O que é dublerin e como trabalhar com ele?
Dublerin é um material popular na indústria de roupas. No artigo iremos contar-lhe o que é, quais são as suas características, em que difere do tecido não tecido, como o escolher e utilizar corretamente.
O que é isso?
Dublerin é um material adesivo para amortecimento. É feito à base de tecido e tem uma das faces com um composto especial, por meio do qual se fixa ao tecido principal. É usado para conferir o grau de rigidez necessário a várias partes, principalmente de agasalhos. Este processo é chamado de duplicação de peças antes de montá-las. Difere no grau de elasticidade e no tipo de base, é fino, denso, com um tipo diferente de densidade de tecido liso ou outro.
Visualmente, esta é uma tela com uma camada de cola pontilhada na forma de pequenas gotas congeladas de cola. Tem larguras diferentes, vai para a produção em rolos. Externamente, lembra um pano, tela, tecido de malha ou gaze.
Assume fixação por temperatura que ativa o adesivo.
Aplicativo
As peças são seladas com doublerin, devido ao qual mantêm sua forma por muito tempo, e os produtos têm uma aparência elegante. Graças a essa camada intermediária, as dimensões das peças são preservadas, o encolhimento, o alongamento e o vinco são excluídos. Neste caso, as propriedades do material de base não mudam. É melhor no desgaste, limpeza a seco, lavagem. A própria dublerina é fornecida ao mercado nacional em três cores: preto, branco, cinza. Tem um grau de encolhimento diferente, depende da sua estrutura. Eles duplicam casacos, tecidos para fantasias, jeans, couro, é usado para costurar espartilhos.É simples e conveniente de usar e tem uma longa vida útil.
Respirável, higroscópico, usado principalmente para duplicar materiais densos e opacos. É perfeitamente compatível com muitos tecidos de diferentes composições. Além disso, é utilizado em peças de roupa sujeitas a esforços especiais (golas, lapelas, bolsos, cavas). Dependendo do tipo de material de base, pode ser utilizado na fabricação de cortinas, lambrequins. Cria um formato excelente para mochilas, cintos, punhos. Pode ser utilizado na reparação de agasalhos, calças, jeans.
Às vezes, é usado para colar as bordas de tecidos soltos e muito desgastados. É necessário para fortalecer os laços, fechos, válvulas de bolso.
Do que eles são feitos?
Inicialmente, o algodão era a matéria-prima para a produção da dublerina. Hoje, fibras de poliéster e viscose são adicionadas ao tecido de amortecimento. Devido a isso, os indicadores de força e resistência ao desgaste são aprimorados.
Ao criar um material, uma composição especial é automaticamente distribuída em um lado. Pode ser poliamida, poliéster, polietileno. Aplicação localizada, fina, em etapas iguais. Dependendo do forro tecido, a localização e o tamanho dos pontos adesivos podem variar. Em tecidos pesados, é menos comum e as próprias gotículas são maiores.
Como o material é diferente do não tecido?
A diferença entre a dublerina e o não tecido está principalmente na base. No tecido não tecido, é não tecido, feito de resíduos de fibra ou de papel, fibras de matérias-primas secundárias que permanecem após a tecelagem. Dublerin, feito na base de tecido, tem direção de trama e urdidura. Graças a isso, você pode navegar no seu corte para recortar corretamente uma determinada peça.
O tecido não tecido é melhor neste aspecto: não tem uma secção em lóbulo. Você pode cortá-lo sem focar na direção do compartilhamento. O forro tecido é mais caro, é mais espesso do que o tecido não tecido. As diferenças estão na versatilidade. Dublerin é adequado para trabalhar com a maioria dos materiais conhecidos. O tecido não tecido tem recursos mais limitados a esse respeito. A dublerina é mais forte que o tecido não tecido, que se rasga e se afasta do material onde está colada quando é fortemente esticada.
Junto com isso, o linho não tecido não se desintegra nas bordas, o que é encontrado na dublerina.
Visualizações
A dublerina pode ser classificada de acordo com vários critérios. Pelo tipo de base, é inelástica e elástica. Cada tipo de material de amortecimento é diferente. A versão em tecido é especialmente densa, desenhada para trabalhar com tecidos pesados. Encontrou aplicação na fabricação de bolsas, sapatos, chapéus. Dá força ao couro, peles, veludo. Analógico para malhas - variedade utilizada na costura de camisas, blusas, saias, roupas infantis. Este é um tipo elástico de dublerina, o mais fino de todos.
Aparência de malha com pelo - dublerina volumosa, não tão dura como a tradicional, mas mais densa que a malha. Extensível ao longo da trama, utilizado na costura de jaquetas, jaquetas, blazers, ternos, peluches. Menos frequentemente à venda há também um tipo chiffon de doublerin, bem como um monoelástico. Uma opção altamente especializada - material para bordado tradicional ou à máquina. Estes são materiais solúveis em calor e água. Ao contrário de outros análogos, possui uma função auxiliar que facilita o trabalho do bordado, ao final do qual é apagado.
Dublerin difere no tipo de material colado. Com base nisso, vários tipos são distinguidos. Por exemplo, a versão de malha de poliéster ou viscose é projetada especificamente para tecidos elásticos. Ela estica um pouco, para não sair da parte principal durante o alongamento.
O análogo para a pele difere na forma de fixação. Envolve um método de baixa temperatura para derreter a camada adesiva. Este tipo é utilizado na produção de calçados, bolsas, acessórios de couro. A variedade de pelagem é feita de fibras de algodão e poliéster.Essa é a versão mais densa da dublenina, que dá um formato forte às prateleiras dos produtos de revestimento.
Com hora marcada, a dublerina pode ser universal e especializada. Os produtos do primeiro grupo duplicam quaisquer detalhes, cortando-os na forma. As variantes do segundo tipo são projetadas para itens específicos de vestuário. Por exemplo, isso inclui o tipo de colar de material de amortecimento. Com uma textura especial, é utilizado para reforçar golas de vários tipos (virada para baixo, pé-de-pé, extravagante).
O espartilho dublerin é feito à base de chita grossa. Portanto, é mais denso do que as contrapartes de algodão. Tem uma aderência fiável e é capaz de suportar cargas diárias acrescidas.
Dicas de Seleção
Ao escolher um dobrador, você precisa prestar atenção a vários fatores. Nem todas as variedades aderem igualmente bem a qualquer material. É importante escolher o tipo certo de adesivo que manterá a forma da roupa pelo maior tempo possível. Um produto de baixa qualidade tem uma fixação fraca. Pode sair do tecido imediatamente após a lavagem. No início, é difícil descobrir como não estar errado. Portanto, na hora de escolher entre as diferentes opções, contam com o produto planejado a ser costurado.
Por exemplo, ao costurar um lambrequim ou cortinas, um tipo de espartilho é necessário. Para o sortimento de blusa formal, leve uma dublerina elástica. Para o fabrico de livros infantis em feltro - gola. A maneira mais fácil é se concentrar em um fabricante confiável. Empresas que valorizam sua reputação abastecem o mercado com produtos que não descascam após a lavagem. Ao comprar, você precisa se concentrar no tipo de material de trabalho. Quanto mais denso e resistente for o tecido, mais densa será a junta. Para tecidos macios, o tipo de malha é escolhido.
Para assuntos sutis, o dobrador mais fino é necessário. Se esta regra não for seguida, os elementos duplicados prejudicarão a aparência do produto acabado. É importante considerar: muito duro não significa bom. Dublerina diferente tem encolhimento diferente. Algumas espécies precisam ser removidas. Se você ignorar essa nuance, a coisa colada pode encolher de tamanho, tornando-se enrugada.
Muitas vezes, ao comprar, você tem que focar na cor do produto. Isso é especialmente verdadeiro ao costurar produtos de materiais finos. Se o tecido de trabalho for leve, você precisa comprar uma dublerina branca. Se for escuro e bastante denso, a cor não importa. Você pode comprar as versões em preto, cinza e branco. Se tiver uma textura solta, ela será selecionada para uma cor aproximada (escuro a escuro, claro a claro).
As nuances de trabalhar com tecido
A duplicação das peças do produto com uma fita adesiva é um processo fácil. A regra básica de sucesso é que a dublerina corresponda ao tecido subjacente para ser endurecido. O principal é colar corretamente com um ferro na peça preparada. Na produção, partes do tecido e da dublenina são cortadas separadamente. Depois disso, a duplicação é realizada em uma impressora especial. Para fazer isso, coloque as peças cortadas do tecido voltadas para baixo, coloque as partes cortadas da dublerina por cima com a cola para baixo. Em seguida, feche a tampa da prensa por um tempo predeterminado.
Depois disso, ele é levantado novamente, retirando os detalhes duplicados para costura. Se eles forem cortados um pouco mais do que os espaços em branco, eles grudarão na mesa de trabalho. Portanto, eles são cortados estritamente no tamanho. Você precisa usar dublerin em casa de forma diferente. Se você trabalha com um tecido muito deslizante ou esfarelado e precisa duplicar pequenos detalhes, é mais fácil colar uma parte da tela e só então cortar os espaços em branco dela. Para evitar que a gaxeta encolha fortemente, você pode decorá-la. Para isso, é embebido em água, retirado e colocado sobre uma superfície plana e seco.
Caso seja necessário reforçar as prateleiras de um paletó, colete, gola, lapela, isso é feito de acordo com o esquema padrão. As peças são cortadas de tecido e dublenina. Em seguida, a dublerina é colocada no avesso do tecido com cola.Freqüentemente, a tecnologia requer o corte de um espaçador ligeiramente menor do que os espaços vazios principais. Isso é necessário para reduzir a espessura das costuras. Por isso, na produção industrial, é possível prescindir de queimaduras ao girar colares, laterais, bordas de válvulas. Isso simplifica mais o trabalho com o tecido. Pressione levemente com um ferro quente. Em seguida, umedeça a almofada e duplique. Dependendo do tipo de tecido de trabalho, selecione o modo "sintético" ou "lã".
Certifique-se de colar com um ferro. Isso evita que a almofada grude na base do ferro. Também pode derreter as fibras que constituem a dublerina. Os detalhes da junta são cortados levando em consideração a rosca compartilhada. Isso minimiza a formação de rugas ao endurecer as partes do tecido de trabalho.
Um ponto importante é a necessidade de resfriar os blanks endurecidos. Se eles forem removidos da mesa enquanto estiverem quentes, eles se esticarão nos pontos de tensão e se deformarão. Eles terão que ser passados novamente.
É necessário usar dublerin não só corretamente, mas também com cuidado. Muitas vezes há casos em que a gaxeta é colada na face ou enrolada, colando no lugar errado. Por exemplo, isso acontece quando a frente e o verso são confundidos. Também pode acontecer se o mestre cortar a dublerina com o avesso no tecido colado. Quando houver necessidade de retirada, o local de fixação é umedecido com álcool ou spray de limão. Para eliminar o defeito, basta um pequeno frasco de qualquer produto e um cotonete comum. O adesivo se dissolve em ambas as preparações, portanto, é removido da superfície do material de base. No entanto, deve ser removido sem muito atrito.
Regras de cuidado
Dublerin é um material que não requer cuidados especiais. No entanto, para que a estética das coisas coladas seja preservada o máximo possível, algumas recomendações simples devem ser seguidas. O material resiste não só ao engomar tradicional, mas também ao vapor e à lavagem a alta temperatura. Ao contrário do tecido não tecido, não se deteriora durante a lavagem ativa e frequente. No entanto, se for armazenado por muito tempo, as partículas adesivas podem se desintegrar de sua superfície. Na maioria das vezes, isso pode ocorrer em locais de curvas. O cuidado depende do tipo de material de que a dublerina é feita. Se for à base de fibras sintéticas, podem perder a resistência durante uma lavagem vigorosa.
Para evitar que isso aconteça, tais produtos devem ser lavados à mão ou na máquina de lavar, escolhendo um ciclo de lavagem delicado em uma temperatura não superior a 30 graus. Depois disso, eles são pendurados para secar sem qualquer torção. As recomendações para a lavagem dos produtos estão indicadas na rotulagem, onde os fabricantes marcam cada unidade de seus produtos.
Não lave produtos nos quais o forro do espartilho foi usado para dar a rigidez necessária.