Tipos de tecidos

Qual é a aparência do brocado e o que é costurado a partir dele?

Qual é a aparência do brocado e o que é costurado a partir dele?
Contente
  1. História da aparência
  2. Característica
  3. Visão geral da espécie
  4. Fabricantes
  5. Áreas de uso
  6. Cuidado com o tecido

O brocado sempre foi considerado um atributo de luxo que fala de um status social elevado. Tecido refinado e denso com iridescência de padrões intrincados existe desde a era do reinado de imperadores e reis. Naquela época, o brocado era usado para confeccionar roupas para recepções sociais e bailes. Hoje, as celebridades são filmadas em trajes luxuosos, as estrelas do teatro aparecem no palco.

História da aparência

A palavra “brocado” tem raízes persas, “parce” traduzido para o russo significa “matéria”. Os fios de ouro foram tecidos pela primeira vez em seda no século 10 na China. O tecido foi feito à mão por encomenda dos imperadores chineses. Então, a tecnologia de fabricação foi estritamente proibida de se tornar pública. Do Império Celestial, o brocado veio para a Índia, onde foi complementado por um padrão floral original, e os padres o experimentaram. A técnica de fazer tecido de brocado atingiu seu apogeu em Damasco. Nesse período, o tecido ganhou fama em todo o mundo.

Os motivos islâmicos também deixaram sua marca distintiva na construção de padrões: dragões coloridos foram substituídos por outros padrões. Logo o segredo de fazer tecidos luxuosos foi dominado em Constantinopla, e de lá o tecido majestoso chegou às prateleiras do mercado europeu. Seus mestres apareceram em Bizâncio, e então os franceses e holandeses dominaram a arte de fazer brocado, passando sua experiência para Flandres, Alemanha e assim por diante.

Na Idade Média na Europa, a fabricação de brocado era automatizada. Os panos começaram a ser tecidos em teares e os fios preciosos foram substituídos por contrapartes de metal. Uma versão mais barata do brocado foi lançada na produção industrial.Na Rússia, eles aprenderam sobre o brocado no século 18, e a questão iridescente literalmente chegou ao tribunal. O novo símbolo de luxo e grandeza imperial foi apelidado de "bastardo" e era usado para costurar roupas cerimoniais, decorações de igrejas e também para decoração de interiores em casas ricas.

Para reduzir os custos de produção, em vez da seda, passaram a usar tecidos menos caros, e os metais preciosos dos fios da estampa foram substituídos por fios de algodão, entrelaçados a uma fina linha de pesca de metal. Do status de brocado tecido a ouro, apenas o nome permaneceu.

Com a invenção das fibras artificiais, o custo do tecido foi reduzido significativamente. E a decisão de adicionar lurex - um filme brilhante tecido no tecido para dar brilho - o tornou um material acessível e prático. Elastano foi adicionado à composição, dando ao brocado a maciez que faltava.

Agora o tecido não era apenas leve, mas também agradável ao toque. Na era moderna, o tecido é feito à mão, aderindo às mais antigas tecnologias, e em teares em escala industrial. Ao longo dos séculos, o material mantém sua exclusividade.

O tecido brocado com superfície brilhante ainda é coberto por um intrincado padrão de grandes elementos que agregam volume visualmente e despertam maior interesse.

Característica

Na indústria têxtil de brocado moderno, a seda é substituída por tecido de viscose ou sintéticos. Um padrão de fios metálicos surge na superfície lisa. Antigamente, esses metais eram preciosos, mas agora a guarnição é feita de lurex. Ao toque, a parte frontal da matéria mostra-se dura e densa. A cor do tecido parece profunda e rica. Telas em tons de dourado, vermelho, azul e verde são populares. O traço visual do brocado é o seu brilho nobre, complementado por matizes de cores e jogo de luz.

Descrição das características dos têxteis.

  • Aparência inteligente e aristocrática. Freqüentemente usado para roupas de noite e interiores luxuosos.
  • Boa termorregulação, higroscopicidade e respirabilidade. Não há desconforto nas roupas de brocado, ao mesmo tempo que são confortáveis ​​e não amassam.
  • A rigidez e a estabilidade dimensional dão ao brocado a capacidade de ser facilmente moldado em dobras arredondadas e suaves.
  • Alta densidade de tecido. Este fator permite que você não use forro de outros tecidos ao costurar roupas.
  • Resistência ao desgaste devido à adição de fios metálicos. Graças a esses fios, o tecido parece muito impressionante e difere de outros tecidos brilhantes.
  • Pode ser combinado com sucesso com outros materiais, o que atrai a atenção de muitos designers de roupas e designers de interiores.

O lado vantajoso do tecido de brocado também tem um "lado inferior" pouco atraente.

  • Com o tempo, os filamentos de metal perdem seu brilho original quando expostos à radiação ultravioleta, ao ar e à umidade.
  • Danos mecânicos ao brocado são quase impossíveis de consertar. Existem menos problemas com tecidos que contêm fios metálicos artificiais.
  • O tecido brocado exige cuidados, o que o torna difícil de usar no dia a dia.
  • Mesmo o brocado artificial tecido com adição de lycra ou viscose tem um custo muito alto.

Visão geral da espécie

O material distingue-se pelo método de tecelagem - manual e industrial, bem como pelo tipo de brocado, dependendo da composição. Brocado clássico à base de seda. Existem dois tipos - bordado e jacquard. É um tecido resistente e sem elasticidade. Ao mesmo tempo, não enruga, mantém a forma dada e fica bem drapeado. A variedade de seda tem vários nomes sinônimos: baberek, brokat, brocado, altabas, pestilence.

Brocado de viscose (sintético). Tecido artificial inelástico realizado com polpa de madeira. As fibras de viscose conferem ao tecido um brilho suave. Lurex, um fio sintético metalizado (folheado a folha), pode ser adicionado à composição.

Assim como o look tradicional da seda, a viscose não enruga e mantém sua forma perfeitamente.

Look Lycra (tecido mesclado). É um tecido de fibra sintética mais liso. A rigidez tradicional do brocado é minimamente sentida nele, já que o elastano é adicionado aos fios de base.

Opção Jacquard. Essa tela se distingue por um padrão volumétrico com padrões convexos em uma superfície durável.

Menos comum é uma espécie de brocado com lã ou fibras de algodão. Esses aditivos ajudam a melhorar as propriedades higiênicas e de economia de calor do tecido. Os tipos mais populares são os tecidos à base de lycra, viscose e, claro, seda natural. Todas as informações sobre a composição estão indicadas nos rótulos dos produtos. Cada novo componente adicionado ao tecido confere a ele propriedades especiais.

Fabricantes

O Brocade é produzido na China, Índia, Irã, Coréia, Turquia e em muitos países europeus, incluindo a Rússia. Nos dois primeiros estados, tecnologias de tecelagem antigas ainda são usadas. Os produtos feitos à mão são especialmente valorizados e são feitos apenas para pedidos individuais. Grandes quantidades de tecido e tipos mais econômicos são produzidos com tecnologias modernas e materiais inovadores.

O mais famoso e caro do mundo é o brocado, tecido em teares de madeira pelas mãos dos artesãos de Nanjing. No território do sul da China, a tecnologia de produção faz parte da lista do patrimônio cultural imaterial da humanidade. Os tecelões de Nanjing fabricam brocado precioso com fios de folha de ouro há 2.500 anos.

O segundo nome do brocado de Nanjing é "turvo", que se deve ao padrão claro e arejado, cintilando em cores diferentes dependendo do ângulo de visão. É mais macio ao toque e é dividido em várias variedades:

  • padronizado;
  • cetim (kuduan);
  • ouro;
  • kujin.

De todas essas variedades, apenas a padronizada é criada à mão e as demais são processadas à máquina.

O brocado tecido em ouro de Nanjing não é inferior à variedade indiana - yamdani. Esta é a variedade mais cara do brocado local. O famoso kinhab de seda é um símbolo de luxo, costurado com fios de metal e decorado com delicados desenhos florais. Tradicionalmente, o tecido é feito sob encomenda e costurado a partir dele, vestimentas cerimoniais, vestidos de noiva e outras roupas caras. Na Índia, as noivas usam vestidos não brancos para seus casamentos. O brocado brilhante é considerado uma opção mais apresentável para costurar decorações para os noivos.

Entre a população local, essas variedades de brocado indiano são populares como o baffta de seda, repleto de pinceladas douradas, e o amru, um tecido de seda multicolorido de textura fina. Na Europa, os tipos sintéticos de brocado são mais comumente usados. Acontece muito mais barato e fácil do que o natural. Na Rússia, o material é chamado de “broches” e é representado por tecido estampado, bordado com seda colorida.

Áreas de uso

O brocado iridescente é usado para costurar vestidos e acessórios para a noite ou para festas. Bolsas, ternos femininos, vestidos espetaculares e casacos elegantes que parecem da realeza são costurados a partir dele. Roupas luxuosas são projetadas para enfatizar a solenidade do evento. Na vida cotidiana, o tecido cerimonial brilhante raramente é usado. Apenas na China a tradição de fazer mantos de brocado para a casa ainda é mantida.

Para a confecção de coisas para o dia-a-dia, usa-se um tipo barato de brocado à base de viscose ou algodão. Calças, vestidos e jaquetas de brocado estão à venda. Usar essas roupas exige uma abordagem minuciosa, algumas imagens podem ser mais vulgares do que bonitas.

Para que o produto tenha o mesmo brilho, ao cortar o tecido brocado, deve-se levar em consideração a direção dos fios e o padrão. Freqüentemente, roupas feitas de tecido pesado e brilhante são colocadas em um forro para manter o corpo confortável.

O tecido de lycra é mais leve e elástico.Portanto, é frequentemente usado na criação de itens de guarda-roupa de verão. E também a partir dele são costurados trajes de concertos e roupas para patinadores artísticos e ginastas. Materiais não menos nobres - veludo e renda - são combinados de maneira ideal com brocado. As diferenças de textura permitem que se complementem harmoniosamente. Os produtos acabaram sendo mais incomuns e de aparência luxuosa.

O brocado fica bem na decoração de uma casa, cujo interior é feito em estilos consonantais: clássico, barroco, renascentista, etc.... Dá ao quarto um brilho respeitável e um toque de luxo. Só podemos imaginar ou ver como ficam lindas as janelas na moldura de densas cortinas de brocado. Além disso, eles brilham lindamente ao sol e, se necessário, protegem o ambiente da penetração da luz. Curiosamente, conforme a iluminação muda, um tom diferente aparece no tecido.

Cortinas

Ao fazer cortinas de brocado, muitas vezes são complementadas com véus e organza, que suavizam o peso do brocado. Esses tecidos combinam perfeitamente e têm uma aparência vantajosa em comparação com o contraste de sua densidade.

Cortinas de brocado nas janelas enfatizam a riqueza da sala. Eles são bonitos não apenas em corredores e salas de estar, mas também ficam ótimos no quarto. Devido à sua estrutura, a matéria quase não transmite a luz solar. Você pode não só decorar o quarto, mas também dormir mais pela manhã.

Estofos de móveis

O brocado tradicional quase nunca é usado para estofamento. Exceto para o design de interiores de palácios ou no design de casas de luxo para pessoas ricas. E, nos tempos antigos, era amplamente utilizado para estofamento de conjuntos de móveis. Nos quartos modernos decorados em estilo clássico (por exemplo, barroco), é permitido o uso de móveis revestidos com brocado. Devem ser itens individuais, não kits. Por exemplo, uma cadeira ou sofá, localizado no local mais visível.

O brocado também é utilizado como material de decoração de paredes, criando um interior em estilo oriental ou indiano. Você pode complementar a decoração com almofadas decorativas de brocado, dosséis com ganchos, colchas.

As almofadas de estilo oriental costumam ser feitas em forma de cilindro alongado. E é ainda melhor quando há muitos deles e são de diferentes formas e tonalidades.

Toalhas de mesa

As mesas cobertas por uma toalha de brocado parecem excepcionalmente festivas. Pela primeira vez, essa decoração em mesas apareceu no Oriente, e agora toalhas de mesa brilhantes são usadas principalmente em celebrações em caras salas de banquetes. Uma toalha de mesa de brocado fica especialmente bonita quando o tecido cobre toda a mesa, caindo pelas laterais e formando ondas iridescentes de dobras. Mesmo os móveis de aparência mais comum serão adornados com uma tela com uma rica história e um toque de luxo oriental.

Este nobre tecido também é utilizado para costurar guardanapos, capas de cadeiras, lembranças e sacolinhas para embalá-los. Em qualquer área em que seja utilizada, é sempre possível criar um clima solene e dar às peças um visual requintado e chique especial.

Cuidado com o tecido

Recomenda-se a lavagem a seco de cortinas e jaquetas de brocado com fios metálicos. A lavagem é contra-indicada para eles, pois sob a influência da temperatura, ácidos ou componentes alcalinos, os fios perdem o brilho. Se necessário, tecidos brocados com seda, lurex, viscose e sintéticos podem ser lavados, mas somente em água morna em temperatura ambiente. Ou na máquina de lavar, no modo "delicado". Se a máquina não tiver essa opção, selecione um modo de lavagem a 30 graus.

Em casa, é importante usar apenas produtos destinados a lavagens delicadas. O uso de alvejantes não é permitido. As manchas são removidas com uma esponja macia, passando uma toalha no verso da peça. A lavagem à mão é preferível, mas deve ser feita em água morna e água com sabão. Às vezes você pode fazer sem lavar, por exemplo, quando se trata de uma pequena sujeira em cortinas, toalhas de mesa e estofados.Você só precisa passar o aspirador com cuidado ou caminhar sobre a superfície brilhante com um limpador a vapor.

É importante manusear o material conforme indicado na etiqueta de cuidado. Respeite um determinado ciclo de lavagem de temperatura. A fiação mecânica do brocado aristocrático é contra-indicada. Geralmente não é recomendado apertar este tecido. Só com as mãos, enroladas numa toalha, sem fazer nenhum esforço. A secagem em tambor é estritamente proibida. Coisas brocadas são secas apenas em condições naturais, sem o uso de aquecimento adicional. Os produtos são sempre secos de forma achatada sobre uma superfície plana horizontal. É importante fazer isso longe da luz solar direta e das baterias do radiador.

Na maioria dos casos, não é necessário passar a ferro, já que o brocado praticamente não enruga... Mas se necessário (para fins de higiene), você pode andar com um ferro não muito aquecido ao longo das costuras do lado sujo. É aconselhável passar o tecido através de gaze úmida ou outro tecido natural fino.

O cuidado oportuno é essencial para manter as coisas em ordem. A nobreza de um interior com elementos brocados perde-se se forem cobertos de pó. Com o manuseio cuidadoso do brocado, ela vai deliciar os olhos com seu brilho e beleza por muito tempo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa