Tipos de tecidos

Características do bumazey e o uso de tecido

Características do bumazey e o uso de tecido
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Visão geral da espécie
  4. Aplicativo
  5. Regras de cuidado

O tecido com o nome incomum de "bumazeya" é muito valorizado por sua maciez, propriedades de proteção contra o calor e higiene. Nesta revisão, iremos familiarizá-lo com a história de origem do material, as peculiaridades de sua composição, características higiênicas e técnicas. Vamos falar sobre a tecnologia de produção, listar as principais áreas de uso e requisitos de cuidado.

O que é isso?

O bumazeya é um tecido bastante forte e denso com uma tecelagem tipo sarja, nas costas do qual existe um pequeno velo. Graças a este último, as coisas feitas de bumazey tornam-se delicadas ao toque, macias e muito quentes. Em termos de propriedades higiênicas e operacionais, esse material lembra uma bicicleta e uma flanela, mas é mais leve e mais fino. O Bumazeye é feito de fibras naturais de acordo com o padrão atual GOST 29298-2005. Este regulamento define as principais características técnicas do material:

  • tipo de trama - sarja;
  • desenho - branqueado, monocromático, monocromático ou impresso;
  • estrutura - a parte da frente do tecido é perfeitamente lisa, a parte de trás proporciona fibras curtas e leves;
  • as fibras utilizadas são fios de algodão curtos e médios;
  • densidade de tecelagem - na faixa de 160 a 260 g / m2;
  • higroscopicidade - de 6 a 12%, esse tecido absorve rapidamente a umidade e a remove por completo;
  • permeabilidade ao vapor - alta;
  • permeabilidade ao ar - média;
  • o nível de eletrificação é mínimo.

As principais vantagens do bumazeye incluem vários fatores.

  • Amplo escopo de uso - trata-se de uma tela verdadeiramente multifuncional, muito procurada em várias áreas de produção.
  • Hipoalergênico - a base do tecido é feita de fibras naturais, não causam coceira mesmo na pele das crianças mais sensíveis.
  • Suavidade - devido à camada felpuda, o tecido torna-se tátil e agradável, portanto, sempre é confortável e aconchegante em roupas de papel.
  • Densidade - devido à estrutura compactada dos fios, a matéria retém calor por muito tempo. Não é por acaso que ele é frequentemente usado para costurar itens vestíveis para a estação fria.
  • Preço acessível - o bumazey pertence aos tecidos econômicos, qualquer um pode comprar roupas com ele.
  • Higroscopicidade - o material absorve perfeitamente a umidade e também a remove.

Ao mesmo tempo, também existem desvantagens. Em primeiro lugar, é uma baixa resistência ao desgaste. Bumazeya é um material de vida curta, ele se desgasta e se desgasta muito rapidamente.

O pano está enrugado e descascando, depois de lavado muitas vezes encolhe. Além disso, com o tempo, suas cores desbotam e o produto perde sua aparência original.

História de origem

Não existe uma versão única sobre a origem do bumazeye. Segundo algumas fontes, o tecido foi inventado por tecelões franceses. Outras informações indicam que a tela já foi publicada no século XIII no território de Valência. De acordo com fontes terceiras, Milão se tornou a verdadeira casa deste material inusitado, onde o tecido começou a ser produzido no século XIV. Não se sabe ao certo que o tecido foi feito no início do século XVII. na Grã-Bretanha durante o reinado de Elizabeth I.

A origem do nome do material também permanece um mistério. Tanto a palavra italiana bombazine quanto a palavra francesa bombasin são traduzidas como "algodão". Apesar da semelhança do som de "bumazey" e "papel", este material nunca foi usado como pergaminho ou papiro para escrita. O papiro era feito de safras de plantas e a pele de animal era usada como pergaminho. Antes, o material que hoje chamamos de bumazey era chamado de bombazin. Segundo as descrições, trata-se de um tecido de seda com trama justa. Um pouco mais tarde, esse termo passou a definir um material à base de fibras de seda e linho.

O primeiro tipo de produção de papel envolvia a combinação de fibras. A base era linho, algodão asiático com fibra encurtada foi usado como trama, não diferiu na durabilidade. Portanto, quando surgiu um novo tipo de algodão com fibra alongada, tornou-se possível excluir completamente o linho da estrutura do linho - com isso, o material passou a ser 100% algodão. Esse tecido era feito pelo método de sarja, com menos frequência de tecelagem de crepe.

Na Rússia, por trás desse tecido, o nome bumazey está firmemente arraigado. Naquela época, suas cores não eram coloridas e saturadas, principalmente o tecido era tingido em tons de preto e usado para criar roupas para cerimônias de luto. Devido ao baixo custo do tecido, aliado à durabilidade, a demanda pelo tecido era muito alta. Um pouco mais tarde, foi inventada e desenvolvida uma tecnologia para branquear a tela.

Dessa forma, a bumazeya passou a ser utilizada para a fabricação de roupas íntimas com isolamento térmico. A partir desse tecido, eles começaram a costurar peças de guarda-roupa que podem ser usadas no outono e no inverno.

Visão geral da espécie

Bombazin é apresentado em várias variações. Cada um deles tem suas próprias características técnicas e propriedades de desempenho.

  • Tingido - representado por telas de tons saturados brilhantes. Uma característica dos tecidos desse tipo de tecido é que a cor mantém seu brilho por muito tempo. Isso é amplamente facilitado por uma tecnologia especial de aplicação de pigmento, na qual o tecido é colocado em um recipiente com uma tinta por várias horas. Como resultado, a superfície da teia adquire uma estrutura homogênea e uniformemente colorida.
  • Impresso - neste caso, a impressão é aplicada à tela. A impressão pode ser colocada em um ou ambos os lados. Esta técnica permite um padrão permanente sem alterar as características estruturais do tecido.
  • Branqueado - a versão mais segura e ecológica do tecido, o material é feito sem o uso de qualquer corante. O tecido é 100% hipoalergênico, por isso é utilizado na confecção de jogos de cama infantil e linho militar.
  • Tecido com felpa nas costas - é o resultado de um tratamento especial no qual as pontas das fibras individuais são colocadas para fora. Como resultado, um relevo é formado com áreas velozes e planas alternadas.
  • Cordão Bumazeya - um tecido muito áspero que se destina a fins técnicos. Não passa por nenhum processamento especial, é geralmente usado para fazer os elementos internos de sapatos, capas para martelos de piano de cauda e outras coisas semelhantes.

Aplicativo

Nos séculos passados, o bumazey preto causou muita apreensão. Até o início do século XX. roupas de luto foram feitas com ele. Hoje em dia, o uso deste tecido felpudo é muito mais rosado - roupas caseiras confortáveis ​​para todos os membros da família são costuradas a partir dele:

  • vestidos de senhora;
  • moletons e moletons quentes;
  • Camisetas masculinas;
  • camisas;
  • pijamas;
  • mantos.

Tecidos claros podem fazer cortinas e cortinas elegantes. Eles são amplamente utilizados na organização de interiores na estética japonesa. Esses elementos decorativos são muito procurados na decoração de residências e são usados ​​em cafés, restaurantes e hotéis.

As telas tingidas simples são amplamente utilizadas para necessidades técnicas. E os elementos internos dos produtos de couro são feitos de cordão de papel.

Regras de cuidado

Apesar de sua composição totalmente natural, o bumazey é um material bastante caprichoso, necessitando de cuidados especiais. Para reduzir o nível de descascamento da superfície da pilha e preservar as características visuais da teia pelo maior tempo possível, você deve seguir as regras básicas. Antes de abri-lo, o tecido deve ser lavado em água morna para encolher ou projetado. Para lavar as coisas de bumazey deve estar em modos delicados. A temperatura da água não deve ultrapassar 40 graus, a velocidade deve ser definida na marca mínima. Ao escolher os agentes de limpeza, é dada preferência aos suaves. É inaceitável o uso de pós e géis contendo cloro e outros componentes agressivos de branqueamento.

Os produtos da Bombazina são secos de forma achatada em uma superfície horizontal. Ao mesmo tempo, é necessário proteger o tecido da ação dos raios ultravioleta diretos - isso se deve à instabilidade dos tons de boomazey. A passagem a ferro só pode ser feita após a secagem final do produto e exclusivamente de dentro para fora.

Há vários séculos, bumazey cuida de crianças e adultos. Os produtos dela podem ser encontrados, provavelmente, em qualquer casa. Isso é agradável ao tato, quente, incrivelmente macio, enquanto o tecido econômico pode dar a todos um verdadeiro conforto e aconchego familiar.

sem comentários

Moda

a beleza

casa