Tudo sobre terrários camaleão
Um terrário é um recipiente especial no qual é possível organizar um habitat para animais exóticos. O artigo vai falar sobre terrários para camaleões, bem como como fazer você mesmo.
Requerimentos gerais
O terrário é uma estrutura transparente usada para organizar uma vida confortável para os camaleões em casa. O modelo vertical é preferível. Isso se deve ao fato de que os lagartos gostam de se mover em uma superfície vertical, nas árvores.
Dentro do terrário, feito de vidro, encontra-se tudo o que é necessário para manter um determinado microclima e organizar uma ventilação regular para que a sua mascote se sinta o mais confortável possível.
Requisitos gerais para terrários camaleão.
- Um camaleão - um terrário. Dois lagartos não conseguem coexistir pacificamente em um território, um certamente destruirá o outro. A única exceção é a época de reprodução. Neste caso, a fêmea é colocada em um terrário com o macho por um período muito curto de tempo. Imediatamente após o acasalamento, os animais devem ser transplantados.
- O volume médio do gabinete não deve ser inferior a 120 litros. Se os indivíduos forem grandes, vale a pena considerar a compra de uma estrutura mais volumosa, a fim de fornecer condições de vida confortáveis para um animal de estimação exótico. Por exemplo, camaleões iemenitas precisarão de um espaço de 40 cm de largura e 60 cm de comprimento. A altura do recipiente para este tipo de lagarto deve ser de pelo menos 80 cm. Mas para o camaleão de Jackson, um terrário com dimensões de 50x40x70 cm será suficiente.
- O terrário deve ter acesso a ar fresco. Se isso não for previsto, o animal frequentemente sofrerá de doenças respiratórias graves. Para evitar o risco de formação de patologias, é necessário fazer orifícios verticais que servirão de ventilação. Se você tem medo de que o animal fuja, vale a pena cobrir os buracos com uma tela de aço. Em média, duas aberturas são suficientes: uma no fundo do terrário e a outra na tampa.
- O recipiente deve ser equipado com uma lâmpada de aquecimento. Esta solução ajudará a organizar uma circulação de ar eficiente.
- As paredes do terrário devem ser de vidro grosso. Estruturas de plástico perderão rapidamente sua transparência e também serão deformadas por animais de estimação. E também vale a pena certificar-se de que todas as costuras estão o mais esticadas possível.
A base da moldura do terrário é representada por perfis ou hastes de alumínio. Se você planeja colocar camaleões do tipo montanha em casa, deve pensar em comprar um flexarium, cujas paredes são feitas de malha de náilon durável. Então você não precisa equipar a ventilação.
Como fazer isso sozinho?
Hoje você pode comprar um terrário em quase qualquer loja de animais, bem como em criadores de camaleões. Os fabricantes oferecem uma ampla gama de vários designs que diferem em tamanho, design, materiais e outros parâmetros.
Menos recipientes da loja em um preço alto. Nem todo mundo pode comprar um terrário caro para manter um animal de estimação exótico. Há uma saída - montar você mesmo uma casa para o camaleão.
Em primeiro lugar, você precisa determinar as dimensões da futura estrutura. Para isso, vale a pena considerar:
- uma espécie de camaleão;
- tamanhos;
- condições de detenção.
Também é recomendável procurar ou desenvolver um plano para o futuro terrário em que viverá um animal exótico. É imprescindível aplicar cotas ao esquema acabado, para que posteriormente seja mais conveniente montar a estrutura.
Quando o desenho estiver pronto, você pode começar a preparar materiais e ferramentas. Para montar um terrário para um camaleão com suas próprias mãos, você precisará de:
- acrílico;
- tapete de tons verdes;
- Lâmpada ultravioleta;
- selante de silicone transparente;
- ionizador de ar;
- perfil metálico;
- ramos de árvore secos;
- tapete aquecido para organizar termorregulação eficaz de répteis;
- plantas e árvores artificiais;
- verduras plantadas em vasos;
- faca de construção;
- tesoura;
- máquina de solda manual;
- Búlgaro.
Ferramentas adicionais podem ser necessárias no processo. Na maioria dos casos, eles estão à mão, então não haverá problemas para encontrar as ferramentas. Etapas de montagem do terrário.
- Primeiro, você precisa pegar os perfis de metal preparados e soldar uma moldura retangular a partir deles.
- Em seguida, você precisa instalar o vidro na moldura - esta será a base do terrário.
- A terceira etapa envolve a instalação de paredes laterais. As juntas devem ser lubrificadas com selante para evitar vazamentos ou deformação do recipiente. Às vezes, há o risco de entortar o invólucro à medida que o selante seca. Para evitar que isso aconteça, vale a pena usar cintas.
- Depois disso, o recipiente deverá ser limpo e colocado uma esteira aquecida no fundo. Previamente, no canto do terrário, é necessário providenciar uma abertura por onde sairão os fios. Também vale a pena instalar um ionizador de ar nesta fase.
A saída do fio pode ser selada com selante de silicone. Quando o trabalho principal estiver concluído, resta equipar o terrário para o animal de estimação.
Arranjo
Não é difícil equipar um terrário se você abordar o processo com responsabilidade e levar em consideração as nuances necessárias com antecedência.
Em primeiro lugar, você deve pensar na necessidade de usar solo. Se o camaleão prefere sentar-se em uma árvore, então não é necessário derramar a terra.Nesse caso, basta um tapete de plástico.
Recomendações adicionais.
- Para fazer um animal exótico se sentir confortável, você deve cobrir o fundo do terrário com galhos secos e pedaços de plantas. É melhor usar elementos decorativos naturais.
- Um copo comum com lados baixos pode servir de alimentador para um camaleão. Você também pode colocar uma garrafa pré-cortada no terrário. Vale a pena cortar com cuidado o pescoço para não se cortar e, em seguida, processar com cuidado o local do corte para que o camaleão não se machuque. Por precaução, você deve ter sempre curativos, verde brilhante ou iodo à mão.
- Um sistema de irrigação é uma boa solução. Assim, será mais fácil para o animal obter a umidade necessária lambendo a condensação nas folhas das plantas.
- Em um grande terrário, vale a pena instalar uma cachoeira ou uma piscina rasa com filtro de rede, onde o animal terá momentos agradáveis. Além disso, esses elementos complementarão o interior geral da casa do animal de estimação exótico.
- Uma ventilação bem organizada funcionará como uma garantia de boa saúde para o camaleão. Na ausência de tal sistema, as massas de ar deixarão de subir do fundo, o regime de umidade será violado e o animal morrerá rapidamente. A melhor solução seria um dispositivo de ventilação por convecção na forma de uma saída de exaustão na tampa e uma ventilação de alimentação na parede frontal a uma altura de 5 cm do fundo.
- A umidade no terrário deve ser de 60-70%. Você pode manter o indicador no nível necessário usando uma cascata ou piscina. E você também pode irrigar regularmente o interior com um borrifador. Recomenda-se a instalação de um higrômetro para monitorar a umidade.
- A temperatura confortável para os camaleões é de 27 a 29 graus Celsius durante o dia e de 21 a 24 graus à noite. Portanto, deve haver sempre uma fonte de calor perto do terrário em caso de geada. O uso de tal dispositivo é especialmente importante no inverno. Use um termômetro para medir a temperatura.
Finalmente, você precisa cuidar de uma iluminação confortável para que o camaleão se sinta seguro. Isso pode ser feito usando lâmpadas fluorescentes comuns. Você também pode comprar lâmpadas especiais na loja de animais. Além disso, vale a pena cuidar da fonte de UV, que precisará ficar ligada cerca de 8 horas por dia.
Seguir as principais recomendações ajudará o camaleão a se adaptar rapidamente ao novo ambiente.