O que é coceira e onde é usado?
A seda é um dos materiais mais caros e bonitos. Provavelmente todos sabem que a matéria-prima para a produção da seda é obtida a partir dos fios que o bicho-da-seda produz. No entanto, nem todo mundo sabe que existe também outra subespécie de seda obtida de outras borboletas. O nome dele é coceira. Falaremos sobre esse interessante material no artigo.
O que é isso?
Chesucha pertence a uma das subespécies de "seda selvagem". Os fios para a confecção deste denso tecido são obtidos graças a borboletas com olhos de pavão. Suas lagartas também são chamadas de bichos-da-seda de carvalho. Ao contrário da seda clássica, conhecida desde tempos imemoriais, a coceira foi produzida apenas alguns séculos atrás, quando um novo tipo de lagarta foi descoberto. No início, tentaram domesticar insetos, pois tiveram sucesso com o bicho-da-seda. No entanto, a ideia acabou fracassando. Ainda hoje, o bicho-da-seda do carvalho é simplesmente alimentado na natureza, e então as matérias-primas feitas por ele são coletadas. Por causa disso, os preços da coceira são muito altos.
O primeiro desses materiais foi produzido na China. Fabricado em uma fábrica na província de Shantung. Aliás, esse também é o segundo nome para árvores, mais conhecido nos países europeus. Desde então, a tecnologia de produção do material pouco mudou. Primeiro, as matérias-primas são coletadas desenrolando os casulos das lagartas ou simplesmente penteando a fibra deles. Deve-se notar que as fibras resultantes são sempre muito heterogêneas, e assim permanecem mesmo após o processamento.... Não é permitido alterar a estrutura.
Em seguida, o material é classificado e também despenteado para remover pequenas partículas dele. Em seguida, as fibras são encharcadas. Este procedimento remove a sericina deles. Esta substância pode causar alergias graves. A matéria-prima embebida é seca e penteada e, em seguida, laminada.Como tal, as fibras são úteis para fazer tecidos.
O tecido penteado resultante é denso, e esse número é muito maior do que o da seda comum. A superfície do material é áspera e a aparência geral é muito semelhante à do tafetá. A tela acabada tem uma bela cortina e as dobras criadas nela não perdem a forma.
Se o material estiver amassado, um farfalhar característico será ouvido.
Vantagens e desvantagens
Qualquer material de tecido tem pontos fortes e fracos. O primeiro passo é considerar os benefícios do pano penteado.
-
Durabilidade decente. O material é inicialmente muito durável, então as coisas feitas dele são gastas por anos. Mas apenas com os devidos cuidados.
-
A capacidade de absorver umidade. A sarna é muito higroscópica. No verão, se a pessoa suar, não sentirá desconforto.
-
Hipoalergênico. Essa qualidade do tecido é especialmente importante para pessoas que costumam causar alergia a coisas. A sarna nunca causa erupções na pele, vermelhidão, coceira. No entanto, isso só se aplica a tecidos naturais.
-
Mantendo quente. O material se mantém bem aquecido. Portanto, suéteres e suéteres podem ser usados com segurança fora da temporada e no inverno.
-
Circulação de ar. O tecido não retém o ar, de modo que a pele nessas roupas respira. É confortável tanto no inverno quanto no verão.
-
Boa aparência. A matéria escamosa parece bastante impressionante, até mesmo luxuosa. As coisas dele sempre encantam seus donos. Além disso, o tecido também é macio e agradável ao corpo.
-
A capacidade de curar. A escabiose será uma verdadeira bênção para quem sofre de dores nas articulações. Também ajuda a lidar com pequenos problemas de pele.
-
Versatilidade. O tecido é utilizado para costurar uma grande variedade de roupas. O escopo de sua aplicação é muito amplo.
Agora vamos ver quais qualidades negativas do tecido são chamadas pelos compradores.
-
Taxas altas... A sarna é mais barata do que a seda clássica, mas ainda assim muito cara. E encontrá-lo à venda não é fácil.
-
Cuidado complicado. Existem certas nuances de abandono que podem parecer difíceis para algumas pessoas. Vamos falar sobre eles a seguir.
-
Baixa resistência à água. Se o tecido for constantemente exposto à umidade, ele ficará manchado. Também é uma má escolha para quem sua muito.
-
Vinco... A matéria enruga muito, então armazenar essas coisas não é fácil.
-
Reação ruim ao sol. A sarna não tolera exposição frequente à radiação ultravioleta. Com isso, ele perde rapidamente sua densidade e outras qualidades positivas.
Composição
Como já mencionado, a matéria-prima para a produção do pente é o fio obtido das lagartas do bicho-da-seda do carvalho. No entanto, um tecido feito de 100% deles é extremamente raro. Na maioria dos casos, a matéria é "diluída" com outros elementos. Principalmente algodão... Isso adiciona força extra ao assunto. Outra inclusão poderia ser viscose... Às vezes, fibras complementam linho.
By the way, muitas vezes à venda você pode encontrar coceira, que não contém fios de bicho da seda. Isso é algodão com viscose.
Claro, este não é um tecido de seda real, mas apenas uma imitação. No entanto, este material parece muito realista e realmente parece seda.
Cores
A paleta de cores dos tecidos naturais é muito escassa. Na maioria das vezes, 100% tecido não é tingido, pois possui tonalidades naturais atrativas. Pode ser areia, bege, mel, cores verde-oliva. Esta cor do tecido é o resultado da alimentação da lagarta.
Se o material contiver impurezas na forma de sintéticos ou algodão, na maioria dos casos ele será tingido. Pode ser uma variedade de cores: do branco neve aos tons ácidos.
Além disso, os tecidos penteados estampados são muito populares hoje em dia. Essas imagens são simplesmente impressas no material.
Onde o tecido é aplicado?
O âmbito de aplicação do pente é muito extenso. Os seguintes produtos são feitos a partir dele:
-
roupa de cama e têxteis para o lar (toalhas de mesa, guardanapos, colchas, fronhas);
-
cortinas, porque este tecido drapeado perfeitamente;
-
capa para móveis estofados;
-
trajes de noite femininos, por exemplo, vestidos espetaculares, boleros;
-
saias, camisas, calças e ternos;
-
lindos trajes para apresentações de palco para crianças e adultos;
-
jaquetas, capas de chuva e jaquetas para o período de entressafra.
E também pode ser levado tecido penteado para a confecção de forros para agasalhos.
Regras de cuidado
Como já mencionado, é muito caprichoso cuidar da coceira. É muito importante obedecer a várias regras, caso contrário, a coisa ficará rapidamente inutilizável.
-
Recomenda-se a limpeza de peças confeccionadas com tecidos totalmente naturais com a ajuda de especialistas. Resumindo, é melhor levá-los à lavanderia a seco, pois após uma lavagem incorreta podem aparecer manchas que serão muito difíceis de remover.
-
Você só pode lavar tecido 100% seda com suas próprias mãos. A lavagem à máquina é estritamente proibida aqui. Porém, se o material for misturado, ainda é possível lavar na unidade, mas no modo de lavagem à mão. A temperatura em qualquer caso deve ser de no máximo 30 graus.
-
Não é recomendado o uso de pós de fluxo livre para produtos de limpeza. Seria mais correto usar produtos moles de consistência líquida e de composição neutra. É ainda melhor se for um pó para materiais de seda. Estes também estão à venda.
-
Se houver manchas nas coisas, você pode tentar removê-las com um removedor de manchas suave. Bleach e compostos de cloro não devem ser usados. Se a mancha persistir, é altamente recomendável levar o item para lavagem a seco. Também é proibido esfregar a sujeira e os próprios produtos durante o processo de lavagem.
-
O enxágue é realizado manualmente com água limpa e fria. A coisa deve ser completamente removida dos restos do pó. Ao final do procedimento, pode-se colocar o produto em uma bacia, onde se deita a água com uma pequena quantidade de vinagre. Enxágue o item após alguns minutos. O vinagre fará com que a cor pareça mais brilhante e intensa.
-
Mesmo os materiais mistos não podem ser espremidos em uma máquina de escrever. A água deve escoar por conta própria e, em seguida, o produto pode ser embrulhado em uma toalha felpuda. Quando a água é absorvida por ele, o produto é colocado para secar sobre uma mesa ou outra superfície plana e limpa.
-
Durante o processo de secagem, deve-se tomar cuidado para que o item não fique próximo à bateria ou ao radiador. E também deve ser protegido da exposição à radiação ultravioleta.
-
Quando o produto estiver seco, deverá ser passado a ferro. Observe que a seda comum é passada a ferro levemente úmida. Coçar - apenas seco. O ferro é aquecido a no máximo 80 graus, e a coisa é virada do avesso. Recomenda-se que a passagem a ferro seja realizada no modo "seda" e com o dispositivo de passar.
-
É necessário guardar coisas de pano penteado em um cabide. Se você dobrá-los, eles serão imediatamente amassados.