Tecidos de estofos
O tecido para móveis (material para estofamento de móveis) é utilizado há muito tempo. Existem diferentes tipos de tecidos para estofamento, portanto, ao fazer o pedido, você precisa entender claramente como o tecido para estofamento repelente de água difere dos produtos de outras categorias. Também vale a pena conhecer as ofertas dos diversos fabricantes desses produtos.
Categorias
A categorização é muito importante. Ele permite que você não apenas avalie as características de amostras específicas, mas também entenda o quão alta qualidade elas podem ser. Os materiais leves são considerados materiais como o algodão e substâncias semelhantes. Eles são adequados para móveis raramente usados (levemente carregados). A seguir vem:
- o primeiro número (sofá, vida útil ligeiramente mais longa) - veludo cotelê, tecido flock over;
- a segunda categoria - um pouco mais de resistência ao desgaste e resistência ao sol, umidade, uma variedade de designs;
- o terceiro grupo - materiais com uma sofisticação especial de textura e um processo de produção complicado (como tapeçaria ou nobuk);
- no 4º lugar, destacam-se os estofados densos, inclusive camurça;
- Categoria 5 - tipos de produtos densos e resistentes ao desgaste que precisam de cuidados constantes;
- Categoria 6 - materiais naturais que podem resistir ao uso de longo prazo em alta carga (arpatek, eco-couro);
- 7 (e às vezes a 8ª categoria se destaca) inclui couro genuíno e outros estofados da mais alta qualidade com durabilidade e preço correspondentes.
Descrição do veludo
O conhecimento da classificação geral dos tecidos para estofamento, como é óbvio, pode não só esclarecer, mas também confundir o assunto, principalmente para pessoas inexperientes.A solução para o problema será estudar as opções específicas de produtos que a indústria têxtil oferece. O veludo é durável e denso. É relativamente fácil reconhecê-lo devido à sua espessa pilha específica. Velour contém uma variedade de fibras sintéticas e naturais.
Distribuir:
- tipo liso (superfície plana, colocação vertical da pilha);
- em forma (caracterizada por uma heterogeneidade pronunciada);
- impresso (com um padrão colorido);
- em relevo (também com um padrão, e já imitando texturas mais elitistas).
Couro e couro sintético
A pele natural é quente e aveludada, esteticamente agradável. Não é à toa que foi por muitas décadas que foi considerado o padrão de decoração de móveis. Mesmo no século 21, este material não perdeu seu aroma inimitável e estética única. Ele serve por muito tempo e só consegue melhorar com o tempo. Finalmente, o estofamento de couro pode ser estritamente individual e exclusivo.
Mas seu alto custo estraga tudo. Em parte, a saída é usar um material mais moderno e acessível - o couro ecológico. Sua camada superior é criada a partir de uma massa de polímero. O couro ecológico é forte e durável, não está sujeito ao desgaste. Este revestimento é flexível e pode ser pintado em qualquer cor.
Você também pode observar as propriedades do couro ecológico, como:
- Amizade ambiental;
- higroscopicidade;
- falta de tendência para esticar;
- excelente respirabilidade;
- forte dano a quaisquer cortes e arranhões;
- tendência a entupir rapidamente.
Couro sintético é o material mais econômico do grupo. Produtos com esse tipo de estofamento são menos duráveis do que o couro e o couro ecológico.
Características da tapeçaria
A história da tapeçaria é muito longa e, nos tempos antigos, custava muito dinheiro. Só depois do surgimento da indústria têxtil tornou-se possível utilizá-lo para estofamento de móveis em grande escala. Os tecidos para tapeçaria exigem muito da qualidade da trama e da urdidura. Uma grande variedade de fibras pode ser usada em sua produção, incluindo lã de ovelha.
Além disso, algodão e linho, fibra sintética podem ser tomados como base. Existe até uma tapeçaria com fios de ouro e prata. Típico para ele:
- antiestático;
- uma ampla gama de cores;
- facilidade de atendimento;
- densidade aumentada;
- baixa suscetibilidade ao desgaste;
- gravidade;
- rigidez excessiva.
Descrição do jacquard
Esse tecido é elegante e tem um estampado expressivo e largo. É perfeito até para a decoração de móveis luxuosos. Do ponto de vista da produção, o uso do jacquard é bastante difícil e demorado. Essa matéria é forte o suficiente e não requer cuidados sofisticados. A rigor, o jacquard não é um tipo separado de fibras, mas sua trama específica.
Esta categoria pode incluir:
- organza;
- camisa;
- veludo;
- outras opções com estampas tecidas.
Móveis Jacquard ficam bem em qualquer ambiente. É extremamente apertado e confortável. Vários tecidos específicos permitem que os designs sejam adaptados a uma ampla variedade de condições operacionais.
O branqueamento Jacquard e os produtos químicos de limpeza agressivos não são permitidos.
O próprio tecido é amplamente utilizado na cobertura de colchões, na obtenção de itens de interior relacionados e, claro, no trabalho com produtos de mobiliário.
Que outros tecidos existem para estofamento?
É claro que, nessas variedades listadas, a gama de opções de estofamento não se limita a. Camurça e esteiras, microfibra e veludo cotelê não inflamável são apenas alguns exemplos alternativos. Apenas conhecendo as características das opções principais, você pode escolher a solução ideal para a constrição. Vários fabricantes fornecem estofamento listrado. Cores e texturas, propriedades práticas e prazo de validade podem variar muito.
Nubuck
Este tecido é muito parecido com a camurça. Mas, na verdade, nobuk genuíno é uma subespécie do couro natural. É submetido a um tratamento especial com abrasivos finos.O material difere do couro comum e da camurça em um aumento aveludado. É categoricamente não sujeito a molhamento, incluindo limpeza úmida.
A limpeza mecânica de produtos nobuk também não é permitida. Outro ponto fraco deste material é sua rápida degradação sob a luz solar. O nobuck artificial também é um material de acabamento de elite. Mas é relativamente barato. Visualmente, esse revestimento se assemelha a veludo.
Chenille
Esta opção de estofamento surgiu no mercado nacional há relativamente pouco tempo. Mas ele já conseguiu ganhar reconhecimento e alta autoridade. Chenille é durável e tem pouco desgaste. Para ele, tanto cetim quanto tapeçaria, jacquard, sarja podem ser típicos. As subespécies de Jacquard são as mais caras, mas também as mais perfeitas.
Propriedades importantes de chenille:
- resistência à lavagem a seco;
- resistência ao estresse mecânico;
- estabilidade de cor;
- baixa suscetibilidade à ignição;
- textura tátil atraente.
Rebanho
O nome comum para este estofamento ("anti-garra") explica muita coisa. É um não tecido em forma de base com pelo colado. O floco de algodão raramente é usado na fabricação de móveis. Ele se desgasta muito rapidamente. Mais comuns são as variedades de poliamida e poliéster.
O bando é sedoso e macio ao toque. Imediatamente dá a impressão de um tecido caro. Com os devidos cuidados, é garantida uma longa vida útil.
Deve-se lembrar que fabricantes inescrupulosos costumam usar cola à base de formaldeído para a produção de flocos. O material de baixa qualidade também não permite a passagem de ar.
Oxford
Esse tipo de estofamento é procurado na produção de móveis sem moldura. Mas isso não significa que seja inútil em wireframes. Uma característica importante é a espessura e a densidade do revestimento de poliuretano. A matéria suporta temperaturas muito altas e muito baixas.
Microfibra
Este tecido de estofamento é favorecido por sua baixa suscetibilidade à abrasão.
Quase todo líquido encontrado na vida cotidiana não causará danos ao assunto. Ele pode ser limpo com segurança com um aspirador de pó doméstico comum.
A durabilidade é grande o suficiente para não ter medo das garras dos cães e gatos mais ativos. O estofamento agradável ao toque será totalmente hipoalergênico.
Velveteen
Os fabricantes de móveis começaram a usar veludo cotelê há centenas de anos. E todo esse tempo, sua relevância está fora de dúvida. Mesmo no século 21, o revestimento de veludo cotelê para móveis é bastante relevante devido às suas características antiestáticas. Do ponto de vista da classificação geralmente aceita, esta é uma subespécie de veludo. Basicamente, baseiam-se em algodão, poliéster e náilon, cujas proporções podem variar muito.
De outros
O uso de veludo tem uma história ainda mais longa do que o uso de veludo cotelê. Este tecido é fundamentalmente diferente do seu homólogo utilizado na costura de roupas, apresenta alta resistência e durabilidade. A subespécie de veludo sintético não é visualmente inferior ao seu tipo natural. Além disso, é mais fácil de cuidar e lavar não é um problema.
Existem várias opções:
- com pilha curta;
- com textura;
- em relevo;
- com estênceis.
O estofamento acolchoado ou capitonné é amplamente utilizado desde meados do século XIX. Este revestimento forma uma superfície macia e confortável. É muito procurado em estilos de design clássico.
Cashmere é valorizado por sua aparência de elite e luxuosa. Praticamente não rola, e também:
- totalmente seguro em termos de alergias;
- tem um efeito de micromassagem;
- muito durável, não pior do que lã ou seda;
- serve por muito tempo sem substituição e reparo.
Tecido de estofamento impermeável também é necessário em muitos casos, e não apenas para áreas abertas. A camurça artificial é uma boa opção. Vai parecer caro e sólido.
Vai ser muito difícil rasgar a camurça falsa.A radiação ultravioleta não é perigosa para ele, assim como o entupimento.
O estofamento autoadesivo de móveis permite que você atualize a aparência de seus produtos ao longo do tempo. O filme não tem medo de alta umidade. Uma variedade de texturas e cores permite que você escolha a solução visual ideal. Nenhuma preparação complicada para a colagem é necessária. No entanto, você terá que fazer todo o trabalho com eficiência e sem pressa.
Principais fabricantes
Tecidos para estofamento de alta qualidade para móveis são feitos na Itália. Estamos falando de empresas:
- Italvelutti;
- Calligaris;
- Gervasoni.
As empresas se destacam na Turquia:
- Marstex;
- MariamTex;
- Grupo Sertex-Flokser;
- Demkay Tekstil LTD.
Outras empresas incluem:
- Criação Baumann;
- "Ametista";
- Poliéster Tverskoy;
- Pavlin;
- Nitex.
Como escolher um material?
O principal requisito são as dimensões, ou seja, o comprimento e a largura do tecido a ser adquirido. Mas é impossível restringir-se a esses parâmetros, devendo-se atentar também para as propriedades práticas do produto. Eles são selecionados individualmente para cada lugar, e a questão mais prática em um caso acaba sendo completamente inaplicável em outro. Na maioria dos casos, têxteis de fibra natural devem ser usados para o sofá. Mas também permite o uso de poliamida, poliéster.
As cadeiras no escritório (mesmo que seja em casa) não devem ser apenas apresentáveis, mas também altamente resistentes à abrasão. Por estes motivos, a melhor escolha é o couro ecológico ou o couro natural de alta qualidade. Para um quarto de criança, é melhor focar em materiais simples com altas propriedades sanitárias e ambientais. Jacquard de algodão altamente lavável é uma escolha excelente.
Nas salas, são instalados sofás macios, que devem ser resistentes ao desgaste. O melhor estofamento para eles será material sintético sólido.
Para tecidos para móveis de jardim, além de alta qualidade estética e confiabilidade, outra exigência urgente é colocada. - resistência ao intemperismo. É preferível dar preferência aos produtos de empresas que dêem uma garantia de pelo menos 5 anos. Nesse caso, o risco será o menor. Junto com qualidades repelentes de água, a rejeição de sujeira também é relevante. As cores cativantes dos móveis de jardim são inúteis, o principal é que são práticas.
Para o canto da cozinha, você precisa selecionar materiais que não requeiram cuidados sofisticados. Junto com o couro ecológico, uma esteira acaba sendo uma escolha decente. É bastante resistente ao desgaste e despretensioso. Essa cobertura é relativamente barata. Mas se o contato com animais é provável, é improvável que dure muito.
Outras opções seriam:
- jacquard;
- chenille;
- micro veludo.
A textura do estofamento está diretamente relacionada às suas características práticas. Junto com os recursos visuais, as propriedades táteis também devem ser avaliadas.
Eles são especialmente importantes se os móveis forem na cozinha ou no quarto. O estofamento xadrez é valorizado por sua capacidade de aliviar o estresse emocional. Definitivamente supera o design de interiores de cores sólidas.
Inclusões xadrez imediatamente criam um clima de respeitabilidade e conforto do ambiente. Eles são considerados quase um atributo obrigatório de uma casa aconchegante. A célula é apropriada nos estilos de interiores inglês e escocês. Um sofá xadrez pode se tornar um recheio suculento de um interior moderno. Quanto às cores, ninguém apareceu com nada melhor do que um tecido neutro para estofamento.
Por mais que goste de um ambiente verde ou vibrante, é importante pensar três vezes antes de usar tal ideia. Os conceitos da moda podem ficar desatualizados em alguns anos, mas as abordagens estabelecidas irão encantar até as pessoas mais exigentes. É melhor não usar um padrão complexo em móveis seccionais ou de canto; em sofás, é melhor não usar, porque à medida que a superfície se estica, pode ser distorcida. Jacquard e esteiras se encaixam bem no sólido formato oficial das instalações. Veludo de veludo é preferido em quartos altamente pessoais e românticos.
Você pode decidir sobre o estilo e a cor de forma independente ou com a ajuda de um designer. A densidade do tecido deve ser de pelo menos 0,2 kg por 1 m2. Mas você não deve se limitar a este indicador ao avaliar a resistência ao desgaste. Deve-se ter em mente que o chenille com densidade de 0,4 kg é menos resistente que o micro veludo com densidade de 0,25 kg. Além dos testes de abrasão, devem ser realizados testes de pilling.