Como desmontar a tampa de uma garrafa térmica?
A maioria das garrafas térmicas modernas são equipadas com uma tampa especial na qual o botão está localizado. Ele é projetado para derramar líquidos. O princípio de funcionamento é bastante simples: o botão pressionado libera um pequeno orifício para o escoamento do fluido e, se você apertar, o lúmen é bloqueado novamente. O uso frequente pode causar a quebra do botão. Mas não se desespere, pois esse mecanismo pode ser reparado por você.
Instruções passo a passo
A opção mais simples é desmontar a rolha do design clássico, seguida da limpeza das peças. O processo consiste em várias etapas.
-
No sentido anti-horário, desparafuse cuidadosamente o anel de pressão. Aqui é melhor fazer sem um encanador, mas você terá que fazer algum esforço. Se não deu certo da primeira vez, você pode mergulhar a rolha por 5-10 minutos em água quente.
-
Quando ainda foi possível destorcer a peça, é necessário retirar a válvula do corpo. Para prosseguir com o reparo, o mecanismo da válvula deve ser empurrado para fora.
-
Para chegar à mola, você precisa empurrar a haste da válvula. Deve-se ter muito cuidado aqui, pois existe o risco de danificar o anel de retenção.
Se você considerar cuidadosamente todas as peças recebidas após a desmontagem, a mola ou o anel de retenção podem quebrar. Eles podem ser substituídos por novos (em outros mecanismos semelhantes ou adquiridos em uma loja de ferragens).
Agora basta limpar cada peça e montar o plugue na ordem inversa.
Possíveis dificuldades
Algumas complicações podem surgir com mecanismos mais avançados. Portanto, se houver 2 botões na tampa, durante a desmontagem a tampa deve ser retirada com cuidado com algo fino e afiado, por exemplo, uma faca. Tal dispositivo, via de regra, contém travas ocultas que podem ser danificadas acidentalmente.
Para evitar complicações durante o processo de montagem após a limpeza, você pode fotografar o estado inicial do plugue do botão. Após a desmontagem, as peças também precisam ser limpas. Se houver algum quebrado, é recomendável substituí-lo.
Dicas úteis
Durante o processo de reparo, deve-se ter cuidado para não danificar o mecanismo. Para que a reparação seja bem sucedida e a cortiça comece a funcionar como nova, é necessário seguir algumas recomendações.
- Para lavar a placa o mais rápido possível, é recomendado Mergulhe todas as peças em água quente com a adição de bicarbonato de sódio.
- Antes de colocar o plugue de volta, é muito importante limpar bem todas as peças com uma toalha de papel ou secar bem... Como a mola é de metal, ela pode sofrer corrosão. Isso fará com que o botão funcione pior.
- Para tornar mais fácil lembrar a localização das peças, você pode pré-fotografar todo o circuito.
- E também se recomenda designar os detalhes com números e colocá-los em pedaços de papel com o nome apropriado.... É necessário dispor em ordem cronológica, para que posteriormente possa ser montado na ordem inversa.
- Se, por descuido, as travas ocultas da tampa foram danificadas, então esta tampa pode ser colada. A única desvantagem é que a estrutura não será mais tão confiável com a umidade constante.
Se você seguir as recomendações, poderá desmontar independentemente e, em seguida, montar um plugue de qualquer projeto. O principal é limpar bem todas as peças existentes e, se necessário, substituí-las por novas. Se o plugue apresentar algum tipo de dano cardinal, por exemplo, grandes rachaduras, neste caso, você deve pensar em comprar um plugue novo, pois consertar o antigo pode não ser inteiramente racional. E para que a rolha se obstrua o menos possível, é importante lavar bem a garrafa térmica e secar bem após cada utilização.
Veja o vídeo abaixo para dicas sobre como desmontar e consertar a tampa térmica.