Tecido de tapeçaria
A tapeçaria é um material conhecido desde a época dos antigos faraós egípcios. Mas o tecido recebeu seu nome moderno apenas no século 17, graças a dois irmãos franceses chamados Gobelin. Foram eles que fundaram a sua própria manufatura para a produção de telas com diversos padrões.
Agora, existem várias variedades de materiais, cada um dos quais com características individuais. Para que o material mantenha suas propriedades originais, é necessário não só selecioná-lo corretamente, mas também cuidar bem dos produtos.
O que é isso?
A tapeçaria é um material criado por fios entrelaçados. A peculiaridade reside no fato de que diretamente na fase de produção da tela, um padrão é formado sobre ela. Na produção deste material, é utilizada a técnica de tecelagem jacquard. O fio de trama continua padrão, como na confecção de outros tecidos, mas existem vários fios de urdidura, por meio dos quais o efeito desejado é alcançado. Diferentes espessuras de fio são responsáveis pela estrutura dos padrões.
A tapeçaria é composta por fibras naturais e sintéticas, entre as quais:
- acrílico;
- poliéster;
- viscose;
- seda;
- algodão;
- lã.
O material possui várias propriedades exclusivas. Os mais importantes são os seguintes.
- Densidade - uma propriedade importante que afeta o desempenho: resistência ao desgaste, vincos, resistência. Com base na densidade, o escopo de aplicação do material é posteriormente determinado. Por exemplo, para estofamento de móveis estofados, criação de capas e colchas, é utilizado um tecido, cuja faixa de densidade varia de 250 a 350 g / m². m.Para costurar roupas, materiais finos com densidade não superior a 180 g / m² são mais adequados. m.
- Ruga. A peculiaridade da tapeçaria é que quase nunca se enruga. Isso é possível devido à densidade, bem como ao modo especial de tecer os fios da teia e da trama.
- Solidez da cor É outra propriedade única da tapeçaria. Fios sintéticos tingidos são responsáveis por isso. A perda de cor ocorre diretamente com a exposição prolongada à luz solar direta.
Outra propriedade é o encolhimento e a tensão. Esses fatores desfavoráveis se manifestam apenas no caso de cuidados inadequados com o material, bem como com as coisas feitas a partir dele.
Variedades
Em primeiro lugar, o material se distingue pela cor e pelo padrão criado. São as seguintes opções: lisas, mélange, com enfeites grandes e pequenos, com estampa que lembra bordados. Também existe uma classificação por tamanho. Convencionalmente, a tapeçaria pode ser dividida em três grandes categorias se levarmos em consideração sua estrutura.
Portanto, pode ser uma camada, duas camadas e três camadas.
- Camada única. O material de camada única é leve. É feito tecendo fios de urdidura e trama finos. Na produção, o método de tecelagem unilateral é o mais usado.
- Duas camadas. Em comparação com a primeira opção, a camada dupla é mais densa e mais pesada. Aqui, o tecido de tapeçaria pode ser unilateral ou dupla face. Para a criação, fios mais densos são usados.
- Três camadas. É o material mais pesado em termos de peso, que em maior medida possui propriedades como resistência ao desgaste, resistência a vincos, densidade. Para a criação, fios de densidade aumentada são usados.
Fabricantes
Os fabricantes nacionais são especialmente populares na Rússia. Seus produtos são de boa qualidade e custo relativamente baixo. As empresas de manufatura russas mais populares estão listadas abaixo.
- A GobelinGlavSnab é uma empresa de Moscou cujos produtos são encontrados com mais frequência nas prateleiras das lojas. Os produtos são de alta qualidade e baratos.
- "Decortex" de Vladimir.
- A empresa MM "Decor" da cidade de Ivanovo.
- Fábrica de tecelagem e acabamento em Moscou.
Se falamos de fabricantes estrangeiros, então os produtos de empresas italianas e chinesas são mais populares do que outras.
Como escolher?
Para escolher um tecido para tapeçaria, você deve levar em consideração todos os prós e contras desse material. O estudo das propriedades deve partir dos aspectos positivos, que são os seguintes:
- beleza dos padrões e variedade de tons;
- textura e durabilidade;
- funcionalidade e alta qualidade tátil;
- força;
- atratividade externa.
Também existem desvantagens. Entre os mais importantes deles, deve-se notar o peso pesado e a rigidez, devido aos quais o material na verdade não drapeado. Ao comprar uma tapeçaria em uma loja, você deve prestar atenção à qualidade do próprio material e do padrão aplicado.
Se a tela for monocromática (azul, vermelho, verde), a cor deve ser distribuída o mais uniformemente possível. Você precisa comprar tapeçaria e produtos dela em lojas e pontos de venda comprovados.
Você também deve prestar atenção ao custo. Não deve ser muito baixo ou excessivamente alto.
Area de aplicação
Devido ao grande número de propriedades positivas, a tapeçaria é frequentemente usada em vários setores. Isso inclui o seguinte.
- Em primeiro lugar, a tapeçaria é usada para costurar roupas e acessórios. Uma tapeçaria predominantemente fina e leve está envolvida nesta área. Vestidos, camisas, calças, estolas, bolsas e muito mais são costurados a partir dele. Produtos, como o próprio material, têm maior resistência ao desgaste.
- A tapeçaria é ativamente utilizada na produção de móveis estofados.Isso inclui sofás, poltronas, cadeiras, banquetes e muito mais. O material está diretamente envolvido na qualidade do estofamento. O mobiliário não é apenas de alta qualidade, mas também bonito.
- Na produção de acessórios para casa. Isso inclui colchas, cortinas, toalhas de mesa. Também há pinturas em tapeçaria. Têm um custo mais baixo do que o normal e, em termos de beleza, não são de forma alguma inferiores a eles.
- O material de tapeçaria é frequentemente adquirido para substituir o estofamento em móveis estofados de diferentes formatos.
Além disso, os tapetes de chão e de parede são feitos de matérias-primas de maior resistência.
Como cuidar?
Para que os produtos de tapeçaria não percam as propriedades originais, é necessário que os mesmos sejam cuidados de forma correta e de qualidade. Existem várias nuances importantes aqui.
- A tapeçaria não deve ser lavada ou passada. Mas se as roupas são feitas desse material, você não pode passar sem ele. Neste caso, é necessário lavar apenas à mão em solução de água e sabão. Não use pós e géis agressivos, pois podem prejudicar não só a densidade, mas também o padrão do tecido. Se as roupas estiverem enrugadas e precisarem ser passadas, recomenda-se fazê-lo a uma temperatura não superior a 150 graus. É melhor não usar vapor.
- Se possível, os produtos de tapeçaria não são lavados, mas é usado um método de lavagem a seco. Para tal, recomenda-se a utilização de uma escova de cerdas macias e também de um aspirador.
- Se manchas persistentes surgirem, é melhor levar seus produtos de tapeçaria para uma lavanderia a seco. Lá, o material será processado de forma delicada.
- Não é recomendado expor a tapeçaria à exposição prolongada à umidade, pois afeta negativamente o padrão. Se o líquido entrar em contato com o tecido ou o produto acabado, deve-se removê-lo imediatamente com uma esponja ou pano e, em seguida, secar naturalmente. Se isso não for feito em tempo hábil, o desenho pode ser danificado.
- Para guardar a tapeçaria, é melhor usar cômodos escuros e secos nos quais a circulação de ar não seja perturbada. Caso contrário, pode haver formação de mofo no material devido à umidade.
- Com o armazenamento prolongado, formam-se dobras no tecido, que devem ser alisadas por um longo tempo. Para evitá-los, é recomendável enrolar produtos de tapeçaria para armazenamento.
- Você pode secar a tapeçaria da maneira usual. É melhor fazer isso em uma secadora. Não é recomendado expor o material à exposição prolongada ao sol, pois neste caso a cor original será perdida.
Se você seguir todas as condições acima, os produtos de tapeçaria durarão mais de um ano. O mais importante é que a qualidade inicial atenda a todos os critérios e requisitos declarados.