Garrafa térmica

Nós fazemos uma garrafa térmica com nossas próprias mãos

Nós fazemos uma garrafa térmica com nossas próprias mãos
Contente
  1. Como fazer uma garrafa térmica com uma garrafa de vidro?
  2. Fazendo a partir de um recipiente de plástico
  3. Instruções para criar uma garrafa térmica de espuma

Para fazer uma garrafa térmica em casa ou na garagem, não necessita de materiais exóticos e difíceis de encontrar. Eles, em princípio, podem ser encontrados no seu armário, o principal é lavar e desinfetar bem. Claro, isso se aplica a materiais que não têm medo de umidade.

Como fazer uma garrafa térmica com uma garrafa de vidro?

As garrafas de vidro para fazer uma garrafa térmica com as próprias mãos devem ser escolhidas com um gargalo largo - de alguns centímetros, principalmente quando se trata não de bebidas, mas de comida... O fato é que é conveniente comer com a boca larga. Escolha uma garrafa com volume suficiente. No caso mais simples - para bebidas geladas e quentes - são usadas garrafas comuns de cerveja de vidro ou refrigerante. Infelizmente, os produtores dessas bebidas estão mudando maciçamente para o plástico de qualidade alimentar (PET), por isso é preferível encontrar uma garrafa de vidro de vinho ou champanhe. Via de regra, vizinhos que organizaram festa no dia anterior, por exemplo, por ocasião do dia 8 de março, podem facilitar a busca.

Os produtores de sucos naturais - romã, cereja, etc. - usam garrafas de vidro de gargalo largo. Nem sempre é possível transportar sucos naturais em recipientes de plástico, e você pode usar um desses recipientes. Largura do pescoço - a partir de 3 cm.

Para fazer uma garrafa térmica com ele, siga as etapas abaixo.

  1. Encontre, por exemplo, uma berinjela bebida espumosa de diâmetro largo. O diâmetro deve ser vários centímetros mais largo que o tamanho do recipiente interno, e a altura do recipiente interno também deve ser vários centímetros menor que o externo.
  2. Jornais de publicidade discada - mais frequentemente são entregues gratuitamente, por exemplo, algum "Boletim de Saúde".Desmonte cada jornal em páginas - e enrole-os em bolas.
  3. Corte o pescoço e a parte superior da berinjela - usando uma lâmina clerical.
  4. Coloque a garrafa de vidro dentro do recipiente de plástico - e preencha o vazio com bolas de papel. Sele-os, mas observe a medida - quanto mais denso for o espaço entre os recipientes interno e externo, mais rápido o calor e o calor da bebida ou comida vazarão. Certifique-se de que a garrafa de vidro esteja selada dentro do plástico. A única coisa a ter cuidado aqui é que a garrafa interna não caia da externa. O produto resultante é insensível ao manuseio brusco.

Para testar o desempenho de uma garrafa térmica caseira que você acabou de fazer com suas próprias mãos, despeje nela chá ou café ligeiramente resfriado - e feche a rolha da mesma garrafa. Este produto deve ser mantido aquecido por pelo menos várias horas antes que o conteúdo esfrie.

Não coloque grandes quantidades de água fervente na garrafa de uma só vez - ela pode rachar.

Fazendo a partir de um recipiente de plástico

Ao contrário do vidro quimicamente neutro e completamente inerte, o plástico não permite um aquecimento superior a 60 graus. 80 ou mais - esta temperatura vai amolecê-lo. E o recipiente de plástico interno perderá sua forma. A propriedade dos corpos de mudar sua aparência quando aquecidos - e reter essas mudanças após o resfriamento - é chamada de termoplasticidade, e o PET (tereftalato de polietileno) tem essa propriedade ao máximo. Se você derramar água fervente "fria" em uma garrafa, irá estragá-la irreversivelmente.

Além disso, o PET, apresentado pelos anunciantes como plástico de qualidade alimentar, deixa de ser tal - ele emite compostos de hidrocarbonetos voláteis que são cancerígenos para o corpo, que, com exposição constante e prolongada, podem causar câncer. Os produtos PET são projetados apenas para alimentos e bebidas gelados, frios e quentes - não quentes. Já agora, nos contentores e latas de plástico produzidos na URSS, foi indicado que se destinavam à alimentação fria. Para fazer uma garrafa térmica de plástico, siga uma série de etapas.

  1. Encontre dois recipientes PET de diâmetros diferentes - de preferência com pescoços largos. Como externa, pode-se usar uma lata PET de 5 litros, na qual é fornecida água potável totalmente purificada. Interno - talvez, por exemplo, de suco ou leite condensado (nesses vendem o mesmo leite com substitutos da gordura do leite). Você também pode usar uma garrafa de cerveja cortada de 1,5L, mas então terá que fazer uma rolha larga para ela.
  2. Corte a parte superior da garrafa externa... Insira o recipiente interno nele, envolvendo-o com papel alumínio - a camada de metal reflete o calor de volta para o recipiente.
  3. Coisas no espaço vazio trapos, papel ou espuma de borracha.

A conexão mais confiável de contêineres proporcionará espuma de montagem... Após a montagem ser concluída, verifique por quanto tempo o recipiente retém o calor - mas não exagere com alimentos ou bebidas em temperatura elevada. O contêiner pode ser usado tanto em casa quanto em caminhadas ou viagens ao campo, em viagens. Essa garrafa térmica é adequada para todas as bebidas não quentes: chá, café, refrigerante, sucos, vinho aquecido, etc.

Instruções para criar uma garrafa térmica de espuma

Não é difícil montar uma garrafa térmica em casa, na qual a espuma é usada como enchimento de retenção de calor. O trabalho é realizado em 3 etapas.

  1. Em um grande recipiente de plástico, insira um menor - de preferência de vidro. Você pode usar uma panela de aço inoxidável - esta opção é considerada ideal, já que o aço inoxidável é quimicamente inerte e também não tem medo de sais ou ácidos. Além disso, ela não liga para aquelas quedas de temperatura de 100 graus, que são consideradas insignificantes - o aço inoxidável não muda suas propriedades em temperaturas de até 900 graus.
  2. Insira o recipiente menor no maior. Encontre espuma de embalagem (você pode debaixo da TV, geladeira, micro-ondas e outros equipamentos). Corte em tiras estreitas.
  3. Cole essas listras espuma entre as paredes dos recipientes.

É categoricamente impossível esmagar a espuma - ela não agüentará, irá derramar de uma garrafa térmica feita em casa. Os vazios que ficam entre as listras praticamente não desempenham nenhum papel - também há bolhas de ar na espuma.

Quanto maior a densidade do meio isolante, melhor ele conduz o calor, portanto, um entreferro puro é considerado uma solução mais vantajosa nesse aspecto.

As soluções listadas vão ajudar nos casos em que o produto de fábrica não está disponível no momento, é impossível comprá-lo agora e o antigo está em mau estado. Além disso, esta lição sobre a fabricação de recipientes e compartimentos economizadores de calor será útil para um aluno que deseja melhor - e mais claramente - aprender as lições de física relacionadas à estrutura e condutividade térmica de certas substâncias e ambientes.

Não use adesivos e enchimentos muito tóxicos, como cola Moment-1, alguns adesivos hot melt, bem como plásticos, como plásticos de poliestireno, que emitem vapores nocivos (odor forte) mesmo em temperatura ambiente. Esses enchimentos podem comprometer seriamente sua saúde quando você come e bebe de tal garrafa térmica.

A seguir, veja uma aula magistral sobre como fazer uma garrafa térmica simples com suas próprias mãos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa