Tudo sobre tecido de mergulho
Muitos materiais são usados para fazer roupas hoje. Alguns deles são populares há vários séculos, enquanto outros só começaram a ser usados recentemente. Muitas pessoas associam um material chamado "mergulho" a trajes para mergulho subaquático, mas esse tecido tem mais do que esse propósito.
descrição geral
A história do "mergulho" começou em 1959, quando o químico americano Shivers descobriu o conceito de fibras elásticas. A ideia foi agarrada por muitos especialistas, a partir dos seus trabalhos, o tecido foi criado. Inicialmente, era usado para costurar produtos esportivos, equipamentos turísticos, mas há relativamente pouco tempo, o "mergulho" começou a ser usado para fazer roupas do dia a dia.
"Mergulho" é uma das variedades de tecido de malha... A maior parte da composição do material é viscose - 65% aqui. As fibras de viscose são obtidas a partir de espécies valiosas de madeira. Garantem a respirabilidade do material e é graças a eles que o tecido acabado apresenta um atraente brilho mate. Além da viscose, o "mergulho" contém 30% de poliéster. Este elemento é responsável por manter a forma do material. O teor de 5% de Lycra confere elasticidade ao tecido e protege-o dos efeitos nocivos da água salgada do mar.
Em alguns casos, uma pequena quantidade de algodão é adicionada à composição. Esse componente torna o tecido mais leve e melhora a circulação do ar.
Na maioria das vezes, o "mergulho" é suave em ambos os lados... Às vezes, um velo leve pode estar presente no verso, mas esta é uma situação bastante rara. O tecido brilha muito bem ao sol, por isso praticar esportes ao ar livre com essas roupas é um prazer.Este efeito é especialmente pronunciado se um traje para esportes aquáticos for costurado de "mergulho". O lado franzido do material é quente e agradável ao toque, adere bem ao corpo. O material se estende lindamente. É totalmente opaco.
Vantagens e desvantagens
O "mergulho" tem uma série de vantagens, graças às quais conquistou o amor não só de atletas, mas também de pessoas comuns.
-
Elasticidade... O tecido é altamente elástico, por isso será fácil e simples de colocar num produto feito com ele, mesmo se a pele estiver úmida. Ao praticar esportes, você pode fazer qualquer movimento, pois esse material não se rasgará em hipótese alguma. Isso não é fácil de fazer, mesmo se você puxar o mergulho com força em direções diferentes.
-
Correção. O material esconde perfeitamente as falhas das figuras. Se houver excesso de peso, o tecido conseguirá disfarçá-lo com sucesso, pois se ajusta perfeitamente ao corpo e ajusta as proporções da figura.
-
Resistência à água... É por isso que antes apenas os trajes de mergulho eram feitos de "mergulho". O material não permite a passagem de umidade. Devido às peculiaridades da tecelagem, o tecido repele qualquer água de si mesmo.
-
Resistência ao desgaste... O mergulho é durável. Não se deforma, não se estica em vários tamanhos, não fica coberto de pellets. A cor permanece brilhante por muito tempo, mesmo se você lavar o item com frequência.
-
Paleta de cores ricas... À venda estão "mergulhos" em várias cores: do preto clássico às cópias incrivelmente brilhantes, que cegam os olhos. Além disso, os materiais variam em densidade.
-
Fácil de costurar... O "mergulho" se presta bem ao processamento. Costurar com ele é fácil e agradável, por isso até os iniciantes podem escolher esse tipo de tecido.
Falando sobre os contras do material, vale destacar os pontos a seguir.
-
Reação à alta temperatura. O "mergulho" é extremamente mal tolerado pelos efeitos do calor. Ele se deforma em questão de segundos devido à água muito quente. Até o ar quente pode causar danos.
-
Falta de circulação de ar. O tecido se ajusta perfeitamente ao corpo e é quase respirável. Será muito desconfortável com o calor.
-
Medo do sol. Se o material for constantemente exposto ao sol, rapidamente perderá a cor. Além disso, desaparecerá com manchas.
-
Ausência de hipoalergenicidade. Este tecido pode causar reações alérgicas. Não é recomendado para pessoas com derme sensível.
Tipos de material
Existem vários tipos de "mergulho" à venda hoje. Vamos dar uma olhada em cada um deles.
-
Denso... Este subtipo de tecido tem propriedades de modelagem. Afasta perfeitamente tudo o que é desnecessário no corpo, forma uma bela silhueta. O material denso aquece perfeitamente, não deixa a água passar por si mesmo.
- Lã... Esse "mergulho" tem um velo de dentro para fora. Isso torna o assunto muito quente. Sua finalidade é costurar roupas para esportes de inverno.
- "Microdiving"... Essa tela tem a menor espessura. Ao mesmo tempo, é opaco. Usado "micro mergulho" para fazer roupas do dia a dia. E também este tecido tem uma subespécie - "mergulho de crepe". Esta também é uma teia fina, mas mais densa, onde as fibras são torcidas com mais força.
Formulários
O mergulho é amplamente utilizado hoje. Se falamos de sua versão densa, então aqui o tecido é usado para costurar roupas esportivas. Então, maiôs, leggings justos, camisetas e tops, sungas ficam muito bonitos. Todas essas roupas modelam a figura, tornando a silhueta mais atraente. Além disso, modelar roupas íntimas é costurado a partir de "mergulho" denso, graças ao qual você pode se reduzir em alguns tamanhos sem dietas. E, claro, vale destacar o uso clássico e original do material - costurar roupas de mergulho.
Devido às peculiaridades do tecido, o mergulhador se sentirá muito confortável. O tecido não restringirá o movimento sob a água, dará espaço para ação e não irritará a pele.
Das melhores variedades de "mergulho", são costuradas roupas casuais masculinas e femininas. Para os caras, costuram calças, ternos, lindas camisetas e suéteres de manga comprida. Para meninas - saias, camisetas, camisetas, blusas, terninhos, leggings e leggings. Até vestidos de noite feitos com esse material também podem ser encontrados à venda. As coisas do "mergulho" parecem igualmente impressionantes em meninos e meninas. Como joias, os homens podem pegar anéis, pulseiras e correntes de prata, e as mulheres - bijuterias, produtos feitos de metais caros, pedras.
Bonés e cintos leves são perfeitos para "mergulhar".
Regras de cuidado
Uma das vantagens indiscutíveis do "mergulho" é a total despretensão no cuidado. Existem muito poucas regras a serem abordadas.
-
O "mergulho" pode ser lavado tanto à mão como na máquina. Em ambos os casos, a temperatura deve ser de 30 graus. No entanto, a água mais fria removerá bem todas as manchas e sujeira.
-
Na lavagem, dá-se preferência a produtos de consistência líquida. Os pós podem deixar marcas brancas no material elástico. Mas é melhor não usar alvejantes e tira-manchas. Qualquer sujeira pode simplesmente ser limpa com as mãos, as fibras não a absorvem especialmente.
-
Você não pode torcer com as mãos ou em uma máquina de escrever... Melhor apenas colocar o item no fundo da banheira ou pendurá-lo em um gancho na prateleira do banheiro. A água escoará em alguns minutos e você pode levar o item para secar.
-
Em uma sala quente, as roupas secam em literalmente 30-40 minutos... Mas ficar exposto ao sol é altamente desencorajado.
-
O mergulho tem zero vincos... Após a secagem, o item estará pronto para vestir. Não vale a pena passar a ferro, é uma má ideia, porque a matéria tem muito medo do calor.
-
Não é difícil armazenar coisas do tecido descrito. Para isso, basta dobrá-los com cuidado e colocá-los no armário. Não há necessidade de pendurá-lo em um cabide.