Nós fazemos uma bolsa térmica com nossas próprias mãos
A comida deliciosa é a chave para um bom descanso no campo, na praia, num piquenique, numa viagem. Um saco térmico feito pelo próprio manterá os alimentos frescos por 1-2 dias. Em nosso artigo, você aprenderá a fazer sua própria bolsa térmica usando materiais simples e acessíveis.
Uma versão simples da bolsa térmica isolon
Não é difícil fazer uma bolsa térmica com as próprias mãos, ela consiste em apenas 2 partes:
- Fundamentos;
- material isolante.
Uma sacola esportiva regular ou de uso doméstico é adequada para a base. E para escolhê-lo corretamente é preciso levar em consideração vários pontos.
- A bolsa deve ser retangular e sem compartimentos internos. Se houver partições, elas devem ser removidas. Isso tornará mais fácil colocar a camada isolante.
- Preste atenção especial aos zíperes. Devem fechar a tampa sem frestas para mantê-la fria. É bom que as mechas sejam cobertas com tecido inflável.
- Selecionamos o volume interno levando em consideração que parte do espaço será ocupada por isolamento térmico.
- Cor é melhor pegar um leve, para que haja menos perda de calor (e frio). Mas a bolsa fica mais suja.
- Contornos deve ser reforçado com arame.
- Quando a bolsa é colocada no ombro, ela se deforma e a camada de isolamento se enruga. Perdas ocorrem. Portanto, é melhor não levar um modelo com alça de ombro.
Você pode comprar a bolsa ou costurá-la você mesmo. O padrão nos ajudará com isso.
Se você precisa de um recipiente para o almoço, um recipiente de plástico para alimentos é adequado como molde. Ele vai manter refeições quentes e pratos frios.
Preparamos materiais para fabricação.
- Espuma de polietileno embrulhada em folha - izolon. É vendido em lojas de ferragens e é barato. Quanto mais espesso for o isolamento, melhor. Isolon com 0,5-1 cm de espessura é adequado para uma bolsa térmica.
- Fita lisa, dupla face ou reforçada. Quanto mais largo, melhor.
- isopor para o fundo.
Das ferramentas de que precisamos:
- lápis, régua - para desenhar;
- agulha com linha forte, tesoura;
- faca.
Depois disso, começamos a montagem.
- Primeiro, vamos fazer um padrão para a caixa isolante. O mesmo que uma sacola feita em casa. Para fazer isso, medimos cuidadosamente o tamanho interno da bolsa. As laterais da caixa com isolamento térmico devem ser 1-2 cm menores que o tamanho da bolsa. Não há necessidade de fazer concessões para as costuras, caso contrário, o isolamento não caberá na bolsa.
- Depois disso, recortamos e montamos a caixa de plástico. Para tornar as juntas mais fortes, eles precisam ser costurados com fios ásperos.
- Fechamos todas as juntas com fita reforçada.
- Instalamos a caixa dentro do saco e fixamos com grampos ou fita... Para melhorar as propriedades de isolamento, coloque uma folha de isopor ou isopor no fundo do saco antes de instalar a caixa.
- Se houver lacunas entre a caixa e a sacola, nós os enchemos com espuma de borracha.
- Fixamos a tampa separadamente. Ele deve se encaixar perfeitamente na caixa. Se houver fendas, elas devem ser fechadas com selante de silicone.
É assim que você pode fazer uma bolsa térmica em casa. E se o volume for muito pequeno, você pode montar uma caixa térmica e transportá-la em um carro.
Como fazer uma bolsa térmica de isopor e caixas para carros?
A caixa do refrigerador tem um design muito semelhante a uma bolsa térmica comum. Pode conter mais comida, mas é mais volumoso e pesado. Portanto, a base deve ser mais forte.
Fazemos esse contêiner para um carro em 3 fases.
Criação da base
A base é uma caixa de madeira ou contraplacado. Não é difícil comprar ou fazer você mesmo.
Basta considerar o tamanho do porta-malas do carro. Os arcos das rodas podem interferir na instalação da caixa.
Se a caixa for para pesca, vamos fixar o assento na tampa. Em seguida, ele substituirá as fezes.
Quando a base estiver pronta, vá para o isolamento.
Camada de isolamento térmico
É feito do mesmo material da mala de mão. Para melhor proteção, o fundo e as paredes da caixa devem ser isolados adicionalmente com espuma ou espuma. E quanto mais espessa essa camada, melhor.
Importante! Penoplex só pode ser colado com cola PVA e papel de parede. Supercola não pode ser usada, ela dissolve o material.
Polyfoam não precisa ser colado em toda a área, mas em pontos em um padrão xadrez. Isso melhorará o isolamento à medida que o conteúdo for aquecido pelas linhas de cola.
Depois disso, fixe o papel alumínio com fita adesiva ou grampos.
Assembléia final
Isolamos a tampa da caixa em 2 camadas. O primeiro deve fechar totalmente a tampa, e o segundo deve ir para dentro da caixa. É desejável que a tampa seja articulada - é mais conveniente e o isolamento é melhor.
E o principal é que a tampa deve fechar bem o case. Se necessário, usamos isolamento de janela ou selante de silicone.
Do lado de fora, a caixa deve ser pintada de branco com tinta isolante térmica do tipo Korund. Portanto, ele refletirá os raios do sol. O produto está pronto.
Mas esses projetos têm uma desvantagem comum - eles apenas mantêm a temperatura, não geram. E para manter a comida fria por mais tempo, você precisa de um refrigerador.
Como fazer um cooler para uma bolsa com sucata?
Os acumuladores de frio pré-fabricados são vendidos em lojas para turistas. Mas você pode fazer isso sozinho.
- Cubos de gelo são a opção mais fácil... Basta embalá-los em uma bolsa lacrada para obter um refrigerador simples e barato. Desvantagem - a água pode vazar.
- Uma almofada de aquecimento não é a melhor escolha... As grossas paredes de borracha tornam o congelamento ainda pior.
- Para tornar o refrigerador mais eficiente, é melhor não levar água pura, mas solução salina: 6 colheres de sopa de sal em 1 litro de água.
- Água em uma garrafa de plástico não vai vazar em lugar nenhum, mas ocupa mais espaço.
- O gel não tem essa desvantagem. Para prepará-lo, encha uma fralda grande de bebê com água, depois corte-a com cuidado e remova o gel inchado. Coloque no freezer e a geladeira ficará pronta em meia hora ou uma hora.
- Uma substância semelhante pode ser feita de cola de papel de parede ou gelatina. Para fazer isso, eles precisam ser diluídos em água salgada aquecida e resfriados.
Para usar a bolsa térmica com mais eficiência, carregue-a completamente, sem deixar espaços vazios. E a comida deve primeiro ser congelada. Coloque os acumuladores de frio uniformemente com os alimentos. Então, mesmo em 40 graus de calor, a comida permanecerá fria por 30 horas ou mais.
Uma master class sobre como fazer uma bolsa térmica com as próprias mãos pode ser encontrada no vídeo a seguir.