O que é bengalin e como cuidar do tecido?
A Bengalin é normalmente chamada de um análogo de seda natural de alta qualidade, porém mais orçamentário. O material também tem outros usos, pois as características marcantes da tela a tornam uma boa escolha para a produção da maioria das roupas e têxteis-lar.
O que é isso?
O tecido Bengalin é um tecido multifuncional altamente elástico e fluido. Durante a produção do tecido, é realizada uma tecelagem perpendicular de fios com uma única torção, em que a superfície é coberta com padrões de nervuras imperceptíveis. Na descrição de tal trama, o nome "twill" é encontrado. A largura das imagens resultantes pode ser diferente dependendo da espessura e do comprimento dos fios usados na urdidura e na trama. Mudando a sequência das fibras e fazendo diferentes combinações delas, é possível deixar a tela mais durável ou menos espessa, quase arejada. Também deve ser mencionado que as fibras devem ser lixadas antes da união.
Você pode pintar Bengala em qualquer tonalidade que dure por muito tempo, além de complementar com estampas e desenhos impressos. No entanto, as variedades naturais exibem maior solidez da cor do que as contrapartes de poliéster.
Os especialistas atribuem o material às telas europeias de luxo.
História de origem
Inicialmente, a produção de Bengala era realizada apenas na Índia, em uma região chamada Bengala. Dele, como você pode imaginar, veio o nome incomum do material. Naquela época, a tela era feita com fios de seda e, portanto, era cara.A Europa conheceu o novo tecido apenas no século 19, graças aos colonos franceses.
O material ganhou popularidade rapidamente devido à sua aparência requintada, que de forma alguma é inferior à seda chinesa, bem como seu custo relativamente baixo. Aos poucos, a produção de telas foi se estabelecendo em diferentes países. Posteriormente, o componente de seda do tecido de Bengala foi substituído pelo algodão, e depois sintético, com o qual seu custo diminuiu significativamente.
Propriedades básicas
Os tecidos de Bengala raramente se quebram porque a carga é distribuída por dois fios. A presença de um grande número de pontos de trama aumenta a resistência do material. O tecido estica perfeitamente sem deformar ou esticar, pois o elastano está sempre presente nele. Quanto mais deste componente for encontrado na composição, mais forte será o alongamento. Vale esclarecer que o Bengalin difere dos outros tecidos por sua capacidade de esticar no comprimento, não na largura. Ele mantém sua forma e, portanto, é freqüentemente usado para criar modelos com cortes ou relevos complexos. O material elástico é absolutamente respirável e, portanto, muito confortável de usar. Os produtos Bengaline são caracterizados por uma longa vida útil. A baixa condutividade térmica é uma garantia de que as roupas feitas com este material serão frescas no verão, mas quentes no inverno.
O linho bengala pode resistir a um grande número de lavagens sem problemas e as roupas feitas dele delineiam o corpo com elegância. Absorve a umidade sem deixar na pele, não enruga nem forma rugas. A superfície do material macio é muito agradável ao toque. As roupas não ficam transparentes, mesmo que a espessura do tecido não seja diferente. Os mestres da costura também dizem que o material é fácil de cortar e costurar e, em geral, trabalhar com ele não é particularmente difícil. No entanto, deve ser mencionado que Bengala tem uma tendência para encolher. Por isso, é recomendável lavar primeiro a tela antes de abri-la. Em alguns casos, seus constituintes artificiais podem causar irritação, coceira e outras reações alérgicas. Amostras com excesso de elastano ficarão gravadas rapidamente.
Muitos compradores também observam que as roupas que se ajustam bem à figura enfatizam não apenas a dignidade, mas também o que eles gostariam de esconder.
Visão geral da espécie
Dependendo da composição, costuma-se distinguir 4 variedades de Bengala. Em um tecido natural, as fibras de base são de origem natural: animal ou vegetal, e a quantidade de elastano não ultrapassa 2%. Lã, seda ou algodão são usados como base para esse material. Para criar um material artificial, fibras de viscose, náilon ou outras amostras semelhantes são usadas como base. O tecido misto combina vários tipos de fibras, por exemplo, algodão e náilon ou lã e viscose, enquanto o sintético é criado com base no poliéster ou náilon. O tipo de tela mais popular contém 98% algodão e 2% elastano, ou seja, é natural.
O algodão usado para criar a Bengala é usado na forma de algodão macio reciclado obtido a partir de cápsulas de algodão. A lã é geralmente obtida da lã de ovelha e a seda dos casulos do bicho-da-seda. A criação do náilon é realizada por tratamento térmico e alongamento dos fios até a espessura necessária, e a polpa de madeira é necessária para incorporar viscose na composição de bengalina. Qualquer que seja a base do tecido, o elastano também estará sempre presente em uma quantidade de 2% a 5%. A presença deste componente específico dá ao material a capacidade de esticar.
O belo e prático Euro Bengal, que muitas vezes é apresentado no mercado com o rótulo “soft”, está localizado separadamente. Ele contém náilon e viscose e é usado principalmente para roupas de cama, tecidos de interior e acessórios.A variedade turca é obtida a partir de uma mistura de 98% algodão e 2% elastano, o que a torna adequada para a produção de qualquer tipo de produto. Possui excelente desempenho e é valorizado por sua maciez.
O prático "algodão" também se cria a partir do algodão, mas o elastano está presente em sua composição em maior proporção. A variedade denominada "jeans" se parece muito com o algodão grosso, em particular, pela presença de um ponto diagonal de sarja, e por isso é oferecida como alternativa para costurar calças e saias.
A vantagem desse tecido é que ele não brilha, estica bem e é agradável ao tato.
Áreas de uso
As características do tecido Bengalin permitem escolhê-lo para a confecção de diversos tipos de roupas. Vestidos, vestidos de verão, saias e blusas, assim como calças e shorts podem ser bengalis no guarda-roupa do dia a dia. Material durável pode ser usado para costurar roupas leves, como blusões. Os tecidos resistentes ao desgaste também são adequados para criar guarda-roupas infantis: roupas de verão leve e roupas de meia estação mais duráveis. Muitas vezes, os acessórios são criados a partir de Bengala: golas, punhos ou mangas falsas.
A estrutura do material permite criar cortinas requintadas no tecido e obter produtos com cortes inusitados. A tela também é usada para costurar têxteis-lar: cortinas, fronhas para almofadas decorativas, colchas e muito mais. A roupa de cama de Bengala difere na duração da operação. O tecido com adição de fios de seda é ideal para criar looks de casamento e de noite, além de lenços e estolas. A presença da lã permite usar o tecido para costurar cardigãs, jaquetas e casacos. O tecido é frequentemente usado para enfeites como babados e enfeites como flores trançadas, broches ou grampos de cabelo.
Regras de cuidado
O Bengala é um material delicado e por isso requer cuidados especiais. Você deve sempre ler as informações fornecidas pelo fabricante, pois geralmente contém recomendações para passar e lavar um determinado produto.
Não devemos esquecer que o material caprichoso rapidamente fica coberto de agarres e tende a encolher.
Lavando
O mais correto seria lavar o Bengaline à mão e usar a máquina de lavar apenas em caso de contaminação grave. O material deve ser processado a uma temperatura não superior a 30 graus. No dispositivo automático, terá de selecionar os programas "modo delicado" ou "para lavar roupa de seda", sendo melhor diminuir o modo de velocidade ao máximo. Os tecidos são mais adequados para limpadores líquidos ou secos, mas sem ingredientes agressivos. Sob nenhuma circunstância o material deve ser exposto a alvejantes ou agentes contendo cloro.
Vale ressaltar que alguns itens de Bengala só podem ser processados por lavagem a seco, que o fabricante deve indicar. Além disso, o tecido não deve ser lavado com outros tecidos.
Secagem
Os produtos de Bengala são recomendados para serem secos ao ar livre, protegidos da luz solar direta. É importante lembrar que a exposição ao sol pode causar o desbotamento da cor. Se a roupa ainda tiver que ser enxugada na varanda, é melhor virá-la para o lado avesso. Para evitar o aparecimento de vincos, primeiro as coisas são endireitadas. Os especialistas não recomendam colocar o Bengal em radiadores ou secadores especiais, pois há uma grande probabilidade de aparecimento de manchas amarelas.
A centrifugação na máquina de lavar deve ser evitada, se possível, mas se for absolutamente necessário, não deve exceder 10 minutos. Deve ser executado em baixa velocidade. O ideal é que as roupas de Bengala sejam levemente torcidas à mão e imediatamente niveladas e penduradas para que a umidade remanescente possa ser drenada livremente.
Passar roupa
É melhor alisar a Bengala com um vaporizador.Se isso não for possível, o produto é primeiro virado do avesso e, em seguida, passado suavemente com um ferro ajustado no mínimo. Neste caso, estamos falando de uma temperatura não superior a 130 graus. Você também pode recorrer ao uso do programa de seda especial. O tratamento térmico é sempre realizado com gaze ou pano úmido. Depois de passar, as peças de Bengala são penduradas em um cabide.
Visão geral da revisão
Na Internet, há principalmente críticas positivas sobre o tecido de Bengalin. Observa-se que é muito fácil interagir com o material, e se surgirem problemas com os produtos de costura, então, muito provavelmente, o problema está na aquisição de um produto de baixa qualidade. As roupas de linho da Bengala são confortáveis de usar: tanto fatos de treino para caminhadas como vestidos de noiva. Os jeans feitos com esse tecido não esticam nas costas e nos joelhos, e também não brilham. Em alguns casos, a Bengala nem precisa ser passada a ferro.
Das deficiências, a mais frequentemente distinguida é que os produtos assentam. As calças sofrem especialmente com isso, você ainda tem que selecionar modelos um tamanho maior para ser confortável para usá-las após a lavagem. Freqüentemente, aparecem ganchos no tecido, após o que sua aparência atraente se deteriora significativamente. Alguns clientes não gostam do brilho sintético do material.
Seria correto mencionar o preço bastante alto da tela.