Características do denim
O denim é um dos tecidos mais populares da atualidade. Muitas coisas e acessórios diferentes são feitos a partir dele. A matéria tem muitas qualidades positivas, é confortável e fácil de usar. Com o material deste artigo, aprendemos todas as principais características do denim.
descrição geral
O denim é um material denso e opaco. Esta é uma das variedades de denim. Muitas vezes o tecido em questão é caracterizado por alta rigidez, não apresenta elasticidade. No entanto, essas características dependem muito dos componentes que compõem o jeans.
O material popular em questão é caracterizado por um relevo em forma de cicatriz oblíqua. A expressividade e a textura dependem do conteúdo dos tecidos, bem como da forma como as fibras são tecidas nele. A parte da frente do tecido denim grosso é azul e a parte de trás é branca.
Na maioria das vezes, o algodão natural de alta qualidade é usado na produção de tecidos. Pode ser uma espécie de matéria-prima da América ou da África.
Se olharmos mais de perto a descrição geral do denim moderno, podemos destacar as principais características que possui.
- Os jeans são caracterizados por um bom nível de higroscopicidade. Molhar-se em produtos feitos com este material não é tão fácil como pode parecer à primeira vista.
- O assunto em consideração é caracterizado por vários graus de densidade. O jeans pode ser leve, médio ou pesado. No guarda-roupa, é desejável ter várias coisas que tenham densidades diferentes.
- Os jeans modernos são caracterizados pela respirabilidade. Em roupas jeans de alta qualidade, a pele humana pode "respirar" sem desconforto. As fibras da tela deixam passar perfeitamente o ar, mas ao mesmo tempo protegem do vento.
- O tecido é hipoalergênico. Tecido denim de alta qualidade não provoca reações alérgicas, e também não causa irritação, por ser feito de matéria-prima de origem natural.
Tecido denim de alta qualidade, feito de acordo com todos os GOSTs, produz produtos de alta qualidade e muito práticos.
História
Os primeiros jeans foram criados no século XV. Eles foram originalmente usados por marinheiros. Depois de um tempo, esse material apareceu em uma cidade chamada Nîmes. Paralelamente, a pintura da tela foi realizada no território de outra cidade - Génova. Levi Strauss é considerado o primeiro homem a criar calças jeans. O primeiro produto foi lançado em 1853. Naquela época, houve um período de corrida do ouro. Levy decidiu que não queria se envolver na mineração de ouro por causa da competição frenética.
Por isso queria comercializar tecidos. Strauss desenvolveu o novo material em San Francisco. Os materiais esgotaram-se muito bem e rapidamente. Depois de um tempo, Levy decidiu usar jeans para fazer calças para trabalhadores comuns. Produtos semelhantes também se esgotaram muito rapidamente. Foi assim que apareceu o primeiro lote completo de jeans.
Calças feitas com o tecido em questão rapidamente se tornaram extremamente populares. Isso era facilmente explicado pelo nível de conveniência e durabilidade dos produtos. Via de regra, eram complementados com um grande número de bolsos, o que era uma nuance importante para o trabalhador comum. Após o lote inicial, muitas pessoas queriam comprar produtos jeans. No mesmo ano, Levy e seu primo Jacob Davis decidiram abrir uma nova empresa.
A produção de itens de qualidade estava ganhando popularidade rapidamente. O auge da popularidade do novo denim ocorreu na década de 30 do século XIX. Foi esta época que se associou ao nascimento e desenvolvimento da cinematografia. Graças a isso, as calças em questão ganharam fama, pois se encaixam perfeitamente em looks populares de cowboy.
Vantagens e desvantagens
Atualmente, o denim não está perdendo espaço, mantendo-se tão popular e procurado. A relevância do material em questão é facilmente explicada pelo grande número de vantagens que possui.
Vamos marcar as principais vantagens do tecido denim.
- A composição do tecido denim moderno contém fibras de origem natural de alta qualidade e seguras.
- O material é atraente porque é resistente ao desgaste. Graças a isso, as coisas de alta qualidade feitas de linho durável podem durar muitos anos sem desmoronar e sem perder sua apresentação original. Hoje, nem todos os itens do guarda-roupa podem se orgulhar da mesma qualidade.
- Os produtos jeans são respiráveis. Apesar da densidade aparentemente aumentada, as fibras de tal tecido são facilmente respiráveis, portanto, não causam desconforto durante o uso.
- As coisas feitas com o tecido em questão podem reter perfeitamente o calor no nível adequado. É por isso que as roupas jeans são frequentemente compradas para as estações frias e frescas.
- O jeans atrai muitos usuários porque não acumula eletricidade estática.
- O material de alta qualidade não está sujeito a vincos fortes. Dobras desordenadas e ásperas, difíceis de alisar, praticamente não se formam nele.
- Em matéria de cuidados, o denim é muito despretensioso. Os usuários não precisam procurar detergentes raros e caros para lavar essas coisas.
- O tecido em questão é versátil. Este material popular é adequado para a produção de uma ampla variedade de coisas. Não se trata apenas de roupas, mas também de acessórios.
- Uma vantagem importante do jeans é sua aparência atraente. Graças a isso, coisas estéticas de excelente qualidade são obtidas a partir desse material.
- O jeans é muito confortável de se trabalhar. O material não se desintegra, não começa a enrolar ou esticar durante a fabricação deste ou daquele produto.
Deve-se ter em mente que a presença de fibras artificiais adicionais no tecido denim reduz muitas das vantagens listadas.
O jeans não tem apenas vantagens, mas também algumas desvantagens.
- O tecido apresenta um impressionante grau de encolhimento. Isso é perceptível principalmente após o primeiro procedimento de lavagem. Os produtos nos quais o elastano está presente assentam muitas vezes mais do que outras variedades.
- Denim pode ser tingido. É por isso que as coisas feitas com este material devem ser lavadas separadamente das outras peças de roupa.
- Se você cuidar de uma coisa denim incorretamente, ela pode perder suas características positivas originais. O produto pode encolher, manchar ou esticar demais.
- Com o tempo, o jeans pode sofrer forte abrasão.
- Após o procedimento de lavagem, o tecido em questão seca por muito tempo.
- Além disso, a ganga frequentemente endurece após a lavagem.
Visualizações
Existem muitos tipos diferentes de jeans hoje em dia. Cada uma das opções é mais adequada para a fabricação de determinados itens de guarda-roupa.
Pela técnica de tecelagem
Todas as variedades de denim diferem na técnica de tecelagem. Vamos considerar as opções mais comuns.
- O método clássico de tecelagem é mais frequentemente usado na fabricação do material mais caro e de alta qualidade - o denim.
- Também pode haver uma variante de tecelagem chamada "espinha de peixe". De acordo com este tipo, é feita uma sarja quebrada.
- O ponto de sarja do denim é padrão. Neste caso, a inclinação obrigatória na direção da direita para a esquerda é mantida.
- Existe também um tipo de material como o gim. Ele assume uma trama diagonal de fios.
Por composição e aparência
Todas as variedades de tecido denim moderno são divididas de acordo com sua composição e aparência imediatas. As seguintes variações deste prático tecido se destacam.
- Jeans. Esta variação de jeans é a mais cara e de melhor qualidade na aparência. O lado sujo deste material é branco. O denim é obtido a partir da tecelagem de fibras de algodão tingidas e não tingidas. Do material em consideração, obtêm-se belos modelos clássicos de jeans, altamente práticos.
- Ecru. Este é o nome dado ao jeans sem pintura. É caracterizada por uma tonalidade natural de algodão.
- Gin. O tecido mais fino e econômico, que também é feito entrelaçando fios de duas cores. Na maioria das vezes, a tela especificada é feita de algodão, considerada sua versão tingida.
- Esticam. O tecido elástico moderno é muito popular. Muitas coisas de alta qualidade e exigidas são produzidas a partir dele. O tecido em questão é feito de uma combinação de elastano e algodão.
Como regra, os itens do guarda-roupa feminino são feitos de tecido elástico, de acordo com a figura.
- Shaumbri. Uma variedade muito fina e quase sem peso do tecido popular em questão. Na maioria das vezes, vestidos de verão de alta qualidade, diferentes modelos de vestidos de verão, variedades leves de camisas elegantes são feitos a partir dele. Além disso, roupas de banho e lingerie originais são feitas de chambri. O tecido leve é caracterizado por uma trama de fios diferente das outras opções.
- Vínculo. Neste material, uma camada de malha é adicionada ao tecido de algodão. O resultado são produtos muito quentes que estão em contato confortável com o corpo humano.
Os fabricantes de hoje produzem muitas variedades de tecidos de qualidade. Coisas coloridas muito bonitas e elegantes podem ter não apenas azul, mas também vermelho, amarelo, rosa, verde, preto ou outra cor de superfície. Além disso, existe uma vasta gama de produtos com diversas estampas e componentes decorativos.
Formulários
O jeans moderno pode ser mais rígido ou mais macio. A matéria pode ser colorida ou não pintada, com um padrão. Devido a esta gama de características, os fabricantes modernos têm a capacidade de produzir um grande número de produtos diferentes a partir de material denim.
Portanto, a partir de materiais que se distinguem pela alta densidade, eles costuram com mais frequência:
- Shorts, calças, jaquetas, macacões, espartilhos e coletes da moda;
- mochilas, bolsas, cintos e outros acessórios originais;
- botas e sapatos;
- bonés de beisebol e panamá.
Quanto às telas mais macias, esses produtos populares são feitos delas:
- blusas, camisas, vestidos de verão e túnicas originais;
- várias peças de vestuário para crianças, por exemplo, vestidos, fatos-macaco para crianças, vestidos de verão de diferentes cortes;
- roupa de banho;
- várias variações de roupas íntimas.
Os tecidos em questão são fáceis de decorar. Podem ser complementados com fitas, fivelas, elementos de renda, rebites e remendos.
Muitos produtos domésticos também são produzidos a partir da matéria em questão. Pode ser:
- vários tipos de pegadores de panela de cozinha;
- coberturas de móveis, caracterizadas por maior resistência e durabilidade;
- colchas originais.
É importante notar que os têxteis-lar de jeans se encaixam muito bem em uma variedade de estilos de interiores. O tecido denim também é adequado para a produção de brinquedos infantis. Tais coisas mantêm perfeitamente a forma correta, não são suscetíveis a danos ou quebra. Além disso, a tela em questão pode servir de componente para joalheria artesanal criativa, como broches, pulseiras ou colares originais. Hoje, jeans como esse podem ser encontrados nas prateleiras das lojas.
Regras de cuidado
Embora o jeans seja denso e durável, ele ainda precisa de cuidados adequados. Por exemplo, não é recomendável mandar roupas feitas de jeans para a lavagem a seco, pois depois disso elas podem encolher muito.
Vamos destacar as regras básicas de cuidado com os produtos denim.
- Tecidos grossos devem ser lavados separadamente de outras roupas feitas de outros tecidos.
- Os jeans são virados do avesso antes de serem enviados para a lavagem. Certifique-se de cobrir todos os acessórios. Isso se aplica a zíperes, rebites, botões, botões.
- Não é recomendado o uso de agentes clareadores, pois após a exposição, manchas feias ou manchas podem permanecer no denim.
- O assunto em questão não deve ser torcido com muita força. Em vez disso, é melhor deixar a água escoar naturalmente.
- Devido à sua alta rigidez, o mesmo denim consegue manter perfeitamente a sua forma original, de forma que as coisas feitas com ele não precisam ser passadas a ferro. Esses produtos são perfeitamente endireitados no corpo humano quando usados.
- Se necessário, as peças de ganga são passadas a ferro ligeiramente húmidas. Devido a isso, eles podem ser suavizados.