Velvet: características, variedades, prós e contras
O veludo sempre foi considerado um item de luxo. Sua fabricação é muito cara. Mas qualquer coisa a partir dele - seja uma obra de arte, roupa ou mobiliário - tudo isso é considerado um nobre chique.
O que é isso?
A história da origem do tecido está enraizada no passado distante. Velvet é um derivado do alemão Barchent, que significa "boomazeya". Na França, esse tecido era chamado de veludo e, na Inglaterra, veludo. Mas hoje todos esses são diferentes tipos de tecidos e não devem ser combinados com veludo.
As primeiras descrições deste tipo de tecido datam do século XI. É o período do início da Idade Média, quando ainda não existiam indústrias manufatureiras e todos os tecidos, inclusive os mais raros e caros, eram feitos à mão em máquinas especiais. As características e composição das telas daquela época distinguem-se por uma tecnologia especial que muito provavelmente veio do Oriente Antigo. Foi lá que todos os tipos de tecidos à base de seda foram produzidos pela primeira vez. Com a Rota da Seda, esses tecidos, e depois a tecnologia de sua produção, chegaram a outros países.
Na Europa, esse tipo de tecido era produzido exclusivamente pela guilda dos tecelões. No século 13 mudou-se para a Itália, onde se estabeleceu até hoje. Os tecelões pertenciam a uma classe privilegiada, eram incluídos nos palácios reais. Freqüentemente, os fabricantes de veludo equipavam caravanas inteiras de navios para o comércio com outros países. Eles eram pessoas ricas e prósperas. Ainda faria! Afinal, o tecido nobre foi fornecido à corte do próprio rei.
Somente os mercadores e nobres mais ricos da época podiam costurar roupas com ele. Eram mantos de veludo, chapéus, sapatos e acessórios adornados com pedras e metais preciosos.O espalhamento de pérolas nos adornos de veludo púrpura da nobreza real era um sinal de sua origem nobre. A Rainha Elizabeth e o Rei Carlos são retratados por artistas medievais em vestidos caros e mantos feitos de veludo nobre.
O tecido de veludo ainda é considerado um dos mais caros do mundo. Ao longo dos séculos, pouca coisa mudou em sua produção. Ainda é feito de fios de seda. As novas tecnologias possibilitam a produção de veludo a partir de materiais sintéticos, além da adição de fibra orgânica, viscose e lã.
Atualmente, existem duas maneiras de produzir tecidos de pelo.
O método de corte consiste no facto de a base do tecido de duas telas ser fixada cortando as ligações fibrosas. Formado uma parte lisa seamy e "terry" - frente.
O método de laçada é obtido puxando as laçadas de uma base de malha e depois cortando-as. O resultado é uma superfície iridescente estrutural característica.
O tecido de veludo, obtido por qualquer um dos métodos descritos, é tingido e decorado com bordados, é executada a gofragem e também é recheado um desenho ou ornamento. As fibras de veludo se misturam à pilha de tecidos de várias estruturas. Obtém-se assim a camurça - couro artificial; veludo é um análogo do couro, macio de um lado e liso do outro; pelúcia é um material com pelo longo e desgrenhado, veludo é um tecido com uma nervura felpuda.
Acessórios e roupas, artigos domésticos e têxteis-lar são feitos de veludo: almofadas decorativas, estolas, cortinas e toalhas de mesa, dosséis e colchas, bem como estofos e decorações. Nas joalherias, as joias são dispostas sobre uma base de veludo, pois esse material reflete suavemente a luz, enfatizando as vantagens das joias de ouro, prata ou platina.
No teatro e na indústria cinematográfica, o veludo desempenha um papel importante na criação de imagens históricas. Os trajes são costurados a partir dele e a decoração é formada.
Visualizações
O tecido de veludo é unilateral - com pelo localizado apenas na frente, e frente e verso - quando há pelo dos dois lados, com fios elásticos, bem como combinado com elementos de estampa ou enfeite.
Para a produção de tecidos de veludo, são utilizadas tecnologias especiais, graças às quais surgem todos os novos tipos de tecidos. Os mais comuns.
Borracha de veludo conhecida como veludo cotelê. Este é um tecido canelado natural com trama. O tamanho (degrau) da bainha depende da qualidade do tecido, sua densidade e o método de produção.
Semi-veludo - este é o mesmo veludo, só que com pelo cisalhado.
Velvet chiffon tem uma estrutura de tecido fino e arejado. Isso inclui veludo panne em fios de seda com uma superfície brilhante.
Sisal - uma espécie de veludo em forma de laço.
Bagheera - um tipo de tecido com uma estrutura particularmente forte, áspera ao toque. Seu nome deve-se à sua semelhança com a pele de lã de um animal.
Devore - também uma espécie de tecido aveludado à base de seda com adição de fios de viscose, permitindo a confecção de tecidos com motivos na superfície.
Veludo de Lyon distingue-se pelo estatuto rígido de um tecido constituído por seda artificial ou natural com a adição de algodão e fios sintéticos.
Veludo madrepérola pertence aos tipos de tecidos mais valiosos, pois basicamente contém apenas seda natural. Por isso, possui um nome distinto.
Esta não é toda a lista de tipos de veludo. Desenvolvimentos modernos e uma abordagem inovadora proporcionam o recebimento de novas variedades deste material.
Existem os chamados análogos de veludo: tecido de pelúcia - um análogo mais barato baseado em sintéticos e veludo com elasticidade - um material higroscópico elástico especialmente desenvolvido para otimizar o uso em linhas de moda esportiva.
Anteriormente, os tecidos de veludo tinham apenas uma gama limitada de cores.Eles eram freqüentemente tingidos de roxo ou azul escuro. Vestidos, enfeites e trajes dessa paleta que vemos nas telas de épocas históricas dos tempos antigos.
Mas hoje as cores desse tipo de tecido podem ser diferentes: vermelho, preto, branco, azul, verde, amarelo, rosa ou vermelho. Todos eles dependem dos corantes e do método de coloração. Os fabricantes usam cores têxteis sobre bases naturais e sintéticas, além de tingir com polímeros e novidades em tons de ouro e prata.
Seja qual for o tipo de tecido que utilize no dia a dia, roupa ou acessórios, siga as regras gerais para os cuidados deste tipo, com base nas suas vantagens e desvantagens.
Vantagens
A qualidade do material de veludo funcionou bem por muito tempo. Este material tem uma série de vantagens, vantagens e propriedades positivas:
não eletrificado;
hipoalergênico;
estética;
prático e fácil de usar;
tem propriedades de isolamento acústico.
Após a lavagem, o veludo não encolhe nem perde a forma.
Conselhos sobre cuidados
O veludo é considerado um material caprichoso e requer um tratamento cuidadoso e cuidados especiais. Você precisa armazenar adequadamente e ser capaz de limpar os produtos de veludo, para isso há uma série de regras com base nas propriedades do material:
- Para retirar a poeira, basta aspirar os produtos. Móveis estofados são forrados com gaze úmida e limpos com torneiras leves. Você também pode fazer com têxteis-lar e roupas.
- Você não precisa lavar peças de veludo com frequência. Tecidos delicados são lavados exclusivamente à mão em água morna com um detergente neutro especial. A seguir, não torce, mas coloca sobre uma toalha felpuda para tirar a água, e só então seque, espalhando com cuidado sobre uma superfície horizontal. Quando o tecido está seco, as roupas são penduradas e secas fora da luz solar direta.
- Ao cuidar das coisas, deve-se evitar limpezas e detergentes agressivos, assim como todo tipo de sprays e condicionadores. Também não deve borrifar este tipo de tecido com seus aromas favoritos. Os óleos essenciais, que ficam na roupa, são difíceis de remover e com o tempo, em vez de aromas, emitem odores desagradáveis.
- Não é recomendado engomar peças de veludo. Para fazer isso, use vaporizadores especiais. A seguir, o tecido é penteado com uma escova de dureza média com movimentos suaves no sentido do pelo.
- Os itens de veludo não devem ser enrolados. Este tecido não tolera vincos e deformações. Se decidir guardar as coisas, então o melhor é pendurá-las em um cabide, vire-as do avesso e coloque-as no armário. Em nenhum caso não os dobre ao meio, três ou quatro, caso contrário os fios do tecido podem simplesmente quebrar.
- Em caso de sujidade grave, além de remover manchas mais difíceis, é preferível secar produtos aveludados. Dessa forma, você preservará o item por muitos anos.
desvantagens
Ideal para o uso diário, esse tipo de tecido raramente é usado em locais públicos. Por exemplo, na indústria de restaurantes e hotéis, não é aplicável devido à sua capacidade de absorver poeira, sujeira e odores. Cuidar desse tipo de coisa - estofados, toalhas de mesa e cortinas, é sempre muito caro. Portanto, análogos de tecidos delicados são freqüentemente usados no interior desse tipo.
Uma característica do veludo é a capacidade de sobrecarregar o espaço. Portanto, não é usado para decorar espaços pequenos. O tecido requer muito espaço. Suas qualidades - para refratar, diminuir e enfatizar a luz - são desempenhadas favoravelmente em corredores e espaços de câmara. Não se esqueça que este tecido, assim como as coisas com o seu uso, são capazes de reduzir visualmente o espaço. Um revestimento nobre não é adequado para decorar o quarto ou a cozinha de uma criança.
Entre as características deste material estão as seguintes:
alta higroscopicidade: o veludo acumula poeira rapidamente e seca por muito tempo;
perde a cor do sol;
costurar as coisas é complicado pela dificuldade de costurar os elementos da roupa, portanto, esse material costuma ser trabalhado à mão ou em máquinas de costura especiais (antigamente as costureiras se dedicavam a isso);
produtos de veludo precisam de uma moldura de forro devido ao uso e desgaste do tecido.
Se você levar em consideração as características deste material e cuidar bem dele, poderá usar produtos de veludo por muito tempo com sucesso.
Como isso é usado?
O tecido de veludo é usado de diferentes maneiras.
O veludo faz cortinas, cortinas e cortinas chiques. Portanto, na vida cotidiana, é freqüentemente usado para criar interiores elegantes.
Para decorar o espaço e criar estilos históricos, os designers cobrem móveis estofados e cadeiras com tecidos de veludo em um único esquema de cores. Eles usam a propriedade de tecidos em cortinas complexas, coberturas de móveis, painéis de parede e revestimentos de piso; crie padrões jacquard a partir de apliques e pinturas de veludo, decore aberturas de janelas e portas, arcos e contrafortes estilizados de espaços interiores.
Como estola, toldo e colcha nos quartos. O tecido atua como um escudo contra a luz e o som para criar uma atmosfera acolhedora e relaxante.
Como cortina para delimitação de zonas do espaço interior.
Como revestimento de parede - colchas nas melhores tradições do estilo barroco.
Como elemento do interior. O veludo é usado para decorar lâmpadas, arandelas, estatuetas, travesseiros e almofadas, usado em combinação com cetim, organza, tafetá e seda. Eles decoram coisas como verdadeiras obras de arte: contas, strass e pedras semipreciosas, douramento. O veludo é combinado com sucesso com franjas de seda, borlas, fitas, rendas, tranças e outras decorações.
Como acessórios, seguem principalmente duas direções: ecletismo e retrospectiva. As tendências da moda são representadas por acessórios em forma de bolsas, estolas, lenços e sapatos com elementos chiques: veludo, cetim e seda, decorados com pele, couro, camurça e clarins para joias caras.
As linhas de moda de casas de design famosas como Burberry, Lacoste, Prada, Gucci, Christian Dior, Chanel, Giorgio Armani, Versace, Colin's e outras costumam usar o tema de veludo para criar imagens brilhantes de roupas confortáveis e modernas. As rosas de veludo de Gianni Versace, que conquistaram o mundo nos anos 80 do século passado, ainda enfeitam os vestidos de noite de muitas estrelas americanas.
Napoleão Bonaparte foi o primeiro governante a introduzir veludo nos uniformes de seu exército. Camisoles a la Napoleon ainda são usados como base em desfiles e demonstrações de moda, e também fazem parte das coleções de grifes de roupas do mundo inteiro.
Combinando veludo com elasticidade, eles criam tecidos "enrugados" e plissados em uma base nobre.
As pessoas não querem se desfazer do veludo, então os designers o introduziram na vida cotidiana. Agora com esse tecido costuram não só vestidos chiques com cheiro, todo tipo de vestidos de noite e ternos de negócios, mas também roupas para a casa: pijamas, roupões e chinelos.
Tecidos de veludo são usados como exposição em exposições de joias, bijuterias, gadgets, sapatos de grife e acessórios.
Refinado, elitista, nobre, elegante e ao mesmo tempo prático, este tipo de tecido é merecidamente considerado um elemento de luxo e riqueza. Ele não deixará ninguém indiferente. Quem o tocou pelo menos uma vez, sentiu a extraordinária suavidade, frescura e encanto de sua superfície e estrutura incrível, não vai querer se separar dessas sensações no futuro.
O uso de veludo na vida cotidiana se tornou comum. Agora, as coisas feitas com este material valioso podem ser compradas não apenas por representantes da dinastia real. Este material tem um caráter próprio, uma história rica e exige uma atitude, gosto e respeito especiais. Portanto, com um manuseio habilidoso, pode se tornar não apenas um ornamento, mas também um complemento prático para roupas ou um interior.
O uso de tecido de veludo requer habilidades especiais.O veludo é utilizado como material para costurar vestidos, cortinas, bem como elementos decorativos de interiores.
Uma visão geral dos tecidos de veludo é apresentada no vídeo a seguir.