do material.
  • Roupas de trabalho. As propriedades de alto desempenho do elastano garantem uma longa vida útil das coisas.
  • Têxteis do lar. Esta categoria inclui cortinas, estofados e roupas de cama.
  • Roupa de esporte. Coisas elásticas esticam bem e também aumentaram a permeabilidade ao vapor. Além disso, as gotas de suor não são visíveis na roupa esportiva confeccionada com este material após o treinamento.

Por fim, o material é utilizado na produção de collants, meias e meias. Vale ressaltar que o tecido é sempre utilizado como complemento. O elastano funciona bem com fibras naturais e sintéticas e melhora o desempenho do produto acabado. Aqui estão as combinações possíveis.

  1. Algodão. O resultado é um tecido respirável, que absorve perfeitamente a umidade e tem uma superfície lisa. Além disso, a combinação de elastano e algodão evita o encolhimento do material e aumenta sua durabilidade.
  2. Linho. Trabalhar junto com fios de poliuretano permite uma troca de ar eficiente. Com a adição de fibras sintéticas, o tecido fica mais elástico, evita o enrugamento e mantém suas propriedades originais por muito tempo.
  3. Viscose. O resultado da combinação de materiais é um tecido estético e agradável ao toque que permite a passagem de ar e umidade, mas ao mesmo tempo tem maior resistência ao rasgo.
  4. Rodapé. Juntamente com o componente sintético, obtém-se um material leve e macio, em cuja superfície, mesmo com o uso prolongado, não aparecem puffs.
  5. Ribana. O trabalho conjunto dos dois tipos de fibras permite tecer um tecido de grande resistência, que ao mesmo tempo se estica perfeitamente e não permite que o corpo sobreaqueça.
  6. Jeans. A ação coletiva dos jeans com fios de PU aumenta a resistência do tecido e confere-lhe um efeito de elasticidade.
  7. Nylon. Junto com o elastano, forma um material que brilha fortemente ao sol. Os tecidos são adequados para costurar trajes de noite.

A combinação ideal é viscose e elastano, enquanto o último é usado em pequenas quantidades. O material é macio e não irritante ao desgaste. Os itens práticos são fáceis de lavar e não desbotam mesmo após um uso prolongado.

Regras de cuidado

Qualquer produto de elastano requer cuidado cuidadoso e oportuno de acordo com as regras do manual de instruções, que acompanha as roupas ou outro produto. Vale a pena destacar algumas das recomendações mais úteis que ajudarão a manter a qualidade do produto e estender sua vida útil.

Lavando

Dicas populares para lavar elastano.

  1. É melhor lavar o material à mão ou ligar a máquina com o líquido dentro à temperatura ambiente. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de deformação do elastano com subsequente destruição.
  2. A máquina de lavar só pode ser usada se tiver um modo de lavagem suave.
  3. Não é necessário torcer muito o elastano lavado para evitar o aparecimento de deformações permanentes. Se a coisa precisar ser espremida, vale a pena iniciar o modo de centrifugação fácil na máquina.
  4. Roupas coloridas devem ser lavadas separadamente. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de estragar todas as coisas de uma vez.

Em vez de condicionadores e pós clareadores, recomenda-se o uso de formulações suaves que não prejudiquem o estado da tela. Vale a pena abrir mão de qualquer meio agressivo.

Secar e passar

Vale a pena começar secando produtos de elastano:

  • o procedimento deve ser realizado ao abrigo da luz solar;
  • é melhor que a coisa imediatamente fique na horizontal, então a secagem será mais eficaz;
  • ao usar uma máquina de lavar, é recomendável definir o modo mais suave.

Coisas de ferro feitas de elastano apenas quando necessário, incluindo o modo mais suave no ferro. Muita gente fala que o engomar pode ser totalmente abandonado, pois o material mantém a sua forma perfeita. Não é recomendado esticar à força objetos feitos de material, especialmente para colocá-los em cabides.

Ignorar as recomendações levará a uma mudança nas propriedades do material. Produtos com aditivos de elastano não requerem cuidados especiais se você seguir as recomendações e regras básicas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa