O que são terrários de tartarugas e como equipá-los?
A chave para uma vida confortável para qualquer animal de estimação são as condições favoráveis criadas pelo homem. Os répteis, neste caso, não são exceção. É por isso que você deve saber o que são terrários para diferentes tipos de tartarugas e como equipá-los adequadamente.
É importante lembrar que tais estruturas e seus equipamentos são uma espécie de imitadores do ambiente natural para os animais mantidos em casa.
Visualizações
Em seu núcleo, a grande maioria dos terrários são estruturas transparentes. Destinam-se a manter répteis e anfíbios amantes do calor, que, por sua vez, não podem existir plenamente nas condições das casas e apartamentos modernos. Em terrários para tartarugas aquáticas e terrestres, é criado um microclima adequado. Mas também deve-se ter em mente que eles muitas vezes não são apenas a morada de animais, mas, paralelamente, desempenham as funções de belos elementos do interior de uma determinada sala.
Deve-se notar que hoje existem várias variedades das estruturas descritas. Além disso, são classificados levando-se em consideração a forma, o material de fabricação, o tamanho e a finalidade.
Um modelo específico é selecionado individualmente, levando em consideração as peculiaridades do tipo de tartaruga. Isto é válido tanto para o terrário como para equipá-lo e decorá-lo.
Por material
Muitas vezes aquários de tartarugas e terrários são feitos de silicato comum ou vidro acrílico... No primeiro caso, estamos falando de um material caracterizado por uma resistência ao desgaste relativamente alta.Como mostra a prática, não risca como o plexiglass como resultado da limpeza bastante frequente das habitações dos répteis. Além disso, o vidro comum, devido à sua baixa condutividade térmica, possibilita um microclima favorável às tartarugas. No entanto, deve-se notar que os animais muitas vezes não percebem as paredes transparentes dos terrários e lutam contra elas. O uso de um fundo de aquário permite minimizar o risco de lesões. Nesse caso, apenas a parte da abertura costuma ser deixada transparente.
Plexiglas é um tipo de plástico que transmite bem a luz. Além disso, o material é caracterizado pela resistência a danos e tensões, além de ser ecologicamente correto. Um ponto igualmente importante é que a estrutura de plástico é garantidamente mais leve do que o vidro. A propósito, mesmo um recipiente de plástico para alimentos do tamanho apropriado é adequado para pequenos indivíduos de espécies aquáticas. Em situações com tartarugas terrestres, podem ser utilizadas estruturas de madeira.
Para dimensionar
Analisando a variedade de terrários atualmente no mercado para a categoria de répteis descrita, no contexto da forma e tamanho, vale destacar as seguintes opções.
- Horizontal - neste caso, o comprimento e a largura da estrutura serão no mínimo 2 e 1,5 vezes a sua altura, respectivamente.
- Modelos verticais - a altura da estrutura é o dobro ou mais do seu comprimento e largura, que muitas vezes são praticamente iguais. Deve-se notar que tais terrários são mais voltados para a manutenção de répteis terrestres que preferem se mover através de árvores e superfícies verticais.
- Cúbico - terrários, cujas dimensões lineares são quase idênticas. Essas versões podem ser chamadas de universais.
Para entender quão grande ou pequeno um terrário é necessário em qualquer caso particular, é necessário considerar o tamanho potencial de seu habitante ou habitantes. É importante lembrar a liberdade de movimento dos moradores.
A melhor opção é quando o tamanho da casa é 3-5 vezes maior do que os parâmetros dos habitantes. Obviamente, o número de ocupantes também deve ser levado em consideração.
Equipamento necessário
Independentemente do tipo de representante que se instale no terrário, este deve estar devidamente equipado. É importante fornecer condições para que o réptil fique o mais próximo possível de seu habitat natural.
E também não se esqueça do projeto de tais estruturas. Como já foi referido, na maioria dos casos, os terrários com e sem pedestais também desempenham uma função decorativa, tornando-se elementos de interiores.
Ventilação
Muitas vezes, na prática, os proprietários de répteis tentam cobrir terrários e aquários com tampas com orifícios. O principal objetivo desses dispositivos é evitar que as tartarugas tentem sair. Mas aqui é importante levar em consideração que a penetração de ar fresco é significativamente limitada. A aeração insuficiente do terrário torna-se a causa da estagnação e, mais importante, do acúmulo de gases emitidos pelos animais na parte inferior do mesmo. A ventilação adequada fornecerá boa ventilação e ajudará a livrar o interior do perigoso dióxido de carbono.
Previsivelmente, as soluções para problemas em situações com tartarugas aquáticas e terrestres terão certas diferenças e características. Portanto, no segundo caso, estamos falando sobre a organização da ventilação efetiva por convecção térmica. Isso requer orifícios nas partes inferior e superior das paredes do terrário, por onde o ar circula. Se queremos dizer ventilação de um aquário ou aquaterrário para uma tartaruga de água, então a perfuração da tampa por si só não será suficiente. A solução mais racional neste caso seria o uso de compressores especiais. Esses dispositivos simples e acessíveis enriquecem de forma eficaz e rápida a água do tanque com ar.
Priming
Nesse contexto, as atenções devem ser voltadas para as tartarugas terrestres e sua manutenção em casa. É importante levar em consideração que muitos representantes dessas espécies passam muito tempo cavando ou, em geral, em tocas. Se esses répteis forem colocados em um terrário sem o preenchimento adequado, você poderá encontrar problemas como estresse, abrasão de garras, tuberosidade da carapaça e outros fenômenos desagradáveis. Com base em tais características do estilo de vida dos animais, deve-se proporcionar às tartarugas escavadoras condições adequadas, enquanto nos demais casos será possível fazer com tapetes no fundo. Mas é importante lembrar que o solo do terrário e do aquário deve ser o mais seguro, absorvente e, o mais importante, inofensivo possível, mesmo se comido. É inaceitável que o enchimento:
- poeirento;
- contém componentes tóxicos;
- irritou as membranas mucosas do animal.
Além de tudo isso, de acordo com os requisitos atuais, o solo deve imitar ao máximo o habitat natural de um réptil em particular. É por isso que é difícil destacar as melhores e mais versáteis opções de preenchimento.
Iluminação e aquecimento
É importante notar imediatamente aqui que a luz do dia usual para répteis está categoricamente ausente. Com base nisso, será definitivamente necessário fornecer fontes adicionais de iluminação e calor com a ajuda de lâmpadas e outros dispositivos apropriados. No primeiro caso, estamos falando de radiação ultravioleta. O próximo ponto importante é manter a temperatura necessária no terrário. Tartarugas são fauna de sangue frioe, portanto, quase todos os processos em seu corpo são determinados pelo microclima. Em situações com espécies aquáticas, será necessário manter a temperatura da água entre 26-30 graus usando elementos de aquecimento.
Entre outras coisas, em uma habitação de tartaruga, um chamado canto quente deve ser equipado. Nesta zona, uma lâmpada de aquecimento é instalada a uma altura de 20-30 cm da casca do animal. O termômetro neste canto deve subir cerca de 30-32 graus.
Características do arranjo para diferentes tartarugas
A principal tarefa de qualquer terrário é imitar o habitat natural. Isso é verdadeiro tanto para as tartarugas de orelhas vermelhas, pântanos e outras espécies de répteis aquáticos, quanto para as tartarugas da Ásia Central e outras tartarugas terrestres.
É importante equipar adequadamente a casa para esses animais de estimação incomuns. Deve ser confortável para os habitantes. Para criar condições favoráveis, todo um arsenal de dispositivos especiais, enchimentos e acessórios é usado.
Para terra
O tamanho do terrário deve ser escolhido levando em consideração o tamanho e o número de habitantes potenciais. De forma simplificada, você pode calcular os parâmetros necessários, levando em consideração que a residência deve ser de 2 a 6 vezes mais moradores. Uma tartaruga em um terrário deve ter:
- lâmpada de aquecimento do ar;
- Lâmpada ultravioleta;
- termômetro;
- priming;
- abrigo;
- área de alimentação equipada;
- tanque raso de água balnear.
Deve-se prestar atenção especial à seleção do solo em situações de animais terrestres. É importante lembrar que este enchimento não é apenas um elemento decorativo. É também sobre a absorção de produtos residuais dos habitantes do terrário. Além disso, um solo de boa qualidade ajudará a prevenir danos aos membros da tartaruga. O principal é que não fique empoeirado e não represente um perigo potencial para a saúde dos animais de estimação. No momento, as melhores opções são:
- chips de amieiro;
- Palha;
- feno;
- serragem;
- areia;
- seixos lisos sem cantos vivos.
O aquecimento e as lâmpadas ultravioleta devem ser elementos obrigatórios de um terrário para répteis terrestres. No primeiro caso, podemos falar de lâmpadas incandescentes convencionais e fontes de calor infravermelho especiais. O segundo elemento é responsável pelos raios ultravioleta, tão necessários para a absorção ativa do cálcio.
Casas de barro originais podem se tornar elementos decorativos do interior da habitação da tartaruga terrestre. Eles também são usados com sucesso na decoração de seixos, troncos e outros itens. Todos os tipos de fundos, representantes vivos e artificiais da flora não parecem menos impressionantes.
Para água
Basicamente, um terrário de tartarugas aquáticas é apenas um aquário bastante grande. Sua principal característica é a área de terreno equipada para o ocupante caminhar. A melhor versão de um terrário aquático será feita de vidro de alta qualidade. Nesse caso, será possível não se preocupar com a segurança dos animais de estimação, e também observá-los. As dimensões do reservatório dependem diretamente do tamanho e do número de habitantes. A proporção aproximada do tamanho das tartarugas (seu número) e o volume do aquaterrário é a seguinte:
- o comprimento da carapaça de um réptil dentro de 10 cm - 40 litros;
- de 10 a 20 cm - de 80 a 100 litros;
- dois adultos - a partir de 120 litros.
A lista de equipamentos obrigatórios inclui:
- elementos de filtro interno e externo;
- lâmpada de aquecimento;
- fonte ultravioleta;
- aquecedor de água;
- ilha
Os filtros do terrário são responsáveis pela pureza e frescura da água. Os dispositivos são os mesmos dos tanques de peixes convencionais. É importante lembrar que cerca de um terço da água precisa ser trocado todas as semanas, pois os répteis não são muito limpos. A chamada terra seca é geralmente construída com seixos ou pedras lisas. É absolutamente necessária uma escada, ao longo da qual a tartaruga sairá facilmente para a ilha.
Fontes de luz de aquecimento e lâmpadas UV são colocadas sobre a terra. É nesse local que o animal aumentará sua temperatura corporal e receberá a radiação necessária para a produção da vitamina D. Vale ressaltar que as lâmpadas devem ficar acesas em média 12 horas por dia. Além de tudo isso, não se deve esquecer o componente estético do design do aquaterrário. As habitações das tartarugas aquáticas são decoradas com todos os tipos de plantas vivas e naturais, bem como com pedras e protuberâncias.
Se o tamanho da estrutura permitir, fechaduras e outros elementos da moda do interior do aquário são frequentemente instalados.