Fio

Características e tipos de fio angorá

Características e tipos de fio angorá
Contente
  1. Referência histórica
  2. Qual é a diferença entre o fio?
  3. Principais prós e contras
  4. Escolha de tópicos
  5. Características do fio da bobina

Costureiras não muito experientes e apenas compradores podem enfrentar o problema de escolher um produto de mohair ou angorá. À primeira vista, eles são semelhantes. Mas apenas na aparência: ambos são muito fofinhos. Na verdade, esses tipos de fios não têm nada em comum.

Referência histórica

A confusão já existe há muito tempo por causa do nome. Desde o século 19, a Turquia é famosa por criar cabras angorá com o objetivo de obter lã muito fina e cara, que passou a ser chamada de angorá.

Ao mesmo tempo, o coelho angorá aparece na China. E os chineses começam a criá-la, e a lã mais barata resultante também é chamada de angorá, respectivamente. Para esta fibra, o nome angorá permanece até hoje.

Mas os turcos, para não confundir os compradores, mudaram o nome de seu material de alta qualidade para mohair.

Qual é a diferença entre o fio?

A principal característica específica de ambos os fios é a fibra fofa. Em mohair, distingue-se pela sua resistência mecânica. No angorá, a penugem é mais lisa e sedosa, dificultando sua permanência no fio acabado. Portanto, o teor de angorá na composição do fio geralmente não é superior a setenta por cento e é imperativo misturá-lo com acrílico, poliamida ou náilon para dar resistência.

Angorá cem por cento praticamente não é encontrado. Por naturalidade, os fabricantes a misturam com lã merino, o que torna os produtos feitos com esse fio mais duráveis ​​e resistentes ao desgaste.

Às vezes você pode encontrar a composição de angorá com mohair ou seda. Esses fios são muito quentes e duráveis, eles mantêm sua forma perfeitamente. É verdade que eles são muito caros. Eles já podem ser classificados como elite.

O fio também difere no comprimento da pilha.O uso na produção de pelos com cabelos curtos é um meio muito fácil de reduzir o custo do fio. Melhor e mais caro é o material para a fabricação do qual se utiliza uma pilha longa (comprimento médio 6-12 cm, mas pode chegar a 50 cm).

O angorá natural não criará abundância na paleta de cores. Na natureza, a lã branca é encontrada com mais frequência. Afinal, basicamente os coelhos, de onde é retirada a penugem para sua produção, são albinos. Menos comum, mas ainda existem indivíduos cinzentos e pretos.

O fio de lã se presta bem a tingimentos uniformes e de alta qualidade, e os fios coloridos são encontrados em uma gama bastante ampla.

Principais prós e contras

O fio angorá é muito popular entre as costureiras. Vamos listar as principais vantagens deste material:

  • a maciez e maciez do fio o tornam agradável ao toque;
  • lã natural e hipoalergênica;
  • o cotão é repelente de água;
  • leveza e volume criam um consumo econômico de fios, o que tem um efeito benéfico no tricô;
  • a condutividade térmica reduzida do fio é usada para a fabricação de produtos de aquecimento e retenção de calor muito quentes;
  • é importante notar os benefícios para a saúde da lã de angorá para doenças como artrite e osteocondrose, quando o tratamento com calor seco é necessário.

    Apesar do grande número de vantagens desse fio exclusivo, ele também apresenta algumas desvantagens.

    • Além do preço alto, eles notam certo mau humor no cuidado. Os produtos feitos de coelho angorá fofo não podem ser lavados na máquina: apenas à mão ou a seco. Para a limpeza, use apenas detergentes suaves para roupas de lã. Seque apenas achatado horizontalmente.
    • Outra desvantagem significativa é que ele sobe. Na meia, as vilosidades vão caindo gradualmente do fio e grudando em outras roupas e móveis. A razão é a incapacidade da penugem de se fixar firmemente na base do fio. E esse processo é irreversível, é impossível evitá-lo.
    • Um tanto desagradável é a tendência de o penugem cair, pois prejudica a aparência do produto acabado na meia. Mas essa propriedade tem sido usada com sucesso na produção de feltro de alta qualidade, então, de menos, tornou-se uma vantagem.

    Escolha de tópicos

    O processo de tricô sempre começa com a seleção do fio. O sucesso do tricô e o resultado final dependem diretamente da escolha correta do fio. Não é tão fácil navegar em sua variedade na Internet e nas vitrines. Uma pequena visão geral ajudará as costureiras iniciantes a decidir.

    • Yarn Art Angora Ram tem a composição: angorá - 40%, acrílico - 60%, 100 g - 500 m. Freqüentemente acontece com lurex. O fio é de qualidade mediana, não tolera bem a lavagem, enrola-se rapidamente nas axilas e nas mangas. Estridente ao toque, como produtos sintéticos de baixa qualidade.
    • La boule de neige - 100% angorá, 500 m por 100 gr. Grande fio muito fofo. Ótimo para crochê. Senta-se fortemente.
    • Biagioli modesto - 80% angorá, poliamida - 20%, 850 m por 100 gr. Fio fino e uniforme, torcido de maneira uniforme, não delamina, ideal para tricô.
    • Pecci filati - angorá - 70%, 30% - lã, 700 m por 100 g. Perfeito para tricô à máquina. Não se deforma nos produtos, afofa delicadamente.
    • Cariaggi - 90% angorá, 10% - poliamida, 500 m / 100 g Pode ser tricotado à mão ou à máquina. Os fios são especialmente processados ​​e só se soltam após a lavagem.

    Características do fio da bobina

      Gostaria de falar com mais detalhes sobre as características da linha nas bobinas. Eles nem sempre parecem bonitos e muitas vezes se parecem com linhas de costura comuns. Trata-se de uma impregnação especial com uma determinada composição, que os fabricantes utilizam para dar suavidade. Isso torna possível usar fios de bobina em máquinas de tricô. Por isso, fica menos danificado e se agarra durante a produção das malhas, escondendo seu verdadeiro caráter.

      Isso deve ser levado em consideração ao calcular os loops.A amostra ligada deve ser lavada e seca várias vezes. É por isso que um fio italiano tão difundido agora requer lavagens repetidas, após o que será notavelmente diferente de sua aparência e textura originais: ele se tornará macio, flexível e fofo.

      Portanto, é necessário ter muito cuidado na escolha dos fios. O fio angorá provou ser muito bom entre os knitters e tem ótimas críticas. Costureiras experientes enfatizam especialmente os méritos dos fios italianos brancos com lurex. São muito econômicos, têm baixíssimo consumo, mas alto custo. As coisas conectadas a eles não são apenas suaves, mas também excepcionalmente leves, quase sem peso e muito elegantes.

      Para uma visão geral do fio angorá, veja o vídeo abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa