Vestidos batiste
Para um verão quente, você não encontra roupa mais confortável do que um vestido de tecido leve, por exemplo, cambraia. Batiste é o material mais fino e translúcido feito de linho ou fibras de algodão.
O linho de cambraia da mais alta qualidade é tecido em regiões selecionadas da Bélgica e da França - ainda existem métodos ancestrais de produção de cambraia preservados, que tornam possível obter um tecido incrivelmente fino e resistente. Curiosamente, a Bélgica é considerada o berço da cambraia, ou melhor, do condado da Flandres, onde este material é produzido desde o século XVIII.
Neste artigo iremos falar sobre vestidos de cambraia: suas vantagens e desvantagens, estilos da moda, e também daremos algumas recomendações para cuidar dos produtos cambraia.
Prós e contras da cambraia
Para começar, vamos falar sobre quais qualidades desse material incomum lhe dão vantagens e quais não falam a seu favor.
Portanto, entre as principais vantagens da cambraia estão as seguintes:
- não se encaixa na figura, portanto, permite que você se mova livremente;
- excelente permeabilidade ao ar, não é quente nele;
- forma belas dobras e cortinas;
- agradável ao toque;
- mantém bem a sua forma, não deforma após a lavagem;
- rugas muito fracas;
- não precisa de cuidados cuidadosos;
- tem um custo baixo.
A lista de desvantagens da cambraia será a seguinte:
- este tecido parece bastante simples, então vestidos de cambraia não são adequados para ocasiões especiais;
- as costureiras costumam reclamar que é difícil cortar o linho de cambraia, por ser muito leve.
Composição
Hoje nas lojas você encontra vestidos dos mais diversos tipos de cambraia:
- algodão;
- linho;
- sintético.
As duas primeiras variedades de cambraia são materiais totalmente naturais e a última é um tecido artificial.
As características de qualidade e custo de um linho de cambraia natural serão significativamente mais elevados do que de um sintético.
As descrições costumam incluir o termo “cambraia mercerizada”. Denota um tecido da mais alta qualidade, o que se consegue tratando as fibras com hidróxido de sódio e depois enxaguando em água quente e fria. Com esses procedimentos, o tecido torna-se sedoso, ganha resistência e capacidade de absorção de umidade.
Estilos
Os vestidos Batiste são um tipo de roupa de verão, por isso costumam parecer muito simples e concisos. Este material cai perfeitamente, então vestidos com saias fofas e fofas geralmente são costurados a partir dele.
Saias de cambraia em camadas com babados ou babados fazem a figura feminina parecer uma flor exótica.
Vestidos de verão soltos e túnicas de cambraia são roupas incrivelmente bonitas e delicadas para o clima quente. Como a cambraia é bem tingida, os estilistas não limitam sua imaginação, lançando coleções de vestidos de cambraia em cores vivas e ricas.
Você também pode encontrar um vestido de cambraia nas lojas, no qual você pode aparecer no escritório sem quebrar o código de vestimenta. Para tal, é necessário escolher um look entre um tecido mais denso, corte reto e levemente alargado, com corte raso.
Opções de verão
No verão, podemos finalmente comprar aquilo com que nos mostramos durante vários meses frios - vestidos leves e abertos. Nesse caso, a cambraia é o material mais adequado. Um vestido branco como a neve que expõe os ombros vai realçar o bronzeado na perfeição, e os trajes em cores brilhantes, com padrões e ornamentos incomuns, farão você se destacar da multidão.
Para o verão, as modelos com saia até o chão são especialmente boas, que não só alongam lindamente a silhueta, mas também protegem do sol. Os vestidos de cambraia recortados são confortáveis para os dias agitados de verão. Não atrapalham os seus movimentos e permitem que as suas pernas fiquem com um bronzeado dourado.
Cuidado
- As roupas batiste devem ser lavadas à mão ou em uma máquina de lavar com um ciclo de lavagem delicado.
- É melhor lavar vestidos de cambraia e outras peças de roupa separadamente das roupas feitas de outros tipos de tecidos.
- Ao passar vestidos de cambraia, é necessário mudar o ferro para o modo “linho” ou “algodão”; além disso, recomenda-se o uso de gaze.
- Se precisar costurar um vestido de cambraia, use a agulha e a linha mais finas possíveis, caso contrário, os furos ficarão perceptíveis.
- É possível descolorir e tirar manchas de vestidos de cambraia, mas apenas com o auxílio de produtos especiais para tecidos delicados.