Terrário

Tudo sobre terrários de lagarto

Tudo sobre terrários de lagarto
Contente
  1. Visualizações
  2. Dicas de Seleção
  3. Arranjo

Um terrário adequado é a chave para um lagarto confortável que vive em casa. Vários fatores devem ser considerados ao escolher ou projetá-lo, desde o tamanho e a forma até o solo e a iluminação.

Visualizações

Existem variedades suficientes de terrários para lagartos, diferindo em finalidade, estrutura e aparência.

Por material

É comum fazer uma habitação para répteis com vidro comum, plástico ou acrílico orgânico. Este último material é o mais preferível: sua alta resistência é a chave para uma longa vida útil. Um terrário de vidro normal pode ser danificado rapidamente e este material frágil também é bastante difícil de trabalhar. O recipiente de PVC também tem desvantagens - a superfície do plástico macio perde rapidamente sua transparência, ficando coberta com arranhões de garras de lagartos.

A própria estrutura pode ou não ter uma moldura. Recomenda-se levar modelos grandes com reforço adicional, pois a moldura evitará a deformação da parede.

Para dimensionar

O tamanho do habitat de um réptil deve ser apropriado para seu tamanho e atender às necessidades do animal. Por exemplo, para lagartos de árvores, pequenos terrários verticais são mais adequados, cuja altura é igual a duas vezes o comprimento do corpo de um lagarto adulto. Uma iguana de um metro de comprimento deverá ser colocada em uma embarcação razoavelmente grande, com altura e largura iguais a 2 metros, além de um metro de profundidade. Camaleões ágeis precisam de amplo espaço para se movimentar. Para indivíduos pequenos, o tamanho do terrário é geralmente 1x0,5x0,6 m, e para os grandes - 1,3x0,6x1,3 m.

Também deve ser mencionado que um terrário de lagarto pode ter diferentes formas: cúbica, vertical e horizontal.

  • O design horizontal destina-se a répteis que vivem em espaços abertos.
  • O vertical é colhido por espécies que passam a maior parte do tempo nas árvores, como iguanas e camaleões.
  • Os aquaterrários são destinados aos lagartos jacarés.
  • Estruturas cúbicas são consideradas universais. Normalmente animais de diferentes espécies são colocados neles, incluindo aqueles répteis que preferem tocas na natureza.

Dicas de Seleção

Uma das principais condições na escolha de um terrário para um lagarto é que seu tamanho permita que o animal se mova livremente por dentro. Isso é especialmente importante para lagartos ágeis. Se vários indivíduos deveriam estar localizados em uma estrutura, então as dimensões da estrutura são calculadas com base em seu número. Para os lagartos das árvores, é necessária uma moradia em que a altura das paredes seja igual ao dobro do comprimento do corpo do animal. Uma fórmula semelhante é usada ao organizar uma casa para um réptil correndo terrestre, apenas o comprimento do terrário corresponde ao dobro do comprimento do animal de estimação, e a largura corresponde ao seu comprimento.

Acredita-se que um terrário para lagartos terrestres deve ser mais longo do que largo. É bom se seu comprimento, largura e altura estiverem na proporção de 2: 1: 1. Se um animal de estimação está acostumado a rastejar por entre as árvores, a proporção muda em 1: 1: 2, ou seja, a altura torna-se máxima. Também é considerado correto selecionar um terrário "para crescimento", ou seja, focar no tamanho de um réptil adulto. Qualquer que seja o material utilizado para o terrário, deve-se ter cuidado para que ele não emita substâncias tóxicas e tenha em sua composição um componente que resiste às mudanças de temperatura. Além disso, características como a ausência de reações químicas com um ambiente úmido, resistência à radiação ultravioleta e capacidade de suportar tensões mecânicas são importantes.

Arranjo

Para arranjar um lar para um animal exótico em casa, você terá que levar em consideração muitos fatores.

Iluminação

A duração do dia para um réptil deve chegar a 9-14 horas, portanto, a iluminação adicional da estrutura em diferentes épocas do ano deve ser feita de maneiras diferentes. Para este propósito, lâmpadas fluorescentes comuns operando com uma potência de 15 a 40 W são adequadas. No entanto, seu comprimento deve corresponder às dimensões das paredes da estrutura.

Os répteis terrários também precisam de luz ultravioleta. Sua deficiência afeta negativamente o estado da postura dos ovos - sua fragilidade aumenta, e o estado do esqueleto ósseo do lagarto emergente, ao contrário, piora. Já para os adultos, os processos metabólicos são interrompidos em seus corpos, e a absorção de nutrientes é pior. Tudo isso sugere que não se pode prescindir de uma lâmpada com radiação ultravioleta no arranjo de uma casa, mas devem ser montadas a uma distância não inferior a 60 centímetros dos animais.

Aquecimento

A questão do aquecimento é decidida em função das características do réptil de terrário. Assim, para um animal pertencente a uma zona climática temperada, no verão e na primavera, será necessário fornecer temperaturas diurnas de +22 a +27 graus, bem como temperaturas noturnas de +19 graus. Nos meses de outono e inverno, esse intervalo muda para mais 18-24 graus durante o dia e +16 graus à noite. Os lagartos tropicais podem estar a uma temperatura de cerca de +25 graus a qualquer hora do dia durante todo o ano.

O microclima necessário é fornecido com a ajuda de elementos de aquecimento especiais. Trata-se de lâmpadas com revestimento espelhado e redes de segurança, que evitarão que os animais machuquem as patas ou o focinho. Pedras de aquecimento e tapetes também são usados.Junto com eles, um termômetro que controla a temperatura é necessariamente montado dentro do tanque de vidro.

É possível instalar um regulador automático que pode evitar o superaquecimento do espaço do terrário.

Ventilação e umidade

Uma parede do gabinete, ou pelo menos parte dela, deve ter aberturas de ventilação. Em princípio, os furos podem ser feitos de forma independente em plexiglass, mas também existe uma opção com uma parede de arame especial. Você também pode montar as laterais com ripas de madeira e diminuir o espaço entre elas com uma rede mosquiteira de plástico. É melhor cobrir a estrutura com uma malha de metal com muitos orifícios. Tal dispositivo não apenas contribuirá para a ventilação, mas também fornecerá uma boa visão geral do que está acontecendo dentro dele.

Também é proposto considerar uma tampa composta, a parte de vidro que é fixada com segurança às paredes, e feita de tela de arame, você pode abri-la com segurança. O tamanho dos orifícios é selecionado dependendo do tamanho do réptil e do terrário. Se o volume do tanque ultrapassar 100 litros, um exaustor é instalado adicionalmente no interior, caso contrário seus habitantes sufocarão.

A humidade no interior do terrário deve ser bastante elevada, ao nível de 70-90%, pelo que o seu conteúdo deverá ser pulverizado com água regularmente. É mais conveniente usar um spray aerossol para esse propósito. As plantas vivas dentro e uma pequena piscina ajudarão a aumentar o indicador.

Plantas e solo

Só é permitido plantar no terrário as plantas desprovidas de espinhos e também totalmente atóxicas, o que significa que são seguras para os lagartos. É bom que não tenham superfícies escorregadias, e os galhos possam suportar o peso do animal. Por exemplo, pode ser uma epífita, também conhecida como tilandsia. Tal cultura recebe substâncias úteis do ar e uma pequena quantidade de água e, portanto, desenvolve-se com bastante sucesso em tais condições desfavoráveis. O musgo estabilizado também é adequado para terrários para ajudar a manter os níveis de umidade adequados. O musgo vivo não pode sobreviver em tal ambiente.

Propõe-se assentar o fundo com brita fina, brita, mármore, turfa, granito ou areia grossa especial. Se o animal adora enterrar-se no solo, vale a pena fornecer a ele uma camada de pelo menos dez centímetros de solo arenoso.

Não use solo comum, pois, sendo umedecido em um espaço confinado sob uma lâmpada, rapidamente ficará bolorento.

Decoração

Os elementos decorativos colocados no terrário são selecionados de acordo com o tipo de animal de estimação.

  • Por exemplo, a habitação dos habitantes de desertos e semidesertos pode ser decorada com areia e pedras.
  • Para o entretenimento dos lagartos, são organizadas grutas e pequenas cavernas de cerâmica.
  • Fragmentos de árvores reais são necessariamente colocados na casa dos répteis arbóreos.
  • Seu animal de estimação tropical vai adorar a pequena piscina de água na qual você pode nadar.
  • Decoração como pequenas pedras, vidro processado de um vidro quebrado, cacos, potes, troncos ou pedras é considerada universal.
sem comentários

Moda

a beleza

casa