Garrafa térmica

Por que a garrafa térmica não mantém a temperatura e como consertar?

Por que a garrafa térmica não mantém a temperatura e como consertar?
Contente
  1. Motivos principais
  2. O que fazer?
  3. Medidas de prevenção

Se a garrafa térmica parou de reter calor, isso indica alguns problemas de funcionamento. Quando essa falha atinge uma nova garrafa térmica, é mais provável que seja um indicativo de defeito de fábrica. Mas se o dispositivo não retém calor após um certo tempo de uso, então a avaria já ocorreu durante a operação. Dependendo da natureza do mau funcionamento, você pode tentar corrigir a situação usando métodos diferentes.

Motivos principais

Existem três razões principais para uma garrafa térmica parar de manter a temperatura dentro de si. O primeiro problema diz respeito à vidraria. O fato é que tais dispositivos sempre possuem um revestimento prateado. Ele está localizado na superfície do balão interno. Este motivo é válido para as novas garrafas térmicas, visto que tal mau funcionamento é característico de defeito de fábrica.

E também o problema pode ser um problema com a ficha e na ausência de vácuo. Esses defeitos podem ser de fábrica ou adquiridos durante a operação. É por isso que eles devem ser tratados com mais detalhes.

Frasco interno e externo

Não é nenhum segredo que uma garrafa térmica - é uma estrutura muito frágil, portanto, deve ser manuseado com o máximo de cuidado possível. Portanto, mesmo com pequenos danos mecânicos, deformações e rachaduras podem se formar na superfície do balão interno e externo. São eles que vão se tornar no futuro a razão pela qual a garrafa térmica não mantém a temperatura.

Cada garrafa térmica possui dois fundos: um externo e outro interno. No lado interno, há um fino tubo de cobre por meio do qual o ar é bombeado para fora da cavidade na fábrica.Se por algum motivo ocorrer uma falha neste processo, então, independentemente do material dos pratos (vidro, aço, aço inoxidável), ele deixará de reter calor.

É muito fácil verificar essa avaria. Basta colocar água quente em uma garrafa térmica de vidro ou ferro. Se a superfície do próprio dispositivo começa a aquecer e a água fervente esfria gradualmente, o problema reside precisamente na ausência de vácuo.

Tampas

A razão pela qual a garrafa térmica não mantém a temperatura mal pode ser um mau funcionamento tanto da rolha quanto da tampa externa (muitas vezes é usada no lugar de um vidro). A quebra deste último pode ocorrer devido a danos mecânicos, por exemplo, por queda. Rachaduras e deformações podem se formar em sua superfície.

Se o bujão interno for muito apertado, depois de um tempo também é possível que se deforme ou se formem rachaduras.... Isso se aplica não apenas às garrafas térmicas de vidro, mas também às de metal.

O que fazer?

Se a garrafa térmica parou de manter a temperatura, não se desespere e se apresse em jogá-la fora. Algumas avarias podem ser facilmente reparadas. Portanto, se se descobriu que a causa do defeito está precisamente na rolha, pode escolher a certa. Você pode comprar uma garrafa térmica velha de suas mãos. Freqüentemente, as pessoas os dão por valor puramente simbólico.

Você também pode tentar tornar o plugue mais hermético. Para fazer isso, você precisará usar uma fita isolante especial ou fita isolante. Ao recorrer a esse método, é importante lembrar que o reparo não será de longo prazo.

Se a garrafa térmica parar de funcionar no modo desejado devido à falta de vácuoentão este colapso dificilmente pode ser reparado por você. Mas, por outro lado, com esse problema, você pode recorrer aos mestres que se dedicam à reparação de geladeiras. Lá, um especialista com a ajuda de um equipamento especial poderá bombear o excesso de ar através de um tubo de cobre e sua extremidade será soldada com segurança.

Um ponto importante! Para devolver a garrafa térmica ao desempenho anterior, não se deve recorrer ao uso de supercola e outros compostos semelhantes (para selar fissuras). Eles são produtos químicos potencialmente perigosos.

Mesmo que não tenha sido possível consertar a garrafa térmica, você não deve se desesperar. Você pode usá-lo para produtos que não requerem retenção de calor, por exemplo, chá gelado ou compota.

Medidas de prevenção

Como já foi mencionado, o problema de preservação do calor pode ser encontrado tanto em uma garrafa térmica nova quanto em uma que já está em operação. Para não comprar uma garrafa térmica com defeito, é necessário verificá-la cuidadosamente durante o processo de compra. A verificação consiste em várias etapas.

  1. A garrafa térmica deve ser inspecionada cuidadosamente de todos os lados. Deve-se prestar atenção especial ao encaixe perfeito do plugue e da tampa no corpo principal. Ao torcer e desenrolar, não deve emitir nenhum som estranho.

  2. Curiosamente, a garrafa térmica deve ser cheirada. Os utensílios de cozinha de má qualidade exalam um odor desagradável.

  3. O material com o qual os pratos são feitos deve ser visualmente e ao toque duráveis. É melhor recusar-se a comprar um produto de baixa qualidade.

  4. É digno de nota que as garrafas térmicas com frasco de vidro temperado são legitimamente consideradas da mais alta qualidade e durabilidade... Mas, no processo de escolha de tal dispositivo, é muito importante prestar atenção ao revestimento prateado, que neste caso está necessariamente presente. Se for de má qualidade, então tal garrafa térmica inicialmente não manterá a temperatura adequada.

  5. Se possível, você pode derramar um pouco de água quente em uma garrafa térmica e ver como o dispositivo vai lidar com a tarefa principal (manter a temperatura).

Não basta escolher uma garrafa térmica de boa qualidade. Uma vez que o design de pratos deste tipo é bastante frágil, durante o funcionamento deve ser tratado com o máximo de cuidado possível.

Antes de encher um recipiente com líquido quente, ele deve ser preparado. O processo de preparação preliminar é simples:

  • uma pequena quantidade de água quente deve ser colocada no recipiente e deixada por 5-10 minutos;

  • então, a água deve ser agitada suavemente e despejada;

  • agora você pode preencher o líquido principal.

Este procedimento é necessário para o aquecimento das costuras disponíveis em cada garrafa térmica. E também o aquecimento preliminar da superfície o salvará de uma queda brusca de temperatura, que também tem um efeito prejudicial no funcionamento do dispositivo.

Durante a operação, é necessário minimizar qualquer dano mecânico não só em relação ao vidro, mas também a pratos de metal... É claro que a garrafa térmica de ferro não quebra, mas podem se formar rachaduras nas costuras. Mesmo uma ligeira deformação pode causar a quebra do vácuo. Com esses danos, o trabalho da garrafa térmica ficará totalmente prejudicado.

Um ponto importante! É altamente desencorajado a compra de uma garrafa térmica de mão ou em locais duvidosos (metrô, pequenos quiosques). Nesses estabelecimentos, a chance de comprar produtos de baixa qualidade aumenta várias vezes.

Ninguém está segurado contra defeitos de fábrica. Mas se você seguir as recomendações de escolha, poderá adquirir uma garrafa térmica totalmente de alta qualidade que funcionará adequadamente por mais de um ano. No processo de compra, é importante focar tanto na aparência quanto no fabricante. Melhor abandonar opções baratas por produção duvidosa. Para que a garrafa térmica funcione por muito tempo, não se deve economizar.

Mesmo que você tenha a sorte de adquirir um produto de qualidade adequada, é importante tratá-lo com cuidado durante a operação. Não deixe cair nem aplique nenhum dano mecânico à loiça. O plugue deve ser apertado moderadamente. A torção excessiva pode levar à deformação subsequente. Se você seguir todas as regras e recomendações, a garrafa térmica não precisará ser consertada.

Os recursos de reparo também são apresentados no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa