Thermopot

Tipos de bombas para termopot e sua verificação

Tipos de bombas para termopot e sua verificação
Contente
  1. Variedades
  2. Como verificar?
  3. E se a bomba não bombear água?

Se o termopô bombeia água lentamente ou para de fornecê-la completamente, isso indica entupimento ou quebra de certas peças. A causa mais comum é o mau funcionamento da bomba. Mas você não deve comprar imediatamente um novo termopô, porque primeiro você precisa estudar a natureza do problema e depois tentar consertá-lo sozinho.

Variedades

Independentemente do fabricante do termopô, uma bomba é sempre instalada no próprio aparelho. Por sua vez, todas as bombas podem ser aproximadamente divididas em 2 grandes categorias:

  • manual - que bombeia água apenas se uma pessoa pressionar um botão especial várias vezes;
  • automático - fornece abastecimento de água pressionando um botão uma vez ou alternando uma chave seletora especial.

Dependendo do pertencimento à primeira ou segunda categoria, a estrutura interna da bomba d'água também muda. Assim, uma bomba elétrica consiste em um motor elétrico, em cujo corpo existe uma câmara de trabalho feita de plástico durável. Um impulsor especial é colocado no eixo do mesmo motor elétrico, que é o responsável direto pelo bombeamento da água. Em modelos mais modernos e caros, um filtro adicional é instalado nesta parte, projetado para purificação de água.

Um ponto importante! Se o potenciômetro térmico estiver equipado com um filtro embutido, então o entupimento deste último pode ser apenas a causa da quebra.

Uma bomba manual ou mecânica está equipada com uma bomba cilíndrica. O material é moderadamente macio e possui dobras que encolhem e desdobram se necessário.Todo o mecanismo é totalmente feito de plástico, podendo ser acionado somente com a tampa do pote térmico bem fechada.

A bomba requer estanqueidade absoluta para operar. Mas mesmo que essa condição seja atendida, a bomba não funcionará sem intervenção humana. Assim, quando você pressiona o botão apropriado (geralmente localizado na tampa de um termopô), a bomba comprime e direciona uma pequena quantidade de ar para o compartimento superior da câmara. Lá se forma a pressão, que empurra a água em pequenas porções. Vale ressaltar que quanto mais intensamente a pessoa pressiona o botão, mais rápido a água é despejada.

Após pressionar, o mecanismo retorna à sua posição original por conta própria. Este princípio de funcionamento pode ter tanto termopotes universais como modelos mais modernos apresentados na forma de bules-térmicos.

Como verificar?

Para verificar de forma independente o motivo do funcionamento incorreto do termopô, é necessário conhecer sua estrutura interna. Portanto, quase qualquer termopô consiste nas seguintes partes:

  • reservatório;
  • elemento de aquecimento;
  • bomba manual ou mecânica.

É o último componente mais frequente do que o resto que explica a falta de abastecimento de água.

Para verificar o funcionamento deste mecanismo, basta colocar água no termopô e tentar bombeá-la para fora. Também depende do tipo de bomba. Para ativar a bomba automática, basta pressionar o botão correspondente no painel de controle. E para bombear água usando uma forma cilíndrica, você precisa pressioná-la pelo menos 2 a 3 vezes.

Se o abastecimento de água não for realizado ou se for observado um ralo fino, há entupimento ou quebra do mecanismo. Você pode tentar desmontar o termopô e consertar o problema sozinho.

Um ponto importante! Antes de proceder ao conserto do termopô, deve-se desligá-lo da rede elétrica e escoar toda a água presente em seu interior.

E se a bomba não bombear água?

Para chegar ao mecanismo é necessário desmontar a tampa do termopô. Se houver uma bomba automática dentro, a avaria pode ser a seguinte:

  • mau funcionamento do sistema de controle;
  • mau funcionamento do motor dentro da bomba elétrica;
  • a câmara do impulsor está obstruída com depósitos sólidos.

Se houver uma bomba manual dentro do termopô, as razões para a quebra serão diferentes:

  • houve ruptura da bomba de plástico corrugado;
  • o selo de silicone localizado diretamente sob a tampa do termopô tornou-se inutilizável.

Vale ressaltar que todos os problemas de funcionamento acima podem ser identificados visualmente. Ou seja, isso não requer quaisquer instrumentos e dispositivos para diagnóstico.

Em uma bomba mecânica, é a bomba que mais frequentemente quebra. Neste caso, o abastecimento de água é insuficiente (fluxo intermitente e fino). Às vezes, isso é influenciado pela poluição, mas mais frequentemente é a ruptura que é observada. O case de plástico não é tão confiável quanto parece à primeira vista. E também devido às dobras e inflexões constantes, o material se desgasta com o tempo.

Como após o rompimento da bomba, a câmara é despressurizada, ela não é mais capaz de bombear totalmente o ar. Infelizmente, é quase impossível consertar uma peça com vazamento. Claro, você pode tentar colar, mas esse remendo não vai durar muito. É melhor substituir esta peça por uma nova, especialmente porque a bomba pode ser adquirida na loja por um custo puramente simbólico.

Depois que a nova bomba estiver disponível, é importante substituir a antiga corretamente e com muito cuidado. Na maioria dos modelos, ela é fechada com travas e, se você quebrá-las, terá que comprar a capa inteira. Nesse caso, a substituição custará cerca de dois mil rublos.

Se não for sobre a bomba, a vedação de silicone localizada diretamente sob a tampa deve ser substituída. Esta peça também pode ser adquirida na loja.A substituição pode ser muito simples (basta pegar a gaxeta com uma faca ou chave de fenda). Se a estrutura for complexa, ela precisa ser desmontada. Essa avaria pode ser reparada em 30 minutos.

Se a bomba automática parar de ligar, você também precisará acessar o mecanismo e verificar se há contaminação sólida. Se não houver nenhum, então provavelmente o problema é nutrição. Nesse caso, o diagnóstico deve ser realizado por meio de um dispositivo especial - um multímetro. Uma verificação de energia deve ser realizada.

Você precisa iniciar o teste com o cabo de alimentação. Os pontos mais vulneráveis ​​são as dobras. O motor da bomba elétrica é alimentado por corrente contínua de 12 volts. Usando um multímetro, é necessário verificar os diodos de corrente do retificador. O fato é que em uma direção eles devem passar a corrente, e na outra não. Caso o motor não funcione, é necessário substituir toda a estrutura.

Acontece que o motor funciona bem, mas a bomba ainda não bombeia água. Neste caso, preste atenção à câmera - ela pode estar entupida. Para corrigir a situação atual, deve ser limpo com alta qualidade.

Se você seguir as instruções, não será nada difícil fazer reparos se algum dos problemas listados surgir. E para evitar que as bombas fiquem sujas, é recomendável passar água por um filtro antes de despejá-la em um termopô.

No próximo vídeo, as informações são apresentadas de forma mais clara.

sem comentários

Moda

a beleza

casa