Tudo sobre terrários para o agama barbudo
O agama barbudo australiano é um animal exótico para nossos lugares. Apesar disso, a popularidade de manter esses dragões em miniatura em casa está crescendo em um ritmo recorde. Os amantes de répteis experientes se concentram na boa adaptação dos lagartos à vida em cativeiro. Ao mesmo tempo, os iniciantes são fortemente encorajados a aprender tudo sobre como escolher e equipar terrários para agama, a fim de criar as condições mais confortáveis.
Visualizações
Manter os animais descritos em apartamentos não está associado a nenhuma dificuldade em grande escala. No entanto, é importante lembrar que o bem-estar e a longevidade de um réptil dependerão diretamente de quão bem foram criadas as condições para ele. E estamos falando, em primeiro lugar, em escolher um terrário para um agama barbudo.
No momento, existem várias variedades das estruturas em consideração:
- vertical - Modelos focados em répteis que preferem andar nas árvores;
- horizontal - estruturas que serão relevantes para cobras terrestres e a maioria dos lagartos, incluindo o agama barbudo descrito;
- cúbico - terrários universais para répteis, que são igualmente adequados para animais que se movem em seu habitat natural, tanto em superfícies verticais como horizontais.
Dimensões (editar)
É importante notar que o agama está longe de ser o menor lagarto. Os adultos geralmente crescem até 60 cm. Isso é o que deve ser levado em consideração na escolha de um modelo de terrário de tamanho específico. Um fator igualmente importante é o aumento da atividade do réptil, que determina a necessidade de espaço livre suficiente.
Como resultado, a prática provou que o comprimento e a largura mínimos de uma habitação para um agama barbudo devem ser de 0,9 e 0,45 m, respectivamente. Se o desenho do terrário prevê a presença de uma cobertura, a sua altura não terá um papel decisivo. Ao escolher uma casa para dois inquilinos, seu comprimento e largura serão de 1,2 e 0,55 m, respectivamente.
Alguns proprietários de lagartos inexperientes, devido ao custo de grandes terrários, compram inicialmente modelos menores. Porém, é importante lembrar aqui que este réptil consegue atingir seu tamanho máximo em apenas um ano. E as cãibras, na grande maioria dos casos, têm um efeito extremamente negativo na saúde do animal.
A propósito, alguns criadores experientes aconselham manter os animais de estimação descritos um a um. O fato é que há casos de conflitos frequentes que se transformam em lutas ativas. Além disso, existe um fator de dominância de um indivíduo forte sobre um fraco, em decorrência do qual este último se torna letárgico, perde o apetite e pode até morrer. Isso também deve ser considerado ao escolher um lar para lagartos.
Arranjo
Para criar condições de vida favoráveis e o mais próximas das naturais para o agama barbudo, é necessário equipar adequadamente o terrário. É importante levar em consideração a alta mobilidade dos répteis. Devido a esta atividade, é altamente recomendável fornecer espaço suficiente.
Outro ponto importante é o acesso ao interior, que idealmente deve ser lateral. É importante notar que o réptil pode perceber a mão do dono caindo de cima como um perigo potencial. Você pode cobrir o terrário por cima com uma boa tampa com orifícios ou rede, o que promoverá uma ventilação eficaz e evitará o acúmulo de condensação.
A lista de equipamentos e acessórios necessários é a seguinte:
- lâmpada de aquecimento;
- fonte ultravioleta;
- cobertura confiável;
- termômetro;
- higrômetro;
- priming;
- elementos decorativos.
As temperaturas diurnas devem variar de 26 a 30 graus. À noite, esse indicador cai para 20-25 graus. É importante lembrar que em condições naturais, os agamas procuram passar a maior parte do dia ao sol. Por isso será necessário equipar o terrário com um aquecimento superior, uma alternativa a que pode ser a chamada pedra quente.
A melhor opção é instalar uma lâmpada espelho de 75-150 W, levando em consideração a altura do terrário. A propósito, dispositivos de 75 W podem ser conectados em tampas, e os mais potentes precisarão de lâmpadas especiais. Também vale a pena considerar que diretamente sob a fonte de calor, o termômetro não deve subir acima de 38 graus.
Um ponto igualmente importante é o arranjo da fonte de radiação ultravioleta. A ausência de lâmpada apropriada pode levar ao desenvolvimento de raquitismo no agama, provocado pela deficiência de vitamina D.
Ao escolher um emissor ultravioleta, você deve prestar atenção à rotulagem, às características do espectro. É importante que não seja tropical ou subtropical, mas desértico.
Os répteis descritos adoram enterrar-se no solo, cuja escolha deve ser feita com especial atenção ao organizar um terrário. Aqui é recomendado levar em consideração os seguintes recursos:
- a camada mínima é de 10 cm;
- os mais adequados são substratos prontos que imitam a vegetação;
- para os jovens, é permitido o uso de guardanapos de papel e tecido grosso, além de papel higiênico e tapetes de celulose;
- em um terrário com lagartos adultos, seixos (de 1 cm) ou areia podem ser colocados no fundo;
- a presença de cascalho, serragem e pedras é inaceitável;
- Os ágamas costumam tentar comer a terra.
Ao equipar a casa de um agama barbudo, recomenda-se levar em consideração que esses répteis praticamente não bebem, pois possuem bastante umidade contida na dieta (verduras e vegetais). No entanto, um bebedouro com água limpa e trocada regularmente no terrário deve ser obrigatório. Isso se deve à necessidade de manter a umidade do ar necessária e é especialmente importante durante o período de muda do animal. Mas é importante lembrar sobre a inadmissibilidade da umidificação excessiva do ar.
Além de tudo isso, não se esqueça de decorar o terrário. O fato é que muitas vezes não é apenas uma sala de estar do agama barbudo, mas também um elemento original do interior. Como decoração, muitas pessoas usam abrigos para lagartos de várias formas, troncos e pedras de aquecimento. A lista de coisas inaceitáveis inclui vegetação viva. É importante lembrar que mais cedo ou mais tarde o réptil experimentará todo o conteúdo do seu terrário, e isso pode ter consequências extremamente negativas.
Os lagartos não são avessos a escalar qualquer obstáculo. É por isso que troncos e galhos sem casca serão relevantes. Eles devem ser proporcionais aos habitantes do terrário.