Revisão de tecidos para bonecas
Cada titereiro terá interesse em aprender como escolher os tecidos para as bonecas, de que são feitas as roupas das bonecas, quais os materiais adequados para um corpo têxtil. Você deve saber envelhecer o tecido, quais são as nuances de tonificação.
Materiais do corpo
Existem alguns tecidos que podem ser usados para criar uma boneca ou brinquedo caseiro interessante.
Linho
Este material natural é adequado para costurar o corpo da boneca. O principal é que o material é bastante denso, a boneca não deve rastejar nas costuras. E também vale a pena escolher a versão minimamente rígida, drapeada. Devemos olhar para o entrelaçamento dos fios. Quanto mais desigualmente eles estão localizados, mais áspero o brinquedo parece. Isso é bom para a chamada boneca do sótão. Mas, para um modelo como Tilda, é necessária matéria lisa.
No entanto, a densidade deve ser moderada, caso contrário será difícil virar o produto ou estufar as peças. O linho, que tem densidade alta, vai servir para costurar, por exemplo, brinquedos de lebre. Outra qualidade obrigatória é que o tecido não deve enrugar, ou ser bem passado, para que depois de virado para fora as partes não pareça muito enrugado.
Algodão
Também vale a pena olhar a estrutura. Tecelagem muito esparsa não é adequada, pois através dela você verá o que tem dentro da boneca. Material muito áspero também não é bom. Chita grossa é muito boa para esses fins com uma cor adequada. Batiste também pode funcionar se você escolher um tom de carne, assim como o tecido da camisa.
Opções muito sutis podem ser duplicadas.
Uma opção interessante é o algodão fino, muito usado para estofamento. Mas pode haver um problema na seleção da cor: esse tecido é principalmente de tom leitoso. Um tom de pele pode ser facilmente alcançado retocando o tecido com, por exemplo, chá. Mas o material é barato. Claro que o algodão stretch americano é o ideal, seu sortimento inclui todas as cores necessárias para costurar o corpo de uma boneca.
Jersey
Ao escolher um tecido de malha, vale a pena prestar atenção a uma série de fatores. Portanto, um parâmetro importante é a densidade durante o alongamento, a presença ou ausência de folgas neste caso, bem como do vinco. Se possível, vale a pena comprar um material especial de jersey para bonecas.
Muitos artesãos usam malhas para encaixar as partes da boneca costuradas em um material diferente. Assim, as articulações ficam ocultas, o que confere naturalidade e mobilidade ao modelo da marionete.
Lã
Este material é mais adequado para costurar brinquedos de animais ou bonecas "rechonchudas", se assim concebidas. É fácil de usar e perfeito para titereiros iniciantes.
De outros
Existem outras opções também.
- Sentiu - desta matéria-prima são obtidos bonitos modelos planos de bonecas.
- Tecidos de terno - um material bege ou cor de carne pode ser ideal para fazer o corpo de uma boneca.
- Gabardine Também é uma opção muito interessante. Por ser bastante denso e ao mesmo tempo esticar bem, além de ter um preço baixo, é adequado para a criação de bonecos grandes.
Tecidos para roupas de boneca
Ao escolher um tecido para um vestido de boneca, vários critérios devem ser levados em consideração.
- O tecido, antes de mais nada, deve ser elástico e macio. É difícil costurar um pequeno pedaço de material denso. O material deve ficar natural na boneca, não deve ser estacado e desfigurar o brinquedo. Normalmente, estes são tecidos como algodão, seda, chiffon e chiffon ou organza também são adequados. O agasalho da boneca pode ser costurado com tecidos mais densos; jeans ou feltro servem.
- O material não deve se esfarelar. Afinal, as bordas das costuras são muito pequenas, e o volume gerado durante o processamento será supérfluo.
- É necessário um desenho sobre a matéria bastante pequeno, isto é, compatível com a própria boneca. A impressão deve parecer orgânica no produto.
- O tecido não deve ser tingido. A mancha será difícil de remover do corpo da boneca. Portanto, o material deve primeiro ser lavado.
Dicas de tecido
Para atingir um determinado efeito, criando, por exemplo, uma boneca de sótão, é necessário envelhecer a matéria. Isso é obtido por meio de 3 métodos principais.
Impacto mecânico
Existem várias maneiras de danificar levemente a integridade do material. Por exemplo, com pedra-pomes, areia, lixa, basta esfregar vigorosamente. Neste caso, apenas as costuras, joelhos, cotovelos, bainha do vestido, bainha do terno podem ser processados. Claro, este é o método mais brutal de envelhecer o material, mas também o mais eficaz.
Tratamento térmico
Existem também várias opções. Pode-se ferver o tecido em água fervente, queimar as pontas dos produtos com isqueiro, assar muito tempo no forno e assim por diante. Em princípio, o processo de envelhecimento de todos os objetos consiste em sua decadência. O tratamento térmico ajudará a acelerar o processo. Porém, ao contrário do estresse mecânico, quando exposto à temperatura, todo o tecido envelhece, e não apenas parte das camadas superiores.
Tingimento / clareamento
O tingimento ou, ao contrário, a remoção da cor é o método mais suave de envelhecimento do tecido. Um toque de antiguidade pode ser dado tanto com tintas naturais quanto com tons claros. É melhor que a coloração seja feita manualmente. Pode ser feito com pincel ou imerso na solução.
Já a retirada da cor pode ser feita lavando-se com água sanitária, e quanto mais barato o preparo, mais eficaz no tratamento da cor.
Você também pode pintar o tecido com tintas. Costuma-se usar tingimento com aquarela, têmpera, acrílico e tintas especiais em tecidos. Você pode experimentar produtos como variedades diferentes, café (instantâneo ou fermentado), chá, porque até mesmo diferentes marcas de chá produzem efeitos diferentes. É melhor envelhecer não o tecido, mas o vestido acabado - a cor nas costuras será um pouco mais escura e o visual geral será mais realista.