O que é estampagem de tecido e como isso é feito?
O decateamento do tecido é uma etapa importante e muitas vezes esquecida no processo de costura. Tendo realizado este processamento simples em tempo hábil, no futuro, o encolhimento e a deformação do produto acabado podem ser evitados.
O que é isso?
O decateamento do tecido é um processo que se realiza antes do corte da tela e, consequentemente, da costura, e consiste no processamento com umidade e calor. Ou seja, trata-se de uma espécie de lavagem acompanhada de passagem a ferro, com a qual a tela é forçada a encolher. Como resultado, as fibras são estabilizadas, o que significa que não irão deformar e encolher no futuro durante a operação. Para tecidos coloridos, este tratamento térmico úmido permite que a cor seja fixada. Ao decatar, deve-se ter em mente que alguns materiais durante o procedimento encolhem até 8 centímetros por metro. O descarte pode ser feito na produção, devendo o fabricante informar na embalagem.
No entanto, é recomendável decorar você mesmo esse tecido. As recomendações para tratamento térmico úmido são selecionadas de acordo com a composição e as propriedades do tecido.
Quais tecidos precisam ser encolhidos?
Decore sempre tecidos naturais como algodão, linho, lã e seda natural com variedades como crepe de China. Vários materiais artificiais - viscose e raiom - também são recomendados para serem submetidos ao procedimento. O encolhimento forçado também será necessário para as variações mistas que incluem os materiais acima. São misturas de algodão, linho, seda, malhas, lã e viscose com fibras sintéticas.Em princípio, a necessidade de decantação é determinada com base nas propriedades da tela: se ela encolher, você deve primeiro assentá-la.
Para avaliar a tendência de um tecido indetectável a este tipo de deformação, você precisará cortar um pequeno pedaço dele, literalmente 10 por 10 centímetros, lavar, passar e medir. Reduzir os lados, respectivamente, indica um problema. Se testado com cuidado, o encolhimento até o milímetro pode ser calculado. Caso não haja possibilidade de verificação do material, pode-se focar nas regras gerais.
Portanto, o processamento é necessário para tecidos que contenham de 50 a 100% fibras naturais, produtos que contenham elastano e tecidos com tecelagem não padronizada de fibras, como boucle.
Será correto decorar espécimes destinados a forro, bem como materiais de acolchoamento com qualquer composição. Recomenda-se utilizar o método de calor úmido para processar a base denim, bem como qualquer material para cama. Este procedimento claramente não faz sentido se o trabalho é realizado com todos os tipos de sintéticos e opções artificiais.
Como decorar os materiais corretamente?
O decateamento do tecido em casa é executado de várias maneiras, e as especificações do processamento de diferentes materiais podem diferir significativamente. Em qualquer caso, ainda existem várias regras universais. Então, na hora de lavar um pano colorido e multicolorido, vale acrescentar ao líquido vinagre na quantidade de 1 colher de chá por litro de base. Isso evitará que a tinta escorra. Passe o produto apenas pelo lado avesso, guiando o dispositivo ao longo dos fios da urdidura.
Você não pode secar tecidos decorados em uma corda, mas um secador desdobrável, bastão ou barra transversal servem perfeitamente. Outra regra importante diz: se a coisa vai ser lavada no futuro, então é melhor realizar as duas etapas do processamento: primeiro molhar e depois passar a ferro. Caso o produto acabado seja sempre entregue para lavagem a seco, bastará vaporizar o tecido com um ferro antes de costurar.
O tecido não deve ser lavado se o tratamento com uma impregnação especial estiver indicado em seu rótulo: de eletricidade estática, sujeira, enrugamento, etc. Neste caso, a decantação limita-se à cozedura a vapor.
Quanto mais fibras naturais estiverem na composição, mais poderoso deve ser o processamento. Uma de suas etapas pode ser a de imersão, que dura de vários minutos a horas. A água deve ser aquecida até a temperatura em que a peça será lavada após a costura. É possível fazer lavagens tanto com detergente como sem detergente, dependendo da tendência ao derramamento. O vapor é geralmente usado em tecidos grossos à base de lã.
Se a composição da tela é desconhecida, vale a pena fazer o decalque mais delicado. Nesse caso, a tela precisará ser dobrada uniformemente, alinhando as bordas, e cuidadosamente posicionada entre as camadas de uma folha úmida. Nessa posição, o material deverá ficar a noite toda, e no dia seguinte deverá ser cuidadosamente esticado, formando ângulos retos, ou seja, para que as fibras lobar e transversa formem uma perpendicular. Neste estado, o tecido é parcialmente seco, após o que é alisado com um ferro a vapor.
As taxas de encolhimento do tecido podem ser encontradas no GOST correspondente. Os materiais naturais e os que contêm elastano são os mais reduzidos. Os tecidos mistos encolhem muito menos, os sintéticos não encolhem em absoluto. Deve-se ter em mente que o jersey de algodão diminui em comprimento, mas estica em largura, e vários outros tecidos são igualmente deformados em ambas as direções.
Linho e algodão
Recomenda-se molhar primeiro os tecidos de linho em água quente e depois pendurá-los cuidadosamente para secar sem torcer ou empurrar para cima.Quando a tela estiver ligeiramente seca, mas ainda úmida, pode ser passada de dentro para fora. O algodão, como a seda de acetato, é embebido em um pouco de água morna por apenas alguns minutos. Depois de uma leve flexão, é distribuído sobre um pedaço de pau ou barra transversal. Não devemos esquecer que as amostras de algodão estão sujeitas a derramamento, principalmente nas cores vermelha e verde. Isso significa que a água nunca deve estar quente. O algodão deve ser passado ainda úmido, passando o ferro ao longo do fio.
Um método mais trabalhoso de processar tecidos de linho e algodão envolve a preparação de uma solução de vinagre com uma colher de sopa de essência e um litro de líquido. O corte é enxaguado nesta mistura, depois é amido e passado a ferro até a completa secagem. Outro método requer "choque" nos tecidos: primeiro, mergulhe-os em água quente e, em seguida, imediatamente em água fria. Apertando levemente o material sem criar vincos, ele precisará ser passado a ferro.
Seda e viscose
Basta processar a seda natural com um ferro através de um ferro úmido com a combinação de um fio comum. Em alguns casos, o material é primeiro embebido em água com uma pequena quantidade de gelatina e, em seguida, passado a ferro sem vapor. Será suficiente que a viscose fique em água morna por cerca de 20 minutos, após os quais a tela deverá ser seca e passada a ferro no programa "Seda". A seda artificial pode ser deixada em água morna com um pouco de sal adicionado por cerca de um quarto de hora e, em seguida, espremida e colocada em um lençol branco seco por 3 horas. A secagem do material é realizada por tratamento térmico.
Grampo
Para o decantador, o grampo é mergulhado em um líquido aquecido com adição de vinagre. O corte é espremido suavemente sem torcer e seco à sombra. Após algum tempo, o produto é dobrado ao meio e processado com calor ao longo do fio compartilhado. Outro método envolve imersão em água quente por cerca de 14 horas, apertando levemente e secando com um ferro quente.
Lã e semi-lã
Para tecidos de lã e semilã, prepare um lençol embebido em uma mistura de 1 colher de chá de sal, 1 colher de sopa de vinagre e 2 litros de água aquecida. Depois de embrulhar o produto nele, você precisará esperar cerca de 10-12 horas. No final do período de tempo acima, o material é dobrado ao meio ao longo do fio compartilhado com o lado direito para dentro e trabalhado com um ferro através de um ferro de algodão ou linho. Outro método é pulverizar o material com um borrifador, após o qual é deixado em repouso por 12 horas. Se houver caxemira no tecido do casaco de meia lã, será necessário passá-la a vapor em uma temperatura baixa.
Malha
O processamento de um corte de malha é realizado em função da sua composição. As malhas sintéticas não encolhem, portanto para decantar bastará passá-las com um ferro úmido. Um rodapé com uma composição natural deverá ser mergulhado em água e seco em uma superfície horizontal.
Com pilha
Tecidos artificiais com pelo, ou seja, veludo cotelê, pelúcia, veludo e outros, não requerem encolhimento forçado. Porém, se a tela precisar ser passada a ferro, isso deverá ser feito a peso, ou colocando o produto amassado em um pincel de cerdas naturais.
Dicas úteis
Se a contração forçada contiver uma etapa de lavagem, é recomendável pré-processar as seções no tecido com uma costura overloque ou em uma máquina de zigue-zague normal para que não se desintegrem durante o processo. O decateamento da lã e da semilã, assim como da seda e do grampo, deverá vir acompanhado do recorte, já que sua redução será mais significativa do que no caso da tela principal.
Quando o tecido apresenta fios tortos, esse defeito deve ser eliminado no âmbito do tratamento térmico a úmido.